Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - daltro11

Páginas: [1]
1
Áudio e Vídeo / Reprodução de vídeo engasgando
« Online: 07 de Novembro de 2019, 00:24 »
Pessoal, estou gostando bastante do Ubuntu Eoan. É um Gnome realmente bonito e bem afinado esse da versão atual, está bem fluído o uso, MAS estou tendo um problema inconveniente a ponto de me fazer certamente largar da distro caso não consiga resolvê-lo, mesmo que o Gnome seja ótimo (eu gosto de Gnome, mas eu sei dos seus problemas e de como é difícil otimizá-lo para que fique usável, ainda mais com 4gb de RAM).

Não estou conseguindo reproduzir vídeos de forma suave. A cada 7~10 minutos de vídeo dá uma daquelas "engasgadas", como se o vídeo estivesse rebobinando. Não estou assistindo nada em resolução tão alta (720p, Matroska), meu PC é um i3-4005U, 4gb de RAM. Em nenhuma outra distribuição lembro desse problema ocorrer (Debian e Void, pelo menos).

Abaixo segue uma lista de coisas que já tentei fazer, mas sem resultado:

1. Mudar o player de vídeo (o problema acontece tanto no Totem quanto no SMPlayer);
2. Mudar o motor no SMPlayer (acontece tanto com MPV quanto com MPlayer);
3. Ativar a decodificação por hardware (tanto vdpau quanto vaapi, o mesmo problema);
4. Atualizar os drivers de vídeo (pacotes mesa-*, etc), adicionando o PPA Oibaf e depois rodando um "apt upgrade";
5. Criar um arquivo "/etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf" com o seguinte conteúdo:

Código: [Selecionar]
Section "Device"
  Identifier "Intel Graphics"
  Driver "intel"

  Option "TearFree" "true"
  Option "DRI" "3"
EndSection

Espero que exista alguma solução para o problema, estou gostando do Eoan. Como podem ver pelo arquivo acima, estou usando o driver i915, que é o driver open-source da Intel mesmo. Em outras distribuições, lembro de ter um desempenho pouca coisa pior com o modesetting e problemas de tearing.

Ps.: às vezes noto pequenas travadinhas no sistema, mas são realmente ínfimas. Não sei se tem alguma correlação ou não.

2
Sei que não é um pedido usual (até porque pesquisei antes de vir aqui), mas enfim...

Já usei diversos sistemas operativos, inclusive várias versões de Windows (98, 2003, XP, Vista, 7, 8/8.1, 10) e notei uma coisa que acredito que também ocorre no Linux: a última versão do driver da placa gráfica integrada que presta (sim, estou falando de desempenho em jogos 3D e estabilidade em tarefas como renderização etc) é a 10144578, que é, noutras palavras, o release de 13 de janeiro de 2016 desse software. Sei que no Linux - pelo menos no Arch que foi a distro a qual mais usei, mas agora vou voltar pro Linux com o Ubuntu mesmo, por ter comunidade maior - não existem exatamente "drivers" como no Windows, mas sim módulos integrados ao kernel, que diferencia-se justamente por ser monolítico.

Gostaria de saber se é possível usar uma versão desse módulo de 2015~2016 numa versão recente do kernel Linux ou é um processo inviável. Se possível, gostaria de mais detalhes sobre a dificuldade de se fazer isso, o que mais ou menos eu teria que fazer etc.

Grato desde já, abraços!

3
Iniciantes / Re: Existe complicação ao usar KDE no Ubuntu?
« Online: 31 de Outubro de 2011, 03:12 »
Problema resolvido, acho que já da pra trancar o tópico e colocar [resolvido]... Resolvi da seguinte forma: simplesmente digitei no terminal: "apt-get install software-center", e está instalando a Central de Programas do Ubuntu... Até não sei se pode instalar a Central de Programas em outras distribuições, adicionar canais de software manualmente, nas configurações da Central de Programas, e usar a Central de Programas em alguma outra distribuição que use "apt-get", como o Debian, por exemplo.

4
Iniciantes / Re: Existe complicação ao usar KDE no Ubuntu?
« Online: 31 de Outubro de 2011, 02:49 »
 Editado 2:51 -> Vasculhando por códigos no terminal, achei o "apt-get" instalado. Primeiro tentei o "urpmi" e deu "Comando não encontrado", depois tentei o "apt-get" e apareceu a lista de comandos do "apt-get". Mas, agora tenho outra dúvida, onde acho uma boa interface gráfica para o "apt-get"? E como gerencio as mídias do "apt-get" sem os "Canais de software"? Os "canais de software" estão presentes no menu do KDE, mas quando clico nada ocorre... O que faço?
 Obs.: Estou baixando o Synaptic pelo "apt-get", pois os pacotes ".deb" continuam sendo reconhecidos normalmente. Será que não há como eu instalar novamente a Central de Programas do Ubuntu mesmo com essa "distribuição desconhecida"? Estou a chamando de distribuição desconhecida, "sem pai & sem mãe", pois ela é totalmente indefinida. Seria um Mandriva com pacotes ".deb", Synaptic e "apt-get", mas sem o tema do Mandriva no KDE4? Ficou estranho, mas bem rápido, estável e bonito... Acho que até um pouco mais rápido que o próprio Ubuntu como estava antes, com GNOME e Unity...
  Resumo para quem não quer ler o "texto" -> Onde acho uma interface gráfica parecida com a Central de Programas do Ubuntu para o "apt-get"? Ou como re-instalo a Central de Programas nessa "distribuição desconhecida" rodando em cima do Ubuntu? Acho que misturei o Mandriva e o Ubuntu num caldeirão...

5
Iniciantes / Re: Existe complicação ao usar KDE no Ubuntu?
« Online: 31 de Outubro de 2011, 02:39 »
@bawlaw.. Exatamente neste momento estou removendo o GNOME e todos os seus programas. Já instalei todo o pacote KDE Full, com suas depêndencias e programas... Mas, estou com um pouco de medo de perder meu Linux, acho que podem haver vários conflitos nessa situação... Peguei um código pronto de um site para retirar o GNOME e deixar só o KDE. Retirei a parte do comando que "dizia" para instalar o "kubuntu-desktop", pois já tenho o "kde-full", instalado pelo Synaptic. A página estava no histórico do Firefox, que já foi desinstalado, pois eu usava só o Firefox nativo do Ubuntu, e não tinha o da Mozilla Corp. instalado... Acabou de terminar o processo no terminal, vou encerrar a sessão e depois digo no que deu. Caso eu não consiga sequer ligar meu Ubuntu modificado, eu dou a resposta pelo Windows (está em dual-boot) e deixo de madrugada baixando o Kubuntu e instalo no outro dia... Então, será que vai haver algum problema? Vou ver... Flw..

6
Iniciantes / Existe complicação ao usar KDE no Ubuntu?
« Online: 30 de Outubro de 2011, 21:52 »
Tenho essa dúvida... Começei a mexer no Linux faz mais ou menos 15 dias e achei o KDE mais bonito. Meu notebook não é o PC dos sonhos, mas é capaz de rodar o Aero (tenho o Ubuntu 11.04 em dual-boot com o Windows 7 HP). Gostei do KDE e estou baixando ele nesse momento pelo Synaptic. Mas, estou com uma dúvida que é: não haverá algum conflito? É disso que tenho medo, um conflito de depêndencias. Será que se eu instalar o KDE e desinstalar o GNOME dá algum conflito? Ou será que posso instalar o K Menu Gnome (http://kde-apps.org/content/show.php?content=31031) e o GNOME Menu Extended (http://gtk-apps.org/content/show.php/Gnome+Menu+Extended+%28Debian+Package%29?content=73515) fica ruim?

Páginas: [1]