Autor Tópico: Dual Boot xp home edition com ubuntu  (Lida 3789 vezes)

Offline Gomesm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Dual Boot xp home edition com ubuntu
« Online: 18 de Maio de 2012, 16:34 »
  Boa tarde, desde já peço desculpa se aqui não for o lugar certo para este tópico ou se já existir algo igual:
 É o seguinte tenho Ubuntu com Windows 7 num PC em dual boot e tudo bem.
Mas não consigo noutro PC que tem 2HDs instalar em dual boot com xp home edition sendo o 1º hd o xp e o 2º o ubuntu, configuro para instalar o grub no 1º hd (para fazer  dual boot) mas dá erro na instalação quando está nessa parte.
Agradeço desde já a vossa ajuda

 Cumprimentos

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dual Boot xp home edition com ubuntu
« Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2012, 16:42 »
Ola

O mais importante....

Qual o erro?

[]'s

clodoaldops

  • Visitante
Re: Dual Boot xp home edition com ubuntu
« Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2012, 00:45 »
-escolha instalar o grub no sda

Offline Gomesm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Dual Boot xp home edition com ubuntu
« Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2012, 04:53 »
Obrigado pela vossa atenção.
Quanto ao erro agora não sei dizer mas logo vou repetir e então o colocarei aqui, quanto ao grub no sda é exatamente isso que eu faço .
Logo farei outra tentativa e tentarei expor melhor o problema exato
cumprimentos

Offline Gomesm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Dual Boot xp home edition com ubuntu
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2012, 15:02 »
Boas;
Tal como disse aqui estou para relatar o problema:
é assim; instalar ubuntu no hd2 (Sdb) com o grub também no hd2 não tem nada de problema e funciona perfeitamente só que não faz dual boot, para iniciar o ubuntu tenho que alterar o boot na bios.
O que quero é instalar o ubuntu no hd2 e fazer dual boot com o windows que está em hd1, então ao instalar o ubuntu tenho que dizer que quero instalar o grub no hd1 (Sda) e quando está a instalar e chega a altura de instalar o grub aparece uma caixa que diz:
     
 "Não é possivel instalar o grub em /dev/sda"
     "a execução de grub-install dev/sda falhou"
           "Este é um erro fatal"

Enfim eis o meu problema, agradeço ajuda pois sou novato em linux e não estou a ver o que possa fazer,
desde já obrigado
Cumprimentos

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Dual Boot xp home edition com ubuntu
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2012, 18:37 »
Pode haver alguma corrupção no setor do primeiro HD que esteja impedindo a instalação.
No boot arrancando pelo primeiro HD o windows é iniciado ou aparece algum erro?

Uma opção prática seria acessar a bios e na parte do Hard disk modificar a ordem de prioridade, para que o segundo seja o primeiro.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Gomesm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Dual Boot xp home edition com ubuntu
« Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2012, 19:08 »
Não, o windows inicia sem erro algum.
Quanto à outra parte (mudar o boot) não entendi!
Já tive tudo (ubuntu e grub) instalado no 2º HD, dei boot por este, mas ele não faz dual boot (não questiona qual o SO a iniciar) pura e simplesmente inicia ubuntu.
Será isto que sugere?.
Obrigado
Cumprimentos

Offline Eduardof

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Usuario Linux
    • Ver perfil
    • Poemas e Pensamentos
Re: Dual Boot xp home edition com ubuntu
« Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2012, 20:42 »
Instala o grub no hd do que está o Ubuntu e vê se ocorre erro.

Assim na bios você da escolhe o boot no hd 2 e com o grub funcionando você escolhe qual sistema operacional vai acessar.
“Assim que nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos” (William Shakespeare)

Offline Gomesm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Dual Boot xp home edition com ubuntu
« Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2012, 09:50 »
Olá,
Fiz tal como o Eduardof disse (aliás já o havia feito anteriormente), só que o problema está que eu não consigo visualizar a tela de dual boot, aparece uma mensagem no ecran a dizer para mudar definição para 1280x1024 60hz. Depois inicia o ubuntu e tudo corre normal, se quando aparece essa tela eu andar com o cursor para baixo inicia no xp.
Portanto ele faz o dualboot só que eu não o consigo ver. Já alterei no grub para 1280x1024 mas os 60hz não sei onde fazê-lo. Penso que terá a ver com os drivers da placa (ATI), mas até agora ainda não consegui resolver o problema.
De qualquer forma obrigado a todos pelas ajudas e sugestões dadas;
Cumprimentos

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re: Dual Boot xp home edition com ubuntu
« Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2012, 11:57 »
Instalei novo teclado e quando da opção do Grub o teclado não é reconhecido para seta acima ou abaixo

Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Re: Dual Boot xp home edition com ubuntu
« Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2012, 08:40 »
  Boa tarde, desde já peço desculpa se aqui não for o lugar certo para este tópico ou se já existir algo igual:
 É o seguinte tenho Ubuntu com Windows 7 num PC em dual boot e tudo bem.
Mas não consigo noutro PC que tem 2HDs instalar em dual boot com xp home edition sendo o 1º hd o xp e o 2º o ubuntu, configuro para instalar o grub no 1º hd (para fazer  dual boot) mas dá erro na instalação quando está nessa parte.
Agradeço desde já a vossa ajuda

 Cumprimentos

Desabilita o HD do Windows. Faça a instalação do Ubuntu e depois acessa pela BIOS. Com o tempo o Ubuntu atualiza o GRUB e fica Dual Boot, novamente.
Bezerra.

Offline Gomesm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Dual Boot xp home edition com ubuntu
« Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2012, 12:01 »
Neste momento o ubuntu já está instalado e tudo ok menos o tal problema acima referido, já estive a analizar e o problema é com a definição do monitor, pois experimentei ligar à TV e funcionou.
Portanto o que acontece é que tenho que alterar as resoluções do monitor (ainda não sei como) para quando iniciar eu consiga visualizar a tela de dual  boot, porque depois dos 10s em inicia o ubuntu e  funciona tudo ok.

Offline Eduardof

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Usuario Linux
    • Ver perfil
    • Poemas e Pensamentos
Re: Dual Boot xp home edition com ubuntu
« Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2012, 02:54 »
Pelo que entendi a resolução de tela que quer alterar é na hora que o grub abre, é isso né?

Se for cara, eu sempre edito o grub usando o grub customizer.

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer
sudo apt-get update
sudo apt-get install grub-customizer

Depois é só entrar em propriedades e aparência.
A minha resolução aqui está na padrão para evitar problemas dependendo o monitor que vou ligar.

Depois que alterar é só fechar as propriedades salvar e fechar o programa.

Este programa também serve para editar tempo que espera do grub, colocar imagem no plano de fundo e por ai vai.
Só cuidado ao fazer alterações já que o grub é muito sensível e qualquer erro ele impede os sistemas operacionais de serem abertos.

Pela linha de comando preciso lembrar como faz, já tem um tempo que não faço por lá.
;)

Aguardo resposta para saber se resolveu, se não ai procuro certinho como alterar pela linha de comando.
“Assim que nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos” (William Shakespeare)

Offline Gomesm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Dual Boot xp home edition com ubuntu
« Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2012, 13:24 »
Obrigado a todos pelo interesse em ajudar;
Já tinha instalado o grub customizer e depois de varias investigações e experiências consegui, agora já vejo o dual boot e posso escolher qual o SO que quero abrir.
A solução, para já, foi habilitar (através do grub customizer) o grub em modo de consola e apesar de não ficar bonitinho resolve o problema, entretanto vou continuar a investigar para também o conseguir pôr a funcionar em modo gráfico.
Cumprimentos