Autor Tópico: porque Linux nao pega virus e porque tem um monte de programas só pra Windows  (Lida 24020 vezes)

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Quando falo Linux, falo Ubuntu, ou qqer distro.

Porque não pega Virus ? Porque é mais complicado de fazer virus pra esses sistemas, justamente pelas condições de regras que neles existem . Ora, se fosse assim, teria virus pra Linux adoidado, já que um número gigantesco de servidores usam Linux, acho que até mais do que Windows.

Agora, porque um monte de programa só roda em Windows ?

Minha opiniao, e não abro mão:
Não é porque ele é o mais usado, porque tudo que usuário gosta de Windows... (claro, isso é um grande motivo, mas....)

É porque Linux não tem um Visual Studio da vida pra desenvolver jogos e aplicativos... é porque as API dos Windows facilitam a vida dos programadores.. é porque Linux não tem um C Sharp , um dot net (asp X).. É tudo no muque.. gtk, python, qt .. quem é programador sabe da diferença que é... construir programas pra Windows é muito mais fácil.

Só se você programar em C puro, daí pode se usar um dialog blocks da vida, e compilar nos dois..  Ou os já citados qt, gtk, etc... Fora isso... o Windows tem uma gama de aplicações de desenvolvimento que te permite, em espaço de tempos menores, ter aplicações profissionais.

Se Linux tivesse isso.. Dái ia ser pra arrebentar a boca do balão... estejam no lugar de empresas desenvolvedoras... ter um trabalhao pra programar algo que 3% das pessoas usam é dose.
Acho que uma saída é melhorar ainda mais o Wine.. dependendo até torná-lo pago (como o crossover), porém, com todas aquelas DLLs proprietárias, pra facilitar a vida.

É a minha opiniao.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: porque Linux nao pega virus e porque tem um monte de programas só pra Window
« Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2007, 22:47 »
De onde voce tirou esses "3%" rapaz ?

O linux é novo, mas dou graças a Deus de não ser parecido com o Windows e o fato de não ser tão facil programar tambem não é tão ruim pois assim não temos milhares de programas por ai que fodem todo o sistema como no Windows. Bom essa é a minha o pinião e não abro tambem.
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: porque Linux nao pega virus e porque tem um monte de programas só pra Window
« Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2007, 23:26 »
ae carlosaluisio, o q vc ta falando ae do "pq um monte de programa só roda em windows?", isso agente ta debatendo em outro topico que é relativo ao "padrão" de arquivos pro linux, é algo como.."não existir um sistema padrão q, atravez dele todas as distros funcione", pois cada distro faz uma coisa, tpow, modifica a localização das lib entre outras coisas, e é justamente isso q o povo ta pedindo, q além dessas q existem por ae, se crie uma básica (padrao) q atravez dela todos os programas funcionem.. dae fica mais facil pras empresas de grande porte, fazerem uma versão do programa pra linux... entendeu?
se vc quiser saber mais, é só ir nesse tópico aqui e ver o q q ta rolando lá..
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
abraços..

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: porque Linux nao pega virus e porque tem um monte de programas só pra Window
« Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2007, 08:20 »
De onde voce tirou esses "3%" rapaz ?

O linux é novo, mas dou graças a Deus de não ser parecido com o Windows e o fato de não ser tão facil programar tambem não é tão ruim pois assim não temos milhares de programas por ai que fodem todo o sistema como no Windows. Bom essa é a minha o pinião e não abro tambem.

Sinceramente, tirei da minha cabeça, hehe... Mas já vi algo a respeito.

Mas.. não sei se é mais de 3% mesmo. Aliás, no Brasil, acho que nem chega a isso. Acho que fica no 1%
http://www.blog.nonsensebb.com/2006/02/05/2-windows-xp-sp2-usado-por-97/

Eu já tinha ouvido em até outros lugares fora este que é usado por cerca de 97% das pessoas... Entre 95 a 97%. Tem a fatia do Mac (que eu acho que é maior que linux, pois, nos EUA, 10% das máquinas são Mac)...

Quanto a programas, hoje em dia, a produtividade e o lucro ditam a regra. E elaborar programas em Windows é muito mais fácil.

No meu caso, em relação a desenvolvimento em Sistema de Informação Geográfica, Linux é a solução como servidor. E como cliente, quase todos os programas rodam nele. Porque isso ? Porque tenho uma gdal, um MapServer, um PostGIS, etc...

Mas... seria muito interessante termos uma plataforma de desenvolvimento semelhante ao Visual Studio, para se produzir games mais rapidamente.

Ou um dot net da vida...

É a minha opiniao.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

cadiles

  • Visitante
Re: porque Linux nao pega virus e porque tem um monte de programas só pra Window
« Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2007, 08:33 »
De onde voce tirou esses "3%" rapaz ?

O linux é novo, mas dou graças a Deus de não ser parecido com o Windows e o fato de não ser tão facil programar tambem não é tão ruim pois assim não temos milhares de programas por ai que fodem todo o sistema como no Windows. Bom essa é a minha o pinião e não abro tambem.

Ao contrário do que estás dizendo (puxando o saco ao extremo) é ruim sim que no linux seja mais difícil criar programas. O que adianta ser opensource se o conhecimento fica restrito desse jeito ?
Além disso a adoção se torna muito mais lenta, empresas como Adobe, borland, etc... que criam a maioria das ferramentas de desenvolvimento não criaram uma pro linux ainda porque?

Quando a borland criou o Kylix foi uma tentativa totalmente frustrada para o linux.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: porque Linux nao pega virus e porque tem um monte de programas só pra Window
« Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2007, 08:43 »
De onde voce tirou esses "3%" rapaz ?

O linux é novo, mas dou graças a Deus de não ser parecido com o Windows e o fato de não ser tão facil programar tambem não é tão ruim pois assim não temos milhares de programas por ai que fodem todo o sistema como no Windows. Bom essa é a minha o pinião e não abro tambem.

Ao contrário do que estás dizendo (puxando o saco ao extremo) é ruim sim que no linux seja mais difícil criar programas. O que adianta ser opensource se o conhecimento fica restrito desse jeito ?
Além disso a adoção se torna muito mais lenta, empresas como Adobe, borland, etc... que criam a maioria das ferramentas de desenvolvimento não criaram uma pro linux ainda porque?

Quando a borland criou o Kylix foi uma tentativa totalmente frustrada para o linux.

Isso, alguem que concorde comigo. Desenvolver programas em Linux é 3 vezes mais demorado, pra 1% do mercado...

Coloque-se na posição do investidor.. Não vale a pena.

Acho que a comunidade open source teria uqe se focar em desenvolver ferramentas de desenvolvimento semelhantes as do Windows, e nao ficar no C puro...

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: porque Linux nao pega virus e porque tem um monte de programas só pra Window
« Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2007, 08:43 »
Citar
empresas como Adobe, borland, etc... que criam a maioria das ferramentas de desenvolvimento não criaram uma pro linux ainda porque?

Qual que dá mais dinheiro: fazer programas para Linux ou para Ruindows ?
Quer quer ficar com Ruindows, que fique. problema é de quem usa. Não vou entrar em discussões homéricas que não levam a nada.

Só um detalhe, Linux NÃO É NOVO NÃO ! Conhecam antes de falar e escrever. Achismos não levam a nada.
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

boi

  • Visitante
Re: porque Linux nao pega virus e porque tem um monte de programas só pra Windows
« Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2007, 08:54 »
Exatamente, Lex Luthor. A questão é essa, o mercado para Linux é pequeno, não compensa para as empresas de software comercial desenvolverem para ele. E olha que já houve tentativas. O Kylix por exemplo. E também em outras áreas, já tivemos até uma empresa especializada em produzir jogos para o Linux, a Loki, que acabou fechando.
Não estou dizendo que a falta desses softwares não seja um obstáculo para o crescimento do Linux, mas o problema é que não há o que fazer. O número reduzido de usuários de Linux impede que esses softwares comerciais populares sejam portados para o sistema. E escassez desses softwares populares no Linux prejudica o seu crescimento. É um círculo vicioso. Enquanto houver o monopólio da Microsoft, a situação permanecerá assim e não há nada que possamos fazer.

Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: porque Linux nao pega virus e porque tem um monte de programas só pra Window
« Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2007, 09:19 »
Citar
Porque não pega Virus ? Porque é mais complicado de fazer virus pra esses sistemas, justamente pelas condições de regras que neles existem . Ora, se fosse assim, teria virus pra Linux adoidado, já que um número gigantesco de servidores usam Linux, acho que até mais do que Windows.
Ok, você acertou.

Citar
Agora, porque um monte de programa só roda em Windows ?
Porque a maioria dos usuários comprou computadores com o Windows pré-Instalado e, em consequência, a maioria dos desenvolvedores também o usa.

Citar
Minha opiniao, e não abro mão:
Não é porque ele é o mais usado, porque tudo que usuário gosta de Windows... (claro, isso é um grande motivo, mas....)
Somente há poucos anos o Linux começou a ser vendido devidamente instalado nas lojas, antes disso as pessoas que gostariam de usá-lo tinham que instalá-los por conta própria. Essas pessoas muitas vezes eram do mundo acadêmico e o instalavam como forma de estudo. Quantos usuários de Windows tiveram que instalar seu próprio sistema operacional ?

Citar
É porque Linux não tem um Visual Studio da vida pra desenvolver jogos e aplicativos... é porque as API dos Windows facilitam a vida dos programadores.. é porque Linux não tem um C Sharp , um dot net (asp X).. É tudo no muque.. gtk, python, qt .. quem é programador sabe da diferença que é... construir programas pra Windows é muito mais fácil.
Certamente é mais fácil programar no Windows mas o número de desenvolvedores do Linux está aumentando a cada dia na mesma proporção que o número de usuários. Temos excelentes ferramentas para programação Linux mas como você não é da área, e pelo jeito não quer ser, talvez não as conheça.

Citar
Só se você programar em C puro, daí pode se usar um dialog blocks da vida, e compilar nos dois..  Ou os já citados qt, gtk, etc... Fora isso... o Windows tem uma gama de aplicações de desenvolvimento que te permite, em espaço de tempos menores, ter aplicações profissionais.
Claro, mas como já dito a situação está mudando.

Citar
Se Linux tivesse isso.. Dái ia ser pra arrebentar a boca do balão... estejam no lugar de empresas desenvolvedoras... ter um trabalhao pra programar algo que 3% das pessoas usam é dose.
Acho que uma saída é melhorar ainda mais o Wine.. dependendo até torná-lo pago (como o crossover), porém, com todas aquelas DLLs proprietárias, pra facilitar a vida.
Nunca foi a intenção de Linus Torvalds arrebentar a boca do balão, quem conhece sua biografia sabe disso. O sucesso do Linux se deve em partes por ter adotado em 1991 a licença GPL, o qual foi possível torná-lo o maior projeto colaborativo da humanidade,  e por ter conseguido construir uma estrutura simples o qual permite atualmente que linux rode em diversos plataformas. Será muito difícil que o Windows rode em tantos hardwares diferentes como no Linux.

Citar
É a minha opiniao.
Carlos

Pelo visto você não conhece bem o funcionamento do sistema operacional nem o conceito que determina a crescente utilização do Linux em vários governos e instituições. Também há uma grande diferença entre Linux e distribuição linux que desconhece. Sugiro que faça, urgentemente, uma leitura indispensável para esse entendimento:

Código: [Selecionar]
Livro: Só por prazer
Autores: Linus Torvalds e David Diamond

Grande abraço,
Guilherme Machado
Curitiba / Pr
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

cadiles

  • Visitante
Re: porque Linux nao pega virus e porque tem um monte de programas só pra Window
« Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2007, 09:41 »
Citar
Porque não pega Virus ? Porque é mais complicado de fazer virus pra esses sistemas, justamente pelas condições de regras que neles existem . Ora, se fosse assim, teria virus pra Linux adoidado, já que um número gigantesco de servidores usam Linux, acho que até mais do que Windows.
Certamente é mais fácil programar no Windows mas o número de desenvolvedores do Linux está aumentando a cada dia na mesma proporção que o número de usuários. Temos excelentes ferramentas para programação Linux mas como você não é da área, e pelo jeito não quer ser, talvez não as conheça.

Eu sou desenvolvedor e programo em Delphi, Java e alguma coisa em Python. Me diga uma única ferramenta de desenvolvimento em linux que seja excelente, comparável as que existem no Windows.

As ferramentas de desenvolvimento para linux estão longe de ser excelentes amigo, boas até pode ser, mas excelente...

Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: porque Linux nao pega virus e porque tem um monte de programas só pra Window
« Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2007, 10:07 »
LAZARUS
http://www.lazarus.freepascal.org/

Sugiro abrir outro tópico para discutirmos mais detalhadamente esse assunto.

Abs,
Guilherme



« Última modificação: 05 de Outubro de 2007, 10:15 por GuilhermeMachado »
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

cadiles

  • Visitante
Re: porque Linux nao pega virus e porque tem um monte de programas só pra Window
« Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2007, 10:34 »
LAZARUS
http://www.lazarus.freepascal.org/

Sugiro abrir outro tópico para discutirmos mais detalhadamente esse assunto.

Abs,
Guilherme




Acho que você não é desenvolvedor e não deveria opinar sobre o assunto. Apesar de semelhante o Lazarus não tem a maioria dos recursos (alguns até básicos) que o Delphi possui. Pode até ser considerada boa, mas se comparar com o Delphi além de possuir um visual horrível não possui a maioria dos recursos.

Além disso nem o Delphi é uma ferramenta excelente se considerarmos que ela permite modelagem procedural, quando o ideal é só permitir o desenvolvimento orientado a objetos como no Java.

Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: porque Linux nao pega virus e porque tem um monte de programas só pra Window
« Resposta #12 Online: 05 de Outubro de 2007, 10:36 »
Abra outro tópico e discutiremos o assunto, caso não tenha interesse me envie uma mensagem pvt.

Abs,
Guilherme
« Última modificação: 05 de Outubro de 2007, 10:39 por GuilhermeMachado »
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

cadiles

  • Visitante
Re: porque Linux nao pega virus e porque tem um monte de programas só pra Window
« Resposta #13 Online: 05 de Outubro de 2007, 10:39 »
Abra outro tópico e discutiremos o assunto.

Abs,
Guilherme
O assunto já está resolvido, as respostas acima já mostram a conclusão.


Mas valeu aew.

Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: porque Linux nao pega virus e porque tem um monte de programas só pra Window
« Resposta #14 Online: 05 de Outubro de 2007, 11:06 »
Ok,

Pelo seu desinteresse em discutir o assunto em público entrarei em contato por email.

Abs,
Guilherme
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes