Autor Tópico: UbuntuServer....não tá facil  (Lida 4562 vezes)

Offline lxleitao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • Carpe diem quam minimum credula postero
    • Ver perfil
UbuntuServer....não tá facil
« Online: 16 de Julho de 2007, 23:51 »
 Bem, primeiro devo confessar que não tenho experiencia nenhuma com servidores linux  :'(
 O unico server que trabalhei e foi na escola foi com WindowsServer 2003.
 Então é o seguinte, instalei o UBUNTU SERVER a pensar que tinha modo gráfico e tal  ;D ;D e deparei-m com ecrã preto... pesquisei muito e começei a ver como isto funcionava..mas..não tá facil... começei por instalar o KED para ter modo gráfico fiz "apt-get install KDE" e começou a ler tudo na boa...mas depois para e não faço a minima ideia de como ir la ter... depois tambem fiz um update e upgrade e n passo daqui.... muito mau né!!
 Pesquisei muitos manuais mas a maioria é em ingles  :( e não é o meu forte...
Vou deixar aqui a ideia do que quero fazer, e isto é mesmo só para ter conhecimentos nesta area, não é nada profissional nem nada disso, é pa montar em casa com mais 2 pc um com UBUNTU e outro com Xp, Partilhar net, partilhar ficheiros, partilhar impressora enfim estas coisas... Mas o que eu queria mesmo agora era ter acesso ao UBUNTU SERVER em modo gráfico para ser mais fácil.
 Se algume me quiser ajudar agradeço desde já...Vou continuar a pesquisar e a tentar fazer alguma coisa  ;D ;D
 Abraço a todos!!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: UbuntuServer....não tá facil
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2007, 00:48 »
lxleitao para ajudarmos você além de ser mais claro (esta meio difícil de entender) você deve colocar a mensagem de erro que esta sendo apresentada para cada coisa que quer fazer, e a configuração do seu equipamento, senão fica virtualmente impossível ajudá-lo.

Quer dizer, assim fica virtualmente impossível que EU te ajude, vamos ver os outros.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: UbuntuServer....não tá facil
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2007, 00:57 »
Sim, entendi seu problema, e a resposta é simples, você está usando o ubuntu "errado", ubuntu server edition é so no modo texto mesmo, isso por motivos de performance, se você quer mesmo partilhar pastas e impressoras com um pc Windows instale o Ubuntu Desktop Edition, depois fica facil, pra você que está começando use o synaptic para instalar os pacotes:
Servidor Apache 2.2 ( Servidor html )
Samba ( Servidor de redes windows )
... tem otru que esqueci o nome pra complementar o samba...
e ja tem um compartilhar de impressoras no ubuntu chamado CUPS, depois de configurar a rede é so ir no arquivo de configuração do CUPS e liberar o IP da maquina com windows, espero que tenha ajudado  :)

Offline lxleitao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • Carpe diem quam minimum credula postero
    • Ver perfil
Re: UbuntuServer....não tá facil
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2007, 00:59 »
lxleitao para ajudarmos você além de ser mais claro (esta meio difícil de entender) você deve colocar a mensagem de erro que esta sendo apresentada para cada coisa que quer fazer, e a configuração do seu equipamento, senão fica virtualmente impossível ajudá-lo.

Quer dizer, assim fica virtualmente impossível que EU te ajude, vamos ver os outros.

 Eu sou de Portugal deve ser por isso que não tás a perceber bem, os termos de linguagem são um bocado diferentes!!
 Eu postava os erros, mas não dá erros... eu só nao sei como ir para modo gráfico tipo KDE ou Gnome, tás a perceber??
 Ele instala tudo e corre tudo bem... depois fica a espera que insira algum comando para puxar o kde ou o gnome, penso eu!!
 O que quero realmente saber é se existe mesmo interface grafica no ubuntu server tipo Windows server??

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: UbuntuServer....não tá facil
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2007, 01:03 »
lxleitao para ajudarmos você além de ser mais claro (esta meio difícil de entender) você deve colocar a mensagem de erro que esta sendo apresentada para cada coisa que quer fazer, e a configuração do seu equipamento, senão fica virtualmente impossível ajudá-lo.

Quer dizer, assim fica virtualmente impossível que EU te ajude, vamos ver os outros.

 Eu sou de Portugal deve ser por isso que não tás a perceber bem, os termos de linguagem são um bocado diferentes!!
 Eu postava os erros, mas não dá erros... eu só nao sei como ir para modo gráfico tipo KDE ou Gnome, tás a perceber??
 Ele instala tudo e corre tudo bem... depois fica a espera que insira algum comando para puxar o kde ou o gnome, penso eu!!
 O que quero realmente saber é se existe mesmo interface grafica no ubuntu server tipo Windows server??

se você ja instalou o kde como falou antes, é so dar digitar no terminal > startx


mas como falei antes, é bem melhor instalar o ubuntu desktop edition, tudo vai ficar bem mais simples...
 ;)

Offline lxleitao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • Carpe diem quam minimum credula postero
    • Ver perfil
Re: UbuntuServer....não tá facil
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2007, 01:07 »


 Obrigadao pela ajuda ESFINGE!! Isso eu já sei mais ou menos... mas queria era mesmo mexer com um servidor para aprender... mas se não tem modo grafico vai ser complicado... vou experimentar outra versao linux server  por acaso nao sabes de nenhuma com modo grafico e de preferencia em portugues?? Acho que existe o Kurumin Server certo??

Offline lxleitao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • Carpe diem quam minimum credula postero
    • Ver perfil
Re: UbuntuServer....não tá facil
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2007, 01:08 »


 Obrigadao pela ajuda ESFINGE!! Isso eu já sei mais ou menos... mas queria era mesmo mexer com um servidor para aprender... mas se não tem modo grafico vai ser complicado... vou experimentar outra versao linux server  por acaso nao sabes de nenhuma com modo grafico e de preferencia em portugues?? Acho que existe o Kurumin Server certo??

Boa!!! Era mesmo isso que esperava ouvir vou experimentar já digo se deu!!!

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: UbuntuServer....não tá facil
« Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2007, 01:24 »


 Obrigadao pela ajuda ESFINGE!! Isso eu já sei mais ou menos... mas queria era mesmo mexer com um servidor para aprender... mas se não tem modo grafico vai ser complicado... vou experimentar outra versao linux server  por acaso nao sabes de nenhuma com modo grafico e de preferencia em portugues?? Acho que existe o Kurumin Server certo??

Sim já que é para estudo então o jeito é ir testando e pesquisando como fazer o que deseja, infelizmente não conheço nenhum "Server Edition" que já venha com um Gerenciador Gráfico instalado, mas também não sei de nenhum impedimento em instalar um então se você instalou o kde corretamente é so dar startx ou ainda initx etc.. se não pegar é porque falta instalar alguma dependencia...
Então so pra te ajudar a entender melhor, Server é diferente de desktop pois ele vem com varias implementações e ajustes de performance para produtividade maciça e particularmente em Maquinas Servidoras ( o que é diferente de um PC ) como as maquinas sparcs.
Desktop é voltado para uso de um individuo portanto ele é otimizado para ler arquivos, executar conteúdo multimidia jogos etc.
Como você disse antes ter usado o windows server 2003 ele vem como um desktop mudando apenas que tem otimizações no kernel para uso em server e facilita algumas coisas... agora vale lembrar que estabilidade em server linux é bem maior que server windows neh?!!  :D

Offline lxleitao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • Carpe diem quam minimum credula postero
    • Ver perfil
Re: UbuntuServer....não tá facil
« Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2007, 09:50 »
Tao olha vou instalar tudo de novo e vou dizendo o que fiz e o que vai aparecendo para ser mais facil as ajudas, OK?
 

Offline lxleitao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • Carpe diem quam minimum credula postero
    • Ver perfil
Re: UbuntuServer....não tá facil
« Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2007, 11:48 »
 OK!!
 Depois de tudo formatado e particionado...
Entrei como root
Apareceu root@SerberUbuntu:/home/edgar# fiz o comando #sudo apt-get install xserver-xorg
                           (porque vi na net uma pessoa a dizer para instalar isto antes do KED)
     Ok, fiz o download e instalou tudo sem erros. Apareceu um gráfico para configurar xserver-xorg pus 1280x1024.
Fiz o comando #sudo apt-get install kde . Ok, correu tudo bem sem erros.
Depois fiz o comando #startx  e deu erro:
         Fatal Server Error:
          could not open default font 'fixed'
          XIO:fatal IO server error 104(connection reset by peer) on Xserver ":0.0"
          After 0 requests (0 known processed) with 0 events remaining
  ??? ??? ???

OK!!
Fiz o comando #apt-get install x-window-system . Correu sem dar erros.
Fiz #startx ..  ;D ;D ;D   E tudo bem la apareceu o modo gráfico  ;D ;D KDE!!!  ;)

OK... mas não era o k pensava  :P  Eu pensava que podia fazer todas as operaçoes de servidor atraves daqui do KDE, mas não posso certo??

 Pronto fica aqui os passos que dei se alguem tiver duvidas ou tiver os mesmos erros é so fazer isto  ;)

« Última modificação: 17 de Julho de 2007, 11:51 por lxleitao »