Autor Tópico: intregridade é realmente nescessário?(resolvido)  (Lida 3633 vezes)

Offline Azambuja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
intregridade é realmente nescessário?(resolvido)
« Online: 29 de Junho de 2009, 14:22 »
Olá sou novo por aqui e um pouco novo no linux( testei o 8.10 comprado em banca e não consegui mexer e ultimamente o 9.10, este último baixei do site do ubuntu br e achei mais fácil, porque agora consegui mudar a resolução da minha tela), pesquisei sobre o assunto, me cadastrei no forum e não achei algo que tenho dúvida:
Eu gostaria de instalar o Ubuntu customizado do site linux no pc no meu hd, mas quando baixei e chequei com winmd5Sum tinha letras(acho que eram letras ou números, já esqueci) diferentes do md5 da página do cara.
Emulei com o Daemon Tools e ele leu o dvd. Não instalei e joguei fora, devo baixar denovo? Se estiver errado denovo e eu instalar o próprio ubuntu se corrige?
Obrigado pela atenção.
« Última modificação: 03 de Julho de 2009, 18:57 por Azambuja »

Offline yeticannotski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: intregridade é realmente nescessário?
« Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2009, 17:17 »
Olá, benvindo ao mundo Ubuntu.

Na verdade, até onde eu modestamente sei, o importante é que o CDrom gravado na forma de imagem esteja livres de erros. Você não tem outros meios de verificar a integridade do CD? De repente o md5 publicado no site está desatualizado. Só isso.

Se tive uma boa conexão, nem precisa comprar CD de banca ou pegar do site Linux no PC. Você tem certeza que a versão customizada deles tem algum aspecto especial que você não consegue igualar com meia hora de pesquisa partindo da versão standard? No seu lugar, eu baixaria o arquivo de instalação e gravaria como imagem em um CD qualquer.

Para baixar o Ubuntu-BR: http://www.ubuntu-br.org/download

Para baixar o Ubuntu normal (internacional): http://www.ubuntu.com/getubuntu/download

Na dúvida entre 32 e 64 bits, é mais "garantido" o 32.

Ao gravar o CD, é importante lembrar que é necessário gravar tudo como imagem e não simplesmente copiar o arquivo. Para um tutorial:

http://ubunteiro.wordpress.com/2008/05/08/gravar-imagem-iso-cd-dvd/

Lunik

  • Visitante
Re: intregridade é realmente nescessário?
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2009, 22:30 »
Qual o site dessa versão customizada que você fala?

Eu ia comentar sobre os md5 dos sites oficiais, mas eu nem consegui achar mais... acho que pararam de publicar (alguém pode confirmar isso?).

De qualquer jeito, no próprio livecd de instalação existe uma opção no menu pra checar a integridade do cd. É bom fazer isso antes de instalar.

Offline Azambuja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: intregridade é realmente nescessário?
« Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2009, 13:11 »
olá pessoal.
O site de que eu falava era o http://www.linuxnopc.com.br/lpc/index.php?option=com_content&view=article&id=22&Itemid=29
oque diz no site do cara que me interssou :
"# Todos os repositórios de pacotes (programas, bibliotecas, documentação, ...) já configurados

    * Repositórios extra :
          o Repositório Winehq
                + Wine
          o Repositório Medibuntu
                + Codecs multimídia e alguns programas extra
          o Repositório Google
                + Programas como o Picasa, Google Earth, etc.
          o Repositório  Ubuntu Tweak
                + Ubuntu Tweak

# Codecs multimídia instalados

    * Suporte a filmes em DVD, mp3, mpeg, wmv, etc.

# Fontes de caracteres compatíveis com as do Windows®
# Suporte a Java
# Vários programas extra instalados

    * aMSN, aMULE, Skype, extrator de CDs de áudio, cliente Twitter, etc

# Vários plugins para o Firefox já instalados

    * Suporte a flash (youtube, ...), suporte a vídeos em vários formatos (trailers de filmes, ...), java (home banking, ...) e adblock (proteção contra propagandas que contém código malicioso)

# Wine

    * Permite a instalação e execução de programas aplicativos feitos para o Windows®

# OpenOffice 3

    * Com o corretor ortográfico VERO do BROffice (com suporte ao novo acordo  ortográfico, a partir de 1º de janeiro de 2009 mudanças na escrita irão se incorporar à norma culta da língua portuguesa)"

não disponho de tempo atualmente para aprender a configurar e saber oque baixar(estou estudando para concursos públicos e isso toma quase todo o meu tempo) e já ter algo já pronto ajuda muito...
Exemplo: Instalei e não achou minha impressora... ???Vou ver vídeo no youtube e precisa de flash, vou lá no adicionar remover programas e o adobe de lá não faz diferença ter ou não... :( Enfim, muitas coisas que são já vem instalado ou são práticas de instalar no windows...)
Eu não sei vocês, mas se tivesse uma versão em torrent ou link direto com uma versão em dvd com suporte a um monte de coisas acredito que seria mais fácil para mim e para muitos que não dispõem de tempo ou paciência pra aprender...
Ah, e eu sei que processador é 64 bits pelo programa CPUID CPU-Z, gravei em formato imagem pelo nero na velocidade 16x o ubuntu 9.10 baixado pelo site do ubuntu e instalei pelo windows porque o meu drive de dvd de cima(tenho 2 drives) o D não conseguiu lê-lo, só leu no drive de dvd de baixo, o E. Minha impressora é hp 610 c, que não sei mais onde está o cd de instalação dela, mas na instalação do windows ele reconheceu e ela imprime...
Já acho difícil pois se vou no Sistema->Administração->Drivers de hardware, nunca acha nada...
Usando Everest trial edition achei no sumário:
[img=http://img23.imageshack.us/img23/5615/configurao1.th.png]
http://img504.imageshack.us/img504/1181/configurao2.png
http://img3.imageshack.us/img3/5322/configurao3.png
obrigado pela atenção e desculpe se ficou um texto muito grande...

Lunik

  • Visitante
Re: intregridade é realmente nescessário?
« Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2009, 16:03 »
Como eu costumo quando me ligam de madrugada com algum problema no computador:
"Você precisa mostrar pra ele quem manda!".

Pra mim uma das melhores experiências ao usar ubuntu (e linux em geral) é assumir o controle do meu computador, construir ele do jeito que eu quero, com os pacotes que eu necessito apenas.

Não acho interessante baixar um sistema onde alguém já fez isso tudo por mim.

Citar
não disponho de tempo atualmente para aprender a configurar e saber oque baixar(estou estudando para concursos públicos e isso toma quase todo o meu tempo) e já ter algo já pronto ajuda muito...

Isso é bem compreensível.
Mas se quer um conselho, quando sobrar um tempo, nas férias ou numa semana de folga, tente instalar o sistema normal por conta própria. O linux já passou daquela fase onde se perdiam dias pra configurar um arquivo de texto apenas pra fazer a impressora funcionar. Hoje em dia é uma experiência bem compensadora.
« Última modificação: 30 de Junho de 2009, 16:06 por Lunik »

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: intregridade é realmente nescessário?
« Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2009, 19:25 »
Como eu costumo quando me ligam de madrugada com algum problema no computador:
"Você precisa mostrar pra ele quem manda!".

Pra mim uma das melhores experiências ao usar ubuntu (e linux em geral) é assumir o controle do meu computador, construir ele do jeito que eu quero, com os pacotes que eu necessito apenas.

Não acho interessante baixar um sistema onde alguém já fez isso tudo por mim.

Citar
não disponho de tempo atualmente para aprender a configurar e saber oque baixar(estou estudando para concursos públicos e isso toma quase todo o meu tempo) e já ter algo já pronto ajuda muito...

Isso é bem compreensível.
Mas se quer um conselho, quando sobrar um tempo, nas férias ou numa semana de folga, tente instalar o sistema normal por conta própria. O linux já passou daquela fase onde se perdiam dias pra configurar um arquivo de texto apenas pra fazer a impressora funcionar. Hoje em dia é uma experiência bem compensadora.

Exatamente. Pelo que vi ali você mesmo sem manjar gastaria um pouco mais de 1 hora pra fazer essas modificações. Isso se levar em consideração que vc vai querer todas aquelas "tranqueiras" hehe.

Abraço e boa sorte.

Offline Carlos Ivan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
  • Jesus te ama!
    • Ver perfil
Re: intregridade é realmente nescessário?
« Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2009, 19:37 »
Aqui vc encontra um Ubuntu pronto para uso com codecs, plugins, pacotes diversos e muito mais.

http://hamacker.wordpress.com/2009/05/07/arquivo-iso-do-ubuntu-904-ja-com-o-script-ubuntu-perfeito-aplicado/

Carlos
« Última modificação: 01 de Julho de 2009, 19:39 por Carlos Ivan »
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

Offline Azambuja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: intregridade é realmente nescessário?
« Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2009, 13:27 »
obrigado pela ajuda que vcs estão me dando. vou tentar instalar denovo o Ubuntu pelo Windows e testar o tutorial :http://www.linuxparatodos.com.br/artigos/tutorial-multimedia-ubuntu-jaunty-jackalope-904 para ver se consigo ver youtube, animes etc... só ficou faltando(acho...)um tutorial para o meu ubuntu achar minha impressora e talvez minha câmera digital... :-\

Offline Azambuja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: intregridade é realmente nescessário?
« Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2009, 18:57 »
 ;D Olá pessoal, podem fechar esse tópico! Estou usando o Ubuntu dentro do Windows( para aprender e acostumar um pouco) e está funcionando minha impressora, minha câmera, vídeos, youtube e animes. Não testei o Wine ainda e nenhum jogo ainda que precise dele... Estou com ele instalado em 15 gb do meu hd, pedi o cd pelo site do ubuntu e quando chegar (ou conseguir uma cópia que dê boot no meu primeiro drive) vou formatar e colocar somente o Ubuntu... Obrigado a todos.