Fórum Ubuntu Linux - PT

Espaço da Comunidade => Café com Ubuntu => Tópico iniciado por: KubLin em 17 de Novembro de 2007, 16:41

Título: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: KubLin em 17 de Novembro de 2007, 16:41
Com relação aos comentários recentes penso que se o Morimoto for realmente descontinuar o Kurumin fica aqui o meu (e creio de todos aqueles que tiveram seu primeiro contato com o GNU/Linux) agradecimento a todo empenho dele e de sua equipe pra levar a todos os interessados um conhecimento maior do SO
Desde já o meu agradecimento

Só para dar uma satisfação com relação ao lançamento de novas versões, estou atualmente trabalhando em outros projetos (os livros impressos e as atualizações do site), por isso não estou tendo tempo para trabalhar no sistema.
Algumas pessoas sugeriram que simplesmente fosse trabalhando aos poucos, conforme sobrasse tempo, mas acredito que isso não funcionaria muito bem, pois as pessoas esperam um sistema um sistema completo, estável, polido, com documentação, com suporte e tudo mais, o que naturalmente é impossível construir com apenas algumas horas de trabalho esporádico.
Hoje em dia existem também um número muito grande de outras distribuições voltadas aos usuários domésticos e aos iniciantes, incluindo o Mandriva e o Ubuntu, que dispõe de uma fonte quase inesgotável de recursos financeiros. É um cenário bem diferente do que tínhamos em 2003, quando comecei a trabalhar no Kurumin, quando as distribuições eram muito mais problemáticas e difíceis de usar e o Linux era usado por bem menos pessoas.
Devido a tudo isso, é bem provável que o projeto seja encerrado, ou tenha seu escopo reduzido, passando a ser uma distribuição mais especializada, com um conjunto menor de recursos. Carlos Morimoto


fontes: http://br-linux.org/linux/havera-uma-proxima-versao-do-kurumin-linux

http://www.maxraven.info/duvidas-pairando-sobre-a-continuacao-do-kurumin-linux.html

http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/744335/2.html
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: Chucknoris em 17 de Novembro de 2007, 20:09
Que pena, eu comecei pelo kurumin e até hoje uso um cd em live cd as vezes quando o computador tem pouca memoria, e saber que o projeto é brasileiro tambem é legal. Mas Parabens ao Morimoto, e que ele tenha alcançado seu objetivo!!!!
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: Nilson15 em 18 de Novembro de 2007, 01:25
Morimoto é meu ídolo.

Graças ao Kurumin eu conheci o Linux em 2004. Uma pena isso acontecer, mas eu na posição dele não teria feito diferente eu acho.

  :-\
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: gabriel0085 em 18 de Novembro de 2007, 05:06
Pessoal,

já há um tópico sobre isso, aqui mesmo no café com Ubuntu:

    
Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28004.0.html



[EDITADO]

Vamos usar este tópico mesmo para discutir esse assunto, pois o tópico anterior foi trancado.

Muito bem trancado por sinal, pois a ofensas pessoais ao Morimoto já haviam passado dos limites.


[EDITADO]
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: aleksandre em 18 de Novembro de 2007, 06:04
Realmente é uma pena a descontinuação do Kurumin Linux, mas ele cumpriu seu papel, que era o de divulgar o Linux e o open source no Brasil. Quem, daqueles com mais de cinco anos em Linux, não iniciou sua aventura pelo universo GNU através do Kurumin e dos artigos do Moriomoto?
Apesar do advento do Ubuntu (possível motivo para a descontinuação) o kurumin continua a ser uma das distros que melhor reconhece o hardware e é a mais fácil de instalar.
Sempre terei essa dívida com o Kurumin e o Moriomoto.
Ateh!
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: Piras em 18 de Novembro de 2007, 10:41
Penso que o Morimoto fez um exame muito sensato da situação. De fato, até dois ou três anos atrás, quando pouquíssimas distribuições eram realmente amigáveis, o Kurumin fazia um belíssimo papel e sua contribuição para a difusão do Linux entre nós pode ser considerada inestimável.

Mas hoje em dia a situação é bem diferente. Há muitas distribuições tão ou mais fáceis de usar que o Kurumin, inclusive no Brasil, onde distros como Dreamlinux, Resulinux ou BIG Linux fazem um excelente papel. Isto para não falar do PCLinuxOS ou do Mint, que já vêm com o Flash da Adobe, Ambiente Java Sun e quase todos os codecs necessários pré-instalados. Com distros como estas e a abundante informação disponível na Web sobre a configuração do Linux não há dúvida que o "mercado" do Kurumin vem se estreitando bastante.

Mas acho que o Morimoto faria muito bem se, ao invés de descontinuar o seu projeto pura e simplesmente, ele reunisse um grupo capaz de lançar a próxima versão e agrupar uma comunidade em torno do projeto. Desse modo, no final das contas, caberia aos próprios usuários do sistema decidir o seu destino.

E espero que o próximo projeto do Morimoto seja tão bem-sucedido quanto o Kurumin!
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: RC2006 em 18 de Novembro de 2007, 11:17
Pessoal,
Vamos usar este tópico mesmo para discutir esse assunto, pois o tópico anterior foi trancado.
Muito bem trancado por sinal, pois a ofensas pessoais ao Morimoto já haviam passado dos limites.

[EDITADO]
Espero que este tópico evolua de maneira civilizada.
Sem agressões a pessoas ou a distros.
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: boi em 18 de Novembro de 2007, 13:54
Realmente, a coisa passou muito dos limites. Tá certo que um usuário do Ubuntu seja apaixonado pela distro, mas não a esse ponto de querer que as outras distros acabem. Já não basta fecharem os olhos para todos os defeitos do Ubuntu, e agora isso. Esse fórum começa a parecer as comunidades de Linux do Orkut.
E sobre o Kurumin, acho que não dá para manter um mínimo de qualidade numa distro baseada no Debian unstable. Ou o Morimoto muda a base, ou então é melhor mesmo parar.
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: Kamei Hyoga em 18 de Novembro de 2007, 15:31
É uma pena que ele acabe. Foi a primeira distro de muita gente (a minha foi um Slack 8.1) e ajudou a popularizar um sistema operacional, até então, desconhecido dos "usuários normais".

Seria uma boa se o Morimoto voltasse a distro de menos de 200 megas. Daria menos trabalho para ele manter, já que viria só com as ferramentas necessárias para um usuário básico.

Ou

Como já foi dito, criar um grupo que manteria o Kurumin ativo.
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: pinduvoz em 18 de Novembro de 2007, 19:34
Citar
E sobre o Kurumin, acho que não dá para manter um mínimo de qualidade numa distro baseada no Debian unstable. Ou o Morimoto muda a base, ou então é melhor mesmo parar.

O Kurumin 7 é baseado no Debian estável. A base foi mudada.

E o Ubuntu é baseado no Debian instável e tem qualidade, ao menos eu penso que tem (e não sou, quero frisar, um "usuário fanático").

No mais, dou meus parabéns aos que postaram aqui até agora. É bom ler "comentários" em vez de "ofensas gratuitas" que só vão trazer má-fama ao Ubuntu e a este Fórum.

[]s.
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: Jimi Hendrix em 18 de Novembro de 2007, 23:13
Eu não gostei nem um pouco de dizerem que o Big Linux deveria ser extinto >:(, fiquei "mordido" com essa opinião, haja vista que indico muitos dos posts aqui deste fórum para resolver os problemas de informática dos outros e meus também, mas opinião é opinião, vamos respeitar mas sem mais "ofensas"...
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: gabriel0085 em 19 de Novembro de 2007, 09:04
Vejam o prestígio internacional do  Kurumin.

Apenas a possibilidade de que a distro fosse descontinuada ou o projeto fosse modificado, já foi motivo para render uma notícia no respeitado site Distrowatch.com (http://Distrowatch.com). E vale dizer que várias distros são descontinuadas todas as semanas e nem sequer são citadas no Distrowatch.

Esta notícia saiu no boletim do distrowatch.com (http://distrowatch.com) dessa semana:



Citar

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fdistrowatch.com%2Fimages%2Ficon-small%2Fkurumin.png&hash=e207e14488fa02e03b0ca28808b12d74dd7ed723) "Será o fim do Kurumin?" This was a question many Brazilian Linux web sites asked last week. The Debian-based Kurumin (http://distrowatch.com/kurumin) Linux, created by Carlos Morimoto (pictured on the right), has become one of the most widely used Linux distributions in Brazil since its launch in 2003, largely due to its compact size, attractive artwork, custom configuration tools, and excellent support for popular Brazilian hardware (e.g. "winmodems" and USB ADSL modems). But in a forum post last week, Morimoto hinted at a possible change in direction or even a complete closure of the project. As the main reasons he cited lack of time and availability of well-localised, easy-to-use distributions, such as Mandriva Linux or Ubuntu. As expected, the announcement was greeted with mixed reactions in the Brazilian Linux community. If you understand Portuguese, you can follow the discussion in this thread (http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/744335/2.html), with additional commentary and reaction by BR-Linux (http://br-linux.org/linux/havera-uma-proxima-versao-do-kurumin-linux) and MaxINFO (http://www.maxraven.info/duvidas-pairando-sobre-a-continuacao-do-kurumin-linux.html).


Fonte: http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20071119#news
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: boi em 19 de Novembro de 2007, 09:10
Pinduvoz:

O Kurumin sempre foi baseado no Debian unstable. O 7.0 foi exceção porque a versão estável tinha acabado de sair e estava bem atualizada. Mas se o Kurumin continuar, o mais provável é que volte a se basear no Debian unstable, já que sabe-se lá quando a Debian lançará outra versão, quem sabe na próxima década.
Sobre o Ubuntu, gostaria de saber de onde veio essa informação de que é baseado no Debian unstable. O Ubuntu foi baseado no Debian, assim como o Mandrake, atual Mandriva, foi baseado no Red Hat. Mas ao que eu saiba, hoje o Ubuntu usa repositórios e pacotes próprios, sendo independente do Debian. Já o Kurumin, como outras distros parecidas, usa pacotes do Debian. Eu acho que nem deveria ser chamado de distro, é mais uma customização.
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: gabriel0085 em 19 de Novembro de 2007, 09:29
Pinduvoz:

O Kurumin sempre foi baseado no Debian unstable. O 7.0 foi exceção porque a versão estável tinha acabado de sair e estava bem atualizada. Mas se o Kurumin continuar, o mais provável é que volte a se basear no Debian unstable, já que sabe-se lá quando a Debian lançará outra versão, quem sabe na próxima década.
Sobre o Ubuntu, gostaria de saber de onde veio essa informação de que é baseado no Debian unstable. O Ubuntu foi baseado no Debian, assim como o Mandrake, atual Mandriva, foi baseado no Red Hat. Mas ao que eu saiba, hoje o Ubuntu usa repositórios e pacotes próprios, sendo independente do Debian. Já o Kurumin, como outras distros parecidas, usa pacotes do Debian. Eu acho que nem deveria ser chamado de distro, é mais uma customização.

Boi,

na verdade o ubuntu é, ainda hoje, baseado no Debian Unstable.

No período de desenvolvimento de cada nova versão do Ubuntu uma das etapas a serem cumpridas sincronizar os repositórios de testes com o Debian Unstable. Reaproveitando pacotes e poupando trabalho.

Mas até que nível se dá isso, eu não sei. 
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: boi em 19 de Novembro de 2007, 09:59
Boi,

na verdade o ubuntu é, ainda hoje, baseado no Debian Unstable.

No período de desenvolvimento de cada nova versão do Ubuntu uma das etapas a serem cumpridas sincronizar os repositórios de testes com o Debian Unstable. Reaproveitando pacotes e poupando trabalho.

Mas até que nível se dá isso, eu não sei. 
Caramba, então se é assim, está explicada a instabilidade do Ubuntu. Aí não tem jeito, a tendência é o Ubuntu lançar versões cada vez mais instáveis e bugadas, como é a 7.10 e foram as anteriores, com exceção da 7.04.
O Morimoto também estava analisando a possibilidade de mudar a base para o Ubuntu. Mas se é assim, seria trocar seis por meia dúzia.
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: nq6 em 19 de Novembro de 2007, 12:40
Gostaria de me retratar com aqueles que se sentiram ofendidos. Eu não deveria ter me expressado daquela maneira. O Kurumin de fato teve a sua importância, a minha não simpatia pelo Morimoto não deve servir como base em criticas.

Sem mais.
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: livio em 19 de Novembro de 2007, 15:13
Meus parabéns, professor Carlos Morimoto, pelo excelente trabalho que tem feito com o Kurumin Linux e com o portal Guia do Hardware!!!

Neste link, http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/719542/, o professor Morimoto incentiva os usuários o Kurumin Linux e do guia do hardware a criarem sua própria versão do Kurumin, deixando o respectivo tutorial para fazê-lo.

Pode ser que o Kurumin seja continuado com um nome diferente. Só nos resta esperar para ver o que acontece.
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: pinduvoz em 19 de Novembro de 2007, 17:04
Amigos, ao contrário do outro (o trancado), este tópico me dá orgulho de participar desta Comunidade.

Meus parabéns, novamente, aos que aqui compareceram, especialmente ao nq6.
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: AquaMan em 19 de Novembro de 2007, 17:09
Amigos, ao contrário do outro (o trancado), este tópico me dá orgulho de participar desta Comunidade.

Meus parabéns, novamente, aos que aqui compareceram, especialmente ao nq6.

pinduvoz,
endosso seu comentário, e admiro o post feito aqui pelo nosso amigo nq6. Essa é a tônica que leva adiante.
Abs!
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: carlosaluisio em 19 de Novembro de 2007, 18:01
Realmente é uma pena a descontinuação do Kurumin Linux, mas ele cumpriu seu papel, que era o de divulgar o Linux e o open source no Brasil. Quem, daqueles com mais de cinco anos em Linux, não iniciou sua aventura pelo universo GNU através do Kurumin e dos artigos do Moriomoto?
Apesar do advento do Ubuntu (possível motivo para a descontinuação) o kurumin continua a ser uma das distros que melhor reconhece o hardware e é a mais fácil de instalar.
Sempre terei essa dívida com o Kurumin e o Moriomoto.
Ateh!

Enquanto existe os "Professores Doutures", que ficam fazendo poesias sobre kernels modulares, mas nao saem dos seus muros protegidos da Universidade, porque nao tem capacidade de enfrentar o mercado lá fora, e nerds e geeks que só faziam e fazem a coisa andar pra trás, sendo os maiores responsáveis pelo ainda insucesso do Linux como desktop, o Morimoto foi, e é, um cara que faz.

Essa frase acima vale para um âmbito muito mais geral, e pode servir de chapéu para um monte de gente. E é pra servir mesmo.

Creio que o Kurumin foi um divisor de águas. Sei que a nível de Brasil, mas foi. E feito por gente que faz. Não por gente que fala.

2003, eu usava o RedHat 9.0, que, na boa, nem se compara ao Kurumin. Naquela época,  TODAS as distros eram problemáticas, buguentas (isso, buguentas mesmo, e como ! O gnome, nessa época, era um horror de usar, quem usou se lembra), e tudo era um horror para se fazer.

Até que um aluno meu na Universidade, quando eu era professor na UFRGS, me apresenta o Kurumin.

Era tudo o que eu precisava...Daí surgiu a Big Linux, outra excelente distro.

Daí veio o Ubuntu, como o proprio Morimoto falou adaptando, "distros que também servem para desktop", e que veio a cumprir um papel que o kurumin veio a se propor, primeiro, em 2003.

O Kurumin fez seu papel. Parabéns, Morimoto, gente que faz.

Carlos
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: KubLin em 19 de Novembro de 2007, 18:17
carlosaluisio
um belo comentário
simplesmente o Morimoto com o Kurumin divulgou o GNU/Linux no Brasil
fico grato de coração por ter conhecido esta distro/SO pois até então não sabia/conhecia nada sobre o mundo open-source
e também agradeço ao meu amigo que me apresentou o mini-CD quando a versão tinha menos MBs   
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: gabriel0085 em 19 de Novembro de 2007, 19:05
Aqui segue um post do Blog Maxinfo com novidades sobre a posição do Morimoto sobre futuro o Kurumin.

Veja o post completo do blog aqui (http://www.maxraven.info/fim-do-kurumin-ainda-nao.html)





Aqui seguem alguns trechos importantes:


-Aqui o Morimoto explica porque não tem interesse de fazer uma versão paga do Kurumin ou ganhar dinheiro com suporte.

Citar
b) As pessoas não pagariam pelo sistema operacional, o que esperado já que quase todas as distribuições são de livre distribuição e já temos o Ubuntu, onde até as mídias de instalação são gratuitas. Além disso, cobrar pelo sistema geraria uma enorme antipatia e fortes críticas, além de ser questionável por diversos pontos de vista.

c) Vender suporte e treinamentos conflita com a premissa de oferecer um sistema estável e fácil de usar. Quando mais estável e fácil, menor é a procura por treinamentos, já que os usuários tem menos dificuldades em usar o sistema em primeiro lugar.


-Aqui o Morimoto explica que a decisão ainda não foi tomada:

Citar
a) Não é uma decisão final, ou seja, caso consiga arrumar mais tempo para trabalhar no projeto posso continuá-lo por mais algumas versões. Entretanto isso é uma decisão particular, que não depende de comentários ou qualquer apoio externo.

b) Não pretendo fazer um trabalho “nas coxas”, continuando apenas por continuar, de forma que continuo apenas se for possível produzir atualizações com uma qualidade superior à atual.


-Aqui o Morimoto deixa em aberto a possibilidade de a comunidade assumir o projeto daqui pra frente:

Citar
c) Um grupo disposto a assumir o projeto seria bem-vindo, desde que formado por pessoas sérias, com tempo livre suficiente e com as habilidades técnicas necessárias.

Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: Piras em 19 de Novembro de 2007, 20:34
Durante um período de transição ele poderia adotar uma solução intermediária, delegando o desenvolvimento a um grupo de usuários qualificados mas preservando o direito a última palavra sobre questões importantes, como a base de desenvolvimento, a aptidão para lançar uma versão estável ou a necessidade de novas versões de testes, etc. Seria uma forma de reduzir a própria carga de trabalho e ainda sim preservar a marca Kurumin de decisões desastradas.

De qualquer modo, espero que prevaleça o bom-senso. E concordo com a alusão ao prestígio do Kurumin, inclusive internacional: todos reconhecem que se trata de um projeto bastante meritório e que cumpriu um papel importante na história do Linux. O Ladslav Bdonar, responsável pela Distrowatch é um dos sujeitos mais cosmopolitas que eu conheço: além de acompanhar o desenvolvimento do Linux em todo mundo, ele domina ou "belisca" vários idiomas, inclusive o nosso Português.
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: amaro em 20 de Novembro de 2007, 12:18
Se o kurumin tivesse sido a distro do pc para todos, não teria desisntalado e acredito que muita gente também não. Aprendi muito com o Morimoto e seus companheiros do guiadohardware. Espero que o projeto Kurumin não morra.
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: gabriel0085 em 20 de Novembro de 2007, 12:27
Acho que o Morimoto está tendo posições muito sensatas nesse momento.

Acho que ele deve mesmo passar pra frente o Kurumin para poder se dedicar aos seus livro e ao seu excelente site.

Mas concordo com o Piras, ele deveria manter o controle da distro, ao estilo Slackware, mesmo sem desenvolvê-la diretamente. Assim a comunidade participaria do desenvolvimento e não se correria o risco de mancharem a marca que ele criou.   
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: Nelson Quintanilha em 20 de Novembro de 2007, 12:35
Só para tranquilizar quem respeita o Linux e a liberdade de escolha, já que essa deve ser sua essência.
Retirado do Forum Gdh: http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/744335/

 Padrão  Adiamento no cronograma do Kurumin 8
Este é só um aviso para esfriar os ânimos de quem esteja aflito pela falta de novas versões de desenvolvimento.

Como todos bem sabem, o Kurumin 7 é baseado no Debian Etch, que é a atualmente versão estável do Debian. Graças a isso, o Kurumin 7 tem se revelado muito mais estável que as versões anteriores, com upgrades suaves e atualizações se segurança disponibilizadas pontualmente pela equipe do security.debian.org.

As versões 7.0r2 e 7.0r3 disponíveis nos mirrors de download incluem apenas pequenas atualizações vindas dos repositórios do Debian, de forma que quem já está usando o Kurumin 7.0 pode simplesmente atualizar o sistema via apt-get, sem precisar reinstalar.

A próxima versão do Kurumin será o Kurumin 8, baseado no Lenny (a próxima versão estável do Debian). O lançamento das primeiras versões de desenvolvimento estava planejado para junho/julho deste ano, mas por falta de tempo a data precisará ser adiada, possivelmente para o início de 2008, coincidindo com a época de férias.

Enquanto isso continuarão sendo disponibilizadas versões com pequenas atualizações, mantendo a idéia de releases estáveis.

Valeu Morimoto.
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: proberio em 20 de Novembro de 2007, 12:50
Realmente é uma pena como todos já disseram!
Eu iniciei no Linux através do Kurumin 3, posso afirmar que a contribuicao do Morimoto ao Linux no Brasil tem sido respeitável, elogiável.
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: koianiskatsi em 20 de Novembro de 2007, 21:37
gostei dessa não. comecei com aquele pinguim de cocar e agora ele vai sumir.... essa realmente não é uma notícia boa. conheço 6 pessoas que usam essa distro e adoram. tenho certeza que elas não ficarão contentes com isso. afinal, até pra quem não usa é ruim, pq com as distros sumindo, a falta de concorrentes entre as mesmas possam fazer com elas não evoluam tão rápido. penso eu assim.
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: Helder.mauricio em 16 de Abril de 2008, 08:32
Vou colocar minha opniao aqui mesmo que faz 120 dias que não e'acrecentado nada aqui

Aprendi a utilizar o linux utilizando o kurumin 4 depois o 5 o 6 o 7 agora por necessidade de atualização eu instalei o ubuntu 7.10 e não gostei instalei por cima o kde não gostei copiei as coisas do kurumin 7 os scripts e atualizei os  icones magicos não instalou faltou uma biblioteca arrumei e agora eu tenho um kurumin baseado no ubuntu que roda mais ou menos, uma Hora abre o konqueror outra abre outro mas estou tocando

Sobre a descontinuação do KURUMIN é uma perda lamentavel pois estamos vendo um novo bil se aproximar.

Uma coisa eu aprendi com um rico "Quem ganha dinheiro é o investidor não o inventor".

Nos Brasileiros temos a pecima mania de valorisar as coisas de fora mesmo que não seja boa como as que já estao aqui.

O ubuntu me serve mas não é bom.

Helder Mauricio Gomes Ferreira
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: maudy em 16 de Abril de 2008, 08:51
A muitos anos atrás eu testei o Kurumin. Naquela época eu achei-o ruim, pois eu não tinha conhecimento em particionamento de HD e nisso o Kurumin não ajudava muito. Desisti - fora o fato do KDE dele ser poluído demais da conta.

Eu testei o Ubuntu 5.1 logo depois e achei-o mais agradável e sem a cara do Windows.

Se o Kurumin findou-se foi por conta da decisão do mantenedor e isso nada tem a ver com os usuários do sistema, pois muitos deles mais ajudavam do atrapalhavam.

E nada tem a ver essa de "péssima mania" dos brasileiros em não dar valor ao produto nacional, pois neste caso, mais ainda, o Kurumin era um projeto pessoal e centralizado; e no Ubuntu QUALQUER um pode ajudar a equipe desenvolvedora, dando sugestões, traduzindo etc...

E acho que essa decisão do fim do Kurumin é por conta mais do sucesso do Ubuntu. Afinal, é O sistema baseado em linux mais fácil, difundido e com vasto material em pt-br que existe no mundo. Nenhuma distro nacional pode bater de frente com ele. Se isso é ruim ou não, só o tempo dirá.

Mas fique calmo... a SUN vai saber bem o que fazer com o Ubuntu em breve! hehehehe
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: O Andarilho em 16 de Abril de 2008, 14:47
Kurumin fez seu papel, Morimoto foi o pai da divulgação do linux no brasil, ainda mais voltado para desktop q na epoca era inovação. Lembro que eu começei a aprender linux por causa do Morimoto e do JulioCBM(aquele q usa o avatar do exterminador do futuro) se não fosse ele eu nao conectava na net pelo kurumin na epoca, pq nao tinha driver pro kernel 4.6 ai usei o projeto messias q me ajudou muito.
Título: Re: a provável descontinuação do Kurumin
Enviado por: IgorM0L em 16 de Abril de 2008, 16:32
Vamos nos informar mais.
 
  O Kurumin não irá morrer. O mantenedor de outra distribução, o Kalango Linux, conversou com o Morimoto e eles irão continuar com o projeto do Kurumin, e vão unir as duas distribuições; ela se chamará Kurumin NG, de Nova Geração.
  E ainda por cima será baseada no Kubuntu. Parece que vai ficar legal.
  O post oficial: http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/845697/ (http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/845697/)