Depois de 7 dias consegui fazer o servidor ftp funcionar, com muito orgulho, ainda que com o Gadmin de GUI para o proFTPd.
Resolvi fazer um depoimento da minha pequena saga.
A versão do Gadmin-ProFTPd que vem com o Ubuntu na é a última, então resolvi atualizar.
Fui ao site do Gadmin e baixei a última versão: 0.3.8 . O problema é que o arquivo era .tar.gz que deve ser descompactado, compilado e instalado:
Descompactei com o descompactador de pacotes do Ubuntu: Clique com o direito em cima do arquivo e descompactar aqui.
Para compilar seguia as intruções deescritas na própria pasta do Gadmin:
# sudo ./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --localstatedir=/var --sbindir=/usr/sbin
Esse comando me retornou um erro pois se faz necessário a instalação de um outro pacote para que ele funcione.
Depois de algum tempo de procura descobri o dito cujo correto:
# sudo apt-get install libgtk2.0-dev
Assim eu pude finalmente compilar o Gadmin-proFTPd:
# sudo ./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --localstatedir=/var --sbindir=/usr/sbin
# sudo make
# sudo make install
Para iniciar o recém instalado programa:
# sudo gadmin-proftpd
Com essa versão do Gadmin consegui fazer o FTP funcinar para 1 usuário, comparando com o que já havia feito percebi que o que havia de diferente era a pasta que eu selecionava para o ftp.
Resolvi então alterar o ponto de montagen de "/media/Backup" para "/var/ftp/(pasta do usuário) e beleza, pude fazer o login perfeitamente.
So lembrando que o gadmin retornava "no such user", não sei a ralação de usuário com o ponto de montagem, ou se foi coincidência mas...
Ai fui feliz da vida fazer a primeira transferência paras teste e ... falha! Problemas de permissão de escrita no diretório.
Depois de mais algumas horas de busca e tentativas:
Tentei mudar as permissões do deretório: "# chmod 777"; propriedade: "chown (usuário)";grupo: chgrp "(grupo)"; sem sorte
Ai li em algum lugar que talvez o prblema fosse com o tipo de partição, a partição que eu estava usando era fat32, reformatei para ext3, não resolveu.
Nesse ponto achei um pacote .deb do Gadmin (sem querer), muito mais fácil de instalar em:
http://packages.debian.org/lenny/i386/gadmin-proftpd/downloadBom, não teria aprendido instalar se tivesse achado o pacote acima, mas...
Recomendo a instalação do .deb já que ele cria atalhos.
Voltando...
Ai achei em minha pesquisa como executar o explorador de arquivos como root "# gksudo nautilus".
Mudei as permissões pela janela que se abre ao selecionar propriedades do diretório, ajustei as permissões para "nouser" e "nogroup" que são os usuários que estão declarados no Gadmin.
Configurei para que a partição fosse automaticamente montada na incialização editando o fstab localizado em "/etc/fstab" com o gedit, sempre como root (sudo)
/dev/sda5 /ftp ext3 users,user,auto,rw,exec 0 0
Depois de tudo isso o FTP tava funcionando, todos os usuários tavam tranferindo arquivo, tava uma beleza, até que percebi que haviam restrições nos aquivos que havia transferido (upload).
Depois de tanta pesquisa, já tinha um suspeito para isso o "umask" no arquivo de configuração, que estava configurado para o padrão "022". Como os aquivos eram criados pelo ftp ele ficava com as permissões do usuário do ftp que no meu caso era um tal de usuário 1015 grupo 1011 (uid 1015 gid 1011 eu acredito).
Alterei o umask de "022" para "000" . Dessa forma os arquivos ficam sem restrições.
Pronto consiguia "logar". fazer "upload" apagar arquivos e tudo mais, mas ainda não acabou...
Agora a missão era fazer o ftp ser passivo para que funcionasse atras de um roteador.
Configurei as portas no Gadmin e no roteador, troquei a padraão de 21 para outra (qualquer que não já esteja sendo usada), fiz um tenste e falha!
Mas essa era fácil já havia apanhado nisso para configurar um ftp no win. O servidor de ftp por padrão retorna para o cliente o endereço da maquina que esta instalado, no meu caso 192.168.1.1 dessa forma o cliente vai direcionar pacotes para esse ip, porem 192 tarara e um ip invalido.
O correto é configurar o sevidor ftp para informar o endereço válido. Para isso pode-se usar um desses serviços de DDNS.
Mas o grande segredo do Gadmin era aonde colocar essa infromação: No arquivo de configuração o mesmo que alterei o valor do "umask" (esqueci de mencionar que ele pode ser visualizado pelo Gadmin) basta adicionar o endereço em:
MasqueradeAddress "endereço.dominio.algumacoisa"
Não esquecendo de remover o "#" que vem antes do "MasqueradeAddress"
Lembrando também de reiniciar o ftp sempre que fizer alterações.
Caso queiram conmentar, corrigir ou xingar estejam a vontade. Se for útil para alguém deixe uma mensagem como incentivo.
É isso ai pê, pê, pessoal.
(So os "veio" vão entender os pê, pê)