Autor Tópico: Compartilhar impressora windows 7 starter  (Lida 25303 vezes)

Offline fabriciocostasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Compartilhar impressora windows 7 starter
« Online: 15 de Maio de 2011, 18:52 »
Prezados, boa noite!

Instalei Ubuntu 11.04 em meu desktop. Gostei muito! Só que estou tendo um problema para compartilhar impressora.

Tenho o desktop com Ubuntu 11.04, onde está instalada a impressora (funcionando perfeitamente), e um NoteBook com Windows 7 Starter. Ambos estão conectados a um roteador D-Link DI-524 (o NoteBook usa conexão wireless). Eu consigo enxergar o NoteBook windows dentro do Ubuntu, mas não consigo enxergar o Desktop Ubuntu dentro do windows. Ainda não consegui instalar a impressora, já segui os tutoriais padrões (compartilhar impressora no Ubuntu, instalar impressora de rede no windows com o endereço http://endereço_de_IP:631/printers/nome_da_impressora), mas o windows dá uma mensagem de "impressora não encontrada". O curioso é que quando digito o endereço da impressora no navegador do windows (iexplorer), consigo ver a impressora, mas não consigo adicioná-la na janela de gerenciamento de impressoras do windows. Alguém tem uma idéia sobre o que está acontecendo? Alguém sabe como resolver o problema?
Obrigado

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Compartilhar impressora windows 7 starter
« Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2011, 20:24 »
Ola

Olhando no site da microsoft => http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/Networking-in-Windows-7-Starter

É dito que para isto as duas maquinas devem estar no mesmo grupo de trabalho ( dominio)

Feito isto, deveria funcionar. => http://wiki.ubuntu-br.org/Redes

[]'s

Offline oraculum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Oraculum Blog
Re: Compartilhar impressora windows 7 starter
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2011, 20:33 »
fiz um tutorial a um tempo atrás no meu antigo blog talvez possa lhe ajudar: http://abdieldamon.wordpress.com/2009/02/01/compartilhando-impressora-instalada-no-debian-em-uma-rede-windows/

eh para o debian mas funciona perfeitamente no ubuntu
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

Offline alexnakano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Compartilhar impressora windows 7 starter
« Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2011, 12:19 »
Estou com o mesmo problema...

Oraculum qdo vc diz cole tal texto no arquivo, vc quer dizer apagar todo o resto e só deixar esse novo texto??

Valeu...

Offline oraculum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Oraculum Blog
Re: Compartilhar impressora windows 7 starter
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2011, 15:19 »
Estou com o mesmo problema...

Oraculum qdo vc diz cole tal texto no arquivo, vc quer dizer apagar todo o resto e só deixar esse novo texto??

Valeu...

é para substituir, tirar o que está lá e colocar essa configuração que passei, mas faça uma cópia antes do arquivo, tipo:

sudo cp /etc/cups/cupsd.conf /etc/cups/cupsd.conf.bak
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

Offline fabriciocostasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Compartilhar impressora windows 7 starter
« Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2011, 17:54 »
Oraculum,
Obrigado pela dica, mas fiquei com algumas dúvidas... (Estou usando o Ubuntu 11.04. )

primeira dúvida:

quando digito 'aptitude update' no terminal ele dá a seguinte mensagem

O programa 'aptitude' pode ser encontrado nos seguintes pacotes:"
 * aptitude
 * aptitude-gtk
Tente: sudo apt-get install <pacote selecionado>


Não sei como fazer para instalar o cupsys através deste comando...

Pulando esta parte, tentei iniciar o cups (imaginando que este já esteja instalado e eu não saiba) com o comando que você indicou: /etc/init.d/cupsys start, mas quando olhei na pasta init.d, não há um arquivo 'cupsys', há apenas um arquivo cups... seria a mesma coisa?

Obrigado

Offline oraculum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Oraculum Blog
Re: Compartilhar impressora windows 7 starter
« Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2011, 18:08 »
o comando aptitude eh mesma coisa que apt-get eh que antes o apt-get não instalava as dependencias dai usavamos o aptitude que instalava os programas e as dependencias desses caso existisse alguma, mas voce pode instalar o aptitude no seu ubuntu assim:

sudo apt-get install aptitude

quanto ao start nos serviços você pode verificar que no proprio post eu abordo sobre isso, porem falando do samba mas para o cups eh a mesma coisa da uma olhada no que eu falo la no post:

Citar
3 -Reinicie o samba

# /etc/init.d/samba restart

se estiver usando Ubuntu use os comandos abaixo para reiniciar o serviço:

sudo service smbd restart
 sudo service nmbd restart

para o cups vc faz assim:

sudo service cups restart


ps. agora editei o artigo colocando esse comando para os usuarios do ubuntu
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

Offline alexnakano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Compartilhar impressora windows 7 starter
« Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2011, 19:56 »
Oraculum.

Segui o tutorial para o cups e não deu certo. Substitui o conteúdo do cupsd.conf pelo seu texto e nada

Não apareceu o http://localhost:631...

Aparece isso qdo vou ver o url da impressora:

hp:/usb/HP_LaserJet_M1120_MFP?serial=NZ02M23

Além disso, o netbook não enxerga outro computador na rede que não ele mesmo (lembrando que o net está ligado à rede por meio wireless). Ou seja, para o netbook só tem um computador na rede: ele mesmo.

Se pude me dar uma luz, agradeço... Já tô quase desistindo... Tô louco pra usar o Ubuntu como único SO do computador e não consigo compartilhar impressora com o netbook com W7 Starter.

Nem tentei pelo samba pq achei mais complicado.

Valeu.

Offline oraculum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Oraculum Blog
Re: Compartilhar impressora windows 7 starter
« Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2011, 23:00 »
compartilhar pelo samba é muito menos problemático e mais facil na verdade, tente por ele deve funcionar.

quanto ao cups:

Só duas perguntas

você fez o acesso do http://localhost:631 pelo navegador ?

e esse acesso ao url vc fez estando na sua maquina onde está instalada a impressora ?

se a resposta for sim para as duas me diz o que o terminal retorna pra voce quando voce faz: aptitude search cups

pois se nao abriu o localhost significa que o cups nao esta instalado no seu pc, agora que funciona eu tenho certeza que funciona tenho uma parecida com a sua impressora aki rodando em rede no meu ubuntu porem a minha eh a m1132 (praticamente a mesma coisa)
« Última modificação: 28 de Maio de 2011, 23:03 por oraculum »
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

Offline alexnakano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Compartilhar impressora windows 7 starter
« Resposta #9 Online: 29 de Maio de 2011, 02:04 »
Oraculum

Seguinte: a resposta é sim para as duas perguntas. Fiz na máquina em que a impressora está instalada e funcionando. E fiz pelo navegador o acesso a essa página. Aparece aquela página de configuração do cups.

Segue aptitude search cups:

alexnakano@alexnakano-desktop:~$ aptitude search cups
p   apcupsd                         - gerenciamento de energia UPS APC (daemon)
p   apcupsd-cgi                     - APC UPS Power Management (web interface) 
p   apcupsd-doc                     - APC UPS Power Management (documentation/ex
p   bluez-cups                      - Driver de impressora bluetooth para CUPS 
p   brother-cups-wrapper-ac         - Cups Wrapper drivers for ac brother printe
p   brother-cups-wrapper-bh7        - Cups Wrapper controladores para impressora
p   brother-cups-wrapper-common     - Common files for Brother cups wrapper pack
p   brother-cups-wrapper-extra      - Cups Wrapper controladores extra para impr
p   brother-cups-wrapper-laser      - Cups Wrapper controladores para impressora
p   brother-cups-wrapper-laser1     - Drivers de Cups Wrapper para impressoras b
p   brother-cups-wrapper-mfc9420cn  - Cups Wrapper drivers for mfc9420cn brother
i   cups                            - Common UNIX Printing System UNIX (tm) -- s
i   cups-bsd                        - Common UNIX Printing System UNIX (tm) - co
i   cups-client                     - Common UNIX Printing System (tm) - os prog
i   cups-common                     - Common UNIX Printing System (tm) - arquivo
p   cups-dbg                        - Common UNIX Printing System (tm) - símbolo
i A cups-driver-gutenprint          - drivers de impressora para o CUPS         
p   cups-pdf                        - impressora PDF para o CUPS               
p   cups-pk-helper                  - PolicyKit helper to configure cups with fi
i   cups-ppdc                       - Common UNIX Printing System(tm) - PPD mani
p   cupsddk                         - Common UNIX Printing System UNIX (pacote d
v   cupsddk-drivers                 -                                           
p   cupsys-driver-gutenprint        - pacote de transição                       
p   eggcups                         - notification area icon for printing jobs 
i   ghostscript-cups                - interpreter for the PostScript language an
p   gkrellmapcupsd                  - gkrellm plugin displaying the current proc
p   gnuspool-cupspy                 - CUPS emulation for GNUspool               
p   hal-cups-utils                  - CUPS integration with HAL                 
p   hplip-cups                      - HP Linux Printing and Imaging - CUPS Raste
i   libcups2                        - Common UNIX Printing System(tm) - Core lib
p   libcups2-dev                    - Common UNIX Printing System(tm) - Developm
i   libcupscgi1                     - Common UNIX Printing System(tm) - CGI libr
p   libcupscgi1-dev                 - Common UNIX Printing System(tm) - Developm
i   libcupsdriver1                  - Common UNIX Printing System(tm) - Driver l
p   libcupsdriver1-dev              - Common UNIX Printing System(tm) - Developm
i   libcupsimage2                   - Common UNIX Printing System(tm) - Raster i
p   libcupsimage2-dev               - Common UNIX Printing System(tm) - Developm
i   libcupsmime1                    - Common UNIX Printing System(tm) - MIME lib
p   libcupsmime1-dev                - Common UNIX Printing System(tm) - Developm
i   libcupsppdc1                    - Common UNIX Printing System(tm) - PPD mani
p   libcupsppdc1-dev                - Common UNIX Printing System(tm) - Developm
v   libcupsys2                      -                                           
v   libcupsys2-dev                  -                                           
p   libgnomecups1.0-1               - biblioteca GNOME para interação CUPS     
p   libgnomecups1.0-dev             - GNOME library for CUPS interaction (header
p   libnet-cups-perl                - Perl module for printing through CUPS     
i   python-cups                     - vínculos Python para CUPS                 
i   python-cupshelpers              - Python modules for printer configuration w
v   python2.6-cups                  -                                           
v   python2.7-cups                  -                                           
alexnakano@alexnakano-desktop:~$

O problema está no seguinte: fazer com que o desktop e o netbook se encontrem na rede. Eles não se vêem na rede. Pode ser por isso que não está dando certo...

Offline oraculum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Oraculum Blog
Re: Compartilhar impressora windows 7 starter
« Resposta #10 Online: 29 de Maio de 2011, 02:12 »
Sim o primeiro passo seria isso mas pra fazer o windows ver o pinguim vc precisa do samba, já está com o samba instalado?

outra coisa que precisa ser verificada eles precisam estar no mesmo grupo de trabalho no arquivo de configuracao do meu blog tem onde configura isso e eh preciso que o usuario do windows esteja no linux ou vice versa.

vc precisa de adicionar o usuario do windows no grupo de usuarios do samba, acho que tem isso também no post se não tiver e vc nao conseguir retorne aqui que lhe explico...

quanto ao cups desculpa mas entendi errado oq vc falou pensei que nem a parte de configuração estava abrindo por isso pedi o resultado do search cups mas ele está instalado olha aki a linha comprovando:

i   cups                            - Common UNIX Printing System UNIX (tm) -- s

enfim instala o samba e faz as configurações que lhe passei e retorne aki :)
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

Offline alexnakano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Compartilhar impressora windows 7 starter
« Resposta #11 Online: 29 de Maio de 2011, 13:35 »
O samba foi instalado e já colei o seu texto no arquivo smb.conf.

O Windows 7 (netbook) não acha o desktop com ubuntu na rede nem ferrando... Como faço??

Outra coisa: como adicionar usuários no samba?? Não estou sabendo fazer...

No meu roteador o nome da rede é Casa. Mas no ubuntu dei o nome de workgroup naquela linha workgroup = workgroup. Isso faz diferença??


Valeu...

Offline oraculum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Oraculum Blog
Re: Compartilhar impressora windows 7 starter
« Resposta #12 Online: 29 de Maio de 2011, 15:55 »
cara quanto ao usuario tem isso no artigo, dá uma lida lá:

Citar
nota: caso precise de acessar a maquina na rede e ela pedir usuário e senha digite:
 sudo smbpasswd -a nome-usuario
 para poder adicionar seu usuário ao grupo do samba e criar uma senha para ele no samba.
 Se esqueci de algo por favor comentem abaixo.

mas o usuario seria um segundo passo vc primeiro precisa fazer as maquinas se enxergarem o usuario eh para vc acessar as pastas do ubuntu que estao compartilhadas.

quanto ao grupo de trabalho e esse nome da sua rede wireless não tem nada a ver, ou seja não precisa ser igual ao arquivo do samba.

já o grupo de trabalho do seu windows tem que ser o mesmo que vc colocou no samba ou seja você tem que deixar o mesmo nos dois, verifica se os dois micros estão com a mesma faixa de ip, para fazer isso no ubuntu digite no terminal:

ifconfig

veja a o campo 'inet addr' talvez esteja em portugues pra vc mas eh algo do tipo :)

dai verifique se no windows ele esta pegando a mesma faixa de ip e tente dar um ping do windows para o linux e do linux para windows e veja se algum deles responde se eles responderem no ping eh pq tem alguma coisa errada no seu arquivo de  config do samba dai por isso ele nao esta aparecendo do internet explorer do windows, depois vc volta aki com o resultado do ping...


ps. sempre que fizer qualquer alteração no arquivo do samba de um restart no servico
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

Offline fabriciocostasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Compartilhar impressora windows 7 starter
« Resposta #13 Online: 29 de Maio de 2011, 17:17 »
boa tarde, oraculum!
Obrigado mais uma vez pelas dicas...
Tentei tanto pelo samba quanto pelo cups e não consegui...

O mais engraçado é que quando eu digito o IP da impressora no navegador do windows (internet explorer), consigo abrir a página do CUPS e vejo a impressora linux, mas quando vou para a página de gerenciamento de impressoras do windows, digito o mesmo IP, ele não acha a impressora.

Além disso, tá acontecendo o seguinte: o desktop Ubuntu enxerga o notebook windows 7 starter perfeitamente, mas o contrário não acontece. O windows não enxerga o ubuntu. Tens alguma idéia do que pode ser isto? Será que há algum problema no windows 7 starter?

Até mais


Offline oraculum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Oraculum Blog
Re: Compartilhar impressora windows 7 starter
« Resposta #14 Online: 29 de Maio de 2011, 19:23 »
se você consegue ir no windows e pingar (sabe o que significa isso ?) o linux significa que ele está em rede daí você pode ir em iniciar > executar > e digita \\ipdolinux da enter que ele deve abrir o pc. tenta isso e me diz o q dá?

so lembrando que a maioria desses problemas de não enxergar eh por causa do grupo de trabalho diferente dai o windows nao consegue visualizar  maq linux, vc ja mudou o grupo do windows para o workgroup que vc colocou no smb.conf?

se ele pedir um usuario e senha vc digita oq vc cadastrou no grupo do samba.

vamos fazer ele acessar primeiro a maquina na rede depois configuramos a impressora.


De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto