Autor Tópico: Criar rede local  (Lida 3410 vezes)

Offline GAN0ND0RF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Criar rede local
« Online: 20 de Novembro de 2006, 21:08 »
To com uma rede aqui na faculdade onde algumas maquinas foram formatadas, a senha do servidor foi perdida, de forma que as maquinas formatadas, não podem ser reinseridas na rede.
A professora pediu pra eu formatar o servidor e refazer toda a rede.
Qual a melhor forma de fazer isso?
São 10 computadores rodando windows 2000, o servidor roda linux, não sei qual, pretendo colocar o ubuntu 6.10.
Ela quer que os computadores compartilhem internet e arquivos.
Nunca tive experiências com rede, mas aceitei o desafio, quero sugestões e dicas de como fazer isso.
Eu viverei eternamente ou morrerei tentando!!!

Offline utida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Criar rede local
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2006, 15:59 »
To com uma rede aqui na faculdade onde algumas maquinas foram formatadas, a senha do servidor foi perdida, de forma que as maquinas formatadas, não podem ser reinseridas na rede.
A professora pediu pra eu formatar o servidor e refazer toda a rede.
Qual a melhor forma de fazer isso?
São 10 computadores rodando windows 2000, o servidor roda linux, não sei qual, pretendo colocar o ubuntu 6.10.
Ela quer que os computadores compartilhem internet e arquivos.
Nunca tive experiências com rede, mas aceitei o desafio, quero sugestões e dicas de como fazer isso.


GAN0ND0RF,

Você pode usar o OpenLDAP para autenticação, o Squid para controle de acesso a Internet e o Samba para compartilhamento de arquivos para Windows.

Dica: Tanto o Samba quanto o OpenLDAP devem ser configurados para trabalhar em conjunto e as estações devem ser configuradas para autenticar em sistemas UNIX de mais pesquisa na Internet.

Referências:

http://focalinux.cipsga.org.br/ - Guia FOCA Linux;
http://www.ldap.org.br/ - LDAP
"A educação é um bem público e o conhecimento, um patrimônio social." Prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes e Prof. Carlos Segueyuki Sediyama