A Linux Foundation anunciou que o projeto do hypervisor Xen se tornou um projeto colaborativo da Fundação.
Em um movimento surpreendente, o Linux Foundation, organização sem fins lucrativos dedicada ao Linux, anunciou no dia 15 de abril no Linux Collaboration Summit que o projeto Xen, hypervisor de código aberto, está se tornando um projeto colaborativo da Fundação.
O Xen, que agora possui de 10 anos de idade, é uma plataforma de virtualização open source licenciada sob a GPLv2 e que possui uma estrutura de governança semelhante a do kernel Linux. A Citrix tem sido a principal apoiadora comercial do Xen desde 2007, mas, no entanto, como o projeto experimenta contribuições de um grupo cada vez mais diversificado de empresas, o Xen está olhando para a Fundação Linux como um território neutro para a obtenção de uma rede colaborativa de desenvolvimento e apoio.
Enquanto muitos usuários ainda não conhecem o Xen, muitos o utilizam todos os dias. O Xen é a base não só de muitos programas de virtualização, mas também é a base de muitos serviços em nuvem, incluindo o maior provedor de nuvem do mundo, a Amazon Web Services.
Segundo a Fundação, os projetos colaborativos são financiados de forma independente e aproveitam-se do poder do desenvolvimento colaborativo para estimular a inovação e adoção do ecossistema nas indústrias e empresas. Ao espalhar o DNA colaborativo do maior projeto de desenvolvimento colaborativo de software da história (o Linux), a Linux Foundation fornece a estrutura colaborativa e organizacional essencial para que os desenvolvedores dos projetos possam se concentrar na inovação e na busca por resultados. Os projetos colaborativos da Linux Foundation abrangem a empresa, os mercados móveis e incorporados e são apoiados por muitos dos maiores nomes em computação do mundo.
As seguintes empresas serão contribuir e orientar o projeto Xen: Amazon Web Services, AMD, Bromium, Calxeda, CA Technologies, Cisco, Citrix, Google, Intel, Oracle, Samsung e Verizon.
A Critix continuará a desempenhar um papel importante. "A Linux Foundation irá fornecer o fórum e toda a orientação necessária para que o projeto Xen seja adaptado e continuado pelo grupo diversificado de colaboradores que futuramente irão tirar proveito dos seus muitos benefícios", disse Peder Ulander, vice-presidente de Soluções Open Source da Citrix. "Estamos comprometidos com o projeto Xen e ansiosos para continuar a nossa participação ativa e colaborando com empresas de todos os setores para o avanço do projeto Xen para múltiplas aplicações."
Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation, disse: "O projeto Xen é um importante projeto da comunidade open-source que fornece uma valiosa tecnologia para todo o ecossistema Linux e de código aberto. É um movimento natural para nós o de ajudar a colaborar com o avanço desta tecnologia. "
Além de oferecer a estrutura necessária para suportar o crescimento do Xen, a Fundação Linux também suporta a comunidade KVM, hospeda o Fórum KVM e outras atividades que apoiam o projeto. Zemlin disse que os avanços em tecnologias de virtualização são a chave para o crescimento contínuo do Linux nas empresas e especialmente no mercado de computação em nuvem. O modelo de código aberto prospera quando os usuários podem exercer a liberdade de escolha, de modo a apoiar uma variedade de plataformas de virtualização em código aberto e facilitar a colaboração entre estas comunidades é uma prioridade para a Fundação.
FONTE: Linux Magazine OnLIne