Autor Tópico: problema no drivers NVIDIA  (Lida 2370 vezes)

Offline AugustoMithrandir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
problema no drivers NVIDIA
« Online: 06 de Janeiro de 2007, 15:06 »
Meu computador acabou de chegar do conserto e veio com uma placa mãe nova. Tinha uma asus alguma coisa e agora é uma gigabyte vagabunda eu acho.
Então fui instalar meu kubuntu.
Instalo tudo ok, até no momento que eu fui instalar o driver da NVIDIA.
Instalei pelo synaptic o nvidia-glx.
Depois fiz uma copia do /etc/X11/xorg.conf
e executei o nvidia-xconfig.
Mas agora quando ligo o pc ele nao entra nem na ela de login kdm, e nem vai para o console login.
A tela fica preta sem nenhum sinal de vida e depois de um bom tempo começa a piscar com umas imagens estranhas.
Tbm tenho windows instalado e por lá ta tudo ok.

Entro no modo de recuperação pelo grub e edito o /etc/X11/xorg.conf para o driver "nv" e volta a funcionar normal, quando coloco o driver "nvidia" não funciona mesmo.

Eu já tentei trocar de placa de video, tirei a geforce 6200 e coloquei uma geforce 5400, reinstalei o kubuntu e tudo, mas nada de funcionar.

To achando que é problema nessa placa mãe...

Não sei o que fazer...

Alguem pode me ajudar???


Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: problema no drivers NVIDIA
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2007, 10:14 »
Tenta assim, dei essa resposta agora há pouco pra outro usuário (reponha a configuração do xorg que permita a vc entrar no Linux):

1- Baixar os drivers da NVIDIA para a sua placa de vídeo no site dela;
2- Abrir o Synaptics, atualizá-lo e mandar procurar (e instalar) por:
nvidia-kernel-commom
nvidia-settings
nvidia-kernel-source
kernel-headers (do kernel do Linux em uso)
kernel-source (do kernel do Linux em uso)
gcc3.3 ou 4, glib mais atual da lista e o dev dela
kernel-kbild 2.6-x
3- Depois de instalar tudo isso e de posse do arquivo de drivers de sua placa de vídeo, saia do Linux e reinicie em modo de recuperação (prompt de login em texto);
4- entre na pasta onde vc salvou o arquivo de drivers de sua placa de vídeo e digite chmod a+x nomedoarquivo.run e depois ./nomedoarquivo.run
5- Se tudo estiver correto, o programa vai testar sua configuração e ver se tem algo de novo no site da NVidia (se não tiver conexão nessa hora ele diz que não pôde acessar o site) e vai instalar o bagulho na boa; se der zebra de dependência, anote e vá no synaptics pra baixar o que falta e tente de novo;
6- Uma vez instalado o driver, entre no Linux, edit (como root) o arquivo /etc/X11/xorg.conf e na parte de 'Section Device', em Driver, mude o que estiver ali (deve ser vesa ou nv) para nvidia e, em 'Section Module', comente os itens DRI e GLcore, salve o arquivo (antes faça um backup do mesmo sem as mudanças para a pasta /home/usuario só por via das dúvidas) e reinicie o micro.
É isso aí, pode dar mais trabalho mas até hoje não falhou nas instalações que eu faço comercialmente, ao contrário de várias vezes em que usando o comando de enable do legacy ferrou o X todo, hehehe...
 
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: problema no drivers NVIDIA
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2007, 10:25 »
AugustoMithrandir, bem que você podia postar aqui se resolveu ou não seu problema. Fiquei curioso.

Abraços

Offline marcoscm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • A fé remove montanhas, mas eu prefiro dinamite!
    • Ver perfil
    • Palavreando
Re: problema no drivers NVIDIA
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2007, 18:52 »
AugustoMithrandir,

Se vale mais uma dica, tente usar o Automatix2.
Ele pode instalar o driver da NVIDIA para você, e depois que você trocar a opção "nv" para "nvidia" e habilitar a aceleração gráfica, é bem provável que tudo funcione.

Usar o automatix2 é meio que "receita de bolo", mas depois de pastar o diabo com o driver da NVIDIA, resolvi apelar para isso.

Mas é fato que, de uns dias para cá, encontrei um site que ensina passo-a-passo como fazer a atualização do driver! Vale a pena conferir, também, caso se sinta seguro. Uma tip: no meu caso (Edgy Eft. atualizado "até a boca", o gcc padrão para o driver é o 4.1. Observe isso na hora de fazer o export e setar a variável temporária.