Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - Glauco Hass

Páginas: [1] 2 3 ... 45
1
Dicas e Truques / Re: Nautilius funcional no 13.04
« Online: 01 de Maio de 2013, 19:11 »
Enquanto testo o Unity no Ubuntu 13.04, de cara o Nautilus deu lugar ao Caja, do projeto Mate. É o melhor fork do Nautilus que tem por aí.

2
Café com Ubuntu / Re: seria o android o grito de vitoria do linux?
« Online: 12 de Fevereiro de 2013, 17:05 »
Acho que o Linux já tinha o seu grito de vitória nos servidores. Como disseram, agora conseguiu mais um grande sucesso na plataforma móvel, o que chamou a atenção do público em geral - é possível o linux ser bonito e funcional para o usuário comum. Ainda falta o desktop, mas com o lobby da MS em cima das grandes empresas e a utilização de soluções proprietárias e eficientes em vários segmentos, vai demorar muito tempo pra conseguir esse mercado, se conseguir. Não vejo mais como um grande problema.

3
Notícias / Re: O fim do Gnome clássico/Fallback
« Online: 04 de Fevereiro de 2013, 01:56 »
Eu tenho usado o Mate no Ubuntu 12.10 e a diferença é ridícula. Mesmo com um i7 de 8 núcleos a 3.40GHz e 8GB de RAM, a diferença de desempenho é muito grande. No meu notebook, um antigo DualCore, a diferença é simplesmente poder usá-lo.
Todo mês eu tento usar o Unity, na esperança de que as atualizações mudem alguma coisa, mas não aguento 2 dias. É simplesmente a pior coisa que eu já vi, nesses 9 anos com o Ubuntu. A usabilidade é irritante, o desempenho é uma lástima e parece que o destino dele é esse mesmo, reinventar a roda, sem necessidade, nem competência.
Já as promessas pro Gnome Shell 3.8 parecem bacanas, estou curioso para testar. O fim do Fallback, nesse caso, realmente parece ser a melhor opção. Nada das novas propostas do Gnome se encaixam naturalmente na versão clássica, sempre foi preciso fazer uma série de ajustes, o que desencadeava uma bela lista de bugs e um esforço para corrigi-los que não era recompensado. Tanto que o pessoal do Mate tem conseguido mostrar um ótimo trabalho, pois é o seu objetivo principal, não um remendo. Acho que o grupo do Gnome tomou a melhor decisão.

4
Café com Ubuntu / Re: Saiu o Firefox de número 13!
« Online: 08 de Junho de 2012, 21:33 »
Já está aplicado, infelizmente não é isso.

Entrei pelo Google e não percebi que não era a área de suporte, mas já que fiz a caca, pelo menos vou deixar uma possível solução. Em /usr/lib/firefox-addons/extensions tem um xpi (langpack-pt-BR@firefox.mozilla.org.xpi), basta você instalar através do menu Ficheiro/File -> Abrir/Open e a interface do Firefox passará para o pt-br, tão logo seja reiniciado. Mas ainda não consegui entender o motivo de ter sido instalado em pt-pt, inclusive com os mecanismos de busca definidos para Portugal. Absolutamente nenhum outro aplicativo no meu sistema está em pt-pt, nem tenho essa opção no meu locale. Probleminha chato.

5
Café com Ubuntu / Re: Saiu o Firefox de número 13!
« Online: 08 de Junho de 2012, 20:02 »
Ih rapaz, não notei mas o idioma Pt-Br ainda não é suportado pelo FF vejam por sí mesmos https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/firefox-br/

O meu está em português desde ontem de tarde Creto.
Talvez falta dar uma atualizado no idioma do seu Ubuntu... ;)
Pois aqui também o Firefox só atualiza pra pt-pt, nunca pra pt-br. Sou obrigado a utilizar uma extensão pra traduzir a interface, que nunca sai junto com o release oficial. Não deveria ser um problema tão grande, mas, com todo o respeito que os nossos amigos de Portugal merecem, simplesmente não consigo utilizar a interface em pt-pt. Demoro pra reconhecer as palavras utilizadas por eles, como Ficheiro ou Separador, o que me atrapalha. Prefiro utilizar em inglês mesmo, até encontrar o problema.

Alguma sugestão sobre o motivo disso? Já gastei algumas horas procurando e ainda não consegui encontrar nada. A interface de todos os outros aplicativos, inclusive do Unity, estão em pt-br. Nos repositórios só existe a firefox-locale-pt, como de costume, que já está instalada e não tem nenhuma atualização pendente.

6
Café com Ubuntu / Re: Unity vs Gnome 3.x
« Online: 06 de Outubro de 2011, 03:44 »
Tive a infelicidade de testar novamente a versão 11.04 e conhecer a 11.10. Todo aquele sentimento do início do ano voltou à tona: o que foi que fizeram com o Ubuntu?! Já fui defensor e entusiasta da distro, recomendei, instalei, configurei, fiz até palestra pra incentivar o seu uso. Hoje, eu mesmo não consigo usá-lo. Acho que nunca me senti tão perdido assim.

Tanto o Unity quanto o Gnome Shell são uma tremenda desgraça, na minha humilde opinião, a qual me reservo o direito de tê-la. Aquela barrinha de rolagem que se esconde pra economizar meia dúzia de pixels, janelas maximizadas que perdem os botões de fechar/restaurar/minimizar, menus escondidos pra salvar outros míseros pixels, aquela horrível e deslocada barra lateral de atalhos, o menu de aplicativos contraprodutivo e que mostra ícones desproporcionalmente grandes, a "genial" ideia de esconder os itens desligar/reiniciar do menu, impossibilidade de alterar o applet de data/hora pra mostrar dia, mês e ano... A lista de minúcias dessa dupla vai longe. Muitas delas são passíveis de solução com pouco ou muito trabalho, mas aí eu me sinto como se estivesse mexendo em outro sistema, tentando transformá-lo em algo que ele não é. E não pensem que eu não me esforço para gostar do Unity, só uso ele no meu notebook. Quanto ao Gnome Shell, esse eu desisti mesmo. Já testei bastante com o Arch.

Mas, acreditem, não foram essas as bizarrices que mais me incomodaram e sim a junção do que existe de pior nos dois outros sistemas: a inflexibilidade do Mac OSX e a insistência do Windows em facilitar o óbvio, complicando o resto. E fica ainda pior quando não se consegue fazer nem isso direito. Às vezes eu me recuso a acreditar que conseguiram descaracterizar completamente aquele Ubuntu brilhante dos últimos 6 anos.

Como disse no início, me sinto perdido. Nunca gostei do KDE, que obviamente também teve sua vez de mostrar as qualidades da nova versão, mas os testes serviram apenas pra reafirmar que continuo não gostando daquela confusão toda. As outras opções de ambiente de trabalho ainda estão em processo pesado de amadurecimento. Tenho várias emuladas em máquinas virtuais, mas não me servem para o dia a dia.

Por falar em outros ambientes, fui olhar no distrowatch e todas as distros tiveram aumentos constantes e característicos na sua utilização em 2011, com exceção de uma, que ficou estagnada. Ganha uma bala 7Belo quem adivinhar qual foi. Eu contribui para as estatísticas.

Pouco após o lançamento da 11.04 eu passei a usar o Arch Linux. Muito trabalho para fazer coisas que já dispensam intervenção do usuário, na maioria das distros. Mas foi bacana voltar a compilar coisas desnecessárias, me fez voltar ao passado e ver como isso tomava tempo, dando outra chance ao Ubuntu. Durou um dia. Dois meses depois do Arch foi a vez do Linux Mint. A melhor opção até agora, mas ainda imatura, com vários bugs (como applets do painel do Gnome que se recusam a executar, vez sim, vez não) e algumas chatices, como as buscas do Firefox com propagandas, detonando minhas extensões para o Google ou, ainda no Firefox, as atualizações que instalam o navegador com o português de Portugal, ao invés do português brasileiro. De resto, o simples, customizável e eficiente Gnome2 me deu alguns meses de sossego.

Mas sinto falta mesmo é do velho e bom Ubuntu. Essa criatura inacabada que está aí mais parece uma pista de testes para a reinvenção da roda. Volta 2010. Tenho até medo do que virá em 2012 e não estou falando das conspirações do fim do mundo.

Desculpem o longo desabafo.

7
Café com Ubuntu / Re: Quem vai permanecer no Ubuntu 10.04lts?
« Online: 01 de Maio de 2011, 11:27 »
Kubuntu e Linux Mint ainda são baseadas no Ubuntu, não é o que eu quero. Não gosto do Suse nem do Fedora, então vou dar uma olhada no Debian puro e também no Arch Linux.
Enquanto o Ubuntu fornecia exatamente o que eu queria, me serviu muito bem. Mas esse estilo de forçar algumas coisas goela abaixo me incomoda um pouco. Infelizmente acho que é hora de mudar mesmo.

8
Café com Ubuntu / Re: Quem vai permanecer no Ubuntu 10.04lts?
« Online: 01 de Maio de 2011, 10:33 »
Não vou ficar na 10.10, mas também não vou ficar na 11.04, que já instalei e não gostei. Simplesmente não é pra mim. Como usuário do Ubuntu desde 2005, estou muito frustrado com o novo caminho da distro e me sinto bem à vontade pra reclamar, mas ainda não sei qual caminho seguir. Estou procurando e avaliando outras distros, coisa que não fazia há anos. Shame on you, Shuttleworth.

9
Iniciantes / Re: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Online: 12 de Agosto de 2010, 11:09 »
Para tentar resolver essa questão dos vídeos em tela cheia, instale o VLC e alterne entre as saídas de vídeo, no menu Ferramentas->Preferências e depois clicando em Vídeo. Ele fornece uma série de opções e de repente uma delas serve pra você.

10
Iniciantes / Re: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Online: 12 de Agosto de 2010, 10:41 »
Olha, amigo. Você certamente vai conseguir resolver todos esses problemas em seu notebook, mas vai dar muito trabalho, muito trabalho mesmo. Minha cunhada teve um Positivo e foi um desafio e tanto colocar tudo pra funcionar, a ponto de não valer a pena, exceto pelo aprendizado.
Infelizmente as pessoas compram computadores ou suas peças pensando somente no preço, esquecendo que um dia vão precisar de qualidade de equipamento. E o pior é que a diferença de valores nem é tão grande assim. Dá pra ter um equilíbro entre preço e qualidade.
Então, conselho de quem já passou pela tarefa de configurar essas máquinas cheias de win-hardware, instale um windows xp da vida e aproveite para investir seu tempo em conseguir um dinheirinho e trocar de notebook. Acer, HP, Dell... Até onde sei, são as melhores máquinas para se investir. Vão funcionar incrivelmente bem, tanto com Windows quanto com Linux. E aí sim você terá a sensação de que o dinheiro foi bem empregado.
Não quero te desanimar, não é isso. Talvez você seja perseverante como eu fui, mas se essa é a sua primeira experiência no mundo do Linux, também pode ser frustrante insistir, vai passar uma sensação equivocada de que as coisas aqui não funcionam bem.

11
Iniciantes / Re: tirar o azul a volta das janelas
« Online: 10 de Agosto de 2010, 15:10 »
Maravilha. Peço que acrescente [Resolvido] no título do tópico, editanto o primeiro post. Isso ajudará aos outros que estiverem com o mesmo problema.

12
Iniciantes / Re: tirar o azul a volta das janelas
« Online: 10 de Agosto de 2010, 11:36 »
Vá na propriedade Shadow Windows dessa janela que você mostrou no screenshot e deixe em branco, vamos ver como se comporta.

13
Iniciantes / Re: amule fecha em pouco tempo (sem solução)
« Online: 10 de Agosto de 2010, 01:10 »
O problema pelo jeito ainda está relacionado ao tema que você está usando ou alguma modificação que você fez nele. Nas mensagens de erro ele faz referência a algumas propriedades do tema Clearlooks.

14
Iniciantes / Re: tirar o azul a volta das janelas
« Online: 10 de Agosto de 2010, 01:07 »
Procure pela propriedade "Shadow radius" ou "Raio da sombra" em "Window decoration" ou "Decoração da janela" nas propriedades do Compiz e modifique-a para eliminar o contorno. Se não me engano, o valor deve ser reduzido até zero.
Aquele defeito na continuidade do contorno é um bug muito antigo do Emerald (em inglês).

15
Aplicativos / Re: Problemas com o "Nautilus", travando...
« Online: 08 de Julho de 2010, 23:31 »
Cara, isso é um bug na biblioteca que controla os arquivos svg, veja no link abaixo (em inglês):
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/librsvg/+bug/566474
Supostamente já foi corrigido, confira se a versão do librsvg que você tem no sistema é a 2.26.2-0ubuntu2. Se for diferente, tente reabrir o bug no launchpad, provavelmente vão pedir algumas informações a você. É necessário ter um mínimo de domínio da língua inglesa.

Páginas: [1] 2 3 ... 45