Autor Tópico: Linux 1.52% pela primeira vez.  (Lida 25568 vezes)

Offline giovanni94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Too bad that stupidity isn't painful.
    • Ver perfil
Linux 1.52% pela primeira vez.
« Online: 08 de Setembro de 2013, 14:53 »
Só dando uma fuçada no netmarketshare hoje (faço todos os meses).
Não que esse tipo de serviço estatístico seja 100% válido. Mas pelo jeito estamos crescendo :D

http://www.netmarketshare.com/linux-market-share

Vejam vocês mesmos.

E aí, o que acham sobre isso? Será o marketing do Ubuntu Edge que deu uma pequena popularizada?
« Última modificação: 08 de Setembro de 2013, 14:55 por giovanni94 »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2013, 15:14 »
Já teve picos de 1.70 % e uns quebrados, se me lembro bem.

A coisa pode mudar (pra melhor) no ano que vem, na época que o XP for enterrado de vez. Podemos aproveitar essa oportunidade e abocanhar o market share que sobrou dele.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2013, 15:19 »
Em janeiro de 2012 o market share do Linux chegou a 1,56% (sendo assim tecnicamente essa não é a primeira vez que ele atinge 1,52%).

Entretanto, assim como você, eu também costumo acompanhar o market share do pinguim. Faço isso não só nesse site, como em outros (statcounter, google trends, etc.).

Pelo que tenho observado, o Linux realmente vem crescendo nos últimos meses, muito provavelmente devido ao fracasso de vendas (e de aceitação) do Windows 8.

Outro ponto que devemos levar em consideração é que o Android (além do ChromeOS) tecnicamente também é Linux e se fosse considerado nas pesquisas o percentual do pinguim seria muito, mais muito maior. Aliás, em breve isso terá que ser considerado por esses sites de pesquisa, pois novos laptops e desktops com o Android instalado por padrão chegarão ao mercado.

Vejamos qual será o desenrolar dessa história nos próximos meses.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2013, 16:16 »
Gogogo crescer!! =)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2013, 17:22 »
Já teve picos de 1.70 % e uns quebrados, se me lembro bem.

A coisa pode mudar (pra melhor) no ano que vem, na época que o XP for enterrado de vez. Podemos aproveitar essa oportunidade e abocanhar o market share que sobrou dele.

Ou iremos ver o maior gasto de recursos públicos e privados da história, renovando todos equipamentos com windows 8. Cara, pior que eu não dúvido muito disso não no Brasil... os políticos são muito mal acessorados... bom, isso é outra história (não querendo ser off-topic).

Mas realmente, com boa vontade dá para substituir o XP por uma versão leve do ubuntu ou qualquer outra distro. Eu particularmente estou gostando do andamento do desktop Mate, é uma boa opção de substituição. Tem uma cidade na Alemanha que já começou a distribuir CD de Linux com esse pensamento.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2013, 20:00 »

Ou iremos ver o maior gasto de recursos públicos e privados da história, renovando todos equipamentos com windows 8. Cara, pior que eu não dúvido muito disso não no Brasil... os políticos são muito mal acessorados... bom, isso é outra história (não querendo ser off-topic).

Mas realmente, com boa vontade dá para substituir o XP por uma versão leve do ubuntu ou qualquer outra distro. Eu particularmente estou gostando do andamento do desktop Mate, é uma boa opção de substituição. Tem uma cidade na Alemanha que já começou a distribuir CD de Linux com esse pensamento.

Se depender da politicada desse país lixo...  >:(

Mas enfim, a Canonical já colocou a data de lançamento do ubuntu 14.04 para o final de Abril, o que já é algo bom para quem for migrar do velho XP para o sistema. E na Alemanha eles estavam distribuindo Xubuntus para quem tinha máquinas velhas e pretendiam joga-las fora. Foi uma boa atitude da cidade.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2013, 22:43 »
Pensei que estavam distribuindo Lubuntus...

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2013, 11:56 »
Pra um mundo capitalista como nosso isso é considerado insignificante, fazendo as pessoas ainda ficarem no Windowss.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2013, 12:48 »
Pra um mundo capitalista como nosso isso é considerado insignificante, fazendo as pessoas ainda ficarem no Windowss.

Sim, o mundo é tão capitalista que o Window$ é pirateado até na casa do João de Barro.

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2013, 18:53 »
Pra um mundo capitalista como nosso isso é considerado insignificante, fazendo as pessoas ainda ficarem no Windowss.

Sim, o mundo é tão capitalista que o Window$ é pirateado até na casa do João de Barro.
Cara... Essas empresas não vão processar ladrões de galinha que usam cópias piratas em casa. O negócio deles são as empresas. Essas sim tem dinheiro. Ninguém perde tempo processando pobre.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2013, 22:09 por Turritopsis nutricula »

Offline giovanni94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Too bad that stupidity isn't painful.
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2013, 19:54 »
Por que o Linux como você conhece hoje vai desaparecer?


Matéria bem antiga...

Concordo e discordo...

Na realidade, enquanto existirem os PCs, sistemas operacionais como estamos acostumados sempre existirão. Ou seja, não irá "desaparecer".
Acontece que vamos chegar a um ponto onde as pessoas vão continuar achando linux "difícil", mas vão estar usando ele em suas geladeiras, televisores, automóveis e celulares sem nem ao menos saber.

A diferença? O nome. Eu nunca vi ninguém falar "Linux Ubuntu".

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2013, 20:00 »
[...]
Concordo e discordo...

Na realidade, enquanto existirem os PCs, sistemas operacionais como estamos acostumados sempre existirão. Ou seja, não irá "desaparecer".
Acontece que vamos chegar a um ponto onde as pessoas vão continuar achando linux "difícil", mas vão estar usando ele em suas geladeiras, televisores, automóveis e celulares sem nem ao menos saber.

A diferença? O nome. Eu nunca vi ninguém falar "Linux Ubuntu".

A grande questão é que usamos GNU/Linux em muitos mais coisas do que podemos imaginar.

Só um exemplo: TAA Banco do Brasil...

Outro exemplo: celulares com Androide...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2013, 20:05 »
A grande questão é que usamos GNU/Linux em muitos mais coisas do que podemos imaginar.

Só um exemplo: TAA Banco do Brasil...

Outro exemplo: celulares com Androide...

Não esqueça dos aviões da Airbus Industries, todos eles são controlados por GNU/Linux inclusive as centrais de entretenimento dos assentos dos passageiros...