Autor Tópico: Ubuntu compartilhando dados com a Amazon e sabe-se lá mais quem... decepcionante  (Lida 2059 vezes)

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Linux User 586375

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu compartilhando dados com a Amazon e sabe-se lá mais quem... decepcionante
« Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 22:13 »
Quem quiser SO "100% livre", que crie o seu próprio. Simples assim.
A Canonical é uma empresa, e como tal, precisa de retorno financeiro. Acho que se preocupar com uma coisinha tão "de nada" asssim é pura paranoia. Ou será que nós não vemos propaganda nos sites que visitamos? É igual.
Uma coisa é a filosofia livre/open-source, outra é o completo anarquismo digital, protagonizado pelo Sr. Stallmann e seus aliados.
Se eu tivesse que me preocupar tanto com uma coisinha tão bobinha como esse recurso da Amazon no Ubuntu 12.10 (e nos próximos - sendo que a partir do 13.04, conforme o próprio artigo, ele poderá ou não ser instalado, de acordo com a vontade do usuário) então trocaria os PCs e a Internet por uma bicicleta e sairia pedalando por aí.
Resumindo: é muito alarme por causa de uma coisa muito insignificante pra nós, usuários.
E se esse recurso incomoda alguns, devo dizer a esses que tem outras versões do Ubuntu (Kubuntu, Xubuntu, etc.) que não possuem isso, assim como tem um zilhão de derivados (Mint, Zorin, etc.) disponíveis por aí.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2013, 22:52 por eliseu_carvalho »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu compartilhando dados com a Amazon e sabe-se lá mais quem... decepcionante
« Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 22:43 »
Eu era contra isso, mas depois vi que é uma forma da Canonical ganhar dinheiro, coitada. Se não podemos doar ou ajudar em alguma coisa, que pelo menos ajudemo-na nessa situação. Além disso, a opção se search da amazon pode ser desligada nas configurações. Não há muita coisa alarmante aí, poxa, afinal o Google faz a mesma coisa. Tente pesquisar algo no google e depois vá no youtube e veja os vídeos recomendados pra você. Os caras já sabem de tudo - *tudo* - o que você pesquisa. Cada palavra e cada letra. Como já disse aqui algumas vezes: Quer privacidade? Saia da internet. Simples assim.  ;)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu compartilhando dados com a Amazon e sabe-se lá mais quem... decepcionante
« Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 22:46 »
Eu era contra isso, mas depois vi que é uma forma da Canonical ganhar dinheiro, coitada. Se não podemos doar ou ajudar em alguma coisa, que pelo menos ajudemo-na nessa situação. Além disso, a opção se search da amazon pode ser desligada nas configurações. Não há muita coisa alarmante aí, poxa, afinal o Google faz a mesma coisa. Tente pesquisar algo no google e depois vá no youtube e veja os vídeos recomendados pra você. Os caras já sabem de tudo - *tudo* - o que você pesquisa. Cada palavra e cada letra. Como já disse aqui algumas vezes: Quer privacidade? Saia da internet. Simples assim.  ;)

Pois é, ou será que existe "privacidade total e absoluta" na Internet? Claro que não.
E se a opção do Amazon pode ser desativada, pra que todo esse alarme? É uma coisa que o usuário vai lá e acessa só se quiser, a Canonical não obriga ninguém a clicar naquelas coisas.

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu compartilhando dados com a Amazon e sabe-se lá mais quem... decepcionante
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 00:15 »
como já falei aqui,se aparecer algo que me interresse comprar, é uma boa.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu compartilhando dados com a Amazon e sabe-se lá mais quem... decepcionante
« Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 11:46 »
Eu uso xubuntu, logo esta lente da amazon ou outro do tipo não tem.

Não precisa nem trocar de distro, basta mudar o ambiente gráfico ou remover a lente.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu compartilhando dados com a Amazon e sabe-se lá mais quem... decepcionante
« Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 22:34 »
Pensei que esse tópico ia "bombar" de gente apavorada com a questão da "privacidade" (porque privacidade legítima mesmo só existe se a criatura morar numa ilha deserta que não existe no mapa), mas pelo visto ficou estagnado e não deu em nada  ::)
Então tá aí: tira a lente do Amazon ou usa uma outra interface que o "problema" (que, pessoalmente, pra mim não tem nada de problema) acaba  ::)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Ubuntu compartilhando dados com a Amazon e sabe-se lá mais quem... decepcionante
« Resposta #7 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 23:16 »
Amigos, o Kernel Linux é livre. Você pode usar e pode mudar. Você pode repassar as mudanças e distribui-lo, porém tem que continuar mantendo o código dele livre, aberto. Você pode até vender, não é o mais ético a meu ver, mas você pode vender sua distro se você quiser. O mandriva é vendido por exemplo
Citar
http://www.mandriva.com/br/downloads/
Antes até tinha ele uma versão gratuita, o Mandriva One e só o Mandriva powerpack era vendido.

Quem não está satisfeito com o liberalismo e com a forma com a qual a Canônical trabalha e faz seu marketing, use outra distro. Simples assim. Tem várias distros. Eu não sou purista, estou muito satisfeito com o Steam ter uma versão linux, não me importo em a Amazon observar o que eu estou ouvindo ou vendo (eu ouço Rock 'n Roll viu Amazon, pode ver minha biblioteca, não tem criancinhas nuas). Se me der na telha, começar a me incomodar, a lente pode ser desabilitada não é difícil não, é molinho
Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove unity-lens-shopping
Gente, por favor... ser purista a esse ponto é o que levou o Linux a demorar tanto tempo conseguir um número expressivo de usuários. A Canonical sempre foi criticada por tentar facilitar a vida do usuário básico. Os puristas sempre argumentavam que o usuário tem que saber sempre o que está fazendo. Concordo, desde que ele não precise decorar comandos para usar no terminal. É bom poder alterar a fundo o sistema através do terminal? Pra mim é, pra muitos aqui é, mas para a maioria das pessoas não faz grande diferença e quando elas se viam tendo que usar o terminal obrigatopriamente pra fazer algo elas pulavam fora. A Canônical tem a proposta de tornar o Linux ser mais usável para qualquer um. Isso agora está incluindo fazer o usuário não se sentir um alienigena perto dos usuário Windows e Mac. Há comercio lá, agora há comercio aqui também.
Outra coisa, o Rythmbox sempre ficou esfregando na nossa cara álbuns de música para comprar, só não se baseava em nossa biblioteca. Pra mim é quase a mesma coisa. Não chega a deixar o sistema menos seguro.
Nem acho que faz o Ubuntu ser menos livre, pelo contrário, torna ele mais livre ainda se você olhar por outro ponto de vista. A Canônical se comprometeu a nunca cobrar pelo Ubuntu, ele é e sempre será gratuito e de código livre. O dia que eles quebrarem essa promessa eu ficarei bolado com eles.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2013, 23:21 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS