Fiz todo o procedimento e na hora de escolher escolhi instalar no maior espaço livre contínuo, pois tentei e fiquei um pouco enrolado quando chegou na parte de "swap" "ex3" algo assim, ai optei em não mexer pra não estragar a instalção.
Alguém conheçe algum tuturial ou uma dica bem explicativa sou novo no linux?
No windows na hora da instalação nós criávamos a partição C:para o sistema e a D:para arquivos e com seria este procedimento no ubuntu, onde ficaria o sistema e onde ficaria o arquivo, no windows para eu determinar o tamanho de uma partição eu tinha um maçete que sempre deu certo, ex: Num HD de 80GB onde teríamos 2 partições eu na partição C: multiplicava 40 por 1024 e ai eu tinha o tamanho da partição C: e a D: se formava no automático depois do sistema instalado era só clicar no D: e formatar, espero estar sendo claro onde quero chegar com a minha dúvida, aguardo uma ajuda!!!
Os discos com os quais eu trabalhei, IDE e SATA, poderiam ter até 4 partições primárias e "X" partições lógicas. As partições primarias só podiam ser até 4 e as lógicas era infinito até o tamanho do hd. Na minha casa uso HD SATA2 e todas as partições são lógicas.
/dev/sda1 - XP
/dev/sda5 - SWAP
/dev/sda6 - Ubuntu
/dev/sda7 - outro sabor de linux.
O XP é instalado primeiro. Depois instalei o Ubuntu, usei o Grub, e o registro de boot ficou em /dev/sda1. O Ubuntu reconhece não só a partição dele como a de SWAP e outros. Esse "outros" pode ser Linux ou mesmo uma partição de backup, o que não é recomendável fazer backup no disco.
Nunca uso partição primária.
No seu título da mensagem vc pergunta como instalar o Ubuntu sem usar o programa particionador e eu te respondo: So se você tiver criado a partição antes com outra versão de Linux usando o GPARTED ou o FDISK, ou seja, a partição tem que existir.
Ela existindo, basta colocar o cursor sobre ela no momento da instalação e dizer que quer EDITAR visando informar ao instalador do Ubuntu que ali será o seu "/".
Novas versões de Linux que saem e que eu quero "testar" vou criando outras partições lógicas a seguir, ou seja,
/dev/sda8
/dev/sda9
/dev/sda10 e assim por diante, claro, usando o programa particionador da versão de Linux que estou testando.
Depois da instalação, vou novamente no Ubuntu, e na janela console digito
sudo gedit /boot/grub/menu.lst
E acrescento a nova partição instalada, supondo que seja a sda8
title Nova versão xyz
root (hd0,7) #### aqui os discos começam de 0. portanto a partição sda8 representa 7.
chainloader +1
Salvo e dou novo boot, ecolhendo a nova versão de Linux.