Autor Tópico: Print Server TP-Link TL-PS310U  (Lida 21482 vezes)

Offline Vampiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Print Server TP-Link TL-PS310U
« Online: 14 de Junho de 2010, 18:04 »
Olá a todos!
Venho solicitar a vossa ajuda, pois estou a dar os meus primeiros passos no Ubuntu.
Instalei, e pela primeira vez, a nova versão do ubuntu e deparei-me com um problema: Tenho no escritório 5 pcs ligados em rede. 4 com o xp e o meu com o Ubuntu.
Usamos uma multifunções Brother 8020 ligada por usb a um print server TP-Link TL-PS310U que se encontra ligado por cabo de rede a um router wireless thomson.
Acontece é que não sei, nem consigo aceder à impressora na rede e todos os outros conseguem. Não sei mesmo o que fazer. Os drivers disponíveis para o print server só dão para ambiente windows e já tentei o wine e tudo e não deu (posso não ter configurado bem o wine).
Preciso mesmo da vossa ajuda porque sem a impressora terei que voltar para o windows... >:(
Desde já o meu obrigado
Abraços

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Print Server TP-Link TL-PS310U
« Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2010, 02:08 »
Essa é a única impressora do print server? Tente acedê-la com o CUPS, no URI "socket://ip-do-printserver:9100".

Você acede e configura o cups em "http://localhost:631".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Vampiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Print Server TP-Link TL-PS310U
« Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2010, 07:42 »
Eu não sou grande entendido... Podia me explicar melhor como faço?
Abraços

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Print Server TP-Link TL-PS310U
« Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2010, 08:17 »
Abra o cups, e configure a impressora.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Vampiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Print Server TP-Link TL-PS310U
« Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2010, 08:32 »
Diz isto após configurar: "recuperável: Não é possível ligar à impressora; nova tentativa dentro de 30 segundos..."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Print Server TP-Link TL-PS310U
« Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2010, 09:42 »
Talvez esse printserver não seja capaz de oferecer a impressora por "JetDirect" (o que é estranho).

Tente então pela rede windows, configurando a impressora com o URL "smb://ip-do-printserver/nome-da-impressora".

Note que nesse caso, você precisa configurar o Samba pra usar o mesmo workgroup do resto de sua rede, no arquivo "/etc/samba/smb.conf".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Print Server TP-Link TL-PS310U
« Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2010, 10:42 »
Desculpem minha intromissão, mas o que acham de primeiro instalar a impressora localmente, ( plugue ela no seu computador ) instalar e ver se imprime realmente antes de qualquer abordagem via rede?

Pode ser um simples ppd errado, e assim não vai imprimir de jeito nenhum, nem via samba, nem via cups.

Depois de configurada localmente e funcional, basta duplicar a entrada no painel do cups e testar os locais remotos, mas aí com a certeza da impressora estar operacional.

Outro detalhe, é se sua impressora tem senha para imprimir. Isto é outro osso a ser resolvido, pois se as configurações da impressora estiverem mal feitas não é possível impressão por senha.

Finalmente, vá a qualquer maquina Windows e verifique em impressoras e ap. de fax=> propriedades da impressora=> locais ou conexões qual o ip atribuído a ela pelo printer server, bem como a porta ( geralmente 9100 ) para poder fazer a configuração remota.

[],s

Offline Vampiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Print Server TP-Link TL-PS310U
« Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2010, 11:03 »
Liguei directamente, como sugerido, a impressora ao pc por usb e ficou a funcionar. No entanto pelo print server ainda não consegui fazer nada.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Print Server TP-Link TL-PS310U
« Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2010, 11:13 »
Você consegue pelo menos ver o printserver, no Ubuntu? Ou alguma das máquinas windows?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Vampiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Print Server TP-Link TL-PS310U
« Resposta #9 Online: 16 de Junho de 2010, 11:19 »
Já está resolvido. O problema era que o ip impresso no aparelho não era o correcto. Assim que mudei o ip para o correcto ficou a funcionar!
Obrigado a todos pela ajuda.
Abraços

Offline marco1602

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Print Server TP-Link TL-PS310U
« Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2010, 11:20 »
Como solucionou?
Tenho um print server destes, mas não consigo imprimir. Já peguei o IP correto, consigo o ping, mas na hora de configurar me parece que o "server" não é capaz de imprimir remotamente. (O Windows faz uma "ligação direta" como a impressora, e o "server" não.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Print Server TP-Link TL-PS310U
« Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2010, 13:19 »
vc está usando o cups pra imprimir?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline marco1602

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Print Server TP-Link TL-PS310U
« Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2010, 13:36 »
Acho que sim. Tentei todas as opções do Ubuntu para instalação de impressora remota.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Print Server TP-Link TL-PS310U
« Resposta #13 Online: 06 de Setembro de 2010, 16:05 »
Execute o comando abaixo e cole o resultado aqui.

nmap -sT <endereço do servidor de impressão>
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline marco1602

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Print Server TP-Link TL-PS310U
« Resposta #14 Online: 08 de Setembro de 2010, 04:37 »
Execute o comando abaixo e cole o resultado aqui.

nmap -sT <endereço do servidor de impressão>
a porta tcp do server é 515