Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - lopesadv

Páginas: [1] 2
1
CelticWarrior, muito obrigado pela resposta.

As unidades são formatadas em NTFS.

O Windows não indica erro nas unidades e não pede para fazer correções. Ele "apenas" não as apresenta na árvore, sempre que tais unidades são utilizadas no Ubuntu. É como se as unidades não estivem conectadas nas USBs.

Eu nunca desconecto unidades antes de as ejetar, ou antes de encerrar o computador.

Para fins de novos testes, utilizei, agora, um outro HD externo (NTFS) menor que tenho. Fiz, consecutivamente, os procedimentos que você mencionou:
- primeiro, eu utilizei o HD externo no Ubuntu, o ejetei, removi, reiniciei em Windows (dual boot) e o conectei. Ele não apareceu na árvore. Não houve mensagem de erro, nem pedido de reparação. Atribuí uma letra e ele surgiu na árvore e pôde ser utilizado normalmente.
-segundo, o conectei no Ubuntu, utilizei, desliguei o computador, religuei e fiz boot no Windows. O mesmo aconteceu: o HD externo não surgiu na árvore e, novamente, tive que atribuir uma letra a ele. Daí, o utilizei normalmente.

Quando utilizo pendrive no Ubuntu e depois, a utilizo em Windows, aí sim o Windows apresenta mensagem semelhante a: "há um erro nesta unidade. Clique aqui para reparar". Mas ela é apresentada na árvore e mesmo se eu não a reparar, ainda assim ela funciona. Se eu a reparar, a mensagem cessa.

Realmente, é uma questão que não consigo entender.

Alguma outra sugestão?

Grande abraço.

2
De volta.
O Windows já estava com a opção de arranque rápido desativada. Mesmo assim, remarquei a opção, salvei, depois a desmarquei novamente e salvei. Voltei para o Ubuntu, operei o HD externo lá normalmente. De volta ao Windows, o fato se repetiu. Tive que associar uma letra ao HD. E o Windows resolveu dar mensagem de que "há um erro nesta unidade. Reinicie para reparar" ou algo muito parecido. Entretanto, o conteúdo está sendo lido normalmente. O Ubuntu faz alguma alteração que não consigo descobrir qual é. Mais alguma hipótese?

Obrigado!

3
Opa ... sim. Segui o procedimento de desmontagem do volume. Agora, a questão da desativação do arranque rápido eu não testei. Vou fazer a configuração e testar com um outro HD externo, de pouca capacidade e posto o resultado aqui.
Obrigado pelo retorno.

4
Prezados, boa noite!
Ao utilizar HD externo no Ubuntu, alguma alteração acontece que impede que o Windows o exiba na "árvore".
No meu caso, uma letra não é atribuída a ele no Windows, necessitando usar a ferramenta do Windows (discos e partições) para atribuir uma letra a ele (o Windows o vê lá, íntegro) e, a partir daí, é possível trabalhar nele normalmente. Isso me deu um baita susto, porque o evento aconteceu em um HD de grande capacidade emprestado de um amigo para que eu copiasse os dados para o meu HD, também externo. Ressalto que o meu HD externo sofreu o mesmo evento e até eu entender que bastava atribuir uma letra à unidade, foram alguns momentos de angústia. Os HDs são mecânicos.
Por que isso acontece? Há como evitar? Pode "evoluir" para algo perigoso, como perda de dados ou mesmo impossibilidade de se acessar o HD em definitivo?
Os dois HDs estão com sistema de arquivos NTFS.
Desde já, agradeço-vos.

5
Aplicativos / Re: Instalação de PikLab no ubuntu 12.04
« Online: 06 de Novembro de 2012, 15:18 »
jkmsjq, eu havia seguido um tutorial semelhante (curioso: não o estou encontrando mais). A primeira parte eu fiz, pois constava no tutorial. Segundo o autor, aqueles primeiros passos (que instalam bibliotecas KDE e outros pacotes) foram suficientes. Quando eu tentava a compilação, eu não tinha sucesso. O cmake . funcionava normalmente, mas o make informava algo do tipo: "Nada a fazer. Pare". Talvez eu estivesse apanhando dos procedimentos de compilação. Entretanto, quando baixei o pacote do PikLab, diretamente do site oficial, verifiquei o arquivo "install" que orientava os mesmos passos: cmake .    make    make install. Segui outros tutoriais, como este http://photonics.engr.uga.edu/piklab/index.html (para 11.04 e posteriores) mas, sem sucesso. Em verdade, acabei "fazendo uma bagunça danada" no sistema, baixando, compilando, reinstalando vários pacotes e, não antes de tentar vários outros tutoriais, reinstalei o Ubuntu 12.04 do zero novamente (não consegui voltar ao "status quo ante"). Observando o tutorial que você apontou, verifiquei que o autor faz basicamente a mesma sugestão de outros tutoriais, a saber, instalar bibliotecas retiradas dos repositórios na versão 12.04 e 12.10. Entretanto, há um diferencial: ele orienta a criação de um arquivo de configuração (regras). Pergunto: será que é seguro fazer isso? Como "volto atrás" em caso de "corromper" o sistema, como fiz antes? Fico "com medo", principalmente por não entender as regras que o autor colocou lá.

6
Aplicativos / Instalação de PikLab no ubuntu 12.04
« Online: 06 de Novembro de 2012, 11:00 »
Bom dia a todos.
Eu vinha utilizando o PikLab, uma IDE para programação de microcontroladores. Consegui usá-lo até o Ubuntu 11.10 (é necessário algumas implementações. Nas versões anteriores, o aplicativo estava nos repositórios oficiais). Entretanto, no Ubuntu 12.04 (64) não consigo instalar o aplicativo. Os foruns por aí explicam que a remoção de algumas bibliotecas da versão nova levam à remoção do próprio aplicativo, daquelas dependentes. Tentei instalar a versão anterior do Ubuntu, junto com o aplicativo e, depois, atualizar para a mais nova. Mas, como era de se esperar, o aplicativo é removido na atualização, quer ela seja feita via internet, quer pela mídia. Há alguma solução para isso?

7
Instalação e Atualização / Atualização do Ubuntu sem perda de aplicativo
« Online: 04 de Novembro de 2012, 17:27 »
Boa tarde a todos.
Eu vinha usando um aplicativo chamado PIKLAB (é uma IDE para programação de microcontroladores) que era mantida nos repositórios Ubuntu (acredito que até a 9.10). Os novos lançamentos tiraram o aplicativo dos repositórios, não por instabilidade, mas, até onde consegui apurar, por causa de remoção de bibliotecas que passaram a não acompanhar as novas versões do Ubuntu. Bem: esta IDE é muito boa e eu já me acostumei com ela - bem completa. Consegui, seguindo alguns tutoriais, instalar o aplicativo no Ubuntu 11.04. Entretanto, com as novas versões não consegui. Segui diversos tutoriais, sem sucesso. Fiz a instalação do zero do Ubuntu 12.04 (64bits), tentei novamente, sem sucesso. Então, reinstalei do zero o Ubuntu 11.04, atualizei (o que está disponível, dado o fim do suporte LTS) e, novamente, instalei sem muita dificuldade o aplicativo. O sistema todo está funcionando perfeitamente. Ante isso, pergunto: é possível eu atualizar para a versão 12.04 (talvez passando pela 11.10), sem que eu perca o aplicativo? É possível atualizar o sistema sem que eu perca as bibliotecas atualmente instaladas e usadas pelo PIKLAB?
Desde já, agradeço.
Bons trabalhos a todos.

8
Instalação e Atualização / Re: Codecs de vídeo...
« Online: 04 de Junho de 2011, 19:48 »
Ola lopesadv

Por favor evite "desenterrar" topicos.

Voce respondeu a uma mensagem do ano de 2005, possivelmente os usuarios envolvidos nem acessem mais o forum.

A dica postada pode não funcionar na versão do Ubuntu usada em 2005.

[]'s

Tota, obrigado pelo conselho. Evitarei. Em verdade, não havia visto a data do post que respondi. Ele estava (está) aberto e liberado para edição (e aparentemente sem solução para o problema). E é uma pena que os usuários não acessem mais este forum, justamente agora, que amadureceu tanto. De fato, tens razão: a dica pode não funcionar para aquela versão. Entretanto, pode funcionar - porém, acho que ninguém fará mais o teste - mas, certamente funciona em versões mais recentes, então, talvez alguém aproveite  a dica. É certo que do fato tiramos alguns fatos, equiparados a conselhos, ou lições: no meu caso, mais atenção às datas dos posts ao respondê-los (com cuidado para não ignorar alguém que ainda necessite de algum conselho e que ainda não teve resposta que ajudasse e que, por necessidade ou outra coisa, posta a dúvida, mas com outro assunto como tema, em outras áreas, aqui e acolá); doutro norte, a sugestão de se manter aberto para pesquisa os posts antigos (principalmente, mas não somente, os resolvidos) mas "travá-los" para edição. Neste caso, todos saberão que o assunto se trata de um defunto. Vai que de repente algum outro exumador, como eu, imaginando estar ajudando alguém, está, na verdade, tirando cadáveres da cova.
Novamente, agradeço o conselho.

lopesadv

9
Instalação e Atualização / Re: Desculpa ...
« Online: 02 de Junho de 2011, 00:30 »
claudiochaves, boa noite. No synaptic, procure por ubuntu-restricted-extras. Ele vai te mostrar três opções (salvo engano): xubuntu-restricted-extras, ubuntu-restricted-extras e kubuntu-restricted-extras. Dependendo do modo gráfico (se fosse aqui para mim, gnome, pois uso ubuntu) você marca um deles para a instalação. Vai baixar um pacotão de coisas. Mas seus players (principalmente o que vem por default na sua distro) rodarão tudo. Você terá, antes, que marcar, pelo synaptic mesmo, dois outros canais de software: "drivers proprietários para dispositivos" e "aplicativos restritos por copyright ou questões legais" (e as questões envolvidas nisso você já deve saber). Mande recarregar (ainda no synaptic) e depois faça o procedimento já descrito no início. Bons trabalhos.

10
De fato.
Fiz o teste sugerido no wiki, e o resultado foi que realmente meu sistema não suporta o Unity. Mas, veja o resultado:

/usr/lib/nux/unity_support_test -p
OpenGL vendor string:   NVIDIA Corporation
OpenGL renderer string: GeForce FX 5200/AGP/SSE/3DNOW!
OpenGL version string:  2.1.2 NVIDIA 173.14.30

Not software rendered:    yes
Not blacklisted:          no
GLX fbconfig:             yes
GLX texture from pixmap:  yes
GL npot or rect textures: yes
GL vertex program:        yes
GL fragment program:      yes
GL vertex buffer object:  yes
GL framebuffer object:    yes
GL version is 1.4+:       yes

Unity supported:          no

Apenas o "Not blacklisted" aparenta ser a causa do problema. Tem ideia do que seja? Será que a minha nVidia não é "aceitável"? Se sim, há como resolver (sem a compra de outra)?
Novamente, muito obrigado.

11
Boa noite.
Instalei o Ubuntu 11.04. Trata-se de um Sempron 2200+ com 512Mb de RAM (por enquanto). Estava rodando, antes, o Ubuntu 10.04. A instalação do 11.04 foi limpa. Há uma nVidia instalada (uma GeForce FX 5200). O sistema informa que o driver está instalado, mas não está em uso pelo sistema. É o driver 173, sugerido após a instalação. No sistema anterior, estava rodando normalmente.

O lspci informa:

lspci | grep VGA
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV34 [GeForce FX 5200] (rev a1)

O glxinfo:

glxinfo | grep direct
direct rendering: Yes

O lsmod:

lsmod | grep nvidia
nvidia               7098106  24

O xorg.conf está assim:

# nvidia-settings: X configuration file generated by nvidia-settings
# nvidia-settings:  version 270.29  (buildd@roseapple)  Fri Feb 25 14:43:24 UTC 2011

# nvidia-xconfig: X configuration file generated by nvidia-xconfig
# nvidia-xconfig:  version 1.0  (buildmeister@builder75)  Thu Apr 14 09:22:52 PDT 2011

Section "ServerLayout"
    Identifier     "Layout0"
    Screen      0  "Screen0" 0 0
    InputDevice    "Keyboard0" "CoreKeyboard"
    InputDevice    "Mouse0" "CorePointer"
    Option         "Xinerama" "0"
EndSection

Section "Files"
EndSection

Section "InputDevice"

    # generated from default
    Identifier     "Mouse0"
    Driver         "mouse"
    Option         "Protocol" "auto"
    Option         "Device" "/dev/psaux"
    Option         "Emulate3Buttons" "no"
    Option         "ZAxisMapping" "4 5"
EndSection

Section "InputDevice"

    # generated from default
    Identifier     "Keyboard0"
    Driver         "kbd"
EndSection

Section "Monitor"
    Identifier     "Monitor0"
    VendorName     "Unknown"
    ModelName      "Philips 150S"
    HorizSync       30.0 - 63.0
    VertRefresh     56.0 - 76.0
    Option         "DPMS"
EndSection

Section "Device"
    Identifier     "Device0"
    Driver         "nvidia"
    VendorName     "NVIDIA Corporation"
    BoardName      "GeForce FX 5200"
EndSection

Section "Screen"
    Identifier     "Screen0"
    Device         "Device0"
    Monitor        "Monitor0"
    DefaultDepth    24
    Option         "TwinView" "0"
    Option         "TwinViewXineramaInfoOrder" "CRT-0"
    Option         "metamodes" "nvidia-auto-select +0+0"
    SubSection     "Display"
        Depth       24
    EndSubSection
EndSection

O monitor em uso é um Philps 150S.

O Unity não sobe, apenas o gnome. O instalador gráfico avisa: "Este driver está ativado, mas não está atualmente em uso."

Observei o Nvidia X Server Settings em Sistema -> Administração e não encontrei nada que socorresse.
Após tentar sem conseguir resolver o problema, desinstalei o driver nVidia e instalei o 180. O resultado foi o mesmo. Novamente, desinstalei o 180 e reinstalei o 173. O resultado permanece o acima relatado. As saídas dos comandos acima foram obtidas após a reinstalação do 173, que citei.

A meu ver, deveria estar funcionando.

Desde já, agradeço as ajudas na busca da solução do problema.

12
Servidores / Re: Instalando meu primeiro Servidor Linux
« Online: 18 de Abril de 2011, 20:30 »
Boa ideia você postar o seu progresso.
Vou acompanhá-lo. Também almejo desenvolver um projeto semelhante ao seu.
Bons trabalhos.

13
Boa tarde.
Possuímos um aplicativo Windows em um servidor (também Windows). As estações Windows rodam localmente esse aplicativo através de um link na rede que aponta para o executável de tal aplicativo no servidor. Algumas estações usam Ubuntu 10.04. A ideia é fazer o mesmo nas estações linux e rodar o aplicativo via Wine. Tentei fazer e não consegui. O programa Windows informa que o serial do HD não é reconhecido (coisa de proteção de software pois temos uma licença). Interessante é que as estações Windows rodam normalmente, ou seja, o programa "roda" no servidor (pois reconhece o serial do HD) e "abre" no cliente. Porém, como dito, nas estações linux não roda. Tentei instalar o programa localmente, via wine. Instalou normalmente e, ao rodar, ocorre o mesmo erro. Alguma ideia?
Desde já, agradeço a atenção e colaboração.

14
Internet, Redes e Segurança / Re: DHCP não funciona após conexão pppoe
« Online: 12 de Abril de 2011, 13:59 »
zekker, muito obrigado. Problema resolvido. Você pode me indicar um material para estudo dos porquês dessa ocorrência? E como faço para anotar como "resolvido" essa questão aqui no forum?

15
Olá a todos. Utilizo um notebook acer no local de trabalho que faz conexão dhcp. Acontece que, em outro local, fiz uma conexão pppoe, correndo tudo normalmente. Porém, voltando ao local de trabalho e plugando o notebook (via cabo) não consegui mais fazer a conexão via dhcp. Não há obtenção de IP automaticamente. O ifconfig retorna que a placa eth0 está rodando (running) mas sem ip. Atribuo um ip na classe da rede, pingo no gateway normalmente, mas não consigo acessar a rede. Não encontrei material a respeito. Podem me ajudar? Há algum material já neste sentido? Desde já, agradeço.

Páginas: [1] 2