Autor Tópico: Ubuntu baseado no Debian instável?  (Lida 2895 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Ubuntu baseado no Debian instável?
« Online: 27 de Novembro de 2010, 17:58 »
Lendo alguns posts aqui no fórum, me veio uma dúvida: pq o ubuntu é baseado na debian instável ao invés do debian estável assim como era o falecido kurumin... ???
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Ubuntu baseado no Debian instável?
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2010, 20:27 »
Acho que não existe uma definição assim sobre ser baseado em uma versão ou outra.
Até onde eu sei, não existe uma versão do debian que é usada pro ubuntu ser montado em cima (pelo menos não nas últimas versões)... em vez disso o ubuntu apenas compartilha os pacotes e uns scripts do debian, além da própria filosofia de pacotes dele.

Daí existem pacotes do debian estável no main, do debian instável do universe, etc...

Mas isso é como eu entendo.
Talvez alguém possa esclarecer melhor.
Googling since 1999.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu baseado no Debian instável?
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2010, 20:36 »
Acho que não existe uma definição assim sobre ser baseado em uma versão ou outra.
Até onde eu sei, não existe uma versão do debian que é usada pro ubuntu ser montado em cima (pelo menos não nas últimas versões)... em vez disso o ubuntu apenas compartilha os pacotes e uns scripts do debian, além da própria filosofia de pacotes dele.

Daí existem pacotes do debian estável no main, do debian instável do universe, etc...

Mas isso é como eu entendo.
Talvez alguém possa esclarecer melhor.

Valeu NPC... já deu uma "clareada" aqui no meu "Vale Sombrio" do Ubuntu... mas com fórum participativo como esse e pessoas dispostas a compatilhar conhecimentos... todo mundo sai ganhando...

Valeu pela explicação...

Valeu...

Fui...

Até Mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu baseado no Debian instável?
« Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2010, 21:26 »
70% do Ubuntu é Debian e vem, basicamente, da arvore instável. Isso não é ruim, os pacotes chegam com praticamente as ultimas correções do upstream.

Existe vários motivos para não ser baseado na Debian estável. Se fosse, não teria uma versão a cada seis meses, por exemplo.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu baseado no Debian instável?
« Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2010, 22:05 »
70% do Ubuntu é Debian e vem, basicamente, da arvore instável. Isso não é ruim, os pacotes chegam com praticamente as ultimas correções do upstream.

Existe vários motivos para não ser baseado na Debian estável. Se fosse, não teria uma versão a cada seis meses, por exemplo.
E não teria as ultimas versões dos softwares.

Diga-se de passagem o coração e o sangue do ubuntu é Debian unstable.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu baseado no Debian instável?
« Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2010, 22:46 »
70% do Ubuntu é Debian e vem, basicamente, da arvore instável. Isso não é ruim, os pacotes chegam com praticamente as ultimas correções do upstream.

Existe vários motivos para não ser baseado na Debian estável. Se fosse, não teria uma versão a cada seis meses, por exemplo.

Sendo assim... teoricamente, o Debian na versão estável seria realmente mais "estável" do que o Ubuntu... ??? ???

Outra coisa que me deixa encafufado... é vantajoso uma nova versão a cada 6 meses do Ubuntu... ??? ???
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu baseado no Debian instável?
« Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2010, 22:52 »
Sendo assim... teoricamente, o Debian na versão estável seria realmente mais "estável" do que o Ubuntu... ??? ???
Sempre foi, e sempre será(eu acho), pois no debian os pacotes são muito, muito testados, tanto que quando eles lança uma nova versão os sofwares já estão meio atrasados.
Citar
Outra coisa que me deixa encafufado... é vantajoso uma nova versão a cada 6 meses do Ubuntu... ??? ???
Depende do seu ponto de vista, isso cai na opinião pessoal, uns vão falar que é bom, outros vão criticar.
Particularmente gostei do anuncio do mandriva que só haverá uma versão por ano.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu baseado no Debian instável?
« Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2010, 22:55 »
70% do Ubuntu é Debian e vem, basicamente, da arvore instável. Isso não é ruim, os pacotes chegam com praticamente as ultimas correções do upstream.

Existe vários motivos para não ser baseado na Debian estável. Se fosse, não teria uma versão a cada seis meses, por exemplo.

Sendo assim... teoricamente, o Debian na versão estável seria realmente mais "estável" do que o Ubuntu... ??? ???

Outra coisa que me deixa encafufado... é vantajoso uma nova versão a cada 6 meses do Ubuntu... ??? ???

o nível que o ubuntu atingiu, essas migrações só se justificam pelo gosto do usuário
e até acho bom p/ novatos.

mas p/ quem prefere estabilidade acima de novidades as versões de longa duração são ótimas
só ñ fiquei na época no 8.04lts porque o suporte nativo ao flash ñ existia
mas hj da 10.04lts só saio na próxima lts.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Ubuntu baseado no Debian instável?
« Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2010, 00:16 »
Sendo assim... teoricamente, o Debian na versão estável seria realmente mais "estável" do que o Ubuntu... ??? ???
o debian estável normalmente é comparado a uma "rocha", mas infelizmente é muito defasado em relação as outras distro. varias distro usam os repositórios do debian (tanto o sid quanto o testing), algumas delas: aptosid, mint debian edition e epidemic por exemplo.
o ubuntu é uma das distro mais amigáveis, mas não uma das mais estáveis.

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Ubuntu baseado no Debian instável?
« Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2010, 00:51 »
Acho que vir do Debian Instável não é uma coisa ruim... O Debian estável é batizado assim porque todos os seus programas, apesar de muito antigos (até mesmo seu GNOME é antigo mesmo!) são realmente estáveis. O Debian Instável vem com os programas mais novos, mas não é totalmente estável como suas versões estáveis.