Autor Tópico: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!  (Lida 5890 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
O comandante em chefe deixou claro que o Ubuntu NÃO virá com os Drivers proprietários da Nvidia ou ATI por padrão!

Assim como os codecs de Áudio e Vídeo proprietários, todos poderão ser acessados através dos repositórios do Ubuntu, mas não virão instalados por padrão!

Ele é bastante claro e enfático:
Citar
" Ubuntu does not, and will never, include proprietary applications."

Traduzindo: " O Ubuntu não inclui, e nunca incluirá, aplicações proprietárias."

A carta é grande e está em Inglês (postada em seu Blog no dia 28/11/2006):

http://www.markshuttleworth.com/archives/84
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!
« Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2006, 01:01 »
Bom, pra mim seria uma mão na roda, pois eu ainda tenho muitas dificuldades em instalar os drivers da nvidia.
Mas devo reconhecer que o projeto Ubuntu está em boas mãos, não perderá a identidade tão fácil. E foi com essa identidade que ele me conquistou como usuário.

Offline ace_killer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
    • AceTech
Re: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2006, 01:19 »
Gostei dessa atitude do Mark*, o claro seria uma mao na roda para usurários NVidia e ATI ajudaria muito, mas acho que sairia muito da identidade do Ubuntu como disse o Glauco..

Mas foi colocado nos repositórios, isso ja ajudara muito, já está vendo comunidades de Gnu/Linux falando mal do ubuntu por causa dos Drivers Proprietario por default..


*Ainda mais por eu ser usuario intel  ::)  ;D
Linux User: #423938 AceTech


Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2006, 02:19 »
Mas devo reconhecer que o projeto Ubuntu está em boas mãos, não perderá a identidade tão fácil. E foi com essa identidade que ele me conquistou como usuário.

That's Right ! Nada que meia dúzia de clicadas do mouse não resolvam! Sinto-me seguro sabendo que o Shuttleworth não tem vocação para ser Novell!

Piras

  • Visitante
Re: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!
« Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2006, 02:40 »
Na verdade, ter os controladores (drivers) de vídeo instalados por padrão não chega a ser necessário e, muitas vezes, pode ser até inconveniente. O importante é ter pacotes deb adequados para instalação. Instalar os controladores ATI é complicado demais para uma distro voltada para "seres humanos", pelo menos a maioria dos "seres humanos" que conheço...

Sei que, no fundo, a maior parte da culpa cabe ao fabricante, mas se os desenvolvedores Linux forem um pouco mais pragmáticos, as coisas bem que poderiam ficar um pouquinho mais fáceis.

Offline jc87

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!
« Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2006, 18:45 »
O comandante em chefe deixou claro que o Ubuntu NÃO virá com os Drivers proprietários da Nvidia ou ATI por padrão!

A titulo de curiosidade já li e reli várias vezes o texto em questão e apesar de ele mencionar que o Ubuntu nunca irá trazer aplicações proprietárias por default (drivers é uma historia diferente) pelo que entendi do texto em questão o SABDFL parece ter evitado dar uma resposta directa acerca da inclusão ou não dos drivers fechados (em certos parágrafos iria jurar que ela esta a argumentar seriamente a favor da inclusão dos mesmos).

Se alguém me quiser indicar um paragrafo no qual sem sombra de dúvidas ele afirma "não vamos incluir drivers fechados por default no cd" pessoalmente ficaria muito mais tranquilo de mente.
      

Offline iGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
    • Guia Ubuntu PT
Re: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!
« Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2006, 18:53 »
pois eu começo a reler e o que eu começo a ver é que ele está a dizer que não vai vir com binários propríetários desde que não afectem a utilização correcta do hardware.  ???

Offline ares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
Re: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!
« Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2006, 22:25 »
apoiado, no ubuntu ja é mais facil (e até mais rapido visto que os drivers para linux são menores) instalar drivers, pelomenos todos os que ja instalei foi na base do synaptic mesmo, só uma vez compilei com o kernel para ver como é, mas ja tinha feito via synaptc antes e ficou a mesma coisa...


acho um disperdicio de espaço vir com 2 drivers, um aberto e um fechado...        apenas com o driver aberto ja é possivel ao computador funcionar bem, instalar o fechado é optativo...
O Google é meu pastor e nada me faltarás.

Offline Expect

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!
« Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2006, 10:16 »
Mais nada e viva a REVOLUÇÃO lolol
GNU/Linux User #317824
Linux uma alternativa, não uma substituição.
http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/

Offline daniellfeijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
    • Daniel Feijó | Engenheiro de Software
Re: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!
« Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2006, 11:39 »
Apoio plenamente o Mark Shuttleworth, se for abrindo espaço para os softwares proprietários vamos retroceder. E depois de algum tempo estaremos dependendo novamnete de Softwares proprietários. Se quisermos uma comunidade forte de software livre temos que fazer nossa parte tambem, dá uns click lá e instala seu driver por conta própria, é o minimo que podemos fazer por uma comunidade melhor e mais forte de Software Livre.

Abraço a todos.......
Daniel Feijó
www.danielfeijo.net

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!
« Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2006, 08:30 »
Sabidamente, um dos grandes problemas do Linux para melhor divulgação entre iniciantes é a dificuldade de uma instalação multimidia. Sem querer ir contra princípios, acho que um pacote deb, que de uma só vez, instalasse o suficiente para compatibilizar com todos os equipamentos modernos seria de grande valia.
Vejo uma tendencia dos manipuladores de mídia, a separação de 2 tipos de Soft Livre, um para continuar isolado e ajudado gratuitamente por idealistas, mas com fama de ser difícil e não servir para desktop, e outro com facilidades, mas comercializados como se fosse um soft proprietário.
Não sou contra ganhar dinheiro com soft livre, muito pelo contrário, mas esta tendência me preocupa.
Exemplos não faltam...
Do outro lado, com o windows, não existe esta discriminação, você pode comprar um micro que já vem com este SO instalado e equipar seu desktop com tudo freeware ou open source sem estar ferindo algum princípio. Talvez isto, seja o segredo deste SO estar em mais de 90% dos desktops
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!
« Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2006, 20:49 »
Eu não sou contra se ganhar com software livre, mas não vendendo, e sim utilizando tais softwares livres como ferramentas pra lucrar.

Pq não fazem com que o GNU/Linux detecte os drivers via cd do driver, que mesmo instalando só no W$, fazer com que pegue as dll's e carregue pra rodar no Linux.
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!
« Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2006, 21:56 »
O que ele diz grosso modo é que os drivers da Nvidia virão sim...

E depois de muito ler e reler, acho que é a decisão certa...

Offline iGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
    • Guia Ubuntu PT
Re: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!
« Resposta #13 Online: 14 de Dezembro de 2006, 08:41 »
Sim, acho que é isso, como disse anteriormente, os drivers proprietários vão fazer parte do Feisty. Software proprietário é que não vai fazer parte.

Depois de pensar um pouco, começo a não perceber qual o problema de tanta queixa, muita distro já faz a inclusão de alguns drivers proprietários para outros dispositivos.

Quem quer tudo 100% livre que use o gnewsense ou lá como se chama :)

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!
« Resposta #14 Online: 14 de Dezembro de 2006, 09:01 »
Como eu já disse em outro tópico, pra mim a melhor solução foi a adotada pela Novell, o sistema detecta caso o usuário tenha uma placa ATI ou NVidia e na instalação faz o download e a instalação automática dos drivers.

Facilita muito a instalação, já que o usuário comum terá os drivers configurados e funcionando e o CD não ficará "inchado" com drivers desnecessários.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740