Autor Tópico: Mouse serial não inicia com o X  (Lida 2760 vezes)

Offline Eliazer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Mouse serial não inicia com o X
« Online: 16 de Maio de 2006, 00:13 »
Estou com um problema com o meu mouse serial: quando instalei pela primeira vez, meu modem interno não estava sendo reconhecido, e o mouse estava ocupando a COM1 (ttyS0). Segui as instruções do fórum para editar o xorg.conf, e o Linux reconheceu o meu mouse serial sem maiores problemas.

Para que o modem fosse reconhecido, precisei habilitá-lo como COM3 (ttyS2), e, não sei por que cargas d'água, mas o sistema passou então a enchergar o mouse serial na COM2 (ttyS1). Isso ocorre tanto no Linux quanto no RuWin98... até aí, tudo bem... voltei a editar o xorg.conf, de forma que o mouse fosse visto em ttyS1, e reiniciei o GDM. Funcionou beleza, sem maiores problemas.

Os problemas começaram quando reinicializei o micro: o mouse não é reconhecido em ttyS1, e toda a vez que eu ligo o micro, tenho que reinicializar o GDM para que o mouse volte a funcionar. Já andei dando uma olhada no log do xorg, e percebi que quando o micro dá o boot, o mouse aparece como ttyS0 (e, como não está lá, não é reconhecido...). Quando eu reinicializo o GDM, o mouse passa a ser visto corretamente em ttyS1 e, consequentemente, passa a funcionar ok.

Desculpem-me se fui muito extenso na descrição do problema, mas foi a única maneira que encontrei para relatar esse "pequeno inconvienente"... alguém teria alguma solução?

Help-me, please!!!!

Eliazer Kosciuk

Offline Eliazer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Mouse serial não inicia com o X
« Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2006, 08:16 »
Alguém já passou por problema semelhante? Já procurei pelo forum, mas não encontrei nada...  :(

Bom, isso serviu ao menos para descobrir que posso reiniciar o GDM sem precisar restartar, com CTRL + ALT + BACKSPACE.

Valeu,

Eliazer Kosciuk

rafaelfrmachado

  • Visitante
Mouse
« Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2006, 09:26 »
Bom eu instalei o linux  ubuntu soh estou com o mouse serial e ele nao estah funcionando como faço pra ele funciona ... pois esse ehmeu primeiro contato com linux

Offline Eliazer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Mouse serial não inicia com o X
« Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2006, 01:09 »
Hehehe, então somos dois novatos ;)

Dá uma olhada nesse tópico: http://ubuntu.linuxval.ehb.cc/phpBB2/viewtopic.php?t=5507
Foi nele que eu achei a solução para o meu mouse serial funcionar... agora só falta fazer ele funcionar no boot do Linux  :roll:

Eliazer

Offline josevitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
  • Advogado - SC
    • Ver perfil
    • Ubuntu Floripa
E ai .. como ficou?
« Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2006, 16:49 »
Conseguiram configurar?

fiz um wiki sobre o assunto http://wiki.ubuntubrasil.org/josevitor/MouseSerial

mesmo que tenham conseguido nãoe esqueçam de postar aqui pra ajudar os outros...
José Vitor Lopes e Silva
Advogado - Florianópolis/SC
http://josevitor.blog.br

Quer sugerir documentação para o wiki em português?? Envie para sugestoeswiki@ubuntubrasil.org !!
Quer aprender mais sobre Ubuntu?? Acesse http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

rafael_celidonio

  • Visitante
Re: Mouse serial não inicia com o X
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2006, 00:55 »
obrigado pela ajuda sobre o mouse,
instalei o ubuntu hj aqui em casa comecei a tentar as 10:30 e agora quase 1:00 consegui resolver a parada do mause com ajuda do forum entaum vou postar aqui como consegui.

Section "InputDevice"
   Identifier   "Configured Mouse"
   Driver      "mouse"
   Option      "CorePointer"
   Option      "Device"      "/dev/ttyS1"
   Option      "Protocol"      "microsoft"
   Option      "Emulate3Buttons"   "true"
   Option      "ZAxisMapping"      "4 5"
EndSection


coloquei ttyS1 pq meu mouse nao ta na com1.. ta na com 2
pra quem ta na com1 é /dev/ttys0 (é zero no final heim.. num é ó maiuscuo naum)

e o Protocol eu coloquei em com m minusculo


bom é isso. aqui funcionou..


[]'s

rafael celidonio