Quem tem acesso a revista época poderá ler no exemplar do dia 4 de junho a matéria
A fronteira final?.
Nesta matéria a reporter faz um breve histórico sobre M. Shuttleworth, da origem da Canonical e do Ubuntu.
Contudo, achei um tanto quanto estranho sua parte final que diz: "... Existem outros obstáculos no caminho do software livre. Um deles é a falta de um responsável pela assistência técnica e pela qualidade do produto. .. "quando preciso resolver um problema quero falar com uma pessoa não com uma comunidade". Se um usuário ubuntu tem uma dúvida, em vez de ligar para o telefone de uma assistência técnica, ele precisa entrar na internet e recorrer a comunidades de outros usuários. Isso gera insegurança no consumidor, especialmente na áea de tecnologia. Afinal, será que Shuttleworth teria coragem de voar em uma nave construída por uma comunidade de pessoas trabalhando colaborativamente em vários cantos do mundo?"
Fonte: VASCONCELOS, L. A fronteira final. Época, São Paulo, No. 472, p. 74, 04 de junho 2007.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
O interessante é que nunca vi nenhum de meus conhecidos ligar para a M$ para pedir suporte, principalmente porque grande parte usa a edição pirata! Geralmente se chama um técnico para resolver os problemas encontrados, mesmo em versões OEM é isso que acontece! Outra coiasa que acho importante considerar é se o número de S.O. pirata for muito grande esse "suporte" não servirá para muita coisa!
Estou até pensando em mandar um mail pra sessão de carta de leitores!
Se alguem assina essa revista pode-se acessar a matéria pelo atalho:
http://revistaepoca.globo.com/EditoraGlobo/Artigo/exibir.ssp?artigoId=77587&secaoId=6010&edicao=472 Abraços