walrick
Bueno... vou expor minha opinião mais uma vez para depois jogar uma pá de cal nesse assunto. Cada um tem suas idéias e fica muito dificil tentar explicar algo quando elas já estão cristalizadas.
Ao meu ver, você teve um problema de enfoque. Imaginou que mesmo instalando um sistema de outra arquitetura completamente diferente, ainda assim ele teria de ser igual ao que você etá acostumado a ver no windows (pois se o windows é o sistema dominante, e todas as versoes dele se parecem, porque seria diferente com o linux?). Pois bem, meu ignaro amigo, enganou-se.
Para começar, ao meu ver você não se preparou adequadamente. Aventurar-se em outro SO (linux, *bsd, solaris, etc...) requer um conhecimento prévio que se adquire lendo, frequentando fóruns, vendo os problemas pelos quais os outros usuários iniciantes estão passando. Isso se chama ser "pró-ativo", ou seja, preparar-se para possíveis dificuldades, e não apenas sentar no chão e reclamar quando elas aparecem. Um dos pontos fortes do sisteminha que gostamos tanto (tanto faz se é ubuntu, kurumin, mandriva, suse) é que ele te obriga a deixar de ser preguiçoso, o conhecimento não vem de mão beijada. É necessário correr atras, pesquisar, ler, perguntar, experimentar... coisas que a grande maioria dos usuários windows não está acostumada, já que tudo vem pronto.
Tentamos lhe ajudar aqui, com sugestões, conselhos e uma grande dose de paciência. Mas em última análise, quem vai realmente lhe ajudar é você mesmo.
O ubuntu tem falhas? Tem. Eu não gosto do processo de instalação dele, embora saiba manejá-lo bem. Eu o considero dificil de ser usado para quem não está acostumado a criar, redimensionar e atribuir partições, o que é a maioria dos usuários. Com certeza, será melhorado nas próximas versões, que saem de 6 em 6 meses, e não de 5 em 5 anos!
Você vai ver muita gente comparando desempenho e facilidades de uso windows x linux aqui, simplesmente porque quem usa linux quase com certeza já usou windows, e conhece suas deficiências. Para criticar um sistema é necessário tê-lo usado, conhecer suas fraquezas e pontos fortes.
Eu mesmo sou usuário de computador desde o DOS. Usei todas as versões comuns do windows, além de trabalhar com ele ainda hoje, Mas chegando em casa, quero usar um computador que não trava, que não passa boa parte do tempo tendo de atualizar anti-virus, anti-spyware, que navegue só por onde eu quero sem abrir aquelas janelinhas pop-up de produtos sendo oferecidos a toda a hora.
Em suma, aprender demora e exige esforço. Sobre estes dois dias que você disse que jogou fora, um usuário linux diria diferente: -"Quebrei a cabeça dois dias, mas aprendi um monte de coisas!"
Eu recomendo que você utilize o sistema com o qual se sinta mais confortável. Ao final das coisas, produção é o que importa (neste mundo capitalista, foi o que você disse...
). Como eu já estou mais velhinho e mais cansado (mas não para aprender) vou ficar com o meu linux, que para mim é fácil e confortável de usar, que nem uma calça velha, azul e desbotada (desculpe US Top, pelo plágio).
Saudações e boa sorte