Autor Tópico: Bacula Server com Partilha Samba  (Lida 7508 vezes)

Offline andrebarradas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Bacula Server com Partilha Samba
« Online: 05 de Junho de 2011, 11:06 »
Boa tarde pessoal,

Eu tenho estado a tentar configurar um servidor bacula para um projecto e como é só para aprender a instalar e configurar o servidor para o projecto eu estou a fazer com maquinas virtuais em que numa maquina virtual com ubuntu server tenho o Director e o Storage (que é uma pasta do ubuntu server invés de uma outra maquina virtual separada do director) e agora adicionei uma outra maquina virtual com ubuntu desktop.Então é o seguinte eu ao correr o bconsole ja consigo fazer backup do proprio servidor (para fazer backup dos ficheiros de configuração) e do catálogo da base dados.

Mas agora o que tenho de fazer para conseguir fazer backup de uma pasta de outra máquina virtual? Eu ja configurei no ficheiro de configuração do director o Cliente,um job e uma pool para essa nova maquina assim como ja esta instalado o File Daemon na maquina virtual Cliente e ao fazer status no bconsole dessa máquina ja consigo conexão.O meu problema agora é que ao tentar correr um backup dessa máquina ele diz que fica a espera que o File Daemon se conecte ao Storage e nao acontece nada.

Para conseguir fazer backup de outra máquina terei de partilhar a pasta do Storage na rede certo?eu penso que seja isso e portanto eu terei de configurar o Samba para partilhar a pasta estou correcto,é esse o problema de o File daemon do cliente nao se conectar ao Storage do ubuntu server?

Desde já fico grato pela ajuda da comunidade

PS.:Se acharem que nao perceberam ou que falta alguma informaçao é so indicar :)

Cumprimentos,
André Barradas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Bacula Server com Partilha Samba
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2011, 12:26 »
Citar
Para conseguir fazer backup de outra máquina terei de partilhar a pasta do Storage na rede certo?
Não, o cliente bacula conecta diretamente ao director no servidor de backup.

Verifique se os serviços do servidor de backup estão associados ao endereço roteável (e.g. 192.168.1.1), pois por padrão ele vem associado apenas à própria máquina (127.0.0.1).

Verifique também se as senhas dos serviços conferem nas duas máquinas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline andrebarradas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Bacula Server com Partilha Samba
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2011, 13:01 »
boas,

Desde já obrigado por estares a ajudar.

Em relação as passwords está tudo bem até porque se não tivesse não conseguiria fazer o status a esse cliente através do bconsole.

Em relação ao endereço roteável qual o comando para ver qual está associado ao servidor bacula?

É  ver a tabela com o netstat -r?
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 13:09 por andrebarradas »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Bacula Server com Partilha Samba
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2011, 13:29 »
Vc tem que ver os arquivos de configuração, trocar as referências a "127.0.0.1" pelo endereço da máquina. Isso significa também que se suas máquinas estiverem usando DHCP, vc vai ter que fixar pelo menos o endereço do servidor.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline andrebarradas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Bacula Server com Partilha Samba
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2011, 13:36 »
Vc tem que ver os arquivos de configuração, trocar as referências a "127.0.0.1" pelo endereço da máquina. Isso significa também que se suas máquinas estiverem usando DHCP, vc vai ter que fixar pelo menos o endereço do servidor.

Mas isso eu ja mudei tudo senao nao conseguia fazer ligaçao a maquina cliente.eu quando vou a bconsole e faço status dessa outra vmware ele ja consegue ligar,so nao consegue é fazer backup duma pasta.Em relaçao ao DHCP eu nao configurei nada de DHCP nas maquinas virtuais

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Bacula Server com Partilha Samba
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2011, 13:41 »
Com certeza está faltando algo no cliente então. O certo é que você não precisa compartilhar as pastas, o próprio cliente bacula tem que enviar os dados pro servidor de backup.

Será que vc não instalou os serviços errados no cliente, e acabou criando um segundo servidor de backup?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline andrebarradas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Bacula Server com Partilha Samba
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2011, 13:42 »
Com certeza está faltando algo no cliente então. O certo é que você não precisa compartilhar as pastas, o próprio cliente bacula tem que enviar os dados pro servidor de backup.

Será que vc não instalou os serviços errados no cliente, e acabou criando um segundo servidor de backup?

no cliente fiz o apt-get install bacula-client mudei o nome do director para o mesmo nome de director do server e mudei tambem a password para a mesma que esta no parametro Client do diretor.

Problema resolvido quanto ao facto de nao fazer backup da maquina cliente.o problema estava em como nao tenho DNS configurado,no ficheiro de configuraçao do Director,no Storage nao tinha o endereço IP no parametro address mas sim o nome do server e por isso nao fazer a ligaçao do nome com o IP.

Mas agora existem pelo menos 2 problemas.Primeiro quando ele cria uma label do backup por exemplo a label Servidor1-001,ao fazer um segundo backup porque ele nao cria outra label Servidor1-002?ou é mesmo para ser sempre o mesmo?

Segunda problema,porque quando faço backup da maquina cliente,em vez dele guardar a informaçao na pasta do Storage que defini no backup server ele guarda a informaçao na propria maquina cliente e nao a envia para o servidor?
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 21:12 por andrebarradas »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Bacula Server com Partilha Samba
« Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2011, 16:11 »
Citar
Primeiro quando ele cria uma label do backup por exemplo a label Servidor1-001,ao fazer um segundo backup porque ele nao cria outra label Servidor1-002?ou é mesmo para ser sempre o mesmo?
Ele vai reusar o volume até ele encher. Quando o volume encher, ele pode (se vc tiver autorizado) criar automaticamente outro volume, até o limite de volumes que você definiu.

Citar
Segunda problema,porque quando faço backup da maquina cliente,em vez dele guardar a informaçao na pasta do Storage que defini no backup server ele guarda a informaçao na propria maquina cliente e nao a envia para o servidor?
Você tem certeza de que instalou o cliente (bacula-fd), e não o bacula completo na outra máquina?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline andrebarradas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Bacula Server com Partilha Samba
« Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2011, 16:21 »
Citar
Segunda problema,porque quando faço backup da maquina cliente,em vez dele guardar a informaçao na pasta do Storage que defini no backup server ele guarda a informaçao na propria maquina cliente e nao a envia para o servidor?
Você tem certeza de que instalou o cliente (bacula-fd), e não o bacula completo na outra máquina?
[/quote]

Sim,tenho a certeza.Pelo menos eu fiz só o comando sudo apt-get install bacula-client
« Última modificação: 06 de Junho de 2011, 16:25 por andrebarradas »

Offline shuezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Bacula Server com Partilha Samba
« Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2012, 09:47 »
ola pessoal, bom dia!!
qeuria tirar uma duvida... como faço para configurar o bacula, a fazer backup de arquivos e pastas de minha escolha ?
des de ja agradeço a quem puder responder

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Bacula Server com Partilha Samba
« Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2012, 09:54 »
Isso é controlado no arquivo "/etc/bacula/bacula-dir.conf".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline shuezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Bacula Server com Partilha Samba
« Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2012, 11:14 »
muito obrigado zekkerj pela resposta... voce teria ou saberia de algum lugar que tenha um arquivo como esse para mim usar como modelo?
so mais uma perguntinha qual arquivo que eu indico a direçao para onde vai o backup no cliente?
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2012, 11:40 por shuezer »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Bacula Server com Partilha Samba
« Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2012, 12:44 »
Citar
voce teria ou saberia de algum lugar que tenha um arquivo como esse para mim usar como modelo?
O arquivo que vem na instalação do bacula vem razoavelmente documentado, apesar de não dispensar a leitura do manual e da documentação do Bacula.
www.bacula.org

Citar
qual arquivo que eu indico a direçao para onde vai o backup no cliente?
A "diração pra onde vai o backup no cliente" é definida no job de backup.

Você pode criar esse job no mesmo arquivo bacula-dir.conf, mas também pode criar jobs diretamente no console. Nesse caso o bacula salva a configuração na sua base de dados (a qual eu recomendo fortemente que seja uma base MySQL).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline shuezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Bacula Server com Partilha Samba
« Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2012, 14:44 »
muito obrigado zekkerj me ajudou muito mesmo