Autor Tópico: gnome-settings-daemon 100% uso CPU  (Lida 4481 vezes)

Offline DogNew

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
gnome-settings-daemon 100% uso CPU
« Online: 26 de Junho de 2014, 15:14 »
 ??? Pelo que pesquisei na internet eu não sou o único com este problema e começaram a tê-lo sob circunstâncias similares, ao ativar algum sistema de compartilhamento remoto, no meu caso Chrome Remote Desktop.

Uso um notebook Toshiba Satellite C655, processador AMD E-350, com Ubuntu 13.04 64bits, com ambiente Gnome não sei dizer a versão (qual o comando que digito pra saber a versão do ambiente que estou usando?)

$ uname -a
Linux dognew-PC 3.8.0-35-generic #50-Ubuntu SMP Tue Dec 3 01:24:59 UTC 2013 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux


$ lsb_release -a
LSB Version:   core-2.0-amd64:core-2.0-noarch:core-3.0-amd64:core-3.0-noarch:core-3.1-amd64:core-3.1-noarch:core-3.2-amd64:core-3.2-noarch:core-4.0-amd64:core-4.0-noarch
Distributor ID:   Ubuntu
Description:   Ubuntu 13.04
Release:   13.04
Codename:   raring


Recentemente assim, cerca de 30 minutos que ativei o Chrome Remote Desktop, meu computador começou a utilizar 100% da CPU de forma constante. Após muita briga pois o mouse e janelas chegavam a congelar por causa da sobrecarga do sistema, consegui identificar o vilão principal gnome-settings-daemon. Executei vários testes com ele desativado e com ele ativado. Sempre que o ativo na inicialização de sessão, após alguns minutos o sistema começa a congelar, principalmente se monto algum dispositivo como um pendrive ou cartão de memória.

Pesquisando descobri que alguns usuários também passaram por isso qdo ativaram compartilhamento remoto (vnc), e que apenas desativaram o gnome-settings-daemon. Mas sei que o desativamento gera outro agravante, ele era responsável por várias coisas e estou sentindo falta dessas coisas.

Outros problemas começaram a surgir devido a ausência dessas coisas, pelo menos imagino que seja, como de vez em quando não aparecer o cedilha quando acentuo o C (meu teclado é internacional), nesse último final de semana o teclado inteiro nem respondia, ocorreu do nada. Tive que reiniciar várias vezes para o teclado voltar a funcionar. Como possuo dual-boot pude testar no rWindows e nada desses problemas ocorreu. Sempre que monto algum dispositivo removível ou a partição do Win7 o sistema começa a apresentar lentidão. Bem, esses são os problemas mais sérios, sinto falta do papel de parede e tema, mas isso é tolerável.

Gostaria de saber se alguém passou por isso ou passa ao ativar o compartilhamento remoto do Chrome, e não estou falando de instalar o plugin, mas sim ativar a opção que permite que seu computador seja acessado de qualquer lugar.

Também gostaria de saber como desativar essa opção do Chrome sem desinstalar o plugin pois uso ele para acessar computadores com Windows. Já cheguei a desativar o plugin no chrome, mas sei que ainda está funcionando porque pelo que vejo na hora de desligar o computador, assim que o ambiente se fecha posso visualizar o terminal trabalhando e vejo que ele encerra o remote Desktop do Chrome.

Fora isso gostaria de saber como resolver esse problema do gnome-settings-daemon para poder voltar a usá-lo.

Offline DogNew

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: gnome-settings-daemon 100% uso CPU
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2014, 18:19 »
Hoje passei mais uma vez pelo ocorrido... meu teclado parou novamente de responder. Ocorreu assim que abri o Gimp e tentei exportar o arquivo.

Offline DogNew

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: gnome-settings-daemon 100% uso CPU
« Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2014, 02:34 »
Enquanto aguardo alguma luz para este problema... estou tentando isolar possíveis conflitos desabilitando serviços que não utilizo e/ou desativando temporariamente.

Seguindo essas dicas dos links abaixo, desativei alguns serviços.

Vejam os links:

http://sobreit.blogspot.com.br/2014/01/conselhos-praticos-para-optimizar-o.html



http://ubuntued.info/desligue-o-zeitgeist-para-aumentar-a-performance-do-ubuntu