Fórum Ubuntu Linux - PT

Suporte Técnico => Jogos e Diversão => Tópico iniciado por: platao em 14 de Fevereiro de 2014, 01:44

Título: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: platao em 14 de Fevereiro de 2014, 01:44
Estava dando uma olhada no Dolphin, que emulador fantastico ; ) é tudo de bom....se vc tiver uma maquina boa para rodar ele e claro...

Olhando os repositorios nao se acha versao recente do Dolphin para o 12.04, somente a antiga versao 3.5 do precise do PPA https://launchpad.net/~glennric/+archive/dolphin-emu do dolphin, tem versoes atualizadissimas para outras versoes do ubuntu, mas para o precise nao....

*Depois que eu compilei a ultima versao GIT do Dolphin e que vi que ele nao suporta mais minha placa de video....WTF!!

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg845.imageshack.us%2Fimg845%2F450%2F2pje.th.png&hash=1c32497694795dd3fbb662d782abbe2a90d68915) (http://img845.imageshack.us/i/2pje.png/)

http://img845.imageshack.us/img845/450/2pje.png

Dependencias;

Ao tentar compilar a versao mais nova para o Dolphin e reportado que nao tem suporte para o precise, na propria pagina do desenvolvedor, as bibliotecas necessarias sao um pouco antigas, entao pode desistir de tentar compilar do modo tradicional que nao vai rolar. Se vc ainda nao atualizou o kernel e esta na versao normal 3.8,3.2 ou 3.5 vc pode nao ter problemas de dependencias, e pode partir para a compilação sem a maquina virtual mesmo, pulando uma etapa, se esta esta usando o kernel-lts-precise ou quantal principalmente, se vc vai isntalar pacotes .dev e vai mexer no libgl1-mesa-dev...é problema na certa no seu Ubuntu.

Usando a versao 12.04.4 com kernel 3.11 ao tentar instalar o recomendado temos alguns problemas;

platao@platao-ubuntu:~$ uname -r
3.11.0-14-generic

platao@platao-ubuntu:~$ sudo apt-get install libsdl1.2-dev
[sudo] password for platao:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
  x11-apps x11-session-utils x11-xfs-utils xinit libfs6
Use 'apt-get autoremove' para removê-los.
Os pacotes extra a seguir serão instalados:
  libasound2-dev libcaca-dev libdrm-dev libgl1-mesa-dev libgl1-mesa-glx
  libgl1-mesa-glx:i386 libglapi-mesa libglapi-mesa:i386 libglu1-mesa-dev
  libkms1 libncurses5-dev libpulse-dev libslang2-dev libtinfo-dev
  libtxc-dxtn-s2tc0 libx11-xcb-dev libxcb-glx0-dev libxt-dev libxxf86vm-dev
  mesa-common-dev x11proto-dri2-dev x11proto-gl-dev x11proto-xf86vidmode-dev
  xserver-xorg-core xserver-xorg-input-evdev
Pacotes sugeridos:
  libasound2-doc ncurses-doc xfonts-100dpi xfonts-75dpi
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
  libgl1-mesa-dri-lts-quantal libgl1-mesa-dri-lts-quantal:i386
  libgl1-mesa-glx-lts-quantal libgl1-mesa-glx-lts-quantal:i386
  libglapi-mesa-lts-quantal libglapi-mesa-lts-quantal:i386
  libxatracker1-lts-quantal x11-xserver-utils-lts-quantal xorg
  xserver-common-lts-quantal xserver-xorg-core-lts-quantal
  xserver-xorg-input-all-lts-quantal xserver-xorg-input-evdev-lts-quantal
  xserver-xorg-input-mouse-lts-quantal
  xserver-xorg-input-synaptics-lts-quantal
  xserver-xorg-input-vmmouse-lts-quantal xserver-xorg-input-wacom-lts-quantal
  xserver-xorg-lts-quantal xserver-xorg-video-all-lts-quantal
  xserver-xorg-video-ati-lts-quantal xserver-xorg-video-cirrus-lts-quantal
  xserver-xorg-video-fbdev-lts-quantal xserver-xorg-video-intel-lts-quantal
  xserver-xorg-video-mach64-lts-quantal xserver-xorg-video-mga-lts-quantal
  xserver-xorg-video-modesetting-lts-quantal
  xserver-xorg-video-neomagic-lts-quantal
  xserver-xorg-video-nouveau-lts-quantal
  xserver-xorg-video-openchrome-lts-quantal
  xserver-xorg-video-r128-lts-quantal xserver-xorg-video-radeon-lts-quantal
  xserver-xorg-video-s3-lts-quantal xserver-xorg-video-savage-lts-quantal
  xserver-xorg-video-siliconmotion-lts-quantal
  xserver-xorg-video-sis-lts-quantal xserver-xorg-video-sisusb-lts-quantal
  xserver-xorg-video-tdfx-lts-quantal xserver-xorg-video-trident-lts-quantal
  xserver-xorg-video-vesa-lts-quantal xserver-xorg-video-vmware-lts-quantal
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  libasound2-dev libcaca-dev libdrm-dev libgl1-mesa-dev libgl1-mesa-glx
  libgl1-mesa-glx:i386 libglapi-mesa libglapi-mesa:i386 libglu1-mesa-dev
  libkms1 libncurses5-dev libpulse-dev libsdl1.2-dev libslang2-dev
  libtinfo-dev libtxc-dxtn-s2tc0 libx11-xcb-dev libxcb-glx0-dev libxt-dev
  libxxf86vm-dev mesa-common-dev x11proto-dri2-dev x11proto-gl-dev
  x11proto-xf86vidmode-dev xserver-xorg-core xserver-xorg-input-evdev
0 pacotes atualizados, 26 pacotes novos instalados, 40 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso baixar 6.221 kB de arquivos.
Depois desta operação, 16,3 MB de espaço em disco serão liberados.
Você quer continuar [S/n]? n

Como podemos ver ai em cima ele vai remover alguns pacotes do sistema que podem dar problema, entao vamos deixar o sistema principal sem alteração e vamos partir para o virtualbox para fazer essa compilação. Se vc tem uma maquina virtual com o 12.04 que compilamos o Mame a algum tempo atras vai servir perfeitamente, se vc nao tem, crie uma nova maquina com a ISO do 12.04.

Na maquina virtual vamos adicionar o repositorio que ja conhecemos para ajudar a resolver as dependencias;

sudo add-apt-repository ppa:glennric/dolphin-emu

depois;

sudo apt-get update

Nao isntale nada, vamos agora com;

sudo apt-get build-dep dolphin-emu

Isntale as dependencias, agora vamos ate o site oficial e vamos isntalar mais algumas;

sudo apt-get install make cmake git g++ libgtk2.0-dev libsdl1.2-dev libxrandr-dev libxext-dev libao-dev libasound2-dev libpulse-dev libbluetooth-dev libreadline-gplv2-dev libavcodec-dev libavformat-dev libswscale-dev

importante!!!

Versao normal - 4.0-precise

Versao devel - 4.0.862-precise

*Necessario a instalação do pacote libegl1-mesa-drivers-lts-quantal e libegl1-mesa-drivers-lts-quantal se vc usa kernel-lts-quantal

*Necessario a instalação do pacote libegl1-mesa se vc usa o kernel padrao 3.2,3.5 ou 3.8

Versoes;

Agora vc tem a opção de compilar a versao Normal, geralmente um pouco mais antiga, no terminal;

git clone https://code.google.com/p/dolphin-emu/ dolphin-emu

*sera criada a pasta dolphin-emu na home.

ou a versao mais recente, a daily-build do emulador;

git clone https://github.com/dolphin-emu/dolphin.git

*nessa versao e criada a pasta dolphin
*certifique-se de qual pasta foi criada na sua home

ou a versao subversion(SVN);

svn checkout http://dolphin-emu.googlecode.com/svn/trunk/ dolphin

*para a versao SVN e necessario entrar no diretorio dolphin isntalar o scons(sudo apt-get install scons) e dar o coamndo scons, alternativamente vc tbm pode usar o cmake.

e depois;

git pull origin

Vamos optar pela mais recente daily build, ao terminar de baixar temos uma nova pasta na home e vamos entrar nela para poder começar;

Adicionando as PPA's;

Pronto esta tudo atualizado, o pacote esta pronto para começar, mas sabemos que ele nao vai compilar, entao temos que fazer algumas alteraçoes, instalando a versao mais atual do cmake,g++ e gcc;

sudo add-apt-repository ppa:kalakris/cmake

depois;

sudo apt-get update

Va ate o synaptic e isntale o cmake 2.8.11 depois adicione;

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-toolchain-r/test

depois;

sudo apt-get update

Instale o g++-4.8 e o gcc-4.8 pelo synaptic tbm

Agora va ate /usr/bin na sua maquina virtual e apague o link simbolico para o compilador antigo, procure por g++ e gcc.

*geralmente o link simbolico tem uma seta
*confira a versao antes de apagar, clicando em propriedades.

Linkando;

Agora vamos linkar o novo g++ e o novo gcc;

sudo ln -s gcc-4.8 /usr/bin/gcc

depois;

sudo ln -s g++-4.8 /usr/bin/g++

Pronto agora o seu ubuntu na maquina virtual esta apto a começar a compilação sem erro, entre na pasta na sua home;

cd dolphin

*certifique-se que esse e o nome correto, as versoes diferentes podem criar pastas com outro nome na home.

mkdir Build && cd Build

depois;

cmake ..

depois;

make

Agora e que começa a compilação do seu dolphin, dando uma olhada no makefile, nos arquivos de configuração;

--   package 'wayland-egl' not found
--   package 'wayland-client' not found
--   package 'wayland-cursor' not found

Wayland support disabled

Olhando no makefile, temos as opçoes;

########################################
# General setup
#
cmake_minimum_required(VERSION 2.6)

option(ANDROID "Enables a build for Android" OFF)
option(USE_EGL "Enables EGL OpenGL Interface" ON)
option(USE_X11 "Enables X11 Support" ON)
option(USE_WAYLAND "Enables Wayland Support" OFF)
option(USE_UPNP "Enables UPnP port mapping support" ON)
option(DISABLE_WX "Disable wxWidgets (use CLI interface)" OFF)
option(ENABLE_PCH "Use PCH to speed up compilation" ON)

option(FASTLOG "Enable all logs" OFF)
option(OPROFILING "Enable profiling" OFF)
option(OPENMP "Enable OpenMP parallelization" ON)
option(ENCODE_FRAMEDUMPS "Encode framedumps in AVI format" ON)
########################################
# Optional Targets
# TODO: Add DSPSpy and TestSuite.
option(DSPTOOL "Build dsptool" OFF)
option(UNITTESTS "Build unitests" OFF)

Pelo que entendi da para compilar com suporte ao wayland entre outras coisas interessantes. ; )

Terminando a compilação, vc vai copiar a pasta do emulador da maquina virtual para a sua maquina real com o 12.04, e vai fazer o mesmo procedimento, adicionar os PPA's isntalar o g++ o cmake e o gcc mais novos para que a sua compilação funcione, do contrario nao vai funcionar.

So um tetalhe importante, vc nao deve apagar dessa vez o link limbolico, vc so vai isntalar as bibliotecas e tudo vai estar funcionando com a sua nova compilação do Dolphin, o Ubuntu na sua maquina real vai estar com os compiladores padrao ainda antigos e em uso, mas com os novos tbm isntalados.

Eu cogitei em fazer uma compilação estatica, mas mexer com as libs é bastante problematico, se fosse essa a opção, seria somente para o precise e olhe la se iria dar certo. ; )

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg829.imageshack.us%2Fimg829%2F8223%2Fgavn.th.png&hash=fa58b0ebeae1456a02d9a2706b05094eee516ea0) (http://img829.imageshack.us/i/gavn.png/)

http://img829.imageshack.us/img829/8223/gavn.png

Pacote;

Fiz um pacote .deb para quem quiser baixar e usar, vai poupar o trabalho de compilar na maquina virtual, mas para que ele funcione, ainda e necessario adicionar as PPA's com o g++,gcc e cmake. Se ainda faltar alguma dependencia, e so isntalar as do PPA do https://launchpad.net/~glennric/+archive/dolphin-emu porem, marcando no synaptic "somente obter pacotes" e nao isntale o emulador(dolphin-emu), isntale somente os debs com as dependencias que vc precisa desse repositorio que vao estar em /var/chache/apt/archives.


Para baixar o .deb do Dolphin 4.0.862 e so acessar o Dropbox aqui - https://www.dropbox.com/sh/73a1xaizlr65ju4/e4P8ZrSZN6


You Win!!!Agora e so desfrutar do emulador na sua ultima versao no seu Precise!!! Musica arcade para comemorar ; )

http://www.mamechannel.it/mc_radio/Grospixels%20Remix/Grospixels%20-%20Cybernoid%202%20(Main%20theme).mp3

http://www.mamechannel.it/mc_radio/Grospixels%20Remix/Grospixels%20-%20Dr%20Mario.mp3

http://www.mamechannel.it/mc_radio/Grospixels%20Remix/Grospixels%20-%20Earthworm%20Jim%20(New%20Junk%20City).mp3

Veja tbm;

https://br.dolphin-emu.org/docs/guides/settings/?cr=br
https://br.dolphin-emu.org/docs/faq/?cr=br
https://forums.dolphin-emu.org/
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: platao em 17 de Fevereiro de 2014, 18:55
Adicionado;

- Novo pacote devel e padrao do dolphin para o Ubuntu 12.04.
- atualização no tutorial

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg716.imageshack.us%2Fimg716%2F7918%2Fxo9h.th.png&hash=b2ba983b612e5b0997bbe12ed6728fea9a7a3a25) (http://img716.imageshack.us/i/xo9h.png/)

http://img716.imageshack.us/img716/7918/xo9h.png

Para baixara nova versao e so acessar o dopbox no link acima.
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: Sergio Benjamim em 17 de Fevereiro de 2014, 20:39
Grande Platao! Sempre contribuindo na área de jogos.

Queria saber qual a diferença do seu dolphin compilado para o "daily build" do site oficial. Aquele lá tá marcado para o ubuntu 13.04, mas não funciona em anteriores?
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: platao em 18 de Fevereiro de 2014, 00:46
Para o ubuntu tem dois, o dolphin estavel e o em desenvolvimento ou daily, o dolphin mais novo nao compila no 12.04 por causa do gcc,g++ e do cmake que sao "antigos" entao vc tem que atualizar para que vc possa compilar no 12.04, e tbm nao da para isntalar algumas bibliotecas dev que o sistema ja quer remover pacotes importantes. A ultima do dolphin que saiu para o precise e a 3.5.

Eu nao mudei nenhuma flag para compilar nesse caso, o proprio script ja cuida de identificar a arquitetura e faz as otimizaçoes, inclusive instala o recem compilado dolphin se vc quiser ; ) é so colocar make && sudo make install que ele gera as saidas e instala tudo em /usr/local automaticamente.

A diferença e nas otimizaçoes, a grosso modo vc pode ir olhando o comando correr quando vc da o cmake, ele vai listar varias coisas e procurar varias bibliotecas, se ele encontra essas bibliotecas, ele compila aquele determinado recurso, se ele nao encontra a lib ele nao compila com aquele recurso extra. Entao a compilação tradicional nao vem com essas opçoes ativas, se o cmake nao indentifica a biblioteca para aquele recurso secundario ele simplesmente passa adiante e vc fica sem aquele recurso secundario habilitado.

Entao eu fui olhando todos os erros que estavam dando por falta de libs e fui isntalando todas ate que nao ocorreram mais nenhum erro significativo(somente 1 por causa de uma lib SDL2) e os "erros" que ficaram eram erros em bibliotecas que eram subistituidas por outras.

Fora isso, no arquivo Cmakelists.txt por exemplo, antes de compilar, vc pode ligar algumas coisas se vc quiser, que vem desligadas por padrao, algumas coisas sao convenientes ligar outras nao, como o suporte ao wayland ou vc poderia aproveitar e ativar para que seja feita uma compilação para o android tbm, ali tbm tem opção para vc desenvolver uma versao debug do dolphin.

A unica coisa que habilitei que achei bacana e o suporte a EGL, esse suporte esta compilado nas duas versoes que estao no dropbox, tanto a dev quanto a normal.

Entao esssa versao que eu compilei vem com varias coisas ativas que a versao padrao nao vem, embora possa nao aparecer mas elas estao la.... ; )

Quando vc da uma sudo make isntall depois de terminado a compilação, ele gera um arquivo de texto simples com a localização de todos os arquivos instalados, ai vc pega esse log e vc pode criar manualmente todas as pastas, estutura de diretorios, cria a pasta DEBIAN o arquivo control, definir os parametros e cria o pacote deb se quiser.

exemplo;

Vc pode criar um arquivo control com o aplicativo padrao equivs-control ou entao e so copiar de uma pacote qualquer, esse arquivo e o mais importante do pacote, nao me lembro se nas distribuiçoes como o fedora existe o arquivo DEBIAN provavelmente nao!!! No Fedora por exemplo vai ser a estrutura das pastas somente, por exemplo /usr/local e o programa.

Package: dolphin-emu-master     ----> existem duas versoes a versao padrao e a master
Version: 4.0-926                       ---->versao do pacote
Architecture: amd64                  ----arquitetura
Original-Manteiner: Pierre Bourdon<delroth@gmail.com>  ----> aqui eu decidi manter o nome do mantenedor original do pacote
Installed-Size: 12288                  
Depends: g++-4.8 , gcc-4.8 , cmake (>= 2.8.8)     ----> aqui as dependencias, se alguma comflitar ou faltar ele da erro e nao isntala
Conflicts: dolphin-emu, dolphin-emu-trunk             ----> aqui por exemplo, vc nao pode ter as duas versoes instaladas
Replaces: dolphin-emu, dolphin-emu-trunk                     ao mesmo tempo
Section: games                                                  ----> a sessao que ele vai aparecer no sistema
Priority: extra                                                    ----> prioridade que o aplicativo vai ser executado
Homepage: http://dolphin-emu.org/
Description: Gamecube, Wii and Triforce emulator
 Dolphin is a Gamecube, Wii and Triforce (arcade machine based on the     ----> a descrição tem sempre que começar com um espaço e a
 Gamecube) emulator.                                                                                mudança de linha tem que ter um . do contrario ele nao
 .                                                                                                            cria o deb, as permissoes do arquivo tem que estar    
 Games compatibility is very good: a lot of Gamecube and Wii titles work,          corretas tbm.
 but the emulator might require a lot of processing power in order to run
 some games at full speed.    

Com o nosso executavel ja estava compilado, pois compilamos na maquina virtual, foi so isntalar algumas dependencias na maquina real para ele funcionar, é um trabalho simples que eu fiz.

Vc pode compilar estaticamente o aplicativo, assim ele nao precisa de dependencias porque elas ja vao estar junto, mas isso e um pouco complicado de fazer, e nao me aventurei nisso, alem de ser mais dificil manter a compatibilidade e de ele gerar um pacote bem maior do que o original.

O arquivo md5suns e o ultimo que vc gera antes de empacotar, eu gero ele com o masshash, nele tem o md5 de todos os aquivos do pacote e localização. O pessoal do debian tem outros metodos de empacotamento, uma politica com arquivos de verificação como o lintian e outros, o que garante mais segurança, o pacote que eu criei e bem "caseiro" mesmo, tem tbm como vc desmantelar um pacote deb e ver a estrutura e bem insteressante, se vc olhar de perto é uma arquivo compactado ar sempre composto de tres partes, debian-binary
control.tar.gz  e data.tar.gz.

Para gerar o campo depends, as dependencias que o seu programa vai ter, vc pode fazer com o ldd;

       linux-vdso.so.1 =>  (0x00007fff0f793000)
   liblzo2.so.2 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/liblzo2.so.2 (0x00007f56fa4f6000)
   libz.so.1 => /lib/x86_64-linux-gnu/libz.so.1 (0x00007f56fa2df000)
   libsfml-network.so.1.6 => /usr/lib/libsfml-network.so.1.6 (0x00007f56fa0c6000)
   libgtk-x11-2.0.so.0 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libgtk-x11-2.0.so.0 (0x00007f56f9a8c000)
   libopenal.so.1 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libopenal.so.1 (0x00007f56f4836000)
   libSoundTouch.so.0 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libSoundTouch.so.0 (0x00007f56f4628000)
   libpulse.so.0 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libpulse.so.0 (0x00007f56f43e0000)
   libstdc++.so.6 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libstdc++.so.6 (0x00007f56f40db000)
   libm.so.6 => /lib/x86_64-linux-gnu/libm.so.6 (0x00007f56f3ddf000)
   libgomp.so.1 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libgomp.so.1 (0x00007f56f3bd0000)
   libgcc_s.so.1 => /lib/x86_64-linux-gnu/libgcc_s.so.1 (0x00007f56f39b9000)
   libc.so.6 => /lib/x86_64-linux-gnu/libc.so.6 (0x00007f56f35f9000)
   libpangocairo-1.0.so.0 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libpangocairo-1.0.so.0 (0x00007f56f33ed000)
   libXfixes.so.3 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libXfixes.so.3 (0x00007f56f31e6000)
   libatk-1.0.so.0 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libatk-1.0.so.0 (0x00007f56f2fc4000)
   libcairo.so.2 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libcairo.so.2 (0x00007f56f2d06000)
   libgdk_pixbuf-2.0.so.0 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libgdk_pixbuf-2.0.so.0 (0x00007f56f2ae5000)
   libgio-2.0.so.0 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libgio-2.0.so.0 (0x00007f56f2796000)
   libpangoft2-1.0.so.0 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libpangoft2-1.0.so.0 (0x00007f56f256c000)
   libpango-1.0.so.0 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libpango-1.0.so.0 (0x00007f56f2322000)
   libfontconfig.so.1 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libfontconfig.so.1 (0x00007f56f20ec000)
   libglib-2.0.so.0 => /lib/x86_64-linux-gnu/libglib-2.0.so.0 (0x00007f56f1df7000)
   libXext.so.6 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libXext.so.6 (0x00007f56f1be5000)
   libXrender.so.1 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libXrender.so.1 (0x00007f56f19db000)
   libXinerama.so.1 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libXinerama.so.1 (0x00007f56f17d8000)
   libXcursor.so.1 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libXcursor.so.1 (0x00007f56f15cd000)
   libXcomposite.so.1 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libXcomposite.so.1 (0x00007f56f13ca000)
   libXdamage.so.1 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libXdamage.so.1 (0x00007f56f11c7000)
   libffi.so.6 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libffi.so.6 (0x00007f56f0fbe000)
   libxcb.so.1 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libxcb.so.1 (0x00007f56f0da0000)
   libpulse-simple.so.0 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libpulse-simple.so.0 (0x00007f56f0b9b000)
   libcaca.so.0 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libcaca.so.0 (0x00007f56f08d0000)
   /lib64/ld-linux-x86-64.so.2 (0x00007f56fa739000)
   libSM.so.6 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libSM.so.6 (0x00007f56f06c8000)
   libjpeg.so.8 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libjpeg.so.8 (0x00007f56f0477000)
   libtiff.so.4 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libtiff.so.4 (0x00007f56f0213000)
   libjack.so.0 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libjack.so.0 (0x00007f56effce000)
   libX11-xcb.so.1 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libX11-xcb.so.1 (0x00007f56efdcc000)
   libxcb-dri2.so.0 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libxcb-dri2.so.0 (0x00007f56efbc7000)
   libxcb-xfixes.so.0 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libxcb-xfixes.so.0 (0x00007f56ef9bf000)
   libwayland_ltsq-client.so.0 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libwayland_ltsq-client.so.0 (0x00007f56ef7b4000)
   libwayland_ltsq-server.so.0 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libwayland_ltsq-server.so.0 (0x00007f56ef5a4000)
   libgbm.so.1 => /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libgbm.so.1 (0x00007f56ef39d000)
   libudev.so.0 => /lib/x86_64-linux-gnu/libudev.so.0 (0x00007f56ef190000)...............
   
Se vc reparar a primeira entrada é a uma biblioteca de interface com o kernel que sempre aparece.

Para localizar essas libs vc pode usar o apt-file search;

platao@platao-ubuntu:/usr/local/bin$ apt-file search libFLAC.so.8
libflac8: /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libFLAC.so.8
libflac8: /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libFLAC.so.8.2.0
platao@platao-ubuntu:/usr/local/bin$

Procurando somente a libflack8 por exemplo, as duas dependencias estao no mesmo pacote como vc pode ver. A versao da lib depende do desenvolvedor, da qual ele quis usar.

Depois que vc ja fez tudo, e so empacotar seu pacote caseiro com um dpkg -b nome do pacote, isso que expliquei aqui e bem superficial!!!, se alguem quiser fazer uma observação aqui sera bem vindo!!!

Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: kenner em 19 de Fevereiro de 2014, 17:21
Esse emulador é mais leve que o do PSP?

Estou utilizando o Lubuntu 13.10 a instalação do .deb funcionaria normalmente ou seria necessário adicionar alguma PPA?
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: platao em 19 de Fevereiro de 2014, 19:39
Kenner esse tutorial e voltado apra o 12.04 como o seu linux e mais recente, vc pode pegar tanto a versao oficial quanto a compilação diaria aqui pronto para uso;

https://br.dolphin-emu.org/download/?cr=br


Isso nao impede que vc compile a sua propria versao!!!

Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: kenner em 17 de MAR?O de 2014, 13:23
Quais jogos você roda bem nesse emulador, e se possível quais suas specs?

Baixei ele aqui mas meu processador é muito fraco, ficou muito lento.
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: Sergio Benjamim em 17 de MAR?O de 2014, 14:42
No mínimo teria que ter uma placa de vídeo discreta, não? Tipo Nvidia ou ATI? Intel aqui fica lento.

Aqui roda bem com core i7 4700hq, 8 GB ram, Nvidia GT 740M.

Jogo bastante o Zelda: The Wind Waker. E corrigiram um bug importante relacionado ao efeito de chamas, um tempo atrás, me atrapalhava um pouco na jogatina :)
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: kenner em 17 de MAR?O de 2014, 19:54
Tenho uma hd6670.

O problema realmente e o processador, dual core 2.6 não roda muita coisa.
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: Sergio Benjamim em 28 de Abril de 2014, 10:28
No PPA do glennric (http://launchpad.net/~glennric/+archive/dolphin-emu) tem tanto a versão estável como a versão em desenvolvimento (master) para o ubuntu 13.10. Estou dando uma olhada no empacotamento debian (https://launchpad.net/~glennric/+archive/dolphin-emu/+files/dolphin-emu-master_4.0%2Bgit1444-0ubuntu1%7Esaucy.debian.tar.bz2), para ver se é fácil de portar para o trusty. Segue o conteúdo do debian/control do dolphin-emu-master:

Código: [Selecionar]
Source: dolphin-emu-master
Section: games
Priority: optional
Maintainer: Ubuntu Developers <ubuntu-devel-discuss@lists.ubuntu.com>
XSBC-Original-Maintainer: Glenn Rice <glennricster@gmail.com>
Build-Depends:  debhelper (>= 7.0.50),
cmake,
libao-dev,
libasound2-dev,
libavcodec-dev,
libavformat-dev,
libbluetooth-dev,
libgtk2.0-dev,
liblzo2-dev,
libopenal-dev,
libpolarssl-dev (>= 1.3),
libpulse-dev,
libreadline6-dev,
libsdl2-dev,
libsfml-dev (>= 1.6),
libsoil-dev,
libsoundtouch-dev,
libswscale-dev,
libminiupnpc-dev (>= 1.7),
libwxbase2.9-dev,
libwxgtk2.9-dev,
libxext-dev,
libxrandr-dev,
lsb-release,
pkg-config,
portaudio19-dev,
wx2.9-headers,
zlib1g-dev
Standards-Version: 3.9.4
Homepage: http://www.dolphin-emu.com

Package: dolphin-emu-master
Architecture: i386 amd64
Depends: ${shlibs:Depends}, ${misc:Depends}
Conflicts: dolphin-emu, dolphin-emu-trunk
Replaces: dolphin-emu, dolphin-emu-trunk
Description: Gamecube, Wii and Triforce emulator
 Dolphin is a Gamecube, Wii and Triforce (the arcade machine based on the
 Gamecube) emulator.
 .
 Gamecube compatibility is okay - lots of games work, many games don't work.
 .
 Wii compatibility is also good - a lot of games do work. Wii emulation
 generally requires a bit more computing power than Gamecube emulation, though.
 .
 Triforce compatibility is not really known yet, but at least one game runs,
 with minor glitches.

Pelo que percebi, as dependências que darão problema no trusty são a libminiupnpc-dev (no repositório tem a versão 1.6-3ubuntu2, menor que o pedido), libwxbase2.9 (2.8.12.1+dfsg-2ubuntu2 no repo), libwxgtk2.9 (2.8.12.1+dfsg-2ubuntu2 no repo), wx2.9-headers (2.8.12.1+dfsg-2ubuntu2). O libpolarssl-dev não é problema, tem a versão 1.3.4-1 no trusty.

Pelo visto é preciso instalar o PPA do glennric, para poder fazer o pacote, mesmo aqui no trusty, esperava que tudo estivesse já atualizado. Talvez daqui algum tempo essas bibliotecas serão atualizadas, visto que elas fazem parte do Universe (o libminiupnpc-dev não, esse não tenho certeza se atualizam).

Outra coisa, em debian/compat, temos o número 7 ao invés do 9. Não sei se tem algum motivo especial, ou se esqueceram de atualizar isso. Pelo menos no vba-m atualizei isso, bem como o debhelper (>= 9). Esse debhelper no precise é 9 alguma coisa, não sei porque não atualizaram isso.

Outro detalhe é em relação ao libsfml-dev, no saucy temos a versão 1.6, no trusty a versão 2.1. Será que dá problema na hora da compilação? O control diz que pode ser usado um libsfml-dev >= 1.6, mas não sei se eles portaram o dolphin para essa nova biblioteca (veja isso (http://code.google.com/p/dolphin-emu/issues/detail?id=5960)). Talvez seja esse o motivo de não ter pacote para o trusty ainda.

Edit: Nossa cara, esses pacotes Wx nunca irão ser atualizados, haha. Tinha gente reclamando disso desde 2011. Mas eu acho que o motivo é que a versão 2.9 não é a versão estável, eles tem uma numeração parecida com o Gnome. Aqui (http://www.wxwidgets.org/downloads/), dá para ver isso, só o 2.8 e 3.0 são estáveis. O negócio é esperar, ou usar o PPA mesmo.

Edit2: Acabei de ver aqui, o wxWidgets 3.0 está disponível no trusty, no repo Universe. Provavelmente dá para compilar com ele, a compatibilidade com as últimas versões do 2.9 deve ser alta, talvez tenha que mudar uma coisa ou outra no código do dolphin?

Edit3: Building 4.0.2 with wx 3.0 (http://code.google.com/p/dolphin-emu/issues/detail?id=7069) - Parece que o wxWidgets usa o gtk3 no lugar do gtk2. Deve ter alguma atualização no branch master do git, ou ainda em algum fork, para compilar corretamente.
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: platao em 20 de Maio de 2014, 16:18
As vezes eu tenho a impressao que os aplicativos que ja vem instalados no ubuntu sao todos atualizados comas ultimas bibliotecas, e logico para poder funcionar, mas a medida que vc vai se distanciando dos aplicativos dos repositorios começam a aparecer os problemas de compatibilidade com libs.

E por isso qeu eu demoro para mudar de versao do Ubuntu,tenho muita coisa isntalada aqui e funcionando bem se vc muda para o trusty vai ter que resolver alguns "pepinos" com aplicativos.

O pessoal do Dolphin esta lançando versoes para o 13.04 dos pacotes ainda, nao sei o que estao esperando, nao consegui descobrir o porque ainda(estou testando aqui o Cabrio http://www.cabrio-fe.org/ ) se sair para o 13.10 vai usar provavelmente as mesmas versoes libs com uma ou outra modificação.

O debhelper nao precisa ser necessariamante atualizado, mas e uma boa manter ele atualiado.


Outro detalhe é em relação ao libsfml-dev, no saucy temos a versão 1.6, no trusty a versão 2.1. Será que dá problema na hora da compilação? O control diz que pode ser usado um libsfml-dev >= 1.6, mas não sei se eles portaram o dolphin para essa nova biblioteca (veja isso (http://code.google.com/p/dolphin-emu/issues/detail?id=5960)). Talvez seja esse o motivo de não ter pacote para o trusty ainda.

Edit: Nossa cara, esses pacotes Wx nunca irão ser atualizados, haha. Tinha gente reclamando disso desde 2011. Mas eu acho que o motivo é que a versão 2.9 não é a versão estável, eles tem uma numeração parecida com o Gnome. Aqui (http://www.wxwidgets.org/downloads/), dá para ver isso, só o 2.8 e 3.0 são estáveis. O negócio é esperar, ou usar o PPA mesmo.

Edit2: Acabei de ver aqui, o wxWidgets 3.0 está disponível no trusty, no repo Universe. Provavelmente dá para compilar com ele, a compatibilidade com as últimas versões do 2.9 deve ser alta, talvez tenha que mudar uma coisa ou outra no código do dolphin?

Edit3: Building 4.0.2 with wx 3.0 (http://code.google.com/p/dolphin-emu/issues/detail?id=7069) - Parece que o wxWidgets usa o gtk3 no lugar do gtk2. Deve ter alguma atualização no branch master do git, ou ainda em algum fork, para compilar corretamente.

Provavelmente sim, mas eu tentaria compilar para ver no que da!!!.

No PPA do glendic so tem a versao 4.0?? eu lembro que para o precise era a 4.0 mas seria interessante uma versao mais nova para o trusty e nao a 4.0...

tem o SVN aqui;

http://ftp.dk.debian.org/getdeb/ubuntu/pool/games/d/dolphin-emu/

parece antigo.
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: Sergio Benjamim em 21 de Maio de 2014, 06:23
O svn desse link aí é bem antigo, de 2010.

O PPA do glennric tem a versão git do dolphin para o trusty, mas é a versão 1492, no site a versão disponível é a 1624.
Título: Re: Dolphin no Ubuntu - novo PPA!!!
Enviado por: Sergio Benjamim em 15 de Fevereiro de 2015, 21:22
Novo PPA do Dolphin, pacotes para o 12.04, 14.04 e 15.04 !!!

https://launchpad.net/~dolphin-emu/+archive/ubuntu/ppa (https://launchpad.net/~dolphin-emu/+archive/ubuntu/ppa)

Há 3 pacotes:

-- dolphin-emu, é a última versão estável, 4.0.2, lançada à mais de um ano (32 e 64 bits)
-- dolphin-emu-master, versão de desenvolvimento, muitas novidades, confira aqui (https://dolphin-emu.org/blog/) (somente 64 bits)
-- dolphin-emu-triforce, use essa para jogar jogos do Triforce (testei Mario Kart Arcade GP 2 até agora) (pode ser instalado junto ao dolphin-emu ou ao master)

Para adicionar o PPA pelo terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt-add-repository ppa:dolphin-emu/ppa
sudo apt-get update

Para os usuários do 12.04 e 14.04, é preciso instalar um outro PPA (https://launchpad.net/~dolphin-emu/+archive/ubuntu/gcc-for-dolphin) antes de instalar o dolphin-emu-master:

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:dolphin-emu/gcc-for-dolphin
sudo apt-get update

Ao instalar o dolphin-emu-master, será atualizado o pacote libstdc++6 para a versão 4.9.2. Sendo um pacote essencial do sistema, use por sua conta e risco ;)
Não precisa atualizar todos pacotes, no Synaptic marque apenas o libstdc++6 para atualizar, e após atualizado desative o PPA (irá atualizar somente o libstdc++6, gcc-4.9-base e mais um ou outro pacote).


Obs: Se você usa o PPA do glenn rice, desative-o e desinstale o dolphin antes de instalar desse PPA.
Título: Re: Dolphin no Ubuntu - Emulando o arcade Triforce !!!
Enviado por: Sergio Benjamim em 15 de Fevereiro de 2015, 21:41
Para quem quiser testar o Mario Kart Arcade GP 2 na versão triforce do dolphin, só seguir esse passo à passo:

-- Abrir o dolphin-emu-triforce, ir em Config, aba Geral, habilitar o Cheats (Enable Cheats)

-- Em Config --> aba GameCube, escolher AM-Baseboard em SP1 e Port 1

-- Abrir o seguinte novo arquivo:

Código: [Selecionar]
gedit ~/.dolphin-emu-triforce/GameSettings/GGPE02.iniOu usar outro editor, como leafpad, geany...

e copiar e colar o seguinte:

Código: [Selecionar]
[OnFrame]
$99 credits
0x80690AC0:dword:0x00000063
$DVDInquiry Patchok
0x80286388:dword:0x3C602100
0x8028638C:dword:0x4E800020
$Ignore CMD Encryption
0x80285CD0:dword:0x93A30008
0x80285CD4:dword:0x93C3000C
0x80285CD8:dword:0x93E30010
$Disable CARD
0x80073BF4:dword:0x98650023
0x80073C10:dword:0x98650023
$Disable CAM
0x80073BD8:dword:0x98650025
$Seat Loop patch
0x800BE10C:dword:0x4800002C
$Stuck loop patch
0x8002E100:dword:0x60000000
$60times Loop patch
0x8028B5D4:dword:0x60000000
$GameTestMode Patch
0x8002E340:dword:0x60000000
0x8002E34C:dword:0x60000000
$SeatLoopPatch
0x80084FC4:dword:0x4800000C
0x80085000:dword:0x60000000
$Voice Off
0x801B6510:dword:0x38800000
[OnFrame_Enabled]
$99 credits
$DVDInquiry Patchok
$Ignore CMD Encryption
$Disable CARD
$Disable CAM
$Seat Loop patch
$Stuck loop patch
$60times Loop patch
$GameTestMode Patch
$SeatLoopPatch
$Voice Off


-- Selecionar a pasta de roms em Config --> Paths, e partir para a jogatina :)

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fen.zimagez.com%2Fminiature%2Fggpe02-3.png&hash=69535d831b12beffb5ee93de7c3909f7c340d3d1) (http://en.zimagez.com/zimage/ggpe02-3.php)


Referências:

https://wiki.dolphin-emu.org/index.php?title=Mario_Kart_Arcade_GP_2 (https://wiki.dolphin-emu.org/index.php?title=Mario_Kart_Arcade_GP_2)
https://forums.dolphin-emu.org/Thread-triforce-mario-kart-arcade-gp-2 (https://forums.dolphin-emu.org/Thread-triforce-mario-kart-arcade-gp-2)
https://forums.dolphin-emu.org/Thread-triforce-mario-kart-arcade-gp-2?pid=307863#pid307863 (https://forums.dolphin-emu.org/Thread-triforce-mario-kart-arcade-gp-2?pid=307863#pid307863)

Obs: Esse fork do Triforce é baseado numa versão antiga do dolphin, 4.0-315 e não mexem nesse fork à mais de um ano, e está sujeito à alguns problemas. A emulação do triforce não é totalmente acurada e depende de um monte de hacks. O dolphin-emu-master não roda triforce justamente pela qualidade duvidosa do código necessário para emular o sistema.
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: Sergio Benjamim em 01 de MAR?O de 2015, 13:26
Dá para emular aquele recurso de usar um game boy advance como controle em alguns games, como no Zelda Four Swords Adventures. O dolphin acaba usando o vba-m pra emular o gba :), ou até mesmo o higan.

No vídeo à seguir, 2 pessoas jogando esse jogo, uma tela central (do game cube), e duas telinhas representando o game boy advance:

Four Swords Misadventures - Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=giF0x6ff09Q)

Não sei como faz para configurar ainda, nem sei se esse recurso está no master do github ou algum fork.
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: platao em 01 de MAR?O de 2015, 13:44
Parece o Zelda do Snes nao? deve ser legal esse game...
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: Sergio Benjamim em 01 de MAR?O de 2015, 13:58
Acho que alguns elementos são baseados no A Link to the Past do SNES, e outros no The Wind Waker.
Título: Como rodar o emulador Dolphin no ubuntu ?
Enviado por: capiroto em 19 de Abril de 2015, 16:20
Eu tenho tentado rodar o Dolphin no Ubuntu 14.04, e não tenho conseguido, aparece uma mensagem de erro quando executo ele, já tentei pelo wine e não dá.
Título: Re: Como rodar o emulador Dolphin no ubuntu ?
Enviado por: MatheusWillder em 19 de Abril de 2015, 16:43
Boa tarde, voltou por aqui pelo fórum, anda se divertindo muito no Tibia?  ;D

Primeiro de tudo, como você instalou o Dolphin? Foi por PPA ou a versão disponibilizada no site? Você usa placa de vídeo OnBoard ou OffBoard? Os drivers dela estão instalados ou atualizados? Qual mensagem de erro você vem recebendo exatamente? Se você tenta rodar ele pelo Terminal, quais mensagens de erro recebe?

Para rodar pelo Terminal, abra o Terminal pesquisando por ele no Painel Inicial ou apertando Ctrl+Alt+T e digite (ou copie e cole com o botão direito do mouse) o comando e após aperte Enter:

Código: [Selecionar]
dolphin-emu
Após isso cole aqui as mensagens que receber. Outra coisa, diferente do Tibia, o Dolphin é pesado, de modo que também pode ser interessante postar o seu hardware, para tentarmos adiantar se vai rodar bem ou não. Aqui ele roda bem, tanto a versão do PPA como a versão do Windows rodando por Wine.
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: Sergio Benjamim em 19 de Abril de 2015, 18:06
capiroto, tente usar o dolphin do novo PPA (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,111353.msg640569.html#msg640569), é recomendável ter o ubuntu 64 bits.
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: capiroto em 20 de Abril de 2015, 04:59
Opa Matheus, tenho jogado bastante tibia! kk
valeu mesmo!

minha placa de video eh offboard, mas pelo seu codigo ai eu ja consegui abrir ele
vamos testar agora com uma rom!


mais uma vez brigado pela dica pessoal!

editado:
Eu consegui sim instalar agora o dolphin e baixei um rom, o new super mario bros,
só que não rodou muito bem, segui os passos de vocês dois e não consegui rodar bem

a configuração é o seguinte

radeon 6720g2 offboard
processador a6 vision (tipo quad core)
e 6 gb de ram
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: MatheusWillder em 20 de Abril de 2015, 11:20
Bom dia,

Veja bem capiroto, como eu disse no tópico anterior sobre Tibia, eu não sou experiente, eu apenas me disponho a ajudar para assim tentar aprender mais. Aprendi algumas coisas naquele tópico, como a executar um .sh pelo Terminal. Aqui nesse caso não é diferente, mas como eu não tenho um hardware semelhante ao seu, eu não posso fazer muita coisa.

Acho que seria melhor você esperar esse pessoal aí mais experiente te ajudar. De início só o que eu te adiantaria é para verificar se os drivers de vídeo proprietários da sua Radeon 6720G2 estão instalados e atualizados, eu perguntei isso mas você esqueceu de responder. Ative os drivers proprietários seguindo esse passo-a-passo (http://www.diolinux.com.br/2014/04/deixe-o-ubuntu-1404-lts-perfeito-para-uso.html) (pule para "Agora vamos instalar os Drivers Proprietários").

Para você ter uma ideia do contraste, no meu computador o Dolphin roda muitos jogos satisfatoriamente bem na maioria dos jogos (incluindo New Super Mario Bros. Wii) a 60FPS, sem placa de vídeo OffBoard. No Windows ele não roda Crysis 3. Mas sua placa roda.

Boa sorte aí! Até mais!
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: Sergio Benjamim em 20 de Abril de 2015, 13:05
Você está usando qual versão do dolphin? O dolphin-emu ou dolphin-emu-master? Tente usar o dolphin-emu-master, é a versão de desenvolvimento e tem várias melhorias.

Dê uma olhada nos requisitos mínimos:

https://br.dolphin-emu.org/docs/faq/ (https://br.dolphin-emu.org/docs/faq/)

E seja mais claro.
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: capiroto em 21 de Abril de 2015, 06:23
Matheus A placa de video tá tudo certo, eu já vi um tutorial que ensinava a instalar certinho os drivers

eu também não manjo muito, só to tentando usar o ubuntu que é muito mais leve que o windows,


Sergio eu to tava usando o emu-dolphin normal pelo terminal, mas dai eu baixei por este link
que você me passou pelo .deb, atualizou pro master e continua a mesma lentidão.

meu sistema é o 64 bits, eu vou ver outros jogos qualquer coisa
é que é demorado pra baixar rs
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: MatheusWillder em 21 de Abril de 2015, 08:56
Bom dia capiroto,

É importante dizer que o suporte de algumas fabricantes de hardware ao Linux não é bom, isso inclui placas de vídeo AMD. Embora, pelo que vi, sua placa de vídeo dedicada seja boa no Windows, é possível que o poder dela não seja usado em sua plenitude no Linux devido ao suporte de drivers da fabricante. Quanto ao seu processador, o FAQ do Dolphin que o Sergio Benjamim passou diz claramente:

Citar
AMD: Devido à taxa de IPC muito fraca, processadores AMD são péssimas escolhas para o rodar o Dolphin.

Assim, eu não sei se será possível usar o Dolphin em seu computador com desempenho satisfatório. Mas claro, mais uma vez digo que estou apenas levantando pontos que acho prováveis, não sou experiente nem tenho certeza de nada.
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: capiroto em 21 de Abril de 2015, 09:20
Matheus eu vou reinstalar o windows, só não to conseguindo direito aqui rs
é que gostei bastante do ubuntu, mas eu já tinha notado que ele precisa ter especificidade de hardware e tals


Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: MatheusWillder em 21 de Abril de 2015, 10:56
Bom dia capiroto,

Infelizmente isso as vezes é necessário se o usuário quer aproveitar melhor o hardware rodando alguns jogos novos. Eu, por exemplo, quando comprei o meu computador, fiquei com o Windows para aproveitar melhor o final da 7 geração de consoles e jogar títulos do início da geração que eu ainda não havia jogado. Foi muito bom, na época eu havia terminado os meus estudos e não havia preocupação com nada, apenas me divertir e passar meu tempo jogando. Aproveitei muito, mas esse divertimento hoje já não faz mais sentido para mim. Meu passatempo favorito hoje é aprender, e esse fórum me ajuda bastante nisso. Agora jogo apenas ocasionalmente, por isso o Ubuntu me atende muito bem. Vou confessar que não uso o Ubuntu apenas por isso, entretanto: o meu HD apresentou problemas e o Windows não consegue mais utilizá-lo, mas no Ubuntu esse HD funciona muito bem. Por falta de grana para comprar um novo HD, estou no Ubuntu. Mas quando eu comprar um novo HD e uma boa placa de vídeo, provavelmente voltarei para o Windows, para novamente poder jogar títulos novos, mesmo que casualmente apenas.

Não estou dizendo que o Ubuntu não serve para isso, entretanto. A biblioteca de jogos (que chamo gameoteca :P) para o Ubuntu vem crescendo, e os emuladores melhorando constantemente no sistema, bem diferente de alguns anos atrás. Mas eu gosto de títulos que não tenho perspectiva de que cheguem no sistema tão cedo, se é que algum dia chegarão. Gosto de sonhar com o futuro, mas sendo realista. Dificilmente as grandes desenvolvedoras de jogos abraçarão um sistema que tem tão baixa adesão de usuários comuns, sem perspectiva de crescimento rápido há anos.

Enfim, aproveite sua estadia no Windows. Se voltar a usar o Ubuntu algum dia, mesmo que seja por livependrive ou liveDVD ou até mesmo máquina virtual, lembre-se sempre desse fórum, e de nós, incluindo você, que fazemos essa maravilhosa comunidade.

Até mais!
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: capiroto em 21 de Abril de 2015, 14:30
matheus então a gente é parceiro kk, porque eu gosto da mesma coisa de aprender, é que nos jogos tudo parece "ficcional" mas muita coisa não é, ainda mais pra você entender a lógica, a história pode ser um mito, mas a lógica em si é muito boa pra aprender também!


eu to na mesma que você, só que agora não to estudando to só "me divertindo", mas eu não consigo ficar só me divertindo sem aprender, aliás acho que os dois tem que ser juntar rs.


eu vou continuar aqui no forum mesmo que eu volte pro windows!
Título: Re: Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: MatheusWillder em 21 de Abril de 2015, 15:08
Boa, continue mesmo por aqui. Até mais!
Título: Emulador Dolphin no Ubuntu i86
Enviado por: marcosshadow em 23 de Abril de 2015, 10:19
Bom dia,

Estou com uma dúvida, teria com instalar o emulador dolphin no Ubuntu i86 ?

Se sim, quais são os procedimentos.

Desde já agradeço.
Título: Re: Emulador Dolphin no Ubuntu i386
Enviado por: Sergio Benjamim em 23 de Abril de 2015, 12:53
Cara, já tem um tópico aberto somente para o Dolphin...

Versão 32 bits somente a última versão "estável", 4.0.2, veja aqui (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,111353.msg640569.html#msg640569).
Título: Re:Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: Sergio Benjamim em 18 de Junho de 2015, 17:10
O dolphin-emu-master agora necessita de uma versão mais recente do libstdc++6 (>= 4.9), então quem usa o 14.04 vai precisar atualizar algumas bibliotecas do sistema, usando o seguinte PPA (https://launchpad.net/~dolphin-emu/+archive/ubuntu/gcc-for-dolphin):

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:dolphin-emu/gcc-for-dolphin
sudo apt-get update

Não precisa atualizar todos pacotes, no Synaptic marque apenas o libstdc++6 para atualizar, e após atualizado desative o PPA (irá atualizar somente o libstdc++6, gcc-4.9-base e mais um ou outro pacote).
Título: Re:Dolphin no Ubuntu 12.04 64bit - Compilando a ultima versao GIT
Enviado por: platao em 18 de Junho de 2015, 17:48
atualizei aqui blz!