Autor Tópico: Distribuição leve para AMD 150mhz 400mb memória  (Lida 9258 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Distribuição leve para AMD 150mhz 400mb memória
« Resposta #15 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 10:21 »
Galactus, o problema é esse, rodar o sistema até vai rodar, mas "e o resto"? Áudio, vídeo e tal que um usuário normal faz na máquina? Um caco desse pode, como já falaram, ser usado como um gateway de internet com o Coyote Linux, por exemplo, mas de resto vai ser só raiva. Uma vez fui instalar o Debian Sarge em um notebook prateado da PCChips que usava um processador Crusoe "não sei o que 1GigaPro" com 128MB de RAM SDR (ou seja, não era nem DDR), só pra abrir o navegador levava mais de dois minutos; até conseguia ver vídeos avi e tal MAS se fosse fazer qq outra coisa o vídeo começava a engasgar.

Por isso que eu falei, pra colocar Linux numa máquina dessas vai funcionar, mas e o resto? Daí a tal comparação de 'bicicleta sem rodas'. Pode acreditar no que eu digo, sou técnico e vivo fazendo testes com distros e máquinas recicladas e compilação de kernel para otimizar e tal: não vai prestar, se eu ganhasse um 'presente' desses ou tacava fogo ou dava pra sogra, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Distribuição leve para AMD 150mhz 400mb memória
« Resposta #16 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 12:09 »
Citar
Agradeço a todos por participarem, acreditem, este micro roda video e mp3 no windows 98 normalmente com o pacote de codecs instalados, quando temos bons equipamentos em nossas mãos esquecemos de olhar ao redor e ver que aquilo que não nos serve mais pode ser a alegria de outra pessoa durante muito tempo. Para uma pessoa que anda descalço um tenis velho é tudo, pra quem não tem um carro a disposição e depende de ônibus lotado todos os dias, uma brasilia ou um fusca é o melhor carro do mundo, pra quem passa frio o moleton cheio de bolinhas e pelinhos faz toda a diferência, finalmente para quem nunca teve sequer uma televisão boa em casa , um computador antigo é alta tecnologia.

Esse é o típico papo daqueles que só vão pra frente qdo dão topada. Já comi muito pão duro, já andei muito de tênis furado com o dedão aparecendo, ainda ando de ônibus lotado e já ganhei muita roupa de terceiros, eu ainda tinha tv preto e branca de 14 polegadas qdo todos já tinham tvs coloridas e se eu fosse ficar nessa idéia de "olhar em volta" pra ver as pessoas que estão piores do que eu, não ia conseguir melhorar a mim mesmo e ficar ao nível "das que estão melhores do que eu". Sei das dificuldades de muitas pessoas, mas para ajudá-las temos que dar algo minimamente utilizável, não acha? Esse é o ponto, não se dá 'presente' para alguém sem que haja um uso mínimo, senão é tirar lixo de casa e colocar na casa de outro. E cá entre nós, estamos exagerando na comparação de uma doação de um micro com roupas e afins...

Citar
Apesar de saber que o propósito do fórum não é este, aconselho aso meus amigos desdenhosos, que agradeçam a Deus todos os dias pela fartura em que vivem, para que nunca precisem depender de pessoas que acreditam que coisas antigas devem ir para o lixo, o nosso manual do proprietário , a Bilbia Sagrada, diz : 1 Corintios 10:12 Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.

Novamente obrigado aos colaboradores e que Deus abençoe a todos.


Ninguém está sendo desdenhoso, caro colega que, pelo jeito, parece ser evangélico. Dar as coisas ao próximo que necessita é algo louvável, eu mesmo sempre que posso faço isso, mas não se dá um modem dial-up para alguém que não tem telefone, ou um fone de ouvido pra quem é surdo, ou um microfone para quem é mudo, as coisas tem que ser dadas com um mínimo de possibilidade de uso, como já falei várias vezes. Ah, e o meu manual de proprietário diz que "dê aos outros aquilo que, minimamente, sirva para vc"...  ;D
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2010, 12:13 por velox256 »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Distribuição leve para AMD 150mhz 400mb memória
« Resposta #17 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 21:29 »
Citar
Agradeço a todos por participarem, acreditem, este micro roda video e mp3 no windows 98 normalmente com o pacote de codecs instalados, quando temos bons equipamentos em nossas mãos esquecemos de olhar ao redor e ver que aquilo que não nos serve mais pode ser a alegria de outra pessoa durante muito tempo. Para uma pessoa que anda descalço um tenis velho é tudo, pra quem não tem um carro a disposição e depende de ônibus lotado todos os dias, uma brasilia ou um fusca é o melhor carro do mundo, pra quem passa frio o moleton cheio de bolinhas e pelinhos faz toda a diferência, finalmente para quem nunca teve sequer uma televisão boa em casa , um computador antigo é alta tecnologia.

Esse é o típico papo daqueles que só vão pra frente qdo dão topada. Já comi muito pão duro, já andei muito de tênis furado com o dedão aparecendo, ainda ando de ônibus lotado e já ganhei muita roupa de terceiros, eu ainda tinha tv preto e branca de 14 polegadas qdo todos já tinham tvs coloridas e se eu fosse ficar nessa idéia de "olhar em volta" pra ver as pessoas que estão piores do que eu, não ia conseguir melhorar a mim mesmo e ficar ao nível "das que estão melhores do que eu". Sei das dificuldades de muitas pessoas, mas para ajudá-las temos que dar algo minimamente utilizável, não acha? Esse é o ponto, não se dá 'presente' para alguém sem que haja um uso mínimo, senão é tirar lixo de casa e colocar na casa de outro. E cá entre nós, estamos exagerando na comparação de uma doação de um micro com roupas e afins...

Citar
Apesar de saber que o propósito do fórum não é este, aconselho aso meus amigos desdenhosos, que agradeçam a Deus todos os dias pela fartura em que vivem, para que nunca precisem depender de pessoas que acreditam que coisas antigas devem ir para o lixo, o nosso manual do proprietário , a Bilbia Sagrada, diz : 1 Corintios 10:12 Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.

Novamente obrigado aos colaboradores e que Deus abençoe a todos.


Ninguém está sendo desdenhoso, caro colega que, pelo jeito, parece ser evangélico. Dar as coisas ao próximo que necessita é algo louvável, eu mesmo sempre que posso faço isso, mas não se dá um modem dial-up para alguém que não tem telefone, ou um fone de ouvido pra quem é surdo, ou um microfone para quem é mudo, as coisas tem que ser dadas com um mínimo de possibilidade de uso, como já falei várias vezes. Ah, e o meu manual de proprietário diz que "dê aos outros aquilo que, minimamente, sirva para vc"...  ;D

Grande Velox! assino em baixo tudo o que disse, infelizmente para um leigo uma máquina dessas ainda que utilizável, vai mesmo é "queimar o filme" do Linux ao final das contas.  :P
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline novacriatura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Nova Criatura - 2Corintios5:17
    • Ver perfil
    • Nova Criatura
Re: Distribuição leve para AMD 150mhz 400mb memória
« Resposta #18 Online: 14 de Abril de 2010, 12:43 »
Ainda estou testando algumas distribuições !!!

Não vou desistir, porque é triste ter que jogar fora um equipamento por causa de falta de S.O.

De qualquer jeito estou aberto a ideias.

Fiquem na Sombra do Altíssimo;

Anderson Souza Cruz

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Distribuição leve para AMD 150mhz 400mb memória
« Resposta #19 Online: 14 de Abril de 2010, 13:07 »
Ola, algumas sugestoes;

-montar um servidor de músicas
-storage para os arquivos de uma rede doméstica
-roteador com o coiote linux
-servidor de impressao
-totens de produtos(mostruarios)
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Distribuição leve para AMD 150mhz 400mb memória
« Resposta #20 Online: 14 de Abril de 2010, 13:23 »
O CPU é muito fraco para um sistema operacional desktop. Ele ainda pode ser um excelente roteador e proxy HTTP (básico) para uns 15 ou 20 clientes ativos.

Estou procurando computadores antigos para fazer servidores (lamp + roteador + proxy + firewall) de pequeno porte, com o Debian sem modo gráfico, para uma quantidade limitada de clientes (37 a 62 clientes, sendo que 25% ativos simultaneamente).

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Distribuição leve para AMD 150mhz 400mb memória
« Resposta #21 Online: 14 de Abril de 2010, 13:29 »
o damn small linux seria perfeito pra essa, mas você mesmo disse que achou com plicado(eu também num achei muito amigável não...), nesse caso o que eu te aconselho é istalar o debian lenny+lxde, faça a instalação básica seguindo o tutorial do morimoto: http://www.gdhpress.com.br/blog/debian-lxde/

basta seguir direitinho os passos, desativando ou desinstalando o que é desnecessário, que após o boot estará consumindo menos de 40MB de ram, entretanto devo dizer que o uso de CPU se  será bem elevado, talvez nem dê para usar mais de um aplicativo ao mesmo tempo...

meu pc possui 320MB de ram, entretanto o processador tem 650MHz, e quando to usando o Lenny, só tenho problemas com o uso de cpu que fica muito intenso, já meu ubuntu com gnome, também tenho problemas com falta de memória...resumindo, no seu caso o problema maior é a cpu, então procure economizá-la

quanto à memória ram, realmente não precisa se preocupar, eu já abri umas quatro abas do Iceweasel junto com amsn e skype tudo funcionando(só que tem que abrir um de cada vez por causa do uso de cpu)


uma boa dica é também instalar o programa conky e usar o comando top, para se ter uma noção do uso da cpu em quantidade e em porcentagem.


[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline novacriatura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Nova Criatura - 2Corintios5:17
    • Ver perfil
    • Nova Criatura
Re: Distribuição leve para AMD 150mhz 400mb memória
« Resposta #22 Online: 14 de Abril de 2010, 13:45 »
Então, achei um tutorial para deixar do DSL-not em português br, estou baixando tudo e hoje a noite vou testar.


Fiquem na Sombra do Altíssimo;

Anderson Souza Cruz

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Distribuição leve para AMD 150mhz 400mb memória
« Resposta #23 Online: 14 de Abril de 2010, 18:53 »
Aproveitando para dar o meu pitaco tmb:

Para ser sincero, convenhamos... para quê trocar então o S.O. se o Win98se está rodando normal?
Ele tem pelo menos algum Office?
Servirá para algum estudante pobre fazer seus trabalhos escolares.

Meu primeiro pc foi uma estrovenga de um Compaq 386 com 128mb de ram com Win95, era de uma antiga locadora.
Um 'presente de grego' que meu tio me deu.
Posso dizer que brinquei um bocado nele, principalmente no Word. Serviu ao menos pra isso. Pra falar a verdade, serviu pra isso.
Deixa o Win98 mesmo, doe-o e pronto.

Só uma curiosidade... ela não entende patavinas de inglês mas... entende de informática básica, pelo menos?
Ou será igual a um amigo meu que comprou um computador HP há um ano mas nem sabe ligar a cpu ainda...

Pode até parecer desdém ou mesmo pessimismo, amigo, mas não é. A questão é praticidade e usabilidade para quem vc vai doar (como já foi citado), porque senão a pessoa vai se sentir mais lesada do que abençoada, por mais contraditório que isso possa parecer. Daí o porquê eu ter dito que é melhor então nem mexer, deixe com o sistema que está.
« Última modificação: 14 de Abril de 2010, 22:37 por Darth Vader »

Offline novacriatura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Nova Criatura - 2Corintios5:17
    • Ver perfil
    • Nova Criatura
Re: Distribuição leve para AMD 150mhz 400mb memória
« Resposta #24 Online: 14 de Abril de 2010, 22:47 »
Aproveitando para dar o meu pitaco tmb:

Para ser sincero, convenhamos... para quê trocar então o S.O. se o Win98se está rodando normal?
Ele tem pelo menos algum Office?
Servirá para algum estudante pobre fazer seus trabalhos escolares.

Meu primeiro pc foi uma estrovenga de um Compaq 386 com 128mb de ram com Win95, era de uma antiga lan house.
Um 'presente de grego' que meu tio me deu.
Posso dizer que brinquei um bocado nele, principalmente no Word. Serviu ao menos pra isso. Pra falar a verdade, serviu pra isso.
Deixa o Win98 mesmo, doe-o e pronto.

Só uma curiosidade... ela não entende patavinas de inglês mas... entende de informática básica, pelo menos?
Ou será igual a um amigo meu que comprou um computador HP há um ano mas nem sabe ligar a cpu ainda...

Pode até parecer desdém ou mesmo pessimismo, amigo, mas não é. A questão é praticidade e usabilidade para quem vc vai doar (como já foi citado), porque senão a pessoa vai se sentir mais lesada do que abençoada, por mais contraditório que isso possa parecer. Daí o porquê eu ter dito que é melhor então nem mexer, deixe com o sistema que está.

Olha andei pensando e acho que não vou dar ele mesmo, seria perda de tempo mesmo, porém estou encarando isso como aprendizado, tenha testado várias distros por causa desta situação.
Formatei o HD dele porque o Win98 que estava nele era pirata, e como um amigo aqui ja citou, sou um servo de Deus, e não posso compactuar com a pirataria.
Agradeço a todos, inclusive as criticas, elas nos fazem crescer.
Deus abençoe a todos e obrigado.
Vou fazer uns testes e posto aqui os resultados.
Fiquem na Sombra do Altíssimo;

Anderson Souza Cruz

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Distribuição leve para AMD 150mhz 400mb memória
« Resposta #25 Online: 15 de Abril de 2010, 00:11 »
Bem, como ja indicaram aqui, eu ia de Puppy Linux!

Já ressuscitei máquinas jurássicas com ele ( que rodavam windows 95, pq não aguentavam o 98). É uma ótima distra o o painel Pet converte quase qualquer pacote feito para slackware para um .pet ( facilmente instalável). Ele ainda é em inglês mas de vez em quando alguém reinventa a roda e lança um fork em PT, dá uma googlada que vc acha ( acharia mais produtivo um pacote de tradução, mas deixa pra, lá).


Vi hoje esse anuncio do antiX MEPIS: http://www.guiadohardware.net/noticias/2010-04/4BC531AA.html

Ele é Debian-like, porém otimizado para máquinas antigas.
Não fiz nenhuma experiencia nele mas quem sabe não lhe sirva?
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04