Autor Tópico: Wifi,Ubuntu e Ipod Touch  (Lida 2826 vezes)

Offline ubunewbie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Wifi,Ubuntu e Ipod Touch
« Online: 19 de Dezembro de 2010, 00:24 »
Criei uma rede sem fio ad hoc com o networkmanager e instalei os drives proprietários em Sistema->Administração->Drives de Hardware,o IPod Touch reconheceu a rede,porém não consegui acesso a internet pelo mesmo.Alguém sabe como solucionar o problema?
Segue a screen com a rede que criei com o nome de ipod:

OS:Ubuntu 10.4
IPod Touch 4G:(versão do sistema:4.1)
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2010, 00:25 por ubunewbie »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Wifi,Ubuntu e Ipod Touch
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2010, 01:08 »
Ihhhhh... deixa eu perguntar uma coisa: vc sabe bem o que é uma rede adHoc, e está usando ela de caso pensado, não? Pq teve vários casos de colegas que usaram sem saber o que estavam fazendo. Você está querendo ligar os dois dispositivos, sem usar um roteador, correto?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ubunewbie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Wifi,Ubuntu e Ipod Touch
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2010, 13:46 »
Ihhhhh... deixa eu perguntar uma coisa: vc sabe bem o que é uma rede adHoc, e está usando ela de caso pensado, não? Pq teve vários casos de colegas que usaram sem saber o que estavam fazendo. Você está querendo ligar os dois dispositivos, sem usar um roteador, correto?
ihhhhh é isso mesmo.Estou querendo ligar os dois dispositivos sem o roteador.Eu li algumas coisas na internet e vi que era possível.
Como vc leu no meu post,o dispositivo reconheceu a rede que criei no Ubuntu,mas não consegui exito ao tentar acesso a internet
pelo IPod Touch.Por que será?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Wifi,Ubuntu e Ipod Touch
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2010, 14:08 »
Ótimo!

Vc não conseguiu o acesso pq o Ubuntu não estava preparado pra compartilhar a conexão. Provavelmente há um controle "compartilhar esta conexão" na conexão que vc criou no Ubuntu. Mas além disso vc tem que liberar o UFW pra permitir o compartilhamento.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ubunewbie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Wifi,Ubuntu e Ipod Touch
« Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2010, 15:16 »
Ótimo!

Vc não conseguiu o acesso pq o Ubuntu não estava preparado pra compartilhar a conexão. Provavelmente há um controle "compartilhar esta conexão" na conexão que vc criou no Ubuntu. Mas além disso vc tem que liberar o UFW pra permitir o compartilhamento.

Como faço para que o Ubuntu esteja preparado para compartilhar a conexão?
Não existe o controle"compartilhar esta conexão".
O que é UFW?Dá para mandar a screen se possível?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Wifi,Ubuntu e Ipod Touch
« Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2010, 18:23 »
Se ele não tem o controle, vc terá que compartilhar a conexão manualmente. Aliás, deixa corrigir um engano anterior, enquanto é tempo: não é a conexão adHoc que vc vai compartilhar, e sim sua conexão original (ethernet, correto?).

UFW é o firewall do Ubuntu. Vem ativado por padrão em algumas versões recentes. Existe um controle gráfico pra ele, chamado gufw, que eu não sei se vem instalado por padrão (*).

Pra que sua máquina compartilhe a conexão, vc precisa (1) ativar o repasse de pacotes; (2) ativar o NAT de saída (depois eu explico o que é NAT de saída); e (3) configurar o UFW pra permitir a passagem dos pacotes.

Antes da gente tentar prosseguir, seria bom se vc pesquisasse aqui no fórum por problemas parecidos (compartilhar uma conexão internet com outra máquina via adHoc).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Wifi,Ubuntu e Ipod Touch
« Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2010, 18:24 »
Antes que eu esqueça, só pra registro: é sempre mais fácil usar um roteador wireless pra fazer esse compartilhamento.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ubunewbie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Wifi,Ubuntu e Ipod Touch
« Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2010, 19:25 »
Se ele não tem o controle, vc terá que compartilhar a conexão manualmente. Aliás, deixa corrigir um engano anterior, enquanto é tempo: não é a conexão adHoc que vc vai compartilhar, e sim sua conexão original (ethernet, correto?).

UFW é o firewall do Ubuntu. Vem ativado por padrão em algumas versões recentes. Existe um controle gráfico pra ele, chamado gufw, que eu não sei se vem instalado por padrão (*).

Pra que sua máquina compartilhe a conexão, vc precisa (1) ativar o repasse de pacotes; (2) ativar o NAT de saída (depois eu explico o que é NAT de saída); e (3) configurar o UFW pra permitir a passagem dos pacotes.

Antes da gente tentar prosseguir, seria bom se vc pesquisasse aqui no fórum por problemas parecidos (compartilhar uma conexão internet com outra máquina via adHoc).
Como compartilhar uma conexão manualmente?E como compartilhar a "conexão original"(ethernet)?
Não tenho firewall.
Ativar o repasse de pacotes?Ativar o NAT?Está cada vez mais confuso ??? ??? ???
No fórum não há nada com ad hoc.
Antes que eu esqueça, só pra registro: é sempre mais fácil usar um roteador wireless pra fazer esse compartilhamento.

Claro que com o roteador é mais fácil...mas eu não tenho roteador e quero conectar,certo?
Provei a partir do screenshot que o IPod Touch reconheceu a rede sem fio que criei no Ubuntu e por que não
conectar por essa via?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Wifi,Ubuntu e Ipod Touch
« Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2010, 12:09 »
Citar
Provei a partir do screenshot que o IPod Touch reconheceu a rede sem fio que criei no Ubuntu e por que não
conectar por essa via?
Ele está conectando. Mas conectar é uma coisa, compartilhar a conexão é outra.

Citar
Não tenho firewall.
Tem sim, você que não sabe. O Ubuntu instala automaticamente um firewall.

Citar
Como compartilhar uma conexão manualmente?E como compartilhar a "conexão original"(ethernet)?
Pra compartilhar uma conexão manualmente, vc precisa executar dois comandos:

sudo sysctl net.ipv4.ip_forward=1
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADING

Citar
Está cada vez mais confuso
E pode ficar mais, infelizmente. :-[
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Wifi,Ubuntu e Ipod Touch
« Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2010, 12:18 »
Ah, outra coisa... você não deixou claro: como você se conecta à internet, nesse ubuntu?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ubunewbie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Wifi,Ubuntu e Ipod Touch
« Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2010, 21:31 »
Ah, outra coisa... você não deixou claro: como você se conecta à internet, nesse ubuntu?
A minha conexão é cabeada.Net Virtua.
Citar
Ele está conectando. Mas conectar é uma coisa, compartilhar a conexão é outra.
Exato.Foi isso que o cara do fast shop falou pra mim hoje.
Citar
E pode ficar mais, infelizmente. :-[
Deus salve a América!!!!rsrsrsrsrs

Offline postenga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: Wifi,Ubuntu e Ipod Touch
« Resposta #11 Online: 25 de Dezembro de 2010, 06:03 »
Amigo, isso funciona pra compartilhar conexão (tethering) do iphone (inclusive o iphone 4):

sudo apt-add-repository ppa:pmcenery/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install ipheth-utils

Depois é só conectar com o cabo usb(aconselho a reiniciar também)

Veja ae se funfa com o ipod