http://forumpcs.com.br/noticia.php?b=214474Por SKuLL_DeviLL
7Recomendações
Historicamente, a ATI nunca foi à companhia preferida do usuário de sistemas Linux. Os fãs do software livre se lembram do bom e velho Richard Stallman do FSF e do seu cartaz "não comprem da ATI, ele é um inimigo da sua liberdade".
Desde a compra pela AMD, que parece ter algumas inclinações para a comunidade, muitas promessas foram feitas, principalmente relacionadas à abertura dos drivers, e algumas destas promessas foram cumpridas.
Um painel de controle de fato viu a primeira luz da manhã nos drivers proprietários, e todos os meses uma nova versão corrigindo bugs é liberada.
No entanto, nem tudo são flores. A abertura tão prometida ainda não virou realidade e muitos problemas ainda existem nos atuais drivers proprietários. Mas o pior certamente é o nível de suporte aos novos produtos.
Já a NVIDIA, apesar das atualizações não chegarem com a velocidade que se esperava, as recentes GeForce 8 são reconhecidas pelos últimos drivers proprietários e na AMD não se pode dizer o mesmo da sua linha Radeon HD 2k, cuja placa 2900XT foi anunciada a cerca de dois meses.
Além disso, a situação não é muito diferente no campo dos chipsets, pois apesar da Radeon X1250 integrada a série 690 da companhia ter sido anunciada como suportada, de fato, é simplesmente impossível instalar uma distribuição Linux ou até mesmo rodar um live CD numa placa mãe equipada com este chipset e isso vários meses após o lançamento do produto.
Segundo o PCINpact.Com, alguns esforços estão em andamento e existem algumas equipes trabalhando em projetos relacionados a este problema, embora eles não tenham nenhuma informação relacionada a abertura dos drivers.
No entanto, será preciso bem mais do que isso para que a companhia consiga fazer com que a comunidade esqueça a falta de suporte destes últimos anos e até mesmo dos últimos meses.
Também seria interessante que a comunicação em torno das ações empreendidas nesta área fossem mais transparentes, o que certamente tranqüilizaria muita gente.