Autor Tópico: Cadê a senha de root???????  (Lida 16849 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #15 Online: 05 de Novembro de 2007, 14:21 »
O que entendo sobre sudo, su e habilitar o root no Ubuntu é o seguinte:


Ubuntu da forma tradicional:

sudo comando

Citar
quando você quer executar somente uma vez algum comando como root no seu sistema e via terminal.

sudo su comando ou comandos

Citar
quando você que ficar como root no terminal indefinidamente até você fechar o terminal.


Ubuntu da forma não tradicional:

sudo passwd root

Citar
Habilita a senha root.

sudo comando

Citar
Ainda vai ser usada a senha de usuário para ser executado este comando como superusuário, pois foi definido assim pelo ubuntu.

su comando

Citar
Agora sim você terá de digitar a senha root criada com o comando anterior, ou seja, o su deve ser usado com a senha root e o sudo deve ser usado com a senha de usuário.

sudo su comando

Citar
Outro comando que deve ser usado com a senha de usuário.


Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #16 Online: 05 de Novembro de 2007, 14:39 »
Bem como um profissional de informática só posso responder pensando como um, graças a Deus.

Eu acho que em uma empresa são os profissionais da área que devem pensar estes problemas (claro que cabe aos usuários levantarem eles também), e com certeza cabe a eles cuidar dele da melhor forma possível. Eu, particularmente, deixo em meu PC a opção Recovery Mode no GRUB, isto porque facilita minha vida as vezes, mas de forma alguma necessito dela para manutenção,  até porque existe o LiveCD, não só do Ubuntu, como de várias outras distribuições.

Agora em uma casa, e para usuários comuns, onde ele (o Ubuntu) "tem uma proposta de ser fácil. Feito para usuários simples que não tem conhecimento de comandos do terminal e etc" (palavras suas), então não vai fazer a menor diferença ter ou não o modo Recovery Mode, pois ninguém lá vai estar pensando nesta possibilidade de uso (afinal elas " não tem conhecimento de comandos do terminal"), e muito menos saberá que pode entrar lá, levantar o ambiente gráfico e ter controle da máquina, que também é aberto durante o próprio modo Recovery Mode (sem o X), já que todos os dados estão ali.

Bem, mas a pessoa pode pesquisar, e pesquisando pode aprender, claro!!!! Como não pensei nisto?!?!?!?

Mas ai neste caso, se a pessoa tem mesmo esta intenção, não adianta  o seu PC ter a opção Recovery Mode, não ter, ter outra distro Linux, ter windows, não adianta nada, só mesmo o fato de não deixá-la ter acesso ao PC diretamente que te trará alguma segurança.


Sim clcampos . Mas quem deixou a opção recovery sem senha não fui eu e sim Canonical Ltd.
E isso por default. Eu prefiro acreditar que dessa forma o recovery facilite a vida da empresa quanto a prestação de serviço de suporte. Não sei ao certo, mas ainda assim acho um erro deixa-lo sem senha por default.
Quanto a pesquisar é uma coisa meio complicada. Não adianta forçar usuário a fazer o que não quer. E eles querem soluções e não mais lição de casa. Infelizmente a comunidade linux tem esse mau mesmo nas distros mais simples. E é justamente isso que faz as pessoas terem medo do linux.
Agora voltando ao assunto de segurança, não fui eu que percebi isso primeiro  (olha a ironia).
Quando apresentei o ubuntu para o meu irmão (tecnico em informatica Windows), a primeira pergunta foi: "...pq pede senha para tudo?...". Respondi que era por causa da segurança e ele aceitou numa boa apesar do incomodo.
Dai ele perguntou para que servia o modo recovery. Eu disse que era tipo o modo de seguraça do windows para recuperar o sistema.
Ele entrou para ver como era e de cara me perguntou. "...Entrei como o tal do root que tem todos os previlétios e nem pediu senha. Que seguraça é essa melhor que o windows?..."
Bom nem preciso dizer a minha cara de tacho.

Quanto as intenções de quem quer entrar no modo recovery é o mesmo que não por alarme no carro só pq sabemos que se o ladrão quiser levar ele leva. Eu coloco alarme no meu carro para inibir os ladrões de ocasião e não os profissionais.

Por esse motivo acho que deveria pedir para criar uma senha para o root na instalação, ou considerar a mesma senha dada ao usuário principal.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2007, 14:44 por marcos_vargens »
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #17 Online: 05 de Novembro de 2007, 14:45 »
Bem como eu disse talvez esteja sem senha porque ninguém pensa mesmo em estudar e pesquisar, pois se pensarem todo sistema esta disponível facilmente tendo acesso ao equipamento.

E se seu irmão é técnico em informática (especializado em Windows) ele sabe que não é nada difícil ter acesso ao sistema que ele usa sem necessitar de senha. Só é difícil para usuários normais, para técnicos não, e não deve mesmo ser. Já imaginou você perder sua senha e não ter mais acesso aos arquivos? Por isto a segurança é super reforçada pensando em quem vem de fora (outro PC pela rede ou internet), e nem tanto para quem esta ali, de frente ao teclado.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #18 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:03 »
Bem como eu disse talvez esteja sem senha porque ninguém pensa mesmo em estudar e pesquisar, pois se pensarem todo sistema esta disponível facilmente tendo acesso ao equipamento.

E se seu irmão é técnico em informática (especializado em Windows) ele sabe que não é nada difícil ter acesso ao sistema que ele usa sem necessitar de senha. Só é difícil para usuários normais, para técnicos não, e não deve mesmo ser. Já imaginou você perder sua senha e não ter mais acesso aos arquivos? Por isto a segurança é super reforçada pensando em quem vem de fora (outro PC pela rede ou internet), e nem tanto para quem esta ali, de frente ao teclado.

Pois é mas nesse caso nem precisa ser técnico para entrar no sistema. Eu poderia entrar só para mudar a senha do usuário para tirar o sarro por exemplo. Sem esforço nenhum.
Agora o que vc disse faz sentido. Talvez esteja sem senha porque o numero de usuários leigos que poderiam perder a senha do root seria grande e o suporte nesses casos ia ficar muito complicado.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #19 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:07 »
Usuário comum você não é. Para mim usuário comum é aquele que usa editor de texto, internet e quer funcionando.

Para você saber que tem que entrar no Recovery Mode  e digitar startx alguma pesquisa você fez, concorda? Bem, qualquer sistema é passível disto também, basta alguma imaginação, e alguma pesquisa.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #20 Online: 05 de Novembro de 2007, 17:35 »
Usuário comum você não é. Para mim usuário comum é aquele que usa editor de texto, internet e quer funcionando.

Para você saber que tem que entrar no Recovery Mode  e digitar startx alguma pesquisa você fez, concorda? Bem, qualquer sistema é passível disto também, basta alguma imaginação, e alguma pesquisa.

claro que eu não sou. Eu sei entrar no recovery e digitar startx para ter acesso aos controles do sistema, mas não tenho conhecimento suficiente para burlar. Se a maquina tiver senha de root eu mesmo não sendo um usuário totalmente leigo em linux não consigo fazer absolutamente nada. Agora se eu tiver a senha eu ja consigo mudar todas as senhas de todos os usuários por exemplo (no modo  gráfico).
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #21 Online: 05 de Novembro de 2007, 17:39 »
claro que eu não sou. Eu sei entrar no recovery e digitar startx para ter acesso aos controles do sistema, mas não tenho conhecimento suficiente para burlar. Se a maquina tiver senha de root eu mesmo não sendo um usuário totalmente leigo em linux não consigo fazer absolutamente nada.

Vou te ensinar algo básico, até porque você bem deve saber, e também não vou me arriscar, afinal vai que é um usuário da minha rede.... kkkkkkkkk

Entre com o LiveCD na sua máquina com senha do root, abra o terminal, digite sudo -s, e pronto, terá um terminal com poderes de root. Ai monte a partição e faça o que quiser, dá até para alterar a sua própria senha do root.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #22 Online: 05 de Novembro de 2007, 17:53 »
claro que eu não sou. Eu sei entrar no recovery e digitar startx para ter acesso aos controles do sistema, mas não tenho conhecimento suficiente para burlar. Se a maquina tiver senha de root eu mesmo não sendo um usuário totalmente leigo em linux não consigo fazer absolutamente nada.

Vou te ensinar algo básico, até porque você bem deve saber, e também não vou me arriscar, afinal vai que é um usuário da minha rede.... kkkkkkkkk

Entre com o LiveCD na sua máquina com senha do root, abra o terminal, digite sudo -s, e pronto, terá um terminal com poderes de root. Ai monte a partição e faça o que quiser, dá até para alterar a sua própria senha do root.

Valew pela dica. Mas da mais trabalho né. Só de ter que pegar o CD e fazer ele rodar a pessoa ja desiste. Se for no meu notebook então ele vai ficar tentanto a menos que tenha um igual hehehe.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #23 Online: 05 de Novembro de 2007, 17:55 »
Sei lá, acho que quando alguém quer fazer algo de errado, já que no caso estamos discutindo possibilidades de invasão, acho pouco provável que isto seja uma barreira. Mas fique feliz, e depois conte ao seu irmão que tudo que a gente pode fazer tendo acesso ao teclado no nosso sistema, as pessoas fazem enviando um email para o dele...

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

arlei

  • Visitante
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #24 Online: 05 de Novembro de 2007, 18:02 »
Mas fique feliz, e depois conte ao seu irmão que tudo que a gente pode fazer tendo acesso ao teclado no nosso sistema, as pessoas fazem enviando um email para o dele...

hahahaha, essa foi boa. Não pude evitar de comentar.

T+
Arlei

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #25 Online: 05 de Novembro de 2007, 18:24 »
Isso com certeza não é barreira para invasão mas para alguém mau intencionado pode até ser.
Infelizmente meu irmão ja sabe dos problemas do windows. Ele arruma exatamente esse tipo de coisa nos clientes dele. E mesmo assim preferiu continuar usando o windows.  :-\
e eu vou continuar usando alarme no meu carro e senha do root no notebook mesmo sabendo que é possivel arrepiar com o live cd e que roubaram um carro com car system, alarme e blindado.  ;D

Mas acho que o criador do tópico deve estar bem satisfeito com os esclarecimentos dados. :D
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline PadaratZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • .:Mk Networks:.
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #26 Online: 06 de Novembro de 2007, 12:02 »
Então cara estou com uma dificuldade na hora de trocar a senha do root.....
Ao instalar o ubuntu server i386 com todos os serviços disponíveis ele pede para eu criar um usuário não administrativo!!!
Ai criei ele ...(maik1984)
Quando eu termino a instalação cai na tela de login ....
Eu faço o login com esse usuário citado acima digito o seguinte comando: sudo passwd root (para alterar a senha do root né?)
Ai aparece: [sudo] password for maik1984 : eu digito a senha e aparece o seguinte
maik1984 is not the sudoers file. This incident will be reported.
Maik1984@linux:~$ sendmail:fatal:open /etc/postfix/main.cf: No such file or directory


alguem pode me ajudar ^^
vlw.
Aloha!
Visitem meu site ^^
website: www.mknetworks.info

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #27 Online: 06 de Novembro de 2007, 15:45 »
Você não pode usar um usuário que não pertença ao grupo administrativo com o sudo.

Se vc. criou um que seja do grupo admin, use-o para as tarefas administrativas.

E se não criou, use o modo de manutenção (vc. cai num terminal com poderes de root) para criar um com o comando adduser, assim:

Código: [Selecionar]
adduser pedro admin
O comando acima cria o usuário pedro e o inclui no grupo admin.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline PadaratZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • .:Mk Networks:.
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #28 Online: 06 de Novembro de 2007, 16:36 »
usando o comando acima informa:
-bash add: comand not found!!!
Aloha!
Visitem meu site ^^
website: www.mknetworks.info

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #29 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:55 »
Você precisa escolher a segunda opção do boot, marcada como "recovery mode".

Depois use o comando em duas etapas, como segue:

Código: [Selecionar]
adduser pedro(cria o usuário)

Código: [Selecionar]
adduser pedro admin(adciona "pedro" ao grupo "admin")

Preste atenção à ortografia.
:: Linux Registered User nº 439378 ::