Autor Tópico: Testando o Debian Etch!  (Lida 19565 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Testando o Debian Etch!
« Resposta #45 Online: 07 de Dezembro de 2006, 23:10 »
luizfar , para instalar o Driver da Nvidia foi um parto. Mas ainda era versão Alpha. Não testei na versão Beta do Etch. Tive que baixar o Driver do site da Nvidia e instalar um monte de depêndencias para ele poder ser instalado. Segui a dica do Fórum do Debian em Português.

Network-Coder, todos falam do Gentoo, mas infelizmente não conheço ninguém que usa ele daqui da minha cidade. Assim, ninguém ajuda para fazer ele funcionar no meu PC. Só manda ler o Manual do Gentoo! Infelizmente o "suporte" da comunidade do Gentoo deixa muito a desejar!

Mas ainda estou disposto a uma última tentativa, estou baixando o Sabayon Linux para testar por indicação de um colega do FórumPCs.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2006, 06:28 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Testando o Debian Etch!
« Resposta #46 Online: 08 de Dezembro de 2006, 01:13 »
luizfar , para instalar o Driver da Nvidia foi um parto. Mas ainda era versão Alpha. Não testei na versão Beta do Etch. Tive que baixar o Driver do site da Nvidia e instalar um monte de depêndencias para ele poder ser instalado. Segui a dica do Fórum do Debian em Português.

Network-Coder, todos falam do Gentoo, mas infelizmente não conheço ninguém que usa ele daqui da minha cidade. Assim, ninguém ajuda para fazer ele funcionar no meu PC. Só manda ler o Manual do Gentoo! Infelizmente o "suporte" da comunidade do Gentoo deixa muito a desejar!

Mas ainda estou disposta a uma última tentativa, estou baixando o Sabayon Linux para testar por indicação de um colega do FórumPCs.
em uma ordem das distros que você ja testou,quais as que mais le agrada?


Piras

  • Visitante
Re: Testando o Debian Etch!
« Resposta #47 Online: 08 de Dezembro de 2006, 03:59 »
O Debian tem uma vantagem muito grande em relação ao Ubuntu, uma opinião pessoal, ele tem muito mais tempo de teste dos seus pacotes. Por isso as coisas funcionam melhor nele. Acredito que o tipo de desenvolvimento escolhido pelo Ubuntu é ótimo no sentido de ter tudo de mais novo, mas a equipe não tem o tempo que julgo ser necessário para resolver todos os problemas.

Tanto é assim que as versões finais sempre acabam saindo com Bugs. No momento o Etch está quase empatando com o Edgy em matéria de pacotes atualizados. Mas quando Dezembro chegar e o Etch tornar-se a versão estável do Debian, as cosias vão mudar bastante.

Para quem não liga em ter mais um pouco de trabalho para configurar o sitema, terá um um sistema mais estável e leve que o Ubuntu. 

Concordo plenamente. E acrescento outra observação na mesma linha:

O Ubuntu sofre revisões semestrais, o que é de fato muito rápido em se tratando de uma distro tão amigável e com repositórios quase tão amplos. Mas há um "porenzinho" por aqui: a distância entre os repositórios suportados pelo Equipe Ubuntu e aqueles mantidos pela Comunidade (universe e multiverse) acaba ficando muito grande.

Então o que temos é que enquanto o Gnome já é o 2.16 - século XXI - e o Debian está ainda no 2.14 - século passado -,  muitos aplicativos dos repositórios universe e multiverse estão ainda embarcando para as Cruzadas... E o que é pior: há muito bug neste meio! Tanto em atualidade quanto em estabilidade e segurança os repositórios Debian são muito mais homogêneos.

~~~~~~

Já fui um testador maníaco, mas cansei um pouco; fiquei mais seletivo. Prefiro testar, se possível, a primeira versão disponível do Debian-BR-CDD, que, segundo foi dito será lançado pouco depois do Etch. Assim poderei reportar o desempenho do sistema em máquinas antigas. Acabei de comprar a minha...
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2006, 04:04 por Piras »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Testando o Debian Etch!
« Resposta #48 Online: 08 de Dezembro de 2006, 06:43 »
Rwainder Miller, tirando o Ubuntu que uso como sistema principal:

1) Debian
2) OpenSUSE
3) Kanotix


A grande maioria dos membros do  Guxlle (Grupo de usuários Linux de Joinville ao qual faço parte) usa Debian ou alguma variante dele. Então fica fácil conseguir quem te ajude a aprender sobre o sistema e resolver problemas.

Eu penso assim, o usuário vai usar algo que funcione na sua máquina. Se tiver quem ajude a fazer funcionar, melhor ainda. Eu procuro testar muitas distribuições diferentes. Desde as mais famosas as mais deconhecidas. Se a distro em questão não funciona, procuro ver se tem solução no Fórum ou documentação. É aí onde começa o diferencial da distribuição também. Se mesmo assim ela não funciona ou não consigo ajuda da comunidade, eu troco de distro. Não fico descendo o Pau como muitos fazem.

Para a minha máquina atual, as distribuições baseadas em Debian rodam muito bem, em quase sua totalidade.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2006, 20:38 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Testando o Debian Etch!
« Resposta #49 Online: 08 de Dezembro de 2006, 07:53 »
Rwainder Miller, tirando o Ubuntu que uso como sistema principal:

1) Debian
2) OpenSUSE
3) Kanotix


A grande maioria dos membros do  Guxlle (Grupo de usuários Linux de Joinville ao qual faço parte) usa Debian ou alguma variante dele. Então fica fácil conseguir quem te ajude a aprender sobre o sistema e resolver problemas.

Eu penso assim, o usuário vai usar algo que funcione na sua máquina. Se tiver quem ajude a fazer funcionar, melhor ainda. Eu procuro testar muitas distribuições diferentes. Desde as mais famosas as mais deconhecidas. Se a distro em questão não funciona, procuro ver se tem solução no Fórum ou domcumentação. É aí onde começa o diferencial da distribuição também. Se mesmo assim ela não funciona ou não consigo ajuda da comunidade, eu troco de distro. Não fico descendo o Pau como muitos fazem.

Para a minha máquina atual, as distribuições baseadas em Debian rodam muito bem, em quase sua totalidade.
legal que você goste de testar distros.assim sempre tem noticia das distribuições diferentes.
as distribuições baseadas em debian são as mais usadas,dai tornam mais facil,e tem tambem as baseadas do red hat,normalmente é baseada debian ou red hat (nem todo caso é claro) mas as distribuições maiores preferem seguir red hat (caso do suse,mandriva...)

mas seria legal que tivesse pessoas testando sistemas operacionais diferentes,só vi um cara fazendo isso mas ele saiu do forum  :-[


Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Testando o Debian Etch!
« Resposta #50 Online: 12 de Dezembro de 2006, 18:18 »
Estou utilizando o Debian Etch neste exato momento, a principio achei muito bom, com relação ao consumo de memória RAM dito pelo Galactus, concordo plenamente, após o boot o consumo era de 55 Mb, a metade do que seria no ubuntu, com o Firefox, mais Synaptic mais Beep-Media-Player abertos ao mesmo tempo o consumo ficou em 90 Mb,é leve mesmo, instalei tudo normalmente, o único problema foi na instalação, pois usando o instalador gráfico ele não reconheceu o HD do laptop, somente em modo texto.

Offline marcelo.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Testando o Debian Etch!
« Resposta #51 Online: 16 de Agosto de 2007, 09:19 »
Era usuário do windows , conheci o ubuntu , esqueci o windows e agora depois de um ano mais ou menos resolvi testar o debian etch. Instalei via netinstall e estou gostando muito. Muito leve , muito rápido , só tem os pacotes que necessito ou quero , e nenhum bicho de sete cabeças para se configurar. Aconselho. A rapidez e leveza compensam , além do pouco uso de memória ram.
Marcelo Oliveira

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Re: Testando o Debian Etch!
« Resposta #52 Online: 29 de Setembro de 2007, 15:42 »
pessoal porque o ubuntu é muito mais lento que o debian no quesito abrir janelas, openoffice e etc...usei o seguinte hardware para teste:


notebook HP tx1000z
turion x2 1.8 1mb cache l2
160 GB sata
2GB ddr2-667mhz de ram
e etc...


com feisty 64 bits fora o boot que nem se fala, ao tentar abrir uma janela ou o openoffice ele demora muito e tenho hardware para não dizer que é porque o debian precisa de menos hardware, para os dois o hardware é bastante suficiente pois falam muito que o ubuntu carrega muita coisa mas tenho memória e processador para isso....


Com o debian etch 4.0 64bits pode-se dizer que ele ficou uma bala....tenho costume de usar debian em servidores mas em notebook foi meu segundo teste pois sempre usei ubuntu....mas ele ficou muito rápido mesmo, abre janelas rapidamente, o openoffice está bem mais rápido(colcoquei 200mb nas configurações das duas distros) enfim...bem mais rápido!


o que pode ser? queria uma explicação ou um modo para deixar o ubuntu do mesmo jeito pois acho o ubuntu mais indicado para notebooks
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...