Autor Tópico: Software para programação em C e C++  (Lida 5281 vezes)

Offline joaonascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Software para programação em C e C++
« Online: 06 de Fevereiro de 2010, 20:25 »
Alguém me indica uma aplicação para programar em C e C++?

Por favor..

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Software para programação em C e C++
« Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 20:30 »
Alguém me indica uma aplicação para programar em C e C++?

Por favor..

Você fala em IDE? Caso em contrário, é só editar o fonte em um editor ASCII (vi, gedit, etc) e compilar o gcc ...

Danpos.

Offline joaonascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Software para programação em C e C++
« Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 21:40 »
Eu sou novo em Ubuntu, mas como preciso de programar nestas linguagens preciso de um programa do genero do Visual Studio..

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Software para programação em C e C++
« Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 22:03 »
Eu sou novo em Ubuntu, mas como preciso de programar nestas linguagens preciso de um programa do genero do Visual Studio..

Google

Repetindo que para programar em C/C++ você não precisa de IDE (Integrated Development Environment), mas sim saber algoritmo (para programar a tua tarefa) e de um editor de texto ascii ... ;)

Danpos.

Offline Donkei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Software para programação em C e C++
« Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 21:19 »
Eu sou novo em Ubuntu, mas como preciso de programar nestas linguagens preciso de um programa do genero do Visual Studio..

Google

Repetindo que para programar em C/C++ você não precisa de IDE (Integrated Development Environment), mas sim saber algoritmo (para programar a tua tarefa) e de um editor de texto ascii ... ;)

Danpos.
Acho que ele está se refererindo a uma IDE mesmo que de suporte para programar com ambiente gráfico, tipo o NetBeans. Aproveito este tópico porque também estou em busca de algo assim, pretendo começar a programar em linux usando C/C++ usando interface gráfica, talvez algo para GTK, que é a interface do Gnome.

Se existir uma IDE que evite fazer tudo na "unha" (tipo NetBeans para Java) seria show de bola.

Offline Donkei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Software para programação em C e C++
« Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 21:32 »
Encontrei uma coisa interessante, aqui mesmo no tópico do amigo Pedro Araújo: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=55970.0

Parte 1: http://pedroaraujoprogramador.blogspot.com/2009/09/programando-no-ubuntu-aplicacoes.html
Parte 2: http://pedroaraujoprogramador.blogspot.com/2009/09/programando-no-ubuntu-aplicacoes_10.html

Ele combinou a IDE Eclipse com programação em C/C++ e o Glade, uma ferramenta/ambiente/tookit sei lá, para programação gráfica em GTK/Gnome.

Aqui você tem mais informações (em inglês): http://glade.gnome.org/

Achei fantástico, era bem o que eu estava procurando, e parece ser a forma mais simples de se programar para esse ambiente.
PS: ainda não vi o Anjuta.

Espero ter ajudado também o colega joaonascimento.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2010, 22:07 por Donkei »

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Software para programação em C e C++
« Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 21:42 »
@Donkei

O Glade é bem legal, porém tem que instalar a versão 3 (a dois tem limitações para se desenhar os widgets). Se tiver interesse de construir pequenas GUIs para pequenas tarefas, sugiro usar o autoglade (eu já postei sobre este no fórum), que combinado com o bash e nautilus-actions permite dar conta do recado. ;)

Danpos.

Offline Donkei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Software para programação em C e C++
« Resposta #7 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 22:12 »
@Donkei

O Glade é bem legal, porém tem que instalar a versão 3 (a dois tem limitações para se desenhar os widgets). Se tiver interesse de construir pequenas GUIs para pequenas tarefas, sugiro usar o autoglade (eu já postei sobre este no fórum), que combinado com o bash e nautilus-actions permite dar conta do recado. ;)

Danpos.
Eu ainda estou meio perdido... teria como passar o link do tópico? Pesquisei mas não achei nada.

Pq não trabalhar com a versão 3 do Glade?

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Software para programação em C e C++
« Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 22:39 »
Amigo, o Netbeans 6.8 pode ser usado para programar em c e c++ assim como PHP, Ruby, Java e outros. O Netbeans tem uma vantagem de ter também uma versão totalmente em portugues.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Offline Donkei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Software para programação em C e C++
« Resposta #9 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 23:47 »
Amigo, o Netbeans 6.8 pode ser usado para programar em c e c++ assim como PHP, Ruby, Java e outros. O Netbeans tem uma vantagem de ter também uma versão totalmente em portugues.
E como funciona a parte para programar em GTK/Gnome com ele, você pode dar alguma orientação?

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Software para programação em C e C++
« Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 11:51 »
Amigo, o Netbeans 6.8 pode ser usado para programar em c e c++ assim como PHP, Ruby, Java e outros. O Netbeans tem uma vantagem de ter também uma versão totalmente em portugues.
E como funciona a parte para programar em GTK/Gnome com ele, você pode dar alguma orientação?

Ai infelizmente eu não vou saber te ajudar, eu apenas sei que ele tem suporte porque eu vi, na verdade eu uso o netbeans para PHP mesmo.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com