Autor Tópico: Ubuntu 15.10 impede login do Sudo e do Convidado  (Lida 2459 vezes)

Offline papamurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ubuntu 15.10 impede login do Sudo e do Convidado
« Online: 28 de Outubro de 2015, 18:00 »
Ola pessoal,

Ontem o meu ubuntu 14.04.03 apresentou a notificacao de atualizacao para o ubuntu 15.10. Dei uma lida em alguns locais na internet e vi que dentre as melhorias estavam o suporte para placas AMD radeon. Empolgado eu optei por permitir a atualizacao e deixei  meu computador instalando durante a noite enquanto eu dormia.

Hoje cedo me deparei com minha esposa em frente meu computador tentando realizar o login o usuario principal, nao sei se o pc desligou sozinho e ela ligou ou se ela desligou e ligou. O fato e que ao tentar realizar o login com a senha tambem nao obtive sucesso, rapidamente percebi que a linguagem do teclado havia mudado e existiam ali tres opcoes: En, BR e BR2. Alterei as opcoes e tentei o login, porem nao tive sucesso algum, ocorre que sempre que eu acessava de modo correto com a senha a tela escurecia, duas linhas eram escritas logo no topo em uma velocidade muito rapida e voltava para a tela inicial. Tentei realizar o acesso como Convidado e a mesma coisa ocorreu, mas dessa vez uma box com o botao `relatar problema` aparecia bem rapido e voltava para a tela inicial de login.

Entrei em desespero, portanto parti pra segunda estrategia; usar o terminal de comando. Dei ctrl+alt+f1, fui ate o terminal e percebi que la meu teclado fica desconfigurado sempre, nao importanto o que selelcionei no terminal grafico, quando vou para o terminal de linha de comando as letras trocam terrivelmente de lugar. Fiz ainda uma tabela na mao para identificar o que era o que e pelo menos consegui realizar o login no SUDO, porem me estressei tentando digitar qualquer comando para arrumar o teclado.

Sabendo que meu TCC precisa ser entregue em breve e os documentos estao presos na pasta do usuario principal e na pasta de documentos, estou com as seguintes duvidas para arrumar essa situacao:
-Existe algum modo de consertar o teclado?
-O meu problema de login pode ser resolvido?
-Tenho o Cd da versao 14.04.03 tem algum modo de seguro de reinstala-la sem perder nenhum arquivo, seja mantendo o usuario principal ou mesmo fazendo um backup desses arquivos antes?
-Tenho alguma outra opcao para sair dessa enrascada? =(

Perdoem nao consegui nem configurar os acentos no cd que bootei aqui de tao nervoso que fiquei com isso.

paulinho1971

  • Visitante
Re:Ubuntu 15.10 impede login do Sudo e do Convidado
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2015, 18:22 »
Olha logo de cara, você pode com o LiveDVD/pendrive recuperar seus arquivos na home do seu usuário, ou seja em modo live monte a partição onde esta a home/usuárioX e faça logo de lá sua cópia de segurança.

Quanto a outras explanações, aguarde alguém mais experiente

T+

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 15.10 impede login do Sudo e do Convidado
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2015, 18:46 »
Por "login do Sudo" você quer dizer o teu usuário que pode usar o sudo?

No 15.10 pra trocar permanentemente o layout tanto do console quanto do modo gráfico você pode usar o localectl (ex: localectl set-keymap br-abnt2). Pra mudar temporariamente

Código: [Selecionar]
sudo loadkeys br-abnt2 # muda o layout do console pra br-abnt2
sudo setxkbmap br # muda o layout do serivodr gráfico pra br

Vale lembrar que do livecd o acesso aos seus arquivos é trivial, basta abrir o gerenciador de arquivos, montar a partição e navegar (contanto que não tenha criptografado). Independentemente de ter criptografado ou não, se formatar a partição que contem o /home, você vai perder os seus arquivos pessoais (/home/seu-usuário = pasta do seu usuário).