Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - Ismael Sitko

Páginas: [1]
1
Dicas e Truques / Tutorial alterar teclado Coreano. Ambiente Xfce
« Online: 20 de Julho de 2017, 17:01 »

    Acredito que este passo a passo não seja tão diferente para outros ambientes gráficos. Uso Ubuntu Studio


Abra Configurações
Abra Suporte a idiomas
Clique em ‘instalar/remover idiomas
Adicione ‘Coreano’ a partir de uma lista de idiomas
Em ‘Sistema de método de entrada do teclado’ selecione IBus
Independente de ter a opção de selecionar IBus ou não, não se preocupe,
Volte para Configurações
Abra ‘Preferências de IBus
Surgirá avisos na tela de que o IBus não está sendo executado, dê sim para executar
Outras janelas que surgirem, clique em SIM até encontrar a aba ‘Método de entrada do IBus
Clique em adicionar
Percorra a lista de idiomas e mais uma vez encontre Coreano, desta vez o idioma terá um ícone colorido ao lado
Selecione e clique para adicionar
Neste momento será criado um maravilhoso item no painel superior de sua tela, indicando obviamente as iniciais do idioma em uso no momento
Reinicie seu ubuntu
Ao clicar no tal item de idiomas e selecionar Coreano, verá que ele muda para o ícone colorido e abre uma pequena lista para que você selecione ‘modo hangul’. Pronto, seu teclado está habilitado para escrever em Coreano ou Hangul como é conhecido.
Para retornar a digitar em outro idioma, tipo português, basta clicar no item que foi criado e selecionar outro que você tenha habilitado em sua máquina.
No meu caso uso 4 : Português, Inglês, Coreano e Ucraniano….nem sempre que clico para sair de Coreano e voltar a Português o sistema faz isso, muda para Inglês. Sendo necessário abrir a aba Teclado no menu Configurações e em ‘Disposição do teclado’ selecionar o idioma Português para que este vá para o topo da lista.
Para contornar o caminho pode se criar um atalho do teclado no painel superior
Abra Configurações
Abra Painel
Certifique se de que está selecionado o Painel 0 (zero)
No menu Itens clique no sinal de + para adicionar novo item
Escolha adicionar um Lançador, geralmente é o primeiro de uma lista
Neste momento será criado o novo item, feche a aba e vamos transformá-lo num teclado
Na aba Painel que já estava aberta, este novo lançador está listado junto com outros itens
Selecione  e clique no sinal de + para adicionar novo item a ele
Abrirá uma janela para escolher qual item
Digite ‘teclado’, selecione e clique para adicionar
Está feito, pode sair do menu Configurações!

    Este tutorial é resultado de várias tentativas em resolver esta necessidade. Fico agradecido se pode ser útil. Caso alguém tenha outras maneiras mais otimizadas para o mesmo objetivo, por favor, ficamos agradecidos por sua educação em corrigí-lo.

2
   Calma galera....não estou exatamente 'brincando com fogo'. Li sim sobre os riscos de perder o celular durante o processo. Este Galaxy em questão não é um aparelho de alto valor de mercado, já retirei os arquivos de dentro e a lista de contatos está anotada no nosso mundo real físico. Se eu perder o aparelho e tiver que usar outro....único aplicativo que terei de recuperar será o token do banco, ao qual terei de ir pessoalmente numa agência.
   Objetivo do root é apenas desinstalar aplicativos nativos, como joguinhos, play livros, e outras porcarias inúteis jamais utilisáveis por mim e que estão constantemente sendo atualizados pesando o uso do smartphone. Neste caso considero que quem está brincando com fogo são fabricantes abusados que dificulta minha liberdade de consumidor de retirar tais aplicativos.
   Valeu pela ironia do Galactus.....não sabia que 'não é recomendado  usar o odin pela maquina virtual'. Mais uma que aprendi....tomarei meus cuidados.
    Obrigado ao druidaobelix.....imaginei mesmo que o pessoal iria puxar minha orelha para usar o Heimdall, já que estou com o linux em mão....é só pôr a mão na massa. As dificuldades à que me referi é que tenho pouco tempo para ler sobre o assunto, e daí pouco conheço sobre os procedimentos. Sou um mero usuário de um laptop com linux porque não suporto Windows....e esta experiência de tê-lo instalado no Virtual Box foi bem extressante....eu nem sabia o que era uma máquina virtual.....aprendi muito nestas semanas!!!
    Não voltarei mais nestas tentativas via Windows......o que quero mesmo é que emplaque de vez a comercialização de celulares com Ubuntu, quem sabe teremos um pouco mais de liberdade. Vou ler este tutorial sobre o Heimdall indicado pelo druidaobelix e assim que tiver oportunidade tentar rootear este Galaxy.
    Se der pau ou der sucesso...eu volto a postar! Abraços!

3
   Sou usuário Ubuntu Studio e preciso fazer root num smartphone Samsung Galaxy Pocket Neo GT-S5312. O caminho mais fácil que tentei foi instalar o Virtual Box e dentro instalei o Windows7 Home Basic....para então instalar Odin3 e fazer todo o processo descrito em tutoriais sobre.
    Antes li sobre o modo Heimdall para fazer o root através do Linux mesmo......mas não encontrei tutoriais que explicassem para o pouco conhecimento que tenho no assunto.
    Voltando ao Virtual Box.....habilitei-o para reconhecer dispositivos plugados via USB.....testei e funcionou sem problemas.....tanto pen-drives como o próprio Galaxy Pocket pude visualizar os arquivos através do Win7 rodando na máquina virtual.
    Preparando-se para efetuar o root, fiz downloads dos arquivos que o Odin3 iria precisar para conectar-se com o dispositivo em questão.....mas então na hora de plugar via USB o smartphone em modo recovery (como sabem, quando pressionamos juntamente volume-/select/power) com o Odin3 já aberto esperando pelo dispositivo......ele não reconhece nada, não faz nenhuma ação, mensagem nenhuma na tela.
    Neste momento posso verificar que o Windows reconhece o smartphone plugado se clico com botão direito no ícone referente aos dispositivos, claro que não abre nenhum arquivo do telefone já que o mesmo não está ali com o android funcionando plenamente.
    Acredito que seja um problema com o Virtual Box......já que o Windows7 está funcionando normalmente como descrito e o Odin3, apesar de não ter tido oportunidade de usar ainda, foi instalado sem problemas.
    Desde já agradecimentos a quem puder auxiliar!

4
Aplicativos / Idioma oriental - Coreano
« Online: 06 de Outubro de 2016, 22:48 »
   Utilizo Xubunto com pacotes de idiomas atualizados. Instalei o Ucraniano tempos atrás e funciona normal, alterno entre português e o outro idioma numa boa. Agora instalei o pacote de Coreano e não funcionou.
   Faço o mesmo caminho para ativar Ucraniano, abro o gerenciador de idiomas, seleciono Coreano mas quando vou digitar, os caracteres continuam em português.
   Só lembrando para quem for me auxiliar...que o Coreano não escreve da direita para a esquerda e nem na horizontal como japonês. É escrita normal como nós ocidentais....claro que caracteres diferentes

5
Áudio e Vídeo / SmPlayer com audio fora de sincronia em filmes blueray
« Online: 10 de Novembro de 2015, 11:25 »
  Migrei de Ubuntu para Ubuntu Studio e sempre usei o SmPlayer para rodar filmes, que nunca apresentou nenhum problema com qualquer formato de video que tenho aqui. Mas agora no Studio o Smplayer apresentou falhas no audio em filmes com qualidade de blueray baixados via torrent com tamanho entre 8 e 15 Gb....o audio está adiantado vários segundos e por alguns minutos apresenta falhas.
   Baixei outros filmes com a qualidade blueray e o problema persistiu. O formato do video é mkv, mas filmes neste mesmo formato só que em tamanho menor, como exemplo 700Mb (não blueray), rodou perfeitamente sincronizado no SmPlayer.
   Testei os filmes blueray com o VLC e o audio está em sincronia mas ocorre falhas (fica mudo) por longos minutos e em algumas partes imagem borrada. Tenho outros players aqui como Xine e MpvPlayer que rodaram tanto os filmes de 700Mb como de 15Gb com audio e video sincronizados (não testei os filmes inteiros) mas ao que parece sem falhas também...só que são players ruins pois um não consigo acrescentar legenda, outro não possui barra de navegação.
   Tenho adicionado o ubuntu-restricted-extras e também um pacote de codecs disponibilizado para SmPlayer no site Softpedia. Apenas não consigo confirmar com absoluta certeza que tais pacotes estão de fato instalados no sistema, pois estou no ambiente XFCE que não conheço bem, e não consegui de fato localizar as respectivas pastas com tais codecs, apesar de ter procurado fazer o procedimento orientado de instalação.
    Gostaria de continuar utilizando o SmPlayer pois já me identifico com ele há um bom tempo. Utilizo aqui um laptop Toshiba Satellite que não possui unidade de disco para blueray...ou seja...os filmes citados desta qualidade são  arquivos dentro do sistema que funcionavam perfeitamente no Ubuntu normal sem ter havido necessidade de instalar codecs extras.   
   Desde já obrigado pela atenção à quem puder auxiliar!

6
Sistema / Re:Ícone de idioma no ambiente XFCE
« Online: 09 de Novembro de 2015, 21:41 »
    Rapaz...sucesso total....seu tutorial foi 100%....olha aí como se escreve obrigado em ucraniano...Дякую!
    E ficamos por aqui então...parabéns ao seu empenho porque solucionei aqui em poucos passos assim como orientou! Sigamos em frente e Viva a plataforma aberta!

7
Sistema / Re:Ícone de idioma no ambiente XFCE
« Online: 08 de Novembro de 2015, 18:06 »
Sinto colega....capturei o screenshot mas não sei como enviar aqui no fórum, até tentei, procurei várias opções, nem sequer a AJUDA me ajudou em nada....enfim não consegui!
Dentro das opções de itens que podem ser adicionados no painel via configurações estão - alternador de espaço, atualização meteorológica, botões de ação, botões de janela, captura de tela, dicionário, gestor som, gráfico cpu, comando verve, locais, marcador inteligente, menu aplicativos, diretórios, janelas, lixeira, rede, carga do sistema, mensagens, dispositivos, área de trabalho, notas, indicador, quicklauncher, relógio, separador e verificador de espaço livre.

8
Sistema / Re:Ícone de idioma no ambiente XFCE
« Online: 06 de Novembro de 2015, 19:47 »
Ufa que alívio.....funziona então?
E desculpas por tê-lo interpretado erroneamente...é que fiquei tão indignado por não encontrar tal ícone na área de trabalho e até tentei adicioná-lo através das configurações...pois há no menu PAINEL » ITENS e clicando no botão +, abre uma janela para adicionar mais ícones, no entanto o de idioma não está lá.
   E agora como fazemos para criar esta maravilha tal como você adicionou ?

9
Sistema / Re:Ícone de idioma no ambiente XFCE
« Online: 04 de Novembro de 2015, 15:25 »
   Obrigado Paulo....pelo que entendi se eu quiser alterar o idioma terei de fazê-lo pelas configurações do sistema.
    Isso não é nada otimizado para mim porque preciso fazer isso muitas vezes e muito rápido. Mas não vou reclamar, o Ubuntu Studio claramente se apresenta como distro voltada ao audiovisual e não à produção de textos. Instalei ele porque no Ubuntu comum faltam muitos programas e tenho dificuldades com as linhas de comando para adicionar novos. Tentei instalar Debian mas não reconheceu wireless e não consegui fazê-lo funcionar  adicionando manualmente o firmware.
    Como alguns ícones no canto superior direito são gerenciados pelo sistema como bateria, usuário, hora...então daí concluí que o idioma também fosse pelo sistema....desculpem me pela falha, acabei postando a dúvida em tópico errado.
    Acho que uma solução será reinstalar o Ubuntu comum ao lado do Studio...assim quando precisar fazer traduções utilizo-o sem alterações, já que lá está o ícone pra mudar idioma.
    Caso alguem tenha alguma outra sugestão....será bem vinda a um iniciante em Linux!

10
Sistema / Ícone de idioma no ambiente XFCE
« Online: 03 de Novembro de 2015, 00:16 »
   Instalei Ubuntu Studio 14 com ambiente XFCE e não consigo localizar o ícone que informa o idioma presente na máquina. Geralmente no caso português é aquele PT que fica na barra superior ao lado dos ícones de wireless, hora, som, bateria.
   Preciso deste ícone para alternar entre os diversos idiomas que tenho adicionados ao sistema e já tentei encontrá-lo para adicionar no painel de configurações mas sem sucesso. Demais ícones na barra superior estão funcionando perfeitamente, falta apenas este!

Páginas: [1]