Autor Tópico: não consigo abrir meu terminal no GUI  (Lida 2713 vezes)

Offline rodrigo666

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
    • http://toca-do-lobo.blogspot.com
não consigo abrir meu terminal no GUI
« Online: 16 de Junho de 2006, 22:30 »
Bem, estou com alguns problemas que têm me dado uma dor de cabeça dos infernos. Tentei resolver sem incomodá-los, mas tive de desistir, agora só me resta vocês.

O negócio é o seguinte:

Tinha o Ubuntu Dapper Drake rolando beleza. Um dia meu velho pai colocou um CD na bandeija, não conseguiu ejetá-lo (porque não sabia que o botão de eject é bloqueado no Ubuntu, uma idéia idiota por sinal) e resolveu resetar o PC provavelmente direto na fonte e foi pro Windows.

Depois, quando fui operar o Ubuntu novamente, ele carregou o Kernel beleza, mas ao invés de me apresentar aquela tela de logon bonitinha estilo desktop, fui parar em uma tela estilo DOS de logon.

Descobri pelas minhas andanças no Fórum de que fazendo o logon e digitando "startx" entrava lá no Desktop beleza.

Fiquei nessa função desagradável por uns dois dias até que o comando "startx" parou de funcionar misteriosamente dizendo-me que eu não tinha mais autorização para isso.

Fiz então "sudo startx" e entrou no Desktop com interface GUI, mas minhas coisas não estavam mais lá, pois estava logado como root.

Bom, mais uma vez apelei pro "São Google" e descobri uma página que resolveu meu problema. Consegui fazer com que entrasse direto no Desktop/GUI sem nem mesmo precisar de logon e direto no meu usuário principal.

Entretanto, eis que surgiu um novo e gravissímo problema. Mando abrir a janela do terminal e ele abre por menos de um segundo e fecha-se automaticamente. Dá para ver que tem algumas mensagens nele, mas é impossível de lê-las dada a velocidade com que se fecha.

E o problema é que uso muito o Terminal. Até mesmo para conectar-me à internet.

Tenho feito o "ctrl+alt+F1"; logo; faço meus comandos para conectar à internet e; faço "ctrl+alt+F7" para voltar pro GUI.

Já tentei até instalar o Kubuntu para ver se resolvia, mas não resolveu, agora estou com o Kubuntu aqui, mas o problema do terminal persiste.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Sempre a piorar
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2006, 19:12 »
Nenhum dos passos foi para resolver mas apenas para dar a volta ao problema, ainda por cima grave...
Se o Ubuntu deixou de arrancar em mudo gráfico é porque com o desligar forçado algo de grave aconteceu no sistema, provávelmente algum file system corrompido ou algo do género.
Teria sido muito melhor ver qual o erro que ele deu durante o arrance e tentar resolver esse erro em vez de procurar outra porta...
Sem dar mais informação sobre os erros que teve não podemos ajudar muito...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline rodrigo666

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
    • http://toca-do-lobo.blogspot.com
não consigo abrir meu terminal no GUI
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2006, 22:27 »
Bem Lamengo, muito obrigado pela resposta de qualquer forma.

Agora já é meio tarde, desinstalei o Ubuntu daquela máquina, sigo o utilizando apenas aqui neste meu principal PC. Em breve irei re-instalá-lo lá, mas por enquanto o tempo está bem escaço (ou será escasso?).