Autor Tópico: Formatar windows 7 em dual boot com ubuntu  (Lida 3239 vezes)

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Formatar windows 7 em dual boot com ubuntu
« Online: 20 de Maio de 2015, 12:40 »
Pessoal, tenho um dual boot de windows 7/ubuntu 15.04 , quando instalamos pela primeira vez, o certo é instalar o windows 7, e depois o ubuntu, que o o Grub fica responsável pelo gerenciamento do dual boot entre os dois sistemas, so que agora, estou precisando formatar o windows 7, e como nunca fiz isso em dual boot gostaria de saber, se eu formatar o windows 7, o grub vai continuar deixando em dual boot o windows 7 e o ubuntu, ou terei que formatar o windows 7 e depois instalar novamente o ubuntu pro grub funcionar em dual boot?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Formatar windows 7 em dual boot com ubuntu
« Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2015, 17:43 »
Você vai formatar para instalar o Windows 7, aponte a partição correta na hora de formatar, para não apagar o Ubuntu.  Com isso o Windows 7 vai remover o Grub da inicialização, você não vai poder iniciar o Ubuntu, mas não se preocupe, se você não fizer derma em apagar a partição do Ubuntu é só recuperar o Grub: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html


Com isso tudo volta ao normal com o sistema em dualboot!
« Última modificação: 21 de Maio de 2015, 03:31 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re: Formatar windows 7 em dual boot com ubuntu
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2015, 00:44 »
Você vai formatar para instalar o Windows 7, aponte a partição correta na hora de formatar, para não apagar o Ubuntu.  Com isso o Windows 7 vai remover o Grub da inicialização, você não vai poder iniciar o Ubuntu, mas não se preocupe, se você não fizer derma em apagar a partição do Ubuntu é só recuperar o Grub:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.htm


Com isso tudo volta ao normal com o sistema em dualboot!


Então, o que acontece é que são dois hd's no mesmo host, ambos hd's de 1TB, no caso o que quero fazer e simplesmente formatar e instalar o windows 7 no mesmo hd onde ele estava, so que quero que o grub continue a mostrar as opções de dual boot , pra eu poder escolher o SO no grub, por isso que digo, seu eu fizer o procedimento normal de formatar o hd no qual o windows 7 se encontra o grub mesmo assim ira continuar mostrando na inicialização ambas as opções do windows 7 e ubuntu para poder escolher?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Formatar windows 7 em dual boot com ubuntu
« Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2015, 03:09 »
Então, /pentestbox/,

Como já mencionado na resposta do /galactus/, geralmente uma instalação ou reinstalação posterior do Windows apaga a área de MBR do disco (supondo que o setup da sua máquina ainda seja BIOS convencional), portanto, aquele menu de boot do Grub que você vê ao iniciar um sistema dual-boot (ou multi-boot) e que permite a escolha de qual sistema iniciar, esse menu irá desaparecer.

Para que o menu volte a aparecer é necessário **recuperar o Grub**, isto é, um procedimento que vai lá e regrava o grub novamente na área do MBR que o Windows apagou.

Como fazer isso? Como recuperar o menu do Grub?

Existem várias formas possíveis, esse link já mencionado fornece informação nesse sentido:


Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html


O que é essencial:

Ter pronto um live-iso (pendrive ou dvdroom) testado e operacional para poder recuperar o menu do grub.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Formatar windows 7 em dual boot com ubuntu
« Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2015, 03:29 »
Não sei se isso vai mais complicar do que ajudar, mas vamos lá.

No post anterior foi utilizado o termo "geralmente" porque nem sempre é assim.
A situação descrita no post anterior é a normal, é a comum.

Entretanto, quem possui 2 (dois) ou mais discos rígidos no sistema e dependendo das possibilidades do setup da máquina, pode fazer um pouco diferente e deixar de ter esse problema de a cada vez que reinstala o Windows perder o menu do Grub e precisar recuperar.

Se o setup (BIOS) da sua máquina permitir fazer o boot tanto pelo disco 0 como pelo disco 1, indistintamente, então pode ser montado de uma forma diferente. Não é todo BIOS que permite isso, mas quando permite fica uma forma bastante cômoda de gerenciar essa questão.

Ao instalar o Windows instala em sda e ele irá normalmente gravar a área de MBR de sda, no caso o disco 0 (zero).

O Ubuntu deverá estar instalado em sdb e o grub gravado na área de MBR de sdb, isto é, no disco 1 (um).

Isso posto, vá no setup BIOS da máquina e deixe como primeira opção realizar o boot através do disco 1 (que é onde está o grub do Ubuntu).

Nessa arquitetura, quando for reinstalar o Windows, apenas vá no BIOS, inverta a ordem, deixe o Win gravar na MBR do disco  0 (sda), após a instalação retorne ao BIOS, retorne a ordem para fazer o boot pelo disco 1 (sdb) e tudo funcionará normalmente sem a necessidade de recuperar o Grub.

Como dito, isso só é válido para quem possui 2 (dois) discos rígidos no sistema e o BIOS permita fazer o boot indistintamente pelo disco 0 ou disco 1.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.