Autor Tópico: Requisição de senha ao tentar acessar um computador windows em uma rede local  (Lida 11926 vezes)

Offline Spagnollo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Olá a todos,

Instalei o Ubuntu no meu notebook e estou tentando acessar as pastas compartilhadas no meu computador desktop. No pc está instalado o windows 7 e estou usando um roteador sem fio para distribuição do sinal.
O problema é que me é requisitada uma senha quando clico no ícone do computador windows q quero acessar. Já tentei a senha de root e nada. No windows as pastas estão configuradas para serem compartilhadas para todos. Que senha é essa que me é requisitada? Como faço para acessar esse computador?

Obrigado
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2011, 01:02 por Spagnollo »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Requisição de senha ao tentar acessar um computador windows em uma rede local
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2011, 15:06 »
Essa senha é a senha do usuário do windows que tem o mesmo nome que o usuário que vc usa no Linux.

Tradução: se vc não usar o mesmo nome de usuário, não vai funcionar.

Mas só isso não basta, tem que configurar o Samba (arquivo /etc/samba/smb.conf) pra tentar se autenticar por NTLMv2, com a diretiva global:

client ntlmv2 auth = yes
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline carlinhosaraujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Requisição de senha ao tentar acessar um computador windows em uma rede local
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2011, 15:22 »
Desculpe-me se estiver errado, e por favor corrijam-me se eu estiver, mas não vejo o porque ter que usar o mesmo nome de usuário, pois quando tenta-se fazer o acesso, o linux pede o nome e a senha de usuário (que é o usuário do windows!).
Muito provavelmente o problema está nas permissões do compartilhamento no windows.
Quando, no linux, for solicitado o usuário e senha, tenta usar Administrador ou Administrator (dependendo se o windows for em ingles ou portugues), e se vc não configurou qualquer senha para o windows, deixe este campo em branco. Mas não esqueça de revisar as permissões da pasta.
Ah, ainda pode ser algum firewall que esteja barrando o acesso. Você tem algum adicional, além o do próprio windows?

[]
Faça uma boa ação por dia e o mundo será um lugar melhor.

Offline Spagnollo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Requisição de senha ao tentar acessar um computador windows em uma rede local
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2011, 21:36 »
zekkerj, adicionei o comando no smb.conf, tentei acessar e não consegui.

Como o nome de usuário do windows era o mesmo do ubuntu, tentei mudar o nome de usuário no windows e tbm não funcionou. Liguei um outro computador com windows xp para compartilhar arquivos na rede e consegui acessar as pastas compartilhadas dele sem necessidade de senha, assim como tbm consegui acessar dele o pc com windows 7, mais uma vez sem necessidade de senha. Na verdade o pc com windows xp compartilha e acessa todos os computadores sem problema. O difícil tá sendo acessar o computador com windows 7 do ubuntu.

carlinhosaraujo, não estou usando firewall. Tentei acessar o computador como Administrador e tbm não consegui acesso.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Requisição de senha ao tentar acessar um computador windows em uma rede local
« Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2011, 11:43 »
Vc usa o windows messenger live?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Requisição de senha ao tentar acessar um computador windows em uma rede local
« Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2011, 11:47 »
Citar
não vejo o porque ter que usar o mesmo nome de usuário, pois quando tenta-se fazer o acesso, o linux pede o nome e a senha de usuário (que é o usuário do windows!).
O Linux é bom, mas não é mágico nem médium. Ele não pode adivinhar qual é o nome do usuário que está cadastrado no windows; assim, ele tenta primeiro o acesso com o mesmo nome do usuário que fez logon, com a mesma senha. Quando não funciona, ele pede a senha.

Da mesma forma, no acesso inverso (windows->linux), a primeira tentativa de acesso é com o mesmo usuário que fez logon.

As pessoas ficam tão acostumadas com o acesso automático que não param pra pensar nos detalhes que são necessários pra que esse acesso automático ocorra. Alguns chegam a achar que o acesso deveria ser anônimo, o que é um desastre em termos de segurança.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Spagnollo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Requisição de senha ao tentar acessar um computador windows em uma rede local
« Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2011, 14:13 »
Estou usando o Empathy.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Requisição de senha ao tentar acessar um computador windows em uma rede local
« Resposta #7 Online: 08 de Janeiro de 2011, 15:12 »
Não, no Windows. Vc tem o Windows Messenger Live? Parece que tem uma incompatibilidade dele com o Samba.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Spagnollo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Requisição de senha ao tentar acessar um computador windows em uma rede local
« Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2011, 22:00 »
Não uso o live messenger no windows não.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Spagnollo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Requisição de senha ao tentar acessar um computador windows em uma rede local
« Resposta #10 Online: 09 de Janeiro de 2011, 16:56 »
Desinstalei o windows live messenger do windows e ainda não consegui acessar as pastas dele.

Offline carlinhosaraujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Requisição de senha ao tentar acessar um computador windows em uma rede local
« Resposta #11 Online: 09 de Janeiro de 2011, 20:44 »
Citar
não vejo o porque ter que usar o mesmo nome de usuário, pois quando tenta-se fazer o acesso, o linux pede o nome e a senha de usuário (que é o usuário do windows!).
O Linux é bom, mas não é mágico nem médium. Ele não pode adivinhar qual é o nome do usuário que está cadastrado no windows; assim, ele tenta primeiro o acesso com o mesmo nome do usuário que fez logon, com a mesma senha. Quando não funciona, ele pede a senha.

Da mesma forma, no acesso inverso (windows->linux), a primeira tentativa de acesso é com o mesmo usuário que fez logon.

As pessoas ficam tão acostumadas com o acesso automático que não param pra pensar nos detalhes que são necessários pra que esse acesso automático ocorra. Alguns chegam a achar que o acesso deveria ser anônimo, o que é um desastre em termos de segurança.

zekkerj,
Quando disse que não via a necessidade de se ter o mesmo nome de usuário dos dois lados, é justamente porque o linux com certeza vai pedir para informar um usuário e senha, necessária para fazer a autenticação.
Pedi para corrigir se eu estivesse errado, mas vc respondeu a mesma coisa que eu, com uma explicação adicional, o que é muito legal. Mas o fato de ironizar o meu comentário ou de qualquer outro em um fórum, faz o mesmo perder o intuito inicial do fórum, que é ajudar as pessoas. E infelizmente ainda não conseguimos ajudar o nosso amigo aí.
Faça uma boa ação por dia e o mundo será um lugar melhor.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Requisição de senha ao tentar acessar um computador windows em uma rede local
« Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2011, 10:29 »
Quem está ironizando, carlinhos? Estou fazendo um comentário sobre um erro muito comum, pessoas querendo fazer acesso anônimo no Samba. Pior, justificando o erro por dizer que no windows também é assim (e não é).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Spagnollo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Requisição de senha ao tentar acessar um computador windows em uma rede local
« Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2011, 19:07 »
Galera, valeu a atenção. Espero q eu possa acessar o meu pc logo. Ainda não consegui resolver o problema. Vcs saberiam me dizer onde posso ler a respeito de como funciona esse compartilhamento? O problema parece ser no windows 7, pois eu não preciso logar pra acessar o pc com windows xp.
Abraço

Offline Spagnollo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Requisição de senha ao tentar acessar um computador windows em uma rede local
« Resposta #14 Online: 13 de Janeiro de 2011, 01:06 »
Consegui resolver o problema. Achei no forum internacional do ubuntu uma solução: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1655434. Este problema é um bug e pode ser resolvido simplesmente adicionando a seguinte linha ao arquivo /etc/samba/smb.conf do samba:

client use spnego = no

Pronto, compartilhamento funcionando perfeitamente.

Abraço