Autor Tópico: Redimensionar /home  (Lida 3286 vezes)

Offline booodeee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Redimensionar /home
« Online: 28 de Agosto de 2014, 08:55 »
Olá pessoal!

Estou com um problema grande, tenho algumas partições no meu HD e quero expandir a partição da /home, mas não aparece opção de redimensionamento no GParted, mesmo no LiveCD.

http://oi60.tinypic.com/3466q81.png
O espaço não alocado é o que quero usar para aumentar a sda7, que é minha /home.

OBS.: Não lembro de ter usado LVM, tenho certeza disso. E se não me engano todas as partições são primárias.

Espero que possam me ajudar, obrigado.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2014, 22:02 por platao »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Redimensionar /home
« Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2014, 13:29 »
Para aumantar a partição /dev/sda7 o espaço não alocado precisa estar do "lado" dela. Você vai precisar deslocar as partições /dev/sda5 e /dev/sda6 para a esquerda.

Em outras palavras, primeiro você vai na opção para redimensionar a sda5 e muda todo o espaço disponível antes da partição (10,75 GiB) para depois dela. Depois é repetir o procedimento para a sda6 e por fim aumentar a sda7.

Lembrando que o GParted sempre avisa que essas operações podem causar perda de dados ou problemas na inicialização, mas é muito difícil ter algum problema se você fizer da maneira correta. Por via das dúvidas, tenha backup em mãos.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Redimensionar /home
« Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2014, 14:49 »
E não deixe energia faltar.

Offline booodeee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Redimensionar /home
« Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2014, 15:31 »
Para aumantar a partição /dev/sda7 o espaço não alocado precisa estar do "lado" dela. Você vai precisar deslocar as partições /dev/sda5 e /dev/sda6 para a esquerda.

Em outras palavras, primeiro você vai na opção para redimensionar a sda5 e muda todo o espaço disponível antes da partição (10,75 GiB) para depois dela. Depois é repetir o procedimento para a sda6 e por fim aumentar a sda7.

Lembrando que o GParted sempre avisa que essas operações podem causar perda de dados ou problemas na inicialização, mas é muito difícil ter algum problema se você fizer da maneira correta. Por via das dúvidas, tenha backup em mãos.

Imaginei que tivesse que fazer isso, mas não tinha certeza. Obrigado pela dica, vou fazer desfragmentações das partições do Windows e realocarei.
Obrigado!

OBS.: Assim que efetuar o procedimento marcarei o tópico como resolvido.