Autor Tópico: Ubuntu e Debian Lenny  (Lida 21142 vezes)

Offline carioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 134
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #45 Online: 30 de Outubro de 2008, 01:18 »
Já testei o Debian Lenny, é muito bom e rápido!

Outra distro bem rápida é a Sidux, pra quem não sabe, baseada no Debian Sid, que é a versão mais instável de Debian. Mas eu ainda acho que Sidux é meio "crua", não é muito "user-friendly", assim como o Resulinux(que é bem rápido também).

O Big Linux posso falar que tem uma boa relação "custo x benefício", ele é bem leve e fácil de instalar/configurar/usar e já vem com vários aplicativos úteis instalados.

Bom...o que não me deixa largar o Ubuntu:
1. Facilidade de configurar e atualizar
2. Aplicativos atualizados
3. Comunidade excelente, poucas distros tem um fórum tão eficiente quanto este(e o fórum Ubuntu em inglês que também é muito bom)

O que às vezes me dá vontade de largar o Ubuntu:
É necessário ter um PC razoavelmente novo, com algo em torno de 1 Gb de RAM, com placa 3D, pra usufruir de todas as suas funcionalidades. Claro que para uso no dia-a-dia de usuários comuns talvez nem precise dessa configuração e 512 mb de ram e placa de vídeo onboard dêem conta do recado.
(mas quando eu tiver um PC mais novo eu paro de reclamar disso ;D)

 8)
você já usou o epidemic gnu linux? é um live cd do lenny. brasileiro muito bom recomendo junto claro com o ubuntu e o meu debian sidux que só ocupa gigas numa partição. um abraço.
 :D
« Última modificação: 30 de Outubro de 2008, 01:24 por carioca »
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Debian Lenny dá um trabalho!!! (depois falam mal do ubuntu...)
« Resposta #46 Online: 07 de Novembro de 2008, 20:37 »
Minha primeira instalação de um Debian Kde na discada!!

Dia 1

Estou nesse momento usando o Debian lenny versão especial Kde cuja imagem baixei na discada (ohh sofrimento) e instalei primeiramente no lugar do kubuntu 7.10 e aí me ferrei pq o modem não funcionou, o kppp também nem executava, a compilação do driver do modem não funcionava mesmo com o build-essential instalado e aí então voltei para o kubuntu 7.10 e com poucos comandos estava com tudo funcionado como antes só que agora iria perder um bom tempo deixando ela redonda.

Dia 2

Penso no que fiz de errado na instalação do modem e faço de forma diferente e dessa vez funciona!! (milagre!! faltava a instalação dos headers) e tenho que procurar na internet o pq o kppp não abre...
Consigo resolver e aí começam os meus problemas.
No Debian lenny Kde não vem instalado o amarok, kaffeine e a impressão que se tem é que vc está usando um Kde puro (quem já usou slack sabe do que estou falando) com excessão do wallpaper e do kdm.

Problema 1
kinit no resume /dev/sda4 - Para resolver essa mensagem maluca antes do boot eu tive que falar um malabarismo de comandos e depois descobri que era só mexer em dois arquivos (2 horas perdidas com internet...)

Problema 2
Mensagem estranha no aptitude - Era só criar um link simbólico - ln -s /usr/share/aptitude/aptitude-defaults.pt /usr/share/aptitude/aptitude-defaults.pt_BR (30 a 45 minutos perdidos na net)

Problema 3
Fonte pééééssima - o comando dpkg-reconfigure fontconfig-config não ajudou muito a imagem do ubuntu era bem superior a instalação do driver nvidia também não ajudou funcionou eu tive que procurar informação na internet novamente (3 horas aproximadamente até obter a informação que eu queria)

cd /etc/fonts/conf.d/
ln -s ../conf.avail/70-no-bitmaps.conf
ln -s ../conf.avail/10-sub-pixel-rgb.conf
ln -s ../conf.avail/10-autohint.conf

E tive que deixar o meu arquivo .fonts.conf assim:

Citar
<?xml version="1.0"?><!DOCTYPE fontconfig SYSTEM "fonts.dtd">
<fontconfig>
 <match target="font" >
  <edit mode="assign" name="rgba" >
   <const>none</const>
  </edit>
 </match>
 <match target="font" >
  <edit mode="assign" name="autohint" >
   <bool>true</bool>
  </edit>
 </match>
 <match target="font" >
  <edit mode="assign" name="hintstyle" >
   <const>hintfull</const>
  </edit>
 </match>
 <match target="font" >
  <edit mode="assign" name="antialias" >
   <bool>true</bool>
  </edit>
 </match>
</fontconfig>

Problema 4
Boot em modo gráfico - aptitude install usplash usplash-theme-debian e depois o uslapsh ficou em 1280 enquanto eu queria em 1024 aí eu fui e coloquei o seguinte:

# Usplash configuration file
xres=1024
yres=768

e aí fiz um:

update-usplash-theme debian-theme para resolver sendo que esse comando eu tive que supor vendo tutoriais ubuntu (20 minutos aproximadamente)

Problema 5
Boot mais lento aí foi fácil resolver... sysv-rc-conf...

Problema 6
O kernel padrão só detectou um core do meu X2 e ainda não resolvi esse problema

Problema 7
O meu relógio do sistema tava maluco e aí foi difícil de resolver até que achei esse tutorial http://wiki.debian.org/rtc e aí resolvi (1 hora perdida)

Problema 8
O meu iceweasel estava com uma aparência muito ruim e aí gtk-qt-engine e usei o tema do ubuntu para ficar legal!!

Problema 9
Não achei um tutorial para colocar o kde em português e a parte multimídia como aqui no fórum (continuo procurando).

Problema 10
Ainda faltam muitas coisas para colocar ele no nível do ubuntu e sei que ainda aparecerão outros problemas, só espero não perder tanto tempo. O pior foi quando dei um aptitude safe-upgrade e ele me disse que eu preciso baixar apenas 448MB

Conclusão
--------------

Não vou falar mal nem bem do debian só acho que ele dá mem mais trabalho para deixar no nível ubuntu. Tem muitos tópicos nesse fórum que centralizam informações importantíssimas que fazem vc não perder tanto tempo.

Por enquanto apesar de tanto trabalho estou gostando dessa experiência com o Debian lenny!!
« Última modificação: 07 de Novembro de 2008, 20:55 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Debian Lenny dá um trabalho!!! (depois falam mal do ubuntu...)
« Resposta #47 Online: 07 de Novembro de 2008, 23:30 »
Problema 9
Não achei um tutorial para colocar o kde em português e a parte multimídia como aqui no fórum (continuo procurando).

Problema 10
Ainda faltam muitas coisas para colocar ele no nível do ubuntu e sei que ainda aparecerão outros problemas, só espero não perder tanto tempo. O pior foi quando dei um aptitude safe-upgrade e ele me disse que eu preciso baixar apenas 448MB

Conclusão
--------------

Não vou falar mal nem bem do debian só acho que ele dá mem mais trabalho para deixar no nível ubuntu. Tem muitos tópicos nesse fórum que centralizam informações importantíssimas que fazem vc não perder tanto tempo.

Por enquanto apesar de tanto trabalho estou gostando dessa experiência com o Debian lenny!!

Fala Hq meu caro!

Nadando em águas Debiânicas? É isso aí, a rapadura é doce mas não é mole!   :P

Aqui vai uma pequena contribuição para solucionar os seus problemas.

Fórum do Debian Brasil: http://www.forumdebian.com.br/

Wiki do Debian Brasil: http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/P%C3%A1gina_principal

Tutorial sobre Multimídia no Debian: http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Multim%C3%ADdia_no_Debian

Estes links acima sempre me ajudaram muito. Depois deles, só procurando em Fórums em Inglês! Teve uma vez que foi incrível. Eu tinha um problema sério em conseguir montar automaticamentes as mídias inseridas no XFCE do Debian Etch Net-install. Não achava solução em canto nenhum. Até que resolvi bater a porta do Fórum do XFCE internacional. E foi lá que um usuário Grego me salvou!  Coisas do Software livre...

Hoje eu gosto muito mais da praticidade das coisas do que ficar remoendo um assunto para se chegar num resultado que já poderia vir pronto. Mas eu já me enveredei nesse assunto do Debian para fins de aprendizado! Não nego que as facilidades deixam a gente preguiçoso. Já tentou usar o Mandriva com  sucesso? A coisa é simples, ele funciona! Você não sabe o motivo, mas está lá. Como eu gosto de ficar bisbilhotando as coisas, como acho que você também, é sempre bom ter um desafio pela frente. Mas para mim isso tem limite! Se complicar demais eu deixo prá lá!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #48 Online: 08 de Novembro de 2008, 01:13 »
Citar
Fala Hq meu caro!

Nadando em águas Debiânicas? É isso aí, a rapadura é doce mas não é mole!

Eu quero provar um pouco mais desse mundo Debian, já tinha passado pelo Etch pelo Kurumin 7, Sidux e aí só faltava o Lenny com Kde pré instalado http://cdimage.debian.org/cdimage/lenny_di_beta2/i386/iso-cd/debian-LennyBeta2-i386-kde-CD-1.iso (pq o com gnome na banda larga já tinha visto) com discada (sm56 hehehe) mas poxa... está me dando uma surra... (estou me lembrando dos meus tempos de slack com kde quase puro)

Citar
Aqui vai uma pequena contribuição para solucionar os seus problemas.

Fórum do Debian Brasil: http://www.forumdebian.com.br/

Wiki do Debian Brasil: http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/P%C3%A1gina_principal

Tutorial sobre Multimídia no Debian: http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Multim%C3%ADdia_no_Debian

Obrigado pelos links serão bem úteis!!

Citar
Estes links acima sempre me ajudaram muito. Depois deles, só procurando em Fórums em Inglês! Teve uma vez que foi incrível. Eu tinha um problema sério em conseguir montar automaticamentes as mídias inseridas no XFCE do Debian Etch Net-install. Não achava solução em canto nenhum. Até que resolvi bater a porta do Fórum do XFCE internacional. E foi lá que um usuário Grego me salvou!  Coisas do Software livre...

Hoje eu gosto muito mais da praticidade das coisas do que ficar remoendo um assunto para se chegar num resultado que já poderia vir pronto. Mas eu já me enveredei nesse assunto do Debian para fins de aprendizado! Não nego que as facilidades deixam a gente preguiçoso. Já tentou usar o Mandriva com  sucesso? A coisa é simples, ele funciona! Você não sabe o motivo, mas está lá. Como eu gosto de ficar bisbilhotando as coisas, como acho que você também, é sempre bom ter um desafio pela frente. Mas para mim isso tem limite! Se complicar demais eu deixo prá lá!

Também gosto da praticidade... estou até agora tentando mudar o idioma do kdm e NÃO FUNCIONA!! EU MUDO e NÃO FUNCIONA (Heeeeeehehe). Eu gosto de desafios também afinal nesse 1 ano de ubuntu eu compilei aproximadamente uns 200 kernels :o :o :o (será que alguém duvida...) então para eu chegar no limite vai demorar um pouco.

Obrigado galactus!!

EDITADO

Agora o Kdm funciona direito...
« Última modificação: 08 de Novembro de 2008, 12:51 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #49 Online: 08 de Novembro de 2008, 15:43 »
Citar
Caro hqxriven tivemos mais ou menos a mesma ideia! Sem Graça
Depois de andar com o kubuntu, cheguei à conclusão que para o meu uso, não é a melhor opção.
Tive bastantes questões não resolvidas com o kde 4. Além disso este 8.10 não se dá com o meu hardware - o live cd dá erro no boot - tive de instalar pelo alternate cd. Quando activo o driver da Nvidia, o sistema fico lento e trava.
Daí pensei em instalar o kubuntu 8.04 com kde 3 ou o debian lenny com kde, mas à ultima da hora resolvi mesmo instalar o sidux. (debian sid + kde)
Lendo o teu relato, vejo que fiz uma boa escolha. O sistema foi instalado em pouco mais de 3 minutos! Chocado
E em pouco menos de 1 hora tinha já o sistema actualizado, com todos os codecs e programas que necessito.
O sidux é realmente muito rápido e o smxi faz com que seja muito simples manter estável o debian sid.
Eu adorei o kde 4 mas ainda não está estável o suficiente para o meu uso. Acho que neste momento, quem deseja estabilidade terá de ficar com o kde 3.
O debian é realmente excelente: é muito rápido mesmo em comparação o (k)ubuntu e o kernel do sidux ainda faz que ele fique ainda melhor. Piscada

Para mim a versão 7.10 do Kubuntu foi a melhor que eu já vi com Kde e estava estável, rápida e fácil de manter.

Na versão 8.04 o novo xorg e os kernels malucos (uma hora o dispositivo funciona outra ele pára) me afastaram logo dessa versão além do que o kernel 2.6.24 foi o que eu achei que teve a maior quantidade de bugs. O 22 e 20 estavam melhores que ele... Conclusão - Uma hora estável outra instável...

No 8.10 (não testei a distro ainda) eu vejo que eles estão maltratando o kernel (já sei até as opções MATA performance hehehe  :o) mas sei lá ainda tenho esperança de ele ter um lugarzinho no meu hd!!

O debian lenny por não ser voltado para o usuário desktop dá trabalho mesmo... mas eu ainda suporto pq é estável e simples de manter (o sidux é bem mais fácil de manter, só tem que estar atento ao fórum).

Porém o Ubuntu por querer inovar demais em alguns casos está pior que o Debian Sid colocando coisas muito recentes sem os devidos testes (O Sidux faz isso com responsabilidade e suporta uma boa quantidade de hardware e ainda tem os "scripts poderosos"!!)

Vou ficar com o Kde3 por enquanto, mas assim como vc tenho o KXUbuntu no coração (em breve novamente em uma partição) e aguardo ansiosamente por um KXUbuntu estável como nos períodos do 7.04 e do 7.10!! Afinal o Ubuntu é especial!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #50 Online: 08 de Novembro de 2008, 16:18 »
Caro hqx, em vez de editar o post apaguei-o sem querer ;D
Fica aí o registro do que escrevi no quote da tua resposta.
Eu também tenho o kubuntu no coração - vou esperar mais um pouco e e ver se ele estabiliza ;)

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline genaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Debian Lenny dá um trabalho!!! (depois falam mal do ubuntu...)
« Resposta #51 Online: 10 de Novembro de 2008, 09:32 »
Problema 6
O kernel padrão só detectou um core do meu X2 e ainda não resolvi esse problema


Acontece que no debian existem inúmeros pacotes de Kernel, você normalmente substitui o que vem por padrão para um com as suas configurações. Acredito que instalando esse aqui vá reconhecer direito seu athlon X2:
http://packages.debian.org/lenny/linux-image-2.6-amd64

No mais... ainda há a possibilidade de compilar o kernel ao seu gosto, acredito que não seja um problema para você  ;D

Offline serraemeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • "Libertas Quae Sera Tamen"
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #52 Online: 13 de Novembro de 2008, 00:40 »
E por falar no Debian Lenny, alguém já experimentou o SimpleMepis que é baseado no Lenny? Será que ele herdou as características vantajosas como leveza, rapidez e estabilidade aliadas com um ambiente mais desktop-user?
Usuário do Ubuntu Hardy Heron 8.04

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #53 Online: 30 de Janeiro de 2009, 17:19 »
Resolvi experimentar o Debian (Etch, não Lenny).
Comecei com o de 64 bits, baixando o cd netinst.
A instalação é idêntica a do cd alternate do Ubuntu, literalmente.
Depois de instalar tudo sem problema e entrar no sistema pela primeira tive a nítida impressão que estava diante de uma coisa muito boa.
Arregacei as mangas e parti para configurar como no Ubuntu...parei no flash e no java.
Não houve meios de instalar os dois de 64 bits, mesmo com todas as dicas e orientações tiradas na Internet. Acredito que seja devido ao navegador que vem instalado.
Como não se faz nada sem flash e java e, fazer gambiarra (bypass com 32 bits) não é do meu feitio resolvi
baixar a versão 32 bits.
Aí consegui instalar tudo que uso no Ubuntu, embora a maioria tenho sido mesmo na unha e até compilando (fuse e ntfs-3g).
Aí me veio a pergunta, será que vale a pena manter um sistema (que embora seja estável, muito rápido e consuma pouca memória) com essas dificuldades todas de instalação de softs?
No Ubuntu eu resolvo tudo em poucos minutos (em 64 bits) no seu próprio repositório (exceção para o Medibuntu).
É lógico que o Debian é muito bom (talvez o melhor) mas precisa ter esse cuidado todo?
Ainda não desisti do Debian 64 bits...pelo que pude observar instalando o de 32 bits acho que vou conseguir mais pra frente...o Debian de 64 bits é muito mais rápido que qualquer outra distro que experimentei (32 ou 64).
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #54 Online: 30 de Janeiro de 2009, 17:37 »
Resolvi experimentar o Debian (Etch, não Lenny).
Comecei com o de 64 bits, baixando o cd netinst.
A instalação é idêntica a do cd alternate do Ubuntu, literalmente.
Depois de instalar tudo sem problema e entrar no sistema pela primeira tive a nítida impressão que estava diante de uma coisa muito boa.
Arregacei as mangas e parti para configurar como no Ubuntu...parei no flash e no java.
Não houve meios de instalar os dois de 64 bits, mesmo com todas as dicas e orientações tiradas na Internet. Acredito que seja devido ao navegador que vem instalado.
Como não se faz nada sem flash e java e, fazer gambiarra (bypass com 32 bits) não é do meu feitio resolvi
baixar a versão 32 bits.
Aí consegui instalar tudo que uso no Ubuntu, embora a maioria tenho sido mesmo na unha e até compilando (fuse e ntfs-3g).
Aí me veio a pergunta, será que vale a pena manter um sistema (que embora seja estável, muito rápido e consuma pouca memória) com essas dificuldades todas de instalação de softs?
No Ubuntu eu resolvo tudo em poucos minutos (em 64 bits) no seu próprio repositório (exceção para o Medibuntu).
É lógico que o Debian é muito bom (talvez o melhor) mas precisa ter esse cuidado todo?
Ainda não desisti do Debian 64 bits...pelo que pude observar instalando o de 32 bits acho que vou conseguir mais pra frente...o Debian de 64 bits é muito mais rápido que qualquer outra distro que experimentei (32 ou 64).

Experimente Gentoo 64 bits, eu uso Gento e Debian Lenny, ambos 64 bits, e não tive problemas com flash e java, baixei de um repositório de midia para Debian, e no Gento achei uma dica no fórum. E tudo funciona que é uma beleza... "da gosto de ver ambos voando!!!" ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #55 Online: 31 de Janeiro de 2009, 16:28 »
Consegui felipeborges,
Com o Lenny tudo funcionou perfeitamente em 64 bits...é muito rápido mesmo.
E a instalação das coisas que uso foi muito simples também...bastou esticar um pouco a sources.list.
Acredito que o Debian não sai mais da minha partição extra.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #56 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 13:26 »
Já que colocaram o meu post em quarentena:

Citar
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,46031.0.html

o jeito foi recolocar o post aqui para dar continuidade ao mesmo; esses moderadores...

Bem, fui mais uma vez testar o último cd "beta" lançado do Debian Lenny e a coisa ficou pior do que a última vez que o fiz. Na última vez, a única coisa que não funcionou foi o Remastersys, que não tem pro Debian, mas até aí tudo bem. Nessa última versão testing, além do que já tinha acontecido, pasmem, não tinha o synaptics instalado, teve que ser na mão mesmo (apt-get install)! E o som ficava alternando entre alto e baixo, tinha que desabilitar e habilitar o ESD na sessão de SOM e reiniciar a máquina para o som voltar ao normal, mas se reiniciar de novo, o som voltava a ficar baixinho, tendo que voltar a fazer o desabilitar/habilitar novamente o ESD e assim por diante. O teclado também estava de sacanagem, só ficava em Inglês Internacional e, mesmo que colocasse Brasil, ao reiniciar voltava pra EUA Internacional MESMO QUE só tenha o do Brasil nas propriedades do teclado. O kernel é o 2.6.16.1 e o Gnome é o 2.22.3 (ainda). Mas continua com a mesma rapidez que caracteriza essa distribuição. Ah, muita coisa teve que ser instalada na mão (mesmo), como o Firefox, Thunderbird e outros via apt-get, como o ntfs-3g e toda a parte multimídia, nem o GIMP vem por padrão.
Mas depois de instalado roda que é uma beleza, salvo os defeitos aqui mostrados.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.