Pergunta idiota : FREE SOFTWARE x OPEN SOURCE

Iniciado por iniciantelinux, 16 de Novembro de 2006, 01:32

tópico anterior - próximo tópico

iniciantelinux

Não sei onde mais colocar a minha pergunta , por isso a colocarei aqui ... NÃO QUERO CRIAR CONFUSÃO , APENAS QUERO TER MINHA DÚVIDA RESPONDIDA.

Qual a REAL diferença entre FREE SOFTWARE e OPEN SOURCE ?


NÃO QUERO DISCUTIR O QUE É MELHOR , MAIS CERTO , MAIS ISSO OU AQUILO ... só quero entender a diferença entre os dois.

iniciantelinux

Citação de: iniciantelinux online 16 de Novembro de 2006, 01:32
Não sei onde mais colocar a minha pergunta , sei que vão achar idiota , mas eu preciso saber , não aguento mais de curiosidade ! por isso a colocarei aqui ... NÃO QUERO CRIAR CONFUSÃO!

Qual a REAL diferença entre FREE SOFTWARE e OPEN SOURCE ?


NÃO QUERO DISCUTIR O QUE É MELHOR , MAIS CERTO , MAIS ISSO OU AQUILO ... só quero entender a diferença entre os dois.

mailsonlira

Vejamos um exemplo bem simples: O Internet Explorer é um software free (de graça) mas não é Open Source (com o código fonte aberto para qualquer um ver e/ou alterar)  ;)
Quer algo mais simples que isso?

iniciantelinux

Não é isso ... FREE SOFTWARE/SOFTWARE LIVRE = Software LICENÇA GPL (para ser BEM "conservador") , o que eu queroi saber é qual é a diferença entre FREE SOFTWARE/SOFTWARE LIVRE = Software LICENÇA GPL E UM SOFTWARE OPEN SOURCE , pois já ví essas nomenclaturas utilizadas de forma distinta


iniciantelinux

Como nesse parágrafo :

Ideologia: as diferenças entre Software Livre e Código Aberto

Muitos defensores do software livre argumentam que a liberdade é valiosa não só do ponto de vista técnico, mas tambem sob a ótica da questão moral. Neste aspecto, o termo software livre é utilizado para se diferenciar do movimento de software de código aberto, que enfatiza a superioridade técnica em relação a software proprietário (o que pode ser falso, ao menos em um curto período)

Para os defensores do software livre, os defensores de código aberto, por se concentrarem exclusivamente nos méritos técnicos, encorajam os usuários a sacrificarem suas liberdades (e os benefícios que essas trazem em um longo período) por conveniências imediatistas que o software proprietário pode oferecer.

Os defensores do Código Aberto argumentam a respeito das virtudes pragmáticas do software livre (também conhecido como Open source em inglês) ao invés das questões morais. A discordância básica do Movimento Open Source com a Free Software Foundation é a condenação que esta faz do software proprietário. Existem muitos programadores que usam e contribuem software livre, mas que ganham dinheiro desenvolvendo software proprietário e não consideram suas ações imorais.

As definições "oficiais" de software livre e de código aberto são ligeiramente diferentes, com a definição de software livre sendo geralmente considerada mais rigorosa, mas as licenças de código aberto que não são consideradas licenças de software livre são geralmente obscuras, então na prática todo software de código aberto é também software livre.

O movimento software livre não toma uma posição sobre trabalhos que não sejam software e documentação dos mesmos, mas alguns defensores do software livre acreditam que outros trabalhos que servem um propósito prático também devem ser livres (veja Free content).

Para o Movimento do software livre, que é um movimento social, não é ético aprisionar conhecimento científico, que deve estar sempre disponível, para permitir assim a evolução da humanidade. Já o movimento pelo Código Aberto, que não é um movimento social, mas voltado ao mercado, prega que o software desse tipo traz diversas vantagens técnicas e econômicas. O segundo surgiu para levar as empresas a adotarem o modelo de desenvolvimento de software livre.





PRA MIM isso ai FALOU , FALOU E NÃO DISSE NADA! Na real o troço parece ser igual(talvez eu esteja entendendo errado mas é o que entendi até agora).

Felix

Citação de: mailsonlira online 16 de Novembro de 2006, 02:25
Vejamos um exemplo bem simples: O Internet Explorer é um software free (de graça) mas não é Open Source (com o código fonte aberto para qualquer um ver e/ou alterar)  ;)
Quer algo mais simples que isso?

Desculpe, mas o Internet Explorer não é um software free (de graça) como citado. Ele vem embutido no Windows que é pago, é como se ele fosse "socado" no usuário...

galactus

iniciantelinux, favor alterar o título e o texto em letras maiúsculas! Você está gritando!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.