Autor Tópico: Por que o drive de CD não abre ao clicar no botão EJECT?  (Lida 3569 vezes)

Offline fkj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Por que o drive de CD não abre ao clicar no botão EJECT?
« Online: 19 de Dezembro de 2006, 09:00 »
Gostaria de entender melhor por que no Linux o drive de CD, quando montado, não abre ao clicar no botão EJECT. Defendo fortemente o Software Livre e o Linux e gosto de ter bons argumentos para isso...

Achei o seguinte trecho em um comentário no BR-Linux, mas não ficou 100% claro:

"Tem a ver com a arquitetura da mídia (leitura linear rápida, leitura aleatória muito lenta), cache, otimização, recursos pertencentes a programas, possibilidade de o recurso ser acesso por outros usuários e outras coisas."

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Por que o drive de CD não abre ao clicar no botão EJECT?
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2006, 10:38 »
Acho que isso é para proteção do sistema (não dar erro de leitura).
MAs você pode muito bem clicar com o botão direito do mouse no ícone do cd e mandar ejetar (acho mais rápido do que tirar minha mão do mouse e levar até o drive de cd para apertar um botão).
A diferença é essa: o linux é mais seguro, por isso pede para desmontar antes, para evitar erros.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Por que o drive de CD não abre ao clicar no botão EJECT?
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2006, 10:49 »
Na verdade é um sistema próprio de proteção original do Unix. Você monta os dispositivos em diretórios e não os acessa diretamente. Portanto, para evitar corrompimento de arquivos e erros diversos, o Unix força você a desmontar o dispositivo antes de ejetá-lo.

Mas eu sei que la no "/proc" tem um arquivo que você modifica-o "a quente" e ele faz com que o drive abra a qualquer hora, sem ficar trancado, mas eu não recomendo não viu!

E no Ubuntu 6.10 Edgy Eft, basta apertar o botão que ele ejeta já, sem precisar desmontar nada.

[]s

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Por que o drive de CD não abre ao clicar no botão EJECT?
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2006, 11:36 »
  Dá uma olhada em:
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ubuntu_edgy
  Se não me engano, ai tem um tópico para fazer com que o drive de cd ejete ao apertar o respectivo botão.
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Por que o drive de CD não abre ao clicar no botão EJECT?
« Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2006, 11:46 »
Isso faz sentido para mim na lógica 'multiusuário & multitarefa' do UNIX. Quem tem que ter poder de tirar uma mídia, ou seja, informações do computador, é um usuário que tenha permissões para isso e não quem tem acesso físico ao CPU. Podemos imaginar dessa forma.