Autor Tópico: Arquivo Bin problema ao tentar instalar - Resolvido  (Lida 10269 vezes)

Offline HighlanderJp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Arquivo Bin problema ao tentar instalar - Resolvido
« Online: 09 de Maio de 2010, 08:24 »
Está acontecendo o seguinte: baixei um arquivo que supostamente está no formato "BIN" e não consigo fazer nada com ele, já tentei dar o comando "chmod +x o nome do arquivo" "sudo apt-get" e nada. O arquivo no caso está com o nome   ""octosetup-linux_i386.bin""  já tentei tudo quanto é jeito e não dá, hora ele não foi encontrado outra não acontece nada, outra impossível encontrar arquivo
Muitos falam que o terminal é isso aquilo, mil maravilhas, mas parece que está de greve aqui, ou precisa de óculos para enchergar o arquivo e encontrar, alguém poderia me me detalhar como devo dar o comando para instalar esse arquivo utilizando esse nome do arquivo? tbm estava querendo instalar um driver da placa de vídeo mas ele tbm não instala, a mesma coisa com o google earth. Por padrão todos os arquivos que baixo vão para a pasta "Downloads" mas já copiei o arquivo e colei na área de trabalho, para ver se ele encherga mais fácil, mas ele insiste em não achar o arquivo. abaixo segue o retorno que ele me deu ao dar sudo apt-get: como podem ver ele não encontra o arquivo, mas faz um comentário sem ser chamado sobre  "duplicate sources list"  já segui vários tutoriais de como instalar arquivos bin no ubuntu e nada deu certo, e tbm já ví muitos comandos, mas não encontrei nada muito didático,  jáque tem muitos experts aqui em terminal, espero ter uma luz para o problema. desde já obrigado

fabio@Knight-desktop:~$ ./octosetup-linux_i386.bin
bash: ./octosetup-linux_i386.bin: Arquivo ou diretório não encontrado
fabio@Knight-desktop:~$ sudo apt-get install octosetup-linux_i386.bin
[sudo] password for fabio:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
W: Duplicate sources.list entry http://ppa.launchpad.net karmic/main Packages (/var/lib/apt/lists/ppa.launchpad.net_mozillateam_firefox-stable_ubuntu_dists_karmic_main_binary-i386_Packages)
W: Você terá que executar apt-get update para corrigir estes problemas
E: Impossível achar pacote octosetup-linux_i386.bin
fabio@Knight-desktop:~$

« Última modificação: 10 de Maio de 2010, 09:56 por HighlanderJp »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Arquivo Bin problema ao tentar instalar
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2010, 08:42 »
Leia o readme para ver como instalar ou veja:  http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,24521.0.html
Usuário Linux- 449417

Offline HighlanderJp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Arquivo Bin problema ao tentar instalar
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2010, 15:27 »
Já que não é possível alguém me ensinar os comandos  para que eu possa fazer a instalação, "sem ficar andando em círculos", poderiam me dizer o motivo de ao dar o comando sempre vim essa mensagen chata? que segue a baixo?

fabio@Knight-desktop:~$ pwd
/home/fabio
fabio@Knight-desktop:~$ chmod +x ati-driver-installer-8.703-x86.x86_64.run
chmod: impossível acessar `ati-driver-installer-8.703-x86.x86_64.run': Arquivo ou diretório não encontrado
fabio@Knight-desktop:~$ sudo ./ati-driver-installer-8.703-x86.x86_64.run
[sudo] password for fabio:
sudo: ./ati-driver-installer-8.703-x86.x86_64.run: command not found
fabio@Knight-desktop:~$

Se puder ser atendido agradeço.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Arquivo Bin problema ao tentar instalar
« Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2010, 16:20 »
Está acontecendo o seguinte: baixei um arquivo que supostamente está no formato "BIN" e não consigo fazer nada com ele, já tentei dar o comando "chmod +x o nome do arquivo" "sudo apt-get" e nada. O arquivo no caso está com o nome   ""octosetup-linux_i386.bin""  já tentei tudo quanto é jeito e não dá, hora ele não foi encontrado outra não acontece nada, outra impossível encontrar arquivo
Muitos falam que o terminal é isso aquilo, mil maravilhas, mas parece que está de greve aqui, ou precisa de óculos para enchergar o arquivo e encontrar, alguém poderia me me detalhar como devo dar o comando para instalar esse arquivo utilizando esse nome do arquivo? tbm estava querendo instalar um driver da placa de vídeo mas ele tbm não instala, a mesma coisa com o google earth. Por padrão todos os arquivos que baixo vão para a pasta "Downloads" mas já copiei o arquivo e colei na área de trabalho, para ver se ele encherga mais fácil, mas ele insiste em não achar o arquivo. abaixo segue o retorno que ele me deu ao dar sudo apt-get: como podem ver ele não encontra o arquivo, mas faz um comentário sem ser chamado sobre  "duplicate sources list"  já segui vários tutoriais de como instalar arquivos bin no ubuntu e nada deu certo, e tbm já ví muitos comandos, mas não encontrei nada muito didático,  jáque tem muitos experts aqui em terminal, espero ter uma luz para o problema. desde já obrigado

fabio@Knight-desktop:~$ ./octosetup-linux_i386.bin
bash: ./octosetup-linux_i386.bin: Arquivo ou diretório não encontrado
fabio@Knight-desktop:~$ sudo apt-get install octosetup-linux_i386.bin
[sudo] password for fabio:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
W: Duplicate sources.list entry http://ppa.launchpad.net karmic/main Packages (/var/lib/apt/lists/ppa.launchpad.net_mozillateam_firefox-stable_ubuntu_dists_karmic_main_binary-i386_Packages)
W: Você terá que executar apt-get update para corrigir estes problemas
E: Impossível achar pacote octosetup-linux_i386.bin
fabio@Knight-desktop:~$



Clique com o botão direito do mouse sobreo arquivo, vá em propriedade -> permissão, no quadradinho lá em baixo (executar com um programa...)Marque ele.

depois vá ao terminal e execute

$sudo ./nome_do_arquivo.bin no seu caso

$sudo ./octosetup-linux_i386.bin

digite a senha e é só aguardar instalar
Já que não é possível alguém me ensinar os comandos  para que eu possa fazer a instalação, "sem ficar andando em círculos", poderiam me dizer o motivo de ao dar o comando sempre vim essa mensagen chata? que segue a baixo?

fabio@Knight-desktop:~$ pwd
/home/fabio
fabio@Knight-desktop:~$ chmod +x ati-driver-installer-8.703-x86.x86_64.run
chmod: impossível acessar `ati-driver-installer-8.703-x86.x86_64.run': Arquivo ou diretório não encontrado
fabio@Knight-desktop:~$ sudo ./ati-driver-installer-8.703-x86.x86_64.run
[sudo] password for fabio:
sudo: ./ati-driver-installer-8.703-x86.x86_64.run: command not found
fabio@Knight-desktop:~$

Se puder ser atendido agradeço.

Iden.

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: Arquivo Bin problema ao tentar instalar
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2010, 01:24 »
Só para acrescentar uma maneira mais prática ainda para não precisar usar nenhum comando no Terminal, basta pegar o arquivo e soltá-lo no terminal aberto depois que já deu a permissão para executar aquele arquivo como dito pelo amigo acima.
Ubuntu 13.04 - Chromium !

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Arquivo Bin problema ao tentar instalar
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2010, 01:29 »
Primeiro aprenda o que cada comando faz antes de executa-los. O terminal foi extremamente claro, faltou ler e compreender a mensagem de erro. Antes de explicar vou mostrar o que significa cada comando que você digitou:

pwd - mostra o diretório atual.
chmod - muda as permissões de um arquivo ou diretório, a opção "+x" adiciona permissão de execução.
apt-get - gerenciador de pacotes, a opção "install blablabla" serve para instalar blablabla, desde que esteja disponível nos repositórios.
sudo - executa um comando como outro usuário, normalmente é usado para "conceder" os privilégios de super usuário.

Você pode aprender o que significa e olhar as opções disponíveis no manual de cada aplicativo, no terminal basta digitar "man nome do aplicativo". Exemplo: "man pwd".

Olhando a mensagem de erro:

"bash: ./octosetup-linux_i386.bin: Arquivo ou diretório não encontrado"

Fica claro que não existe o arquivo "octosetup-linux_i386.bin" no diretório especificado. Como você não especificou diretório nenhum fica subintendido que é o diretório atual.

Para que funcione você tem três opções: ir até o diretório onde está o arquivo, mover o arquivo para o diretório atual ou especificar no comando o diretório.

1 - Indo até o arquivo. Basta usar o comando "cd".Exemplo, considerando que o arquivo está no diretório /home/fabio/Downloads/, "cd  /home/fabio/Downloads/".

2 - Movendo o arquivo para o diretório atual. Use o comando "mv". Exemplo, considerando como diretório atual /home/fabio/ com o arquivo em /home/fabio/Downloads/, "mv /home/fabio/Downloads/octosetup-linux_i386.bin /home/fabio/".

3 - Especificando no comando o caminho. Exemplo, acrescentando permissão de execução ao arquivo octosetup-linux_i386.bin que está em /home/fabio/Downloads/, "chmod +x /home/fabio/Downloads/octosetup-linux_i386.bin".

Considerações finais: usei o caminho absoluto para os diretórios mas isso nem sempre é preciso, as aspas servem para delimitar inicio e fim de comandos e o terminal é sensível a caixa (/home/fabio/Downloads/ é diferente de /home/fabio/downloads/).

Offline HighlanderJp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Arquivo Bin problema ao tentar instalar - Resolvido
« Resposta #6 Online: 10 de Maio de 2010, 09:54 »
Obrigado à todos que de uma maneira ou outra deixaram dicas e exemplos aqui.
Graças à explicação de "Irtigor" consegui instalar o driver, quero ressaltar aqui que a explicação, com o comando foi de fácil entendimento.
Não sei se tem a ver, mas eu tinha tentado seguir os procedimentos lendo da página da internet, e com o terminal aberto, mas dessa vez eu abri a minha pasta de Downloads onde está o arquivo e dei o comando  descrito no número 1- cd /home/fabio/Downloads/ e enter, depois na próxima linha dei o comando      sudo ./nome_do_meu_arquivo seguindo a dica do Andreson e começou a instalar. obrigado a todos. Acredito que seguindo os mesmos procedimentos seja possível instalar outros, tentarei mais tarde.