Prezados colegas, queria dividir com vocês umas coisas em que tenho pensado. É sobre os caras que administram e moderam o fórum.
Não sei quantos se dão conta de que eles são seres humanos como os demais, com família, emprego, necessidade de dormir, com conta pra pagar, com aperreios do dia-a-dia, com patrão, escola, cliente, metas a alcançar, dor de barriga... Parece bobagem falar isso, mas é que, recentemente, por causa do contato com alguns deles aliado com a revolta dos bodegueiros e a encrenca dos dois últimos dias com nosso domínio, fiquei pensando no trabalho deles. Os caras não ganham nada para fazer isso, mas bancam o serviço, para manter o fórum organizado (na medida do possível), respondendo perguntas, postando novidades, fuçando o mundo Ubuntu para explicar para os demais... Há um tanto de coisa que, imagino, deve ser feita nos bastidores para esse trem funcionar.
Não posso detalhar, mas sei de situações difíceis que alguns destes adm/mod passaram recentemente. O sujeito está acompanhando um membro da família no hospital e recebe uma ligação (com certeza, no celular) para saber que os bodegueiros estão em pé de guerra! Acho que nós, em geral, não admitiríamos a violação daquele ambiente de dor e aflição nem se fosse o chefe chamando para uma reunião; imagine, então, como fica aquele que cuida disso aqui por amor à causa!
Espero que as mentes levianas e desavisadas não façam a leitura desse desabafo entre amigos como algum tipo de bajulação. De modo nenhum. Foi uma constatação pessoal que encerra um pedido: que todos os usuários do fórum se sintam mais "donos" dele, cooperando como possível, ao mesmo tempo em que nos lembremos, antes de provocações, cobranças e ataques gratuitos que aqueles caras também têm o direito de dormir, de ir ao banheiro e de colocar os pés pra cima de vez em quando. Os usuários entram no fórum quando perdem o sono; acho que os adm/mod perdem o sono por causa do fórum. :wink:
Acho uma consideração importante, às vésperas do lançamento da versão 6.06, que resultará, com certeza, numa enxurrada de mensagens, dúvidas, perguntas, descobertas, descontentamentos, e de uma restruturação do fórum para torná-lo a fonte oficial sobre o Ubuntu em português.
Bem, é isso aí.
Abraços.