Autor Tópico: Agora que tenho 2 Hds não consigo mais instalar o Ubuntu  (Lida 2755 vezes)

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Agora que tenho 2 Hds não consigo mais instalar o Ubuntu
« Online: 19 de Janeiro de 2009, 15:52 »
Quando eu tinha um hd apenas, Maxtor de 80 GB, instalei o linux sem problemas. Aparecia a opção para escolher entre o XP e o Ubuntu. Usei durante bastante tempo o linux e depois passei a usar apenas o XP. Agora que comprei mais um HD. Ele é um Samsung Sata 2 de 250 GB, resolvi instalar novamente o Linux, mas desta vez não deu certo. O Maxtor está como slave agora e o Sata 2 como master. Instalei o Ubuntu no Maxtor e quando o PC faz o boot vai direto pro XP. Decidi, então, tentar colocar no Sata 2, mas também não deu. Ou da erro no boot (erro 22 que aconteceu quando eu coloquei o Kurumin 7). Ou novamente passa batido e vai direto pro XP. Não aparece opções para escolher o sistema. Desisti do Kurumin 7, pois quando aparece a opção para escolher o sistema surge esse erro 22. Tentei instalar 3 ou 4 vezes o Ubuntu, mas ele fica inexistente quando o PC faz o boot. O que acontece aqui? Nunca mais poderei usar Linux no meu pc? É possível colocar linux tendo a máquina dois hds? Preciso de ajuda pra resolver esse problema.

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Agora que tenho 2 Hds não consigo mais instalar o Ubuntu
« Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2009, 16:41 »
Pode ser que seja apenas uma deficiencia do seu arquivo menu.lst . O que eu te sugiro é rodar um liveCD e tentar acessar o hd onde vc instalou o linux. Ainda usando o live CD com permissão Root entre no /boot/grub  e edite o arquivo menu.lst conforme esta dica:

http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20030314.php

Espero que resolva!

ABS,
C.
[editado]PS: KANEDA!!!![/editado]
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Agora que tenho 2 Hds não consigo mais instalar o Ubuntu
« Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2009, 19:08 »
Acabei de instalar o Ubuntu num hd inteiro. No caso, o Maxtor de 80 GB. Quando fui reiniciar, lá estava o XP de novo tomando a frente e ignorando o linux. Essa dica que vc postou também serve pro Ubuntu? O problema é que faz tempo que não uso linux, então devo ter esquecido como se usa o terminal. Vou ter que reaprender tudo novamente e prometo nunca mais largar o Ubuntu. Coisa irritante esse XP. Bem, vou tentar verificar no Ubuntu usando o cd o tal arquivo que vc mencionou.

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Agora que tenho 2 Hds não consigo mais instalar o Ubuntu
« Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2009, 20:05 »
Caro Tetsuo,

A dica serve por analogia ao Ubuntu é só substiruir os SO.

É rodar o  sistema em live CD, depois de carregado vá ao terminal digite #sudo su  em seguida: nautilus, ele abrirá o nautilus como root. Entre no diretório que corresponde ao ponto de montagem do HD que vc instalou o Ubuntu. procure pelos diretórios que citei na mensagem anterior e procure pelo arquivo menu.lst. se quiser antes de editar vc pode postar o conteudo deste arquivo aqui.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Agora que tenho 2 Hds não consigo mais instalar o Ubuntu
« Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2009, 14:01 »
Bem, ontem fiz o seguinte. Formatei o hd master, sata 2 samsung, e deixei sem nenhum sistema operacional, ou seja, detonei o xp. Queria saber se o linux sozinho ia funcionar finalmente. Instalei o Kurumin 7, mas quando o PC fez o boot, apareceu essa mensagem: "erro 22, no such partition". Isso tem a ver com segundo hd que eu tenho, já que durante a instalação me perguntam se eu quero colocar o grub no outro hd e eu respondo sim? E essa mensagem em inglês, mesmo sem windows pra atrapalhar?

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Agora que tenho 2 Hds não consigo mais instalar o Ubuntu
« Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2009, 21:38 »
Bem, ontem fiz o seguinte. Formatei o hd master, sata 2 samsung, e deixei sem nenhum sistema operacional, ou seja, detonei o xp. Queria saber se o linux sozinho ia funcionar finalmente. Instalei o Kurumin 7, mas quando o PC fez o boot, apareceu essa mensagem: "erro 22, no such partition". Isso tem a ver com segundo hd que eu tenho, já que durante a instalação me perguntam se eu quero colocar o grub no outro hd e eu respondo sim? E essa mensagem em inglês, mesmo sem windows pra atrapalhar?

Acredito que seja realmente um problema com as linhas do arquivo menu.lst. Mesmo com o windows lá se vc acessasse o hd que está com o  linux com um live cd e editasse  o arquivo menu.lst dentro de /boot/grub vc certamente resolveria o problema pode ser da designação do hd neste arquivo . Insisto para vc tentar obter o conteúdo do referido arquivo e poste aqui para que possamos avaliar.

Veja um exempo que está no forum Ubuntu em inglês onde a a solução foi alterar o hd1,2 para hd0.2:

itle      Ubuntu, kernel 2.6.20-15-generic
root      (hd1,2)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=UUID=9663cdaf-020e-4c52-897d-ffd3fc90cd3f ro quiet splash
initrd      /boot/initrd.img-2.6.20-15-generic
quiet
savedefault

title      Ubuntu, kernel 2.6.20-15-generic (recovery mode)
root      (hd1,2)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=UUID=9663cdaf-020e-4c52-897d-ffd3fc90cd3f ro single
initrd      /boot/initrd.img-2.6.20-15-generic

title      Ubuntu, memtest86+
root      (hd1,2)
kernel      /boot/memtest86+.bin
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Agora que tenho 2 Hds não consigo mais instalar o Ubuntu
« Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2009, 23:55 »
Decidi deixar apenas um HD. No caso, o Sata 2 Samsung de 250 GB. Pronto! Problema resolvido. Deu tudo certo. A tela do linux aparece certinho com as opções do XP e Linux. O segundo HD estava confundindo na hora da instalação. Vou fazer assim sempre que for instalar o linux. Agora vai dar algum problema se eu colocar o segundo HD de volta?

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Agora que tenho 2 Hds não consigo mais instalar o Ubuntu
« Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2009, 15:14 »
Pena que vc desistiu de ter os dois hd's ai, era fácil de resolver, acredito. Bom não acho que dê problema colocar o outro HD desde que este outro não fique como primary master  ;)

ABS

Se resolver ter os dois HD's com sistema instalado ai tô aqui pra dar uma mão!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /