Autor Tópico: Dica para quem usa ubuntu e ati radeon(nao esta mais funcionando)(resolvido)  (Lida 2404 vezes)

blackwinds

  • Visitante
Depois de usar o ubuntu 10.04 64 desktop com kernel do server,por 4 anos decidi migrar para o 12.04,mas tinha uma 9600 gt da nvidia e nunca tive problemas com a instalaçao do ubuntu,mas ai comprei uma radeon 6850, pois tambem jogo no pc, ai começaram as dores de cabeça,pra começar o ubuntu 12.04 nao reconhecia ela quando instalava,depois de perquisar,descobri que tinha que fazer a instalaçao do ubuntu com a minha placa de video onbord,instalar o drive da radeon depois reiniciar o pc com a radeon ai ele reconhecia a placa,ai começaram varios problemas com o driver dava uns bugs no video,pesquisei mais um pouco,e decidi instalar o kernel liquorix 3.6.0.8  ai meus problemas se resolveram de vez eo ubuntu 12.04 64 esta funcionando a mais de um mes sem problema algum de video.
Fica a dica para quem ta enfrentando problemas com drivers da ati.pois uso ubuntu desde o 8.04, ja usei outra placa de video ati,mas nunca tive tanto problema com o ubuntu para reconhecer hardware como enfrentei com o ubuntu 12.04
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2013, 21:39 por blackwinds »

blackwinds

  • Visitante
Re: Dica para quem usa ubuntu e ati radeon(nao esta mais funcionando)
« Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 00:13 »
Pessoal,atualizei o ubuntu e instalou o kernel liquorix 3.7,e simplesmente o driver de video da ati deixou de funcionar,tentei varias dicas instalei os headers,mais tive tantos problemas,que acabei desistindo,desinstalei o ubuntu 12.04, e instalei o backtrack 5 gnome,meus problemas acabaram com o velho gnome,sem bugs de video.

obs:uso o ubuntu desde o 8.04 e nunca tive tanta dor de cabeça,quanto com o 12.04,com o unity,tive uma instalaçao do ubuntu 10.04, que durou dois anos no meu pc,e com o 12,04 so tive problemas.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Dica para quem usa ubuntu e ati radeon(nao esta mais funcionando)
« Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 00:47 »
Essas placas de vídeo às vezes causam uma tremenda dor de cabeça mesmo. Atualmente o melhor a se fazer é usar vídeo Intel, que não requer driver nenhum e funciona redondo, com 3D e tudo o mais.
Por que simplesmente desistiu do Ubuntu 12.04? Por que não tentou uma versão mais leve, como Xubuntu 12.04, por exemplo? É porque o 10.04 logo se tornará obsoleto e não terá mais suporte por parte da Canonical (exceto para servidores, cujo prazo vai até 2015).

blackwinds

  • Visitante
Re: Dica para quem usa ubuntu e ati radeon(nao esta mais funcionando)
« Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 12:12 »
Eliseu,tentei outras versões (kubuntu,xubuntu,fuduntoo)mas nao funcionaram direito,parti para o backtrack 5,pois ele e baseado no ubuntu com gnome,instalei todos os progamas que uso no ubuntu sem problemas,não me deu mais problemas com o driver de video,o problema com o ubuntu 12.04 e a interface do unity,pois o driver de video nao se acertava com ela,estou usando o mesmo driver da ati no backtrack sem bugs.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Dica para quem usa ubuntu e ati radeon(nao esta mais funcionando)
« Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 12:24 »
Eu uso em um dos meu PCs uma Radeon HD 4350 em problemas no Ubuntu 12.04.
Não mudei o kernel, nada, uso o padrão, driver "fglrx" legacy.
Pode ser que com kernel liquorix 3.7 a versão do xorg dê bug. Tenta num pendrive, pra não te dar muito trabalho o teste, rodar o Ubuntu 12.04, ou 12.10 (que já tem o xorg novo), com "kernel padrão", instalar o fglrx pelo synaptic. Creio que vai funcionar. Tenho um amigo que tem essa HD 6850 funcionando num Ubuntu 12.10 e ele não reclamou... extranho esse seu problema. As placas Radeon HD costumam dar menos problema que as nVidia no Ubuntu.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2013, 12:34 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Dica para quem usa ubuntu e ati radeon(nao esta mais funcionando)
« Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 12:51 »
Minhas duas máquinas usam ATI radeon.

Ambas no 12.04.

E todas funcionam perfeitamente.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Dica para quem usa ubuntu e ati radeon(nao esta mais funcionando)
« Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 13:00 »
Você tentou instalar os drivers dessa placa pelos "drivers adicionais"? Ou pelo site do fabricante? Ela funciona com o driver genérico (ou seja, sem precisar instalar nada, já sai funcionando)?

Pelo que ouço falar as placas de vídeo Ati tem um bom suporte com linux. :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

blackwinds

  • Visitante
Re: Dica para quem usa ubuntu e ati radeon(nao esta mais funcionando)(resolvido)
« Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 21:46 »
amigos,estou usando o backtrack 5 como desktop,que e baseado no ubuntu 10.04,instalei o kernel 3.4.0,e nao tive mais problemas de video.
agradeço a ajuda e os comentarios de todos.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Dica para quem usa ubuntu e ati radeon(nao esta mais funcionando)(resolvido)
« Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 22:00 »
estou usando o backtrack 5 como desktop,que e baseado no ubuntu 10.04

O Ubuntu 10.04 só tem suporte de atualizações até abril - e consequentemente o Backtrack também, já que é baseado no Ubuntu 10.04. Por mais que os problemas de vídeo tenham sido aparentemente resolvidos, você não terá como usar o sistema por muito tempo - a não ser que não faça questão nenhuma de atualizações...
Se o Ubuntu 12.04 ficou pesado aí, existem versões mais leves, como Xubuntu ou Lubuntu, por exemplo. Aliás, sugiro depois experimentar o Xubuntu 12.04 ou o Lubuntu 12.10 (o Lubuntu, ao contrário das outras versões, não é LTS, então é recomendável sempre usar a última versão), com o novo Kernel 3.7.8. Quem sabe dessa forma você consiga um bom desempenho de vídeo, com um sistema atualizado.