MTE ignora críticas e fecha acordo com a Microsoft

Iniciado por GuilhermeMachado, 10 de Setembro de 2007, 17:25

tópico anterior - próximo tópico

GuilhermeMachado

MTE ignora críticas e fecha acordo com a Microsoft
por Luiz Queiroz

O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou nesta quinta-feira (06/09), no Diário Oficial da União, a assinatura de um polêmico acordo de Cooperação Técnica (nº 003/2007), com a Microsoft Brasil. O objetivo desse acordo é o desenvolvimento de programas de inclusão digital no âmbito do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego - PNPE.

Segundo o termo publicado no Diário Oficial da União, o prazo desse acordo será de 12 meses, podendo ser prorrogado mediante assinatura de um aditivo. Mas ele não deverá ultrapassar muito esse período, pois cogita-se dentro do governo sobre o fim deste programa.

O acordo foi assinado no dia 20 de agosto, mas somente agora efetivado no DO, pelo Ministério do Trabalho e Emprego Carlos Lupi e o presidente da Microsoft Michel Jacques Levy.

Polêmica

O acordo, segundo informações divulgadas pelo Infomedia TV, prevê o oferecimento de capacitação em tecnologia da informação para jovens entre 16 e 24 anos, com a posibilidade de inclusão desses alunos no mercado de trabalho. Serão oferecidos cursos de capacitação às ONGs ligadas ao Programa Primeiro Emprego.

O objetivo é formar e treinar professores que atuam nessas instituições para que eles sejam multiplicadores de conhecimento e, assim, contribuam com o desenvolvimento das comunidades menos favorecidas do país.

O trabalho será coordenado pela ONG Oxigênio, indicada pelo MTE como entidade responsável pela coordenação e gerenciamento do programa junto a outras 24 organizações sociais, integrantes do Consórcio Social da Juventude.

A Microsoft Brasil deverá investir R$ 4 milhões para capacitação de instrutores em tecnologia da informação, doação de softwares e fornecimento de material didático elaborado para o desenvolvimento de projetos de inclusão digital.

Por conta desse acordo, o Ministério do Trabalho e Emprego vem sendo bombardeado nas últimas semanas pela comunidade do Software Livre, que fizeram circular na Internet diversas manifestações contrárias ao projeto. O ministro Carlos Lupi, ao que parece, não deu bola para as críticas do movimento.


por Luiz Queiroz - Convergência Digital
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

Chucknoris

Desde quando o governo quer a conscientização e a libertação do povo?

Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Lucas_Panurge

gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

AquaMan

Citação de: GuilhermeMachado online 10 de Setembro de 2007, 17:25
O ministro Carlos Lupi, ao que parece, não deu bola para as críticas do movimento.

Que absurdo... tsc, tsc, tsc...
>:(

Inevitável não fazer críticas aqui, mas esse fórum obviamente não é lugar pra isso, por isso prefiro me abster de comentar. Que sirva de lembrança política então.

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

alexcosta67

Revoltante!!!!

É o nosso dinheiro indo pelo ralo e sabe-se lá para onde mais. Investir dinheiro do contribuinte num projeto que já está com o "pé na cova" é inaceitável, além do que com a opção do software livre, muito suspeito.




s4suk3

Primeiro emprego é assim mesmo, o que as empresas requerem é WIndows, Word, Excel.
Não tem pra onde correr, pelo menos por enquanto. É diferente ensinar pras crianças do que ensinar para pessoas que em breve terão um emprego, e necessitam de capacitação já.
É ruim para o software livre, mas infelizmente, é a realidade.
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com