Autor Tópico: Servidor com conflito duvida como resolver  (Lida 2270 vezes)

Offline ronaldotorre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Servidor com conflito duvida como resolver
« Online: 16 de Setembro de 2011, 14:47 »
Olá pessoal, sou novo nessa comunidade, mas uso linux a muito tempo, fiz update no ubuntu para a versao 11.04 porém estou tendo alguns problemas será que alguém pode me ajudar?
Estou instando o ubuntu 11.04 para fazer o papel de servidor, então instalei o openssh-server  para receber  o cliente.
Defini que a porta seria a 2222 motivo solicitação de acesso remoto externo e bloquiei o root para não ter permissão no ssh e defini usuários do grupo que tenha acesso. Só que se bloqueio o root não acessa o servidor por sftp e se libero o root não acessa via ssh se definir a porta para 2222 ha conflito com o samba 4.
Antes utilizava o ubuntu8 e o centos5 para servidor.
Existe alguma solução?
preciso ter acesso ao servidor por ssh via terminal e pelo nautilos
preciso ter acesso ao servidor externo a rede
e usuários linux e windows tem que ter acesso aos arquivos compartilhados que tem também exige controle de acesso definido por grupo e usuário do grupo
Só que uma coisa está confundindo outra no servidor pois se libera acesso a pasta compartilhada so 1 ou outro consegue aceso.
Por favor alguém pode me ajudar?

Desde já agradeço
« Última modificação: 16 de Setembro de 2011, 16:08 por ronaldotorre »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor com conflito duvida como resolver
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2011, 15:26 »
Cara, não entendi nada do que vc escreveu depois de "ssh server". Poderia explicar melhor? Pontuações ajudam também.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ronaldotorre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Servidor com conflito duvida como resolver
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2011, 16:16 »
Caro zekkerj é o seguinte, tenho um server que rodava com o ubuntu8 e precisei fazer update para a versao 11.04. Anteriormente ele  controlava acesso via terminal por ssh e pelo nautilios por sftp. Como tenho que ter acesso externo a minha rede bloquiei o root então somente usuários que tem controles pode efetuar acesso remoto.  A duvida é o seguinte qdo coloco no terminal ssh -l usuario@servidor  está retornando connection refused porém se tentar acessar sftp://usuario@servidor  exibe mensagem acesso negado

Pessoal, preciso liberar acesso no ssh e no sftp tanto via terminal quanto em modo grafico e tem que informar um usuario válido pois por controle o root é bloqueado.
Já fiz isso anteriormente e funcionava perfeito mas agora está apresentando conflito

Alguém pode me ajudar?

Desde já, agradeço

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor com conflito duvida como resolver
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2011, 17:15 »
Citar
A duvida é o seguinte qdo coloco no terminal ssh -l usuario@servidor  está retornando connection refused porém se tentar acessar sftp://usuario@servidor  exibe mensagem acesso negado

Já viu se o serviço do ssh está ativo na máquina? Confirmou que o usuário em questão existe na máquina e pode abrir uma sessão remota via SSH?

Outra coisa, se vc usa a forma "usuario@maquina", não precisa usar o "-l". Ou seja, ou usa "ssh usuario@maquina", ou usa "ssh -l usuario maquina", OK?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline marcionugas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 100
    • Ver perfil
Re: Servidor com conflito duvida como resolver
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2011, 19:37 »
Geralmente eu uso ssh + ip_do_servidor.

Offline ronaldotorre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Servidor com conflito duvida como resolver
« Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2011, 10:28 »
Olá pessoal..
já fiz isso e o ssh está funcionando normal no servidor e o ssh-cliente operando nas estações, só que de uma estação quando uso via terminal e coloco o comando: ssh -l usuario ipdoservidor continua dizendo: "conexao refusaded"
porém como o visualizador da área de trabalho está logando e exibindo a tela do servidor desde que seja permitido.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor com conflito duvida como resolver
« Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2011, 10:35 »
Citar
porém como o visualizador da área de trabalho está logando e exibindo a tela do servidor desde que seja permitido.
O visualizador da área de trabalho usa outro protocolo.

O que me faz lembrar: vc usa firewall no servidor?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ronaldotorre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Servidor com conflito duvida como resolver
« Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2011, 10:13 »
olá caro colega, uso, porem está habilitado correto, as maquinas se veen, so que o erro que ocorre é de autenticação..

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor com conflito duvida como resolver
« Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2011, 10:26 »
Conexão recusada é típico de duas situações: ou o servidor ssh na máquina de destino não está em execução (mais provável), ou o seu firewall está recusando as conexões (o mais provável se fosse firewall seria timeout).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D