Haha, eu também trabalho em um laboratório em que isso é feito. :-)
Bom, em primeiro lugar você vai precisar de um servidor que exporte as pastas 'home' de cada usuário para a rede. Para isso, você pode usar o serviço
NFS. Para armazenar as informações sobre as contas de cada usuário, como o login, senha e a localização do diretório home de cada um, você irá precisar de algum serviço de gerência de arquivos em rede, como o
LDAP ou
NIS.
Montar um servidor NFS não é difícil, na verdade é bem rápido. O LDAP já é bem mais complicado. Se você optar pelo NIS, as configurações serão mais fáceis, mas o NIS não tem tantos recursos como o LDAP. Infelizmente eu não conheço nenhum bom tutorial sobre NIS ou LDAP.
Para que cada máquina cliente monte os diretórios home dos usuários, você pode inserir uma linha no /etc/fstab, como o Darcamo sugeriu, da forma:
nome_do_servidor_de_NFS:/localização_dos_diretórios_home_no_servidor /home nfs defaults 0 0
Você também pode, ao invés de editar o /etc/fstab/, configurar o
automount, programa que roda nas máquinas clientes, que já procura no servidor quais são os diretórios home dos usuários e monta e desmonta os diretórios automaticamente.
E dependendo do sistema, não precisa recompilar o kernel não. O Kernel do Ubuntu, por exemplo, já vem com suporte a NFS (servidor e cliente) e automount também. Os servidores de LDAP e NIS, se não me engano, rodam em 'user mode', e não precisam de configurações adicionais no kernel.
Tutorial sobre como montar um servidor de NFS no Ubuntu:
http://czarism.com/easy-peasy-ubuntu-linux-nfs-file-sharingSe todas as contas de usuários forem locais, então talvez você nem precise de um servidor de LDAP. Mas se você quer que os usuários possam logar em qualquer máquina, sem ter que criar contas em uma por uma, então vai precisar de um servidor NIS ou LDAP. Mas como eu disse, não sei de nenhum tutorial sobre os dois. Talvez algum usuário do fórum possa te passar informações mais concretas sobre como montar um servidor desse tipo.
Você pode achar mais informações sobre o LDAP aqui:
http://www.openldap.org/