No que pode ser uma nova investida no mercado de gadgets móveis, a Dell concordou em comprar a Zing Systems, companhia que faz softwares para distribuição e gerenciamento em aparelhos móveis.
A tecnologia da Zing permite que tocadores portáteis de mídia executem, armazenem e naveguem por músicas que vêm de diferentes fontes.
A aquisição planejada, anunciada nesta segunda-feira (06/08), vem enquanto a Dell quer melhorar a venda de seus computadores e gadgets para consumidores domésticos, um mercado no qual a fabricante está lutando para crescer.
Na segunda, o Gartner publicou um documento que afirma que a Dell está perdendo mercado para rivais, inclusive na América Latina, que estão ganhando impulso no mercado crescente de PCs domésticos.
Em uma jogada para atrair consumidores, a companhia abriu seus primeiros canais de venda direta na cadeia Wal-Mart e lançou uma linha de PCs rodando o sistema operacional Ubuntu.
Em maio, a Dell começou a vender dois desktops e um notebook com a distribuição de Linux Ubuntu 7.04 pré-instalada nos Estados Unidos. Na terça-feira (07/08), a empresa anunciou que oferecerá um desktop e um notebook com o sistema na Europa.
O que a planeja fazer com a Zing, no entanto, ainda é um mistério, considerando que a empresa abandonou o mercado de PDAs e tocadores de MP3.
Um porta-voz da Dell na Europa se negou a oferecer informações adicionais sobre o acordo.
A start-up é comandada pelo ex-executivo da Apple, Tim Bucher, e vem vendendo softwares para diversas companhias, incluindo a SanDisk, Sirius Satellite Radio e Fon Technology.
*John Blau é editor do IDG News Service, em Düsseldorf.
Fonte:
http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2007/08/07/idgnoticia.2007-08-07.1792868235/