Já uso o Dropbox há alguns meses e estou bastante satisfeito com ele. Ele tem a vantagem de ser multiplataforma (Ubuntu, Windows, Mac). Já o Ubuntu One tem a vantagem de guardar, na nuvem, meus contatos (inclusive os do celular). Além disso, ele tem integração com a Ubuntu One Store: as músicas que você compra na Store, ficam armazenadas na nuvem (e não contam no limite de 2 GB) e, além disso, são sincronizadas com o desktop (ficam numa pasta oculta, chamada ".ubuntuone" dentro da pasta do usuário).
Mas... aí vem um grande mas... Testei o Ubuntu One e ainda está cheio de bugs. Vou ficar só em 2 deles.
No 1o., que é bem mais sério, coloquei alguns arquivos na pasta do Ubuntu One (a que fica no desktop e cujos arquivos são sincronizados automaticamente com a nuvem) -- é claro que, macaco velho, deixei os originais bem guardados para qualquer eventualidade. E esta eventualidade aconteceu bem mais rápido do que eu esperava: um deles é um arquivo de testes para o GnuCash. O arquivo é relativamente grande (2.8 MBytes). Carreguei o GnuCash e fiz algumas alterações. Para minha surpresa, depois que salvei o arquivo, ele simplesmente sumiu da nuvem!!! Ele continuava no meu desktop mas desapareceu da página da web do meu Ubuntu One. Aí, testei com outro arquivo também de testes (este bem pequeno: 30 KBytes) e ele também desapareceu da nuvem. Conclusão: não dá, ainda, para se confiar no Ubuntu One como algo de uso profissional.
No 2o. bug, caí na besteira de comprar um disco na Ubuntu One Store. Estava no Rhythmbox e achei um disco que estava procurando há muito tempo. Imediatamente, comprei. Na página de Downloads do Rhythmbox, apareciam lá as faixas do disco sendo baixadas. Lá pelas tantas, parou tudo. Ele baixou 4 das 23 faixas e aí travou. Não houve jeito de reiniciar: aparecem todas as faixas ainda não baixadas com a mensagem "Transferring to your Ubuntu One storage" e a faixa que está sendo baixada está com a barra de progresso em 4.0 de 5.1 MBytes e não se move mais há várias horas. Por sorte, as faixas estão lá, no meu Ubuntu One da nuvem mas o download para minha pasta local não foi feito.
Fui ao Launchpad e este problema já está reportado: é o de número 551755, registrado pela 1a. vez em 31/03/2010 e até agora com soluções paliativas (e, por sinal, nenhuma funcionou para mim a não ser eu baixar manualmente, faixa a faixa, a partir do meu Ubuntu One da web). O status do bug é "In Progress → Fix Committed".
Ou seja, foi para o espaço uma das grandes vantagens dele, a de sincronizar automaticamente as músicas que comprei. (É claro que é uma boa o fato de elas ficarem na web à minha disposição para baixar quantas vezes eu quiser.) Conclusão: também esta parte ainda está muito pouco profissional (principalmente para algo que quer concorrer com o iTunes e outros serviços do gênero).
Portanto, permaneço fiel a meu bom e velho Dropbox.
Edição em 21/07/10: Complementando a informação da Ubuntu One Store. Já havia baixado as músicas diretamente do meu Ubuntu One na web, uma a uma. Várias horas depois, antes de desligar o computador, fui dar uma olhada em "Meus Downloads" no Rhythmbox e as músicas já haviam sido todas baixadas. Em resumo: o download ficou parado por pelo menos 4 horas mas 8 horas depois, estava tudo baixado. Apesar do problema estar solucionado, ainda precisa de alguns ajustes porque continua não sendo um serviço realmente profissional.