Fórum Ubuntu Linux - PT

Suporte Técnico => Hardware e Periféricos => Notebooks e Handhelds => Tópico iniciado por: Leopoldo em 22 de Agosto de 2007, 22:25

Título: Tungsten E2
Enviado por: Leopoldo em 22 de Agosto de 2007, 22:25
Olá, pessoal! Sou completamente novato no Ubuntu e preciso de ajuda para configurar e sincronizar meu Tungsten E2. Estou usando gnome-Pilot, mas não entendi como posso transferir arquivos do meu pc para o Palm e vice-versa. Quando faço a sincronização parece tudo ok, mas nada é transferido.

Socorro!

Leopoldo
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Tota em 22 de Agosto de 2007, 23:04
Bem vindo ao Forum, Leopoldo

Por acaso voce tem instalado no seu /etc/modules

os modulos:

 usbserial
 visor

Se não, entre em terminal ( Aplicações => acessórios => terminal )

e digite => sudo gedit /etc/modules

Acrescente as linhas usbserial e visor

Salve o modules

e veja se funciona.

[],s
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Leopoldo em 23 de Agosto de 2007, 09:16
Obrigado, Tota, pela ajuda, mas ainda não funcionou... eu devo estar fazendo alguma besteira muito grande... Inseri as linhas que vc falou (não existiam mesmo), reinicializei a máquina e nada... eu acho que meu problema está na confifuração dos conduits. Não sei como enviar arquivos (pdfs, docs) para o pda. O conduit file não me dá opção de configurar "one time action" (aparece nenhum). Não sei também como fazer instalação de programas no pda.

Valeu!
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: AquaMan em 23 de Agosto de 2007, 15:48
Leopoldo,
sou usuário de uma Tungsten T5 e passei por alguns sites até conseguir finalmente fazer o sincronismo da Palm com o Ubuntu. Vou dividir em tópicos o que eu aprendi (e o que ainda tenho dúvidas) nessa empreitada.

Dicas na Net
Não sei se você tem intimidade com a língua do Tio Sam, mas eu achei ajuda nos seguintes sites:

Na comunidade Ubuntu: https://help.ubuntu.com/community/PalmDeviceSetup

Ainda outro na comunidade Ubuntu: https://help.ubuntu.com/community/PortableDevices/PalmOS?action=show&redirect=PalmSync

No forum do Ubuntu: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=78918

(desculpe fugir às regras do fórum ao inserir aqui apenas o link para os sites, ao invés de colar os textos, mas os mesmos são grandes e em inglês, por isso a opção do link)

Note que neste último as dicas são para sincronizar com o Evolution, que é o aplicativo que vai armazenar seu calendário, tarefas, endereços e notas. Mas eu não uso o Evolution para atualizar os dados do PC para a Palm, pois a configuração dos campos de endereço, por exemplo, não é a mesma. E ainda que as categorias que tenho na Palm não foram exportadas para o Evolution, o que dificulta muito também. Tem até uma dica, no segundo link acima, para fazer um sincronismo limpo com o Evolution e o Address Book, mas como ele sugere apagar os arquivos AddresDB e o ContactsDB-Padd, eu não arrisquei.

Em tempo: foi no terceiro link listado acima onde mais me baseei para fazer a tralha toda funcionar.

PalmDesktop x Evolution
Fiz várias outras pesquisas e tentei encontrar um PalmDesktop para Linux, já que o Evolution eu não gostei, e acabei encontrando o jPilot (http://www.jpilot.org/) (tem nos repositórios oficiais do Ubuntu). Mas esta é uma aplicação antiga e que não está sendo mais atualizada, segundo entendi. Logo, perdi (acho que por opção) a funcionalidade de se editar algum dado no PC e transferir para a Palm.

Bug no applet de sincronismo
Quanto ao sincronismo, existe um applet que você pode inserir na barra de ferramentas, o gpilotd, e fica um ícone branco com uma setinha preta, representando o ícone do HotSync que temos no Windows. No ato do sincronismo ele fica verde, até que termine. O problema aqui é que, sempre que o sincronismo termina, alguns seguindo depois, o gpilotd passa a devorar o tempo de CPU chegando a 90% e lerdando todo o ambiente. Nesta hora, você deverá abrir o Monitor de Sistemas (estou digitando isso no Windows, não tenho Ubuntu aqui e tenho memória fraca, por isso não posso te dizer como chegar lá) e clicar com o botão direito do mouse sobre este aplicativo - gpilotd - escolhendo a opção "Parar processo". Ele passa a ter o status de "Dormindo". Clique novamente com o botão direito sobre ele e escolha "Matar processo", e confirme na caixa de mensagem que vai aparecer. Feito. Ele ficará pronto para ser executado novamente, porém sem tomar conta do tempo de CPU.

Já procurei internet a fora e achei vários fóruns (estrangeiros) em que usuários Ubuntu reclamam deste mesmo problema. Inclusive, pelo que entendi, é um bug que está na lista dos acertos para próxima versão, a 7.10. Vamos ver.

Instalação de aplicativos Palm
Quanto a instalação de programas, eu ainda não testei essa funcionalidade. Sempre que preciso instalar um programa, conecto a T5 e uso um aplicativo que vem com ela que a transforma num PenDrive. Nesta hora passo a ter o meu SD card como um disco que pode ser acessado naturalmente pelo Nautilus. Então copio para aí o programa que quero instalar, e depois do devido "unmount", na Palm, eu copio o programa para a memória e, pronto, está instalado. Não é uma forma elegante de se instalar um aplicativo, sem dúvida, mas ainda não testei o método normal, e pode ser até que funcione.

Backup de dados
No que diz respeito ao backup das informações, ocorre tranquilamente a cada sincronismo. Você pode até escolher a quantidade de gerações de backup que você deseja ter. O primeiro sincronismo, prepare-se, vai levar uma eternidade, pois TODOS os arquivos que estão na memória da Palm serão copiados para o HD. A partir daí, somente os que foram alterados serão copiados. Mesmo assim, e não sei por quê, o tempo de sincronismo no Ubuntu é muito lento em relação ao tempo que levava no Windows. Mesmo que você indique a velocidade máxima possível no gpilotd-control-applet, ainda assim fica muito lento, não parecendo que é uma conexão USB.

Conclusão
Meu objetivo quando instalei de vez o Ubuntu, em relação a Palm, era principalmente conseguir tirar backup dos dados. Isso hoje me basta assim. Confesso que estou aguardando as próximas versões do Ubuntu para ver se alguma coisa foi melhorada.

Como você, sou novato no Ubuntu e em Linux. Ou seja, não domino totalmente o ambiente e ainda tenho dúvidas e algumas dificuldades. Por isso sou tolerante com minha resignação, e qualquer dia desses volto aos meus estudos sobre Palm x Ubuntu para evoluir mais um pouco nesse ambiente.

Em todo caso, qualquer coisa, estamos aqui.
Aquele abraço!
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Tota em 23 de Agosto de 2007, 17:21
Ola, Leopoldo

Como muito bem dito pelo AquaMan, eu esqueci de postar o bug.

É em => Sistema => Adminstração => Monitor do sistema

O processo é gpilotd como citado pelo AquaMan.

Bom, voce já colocou os módulos no /etc/modules.

Conecte o palm no computador e aperte o hotsync

Agora em terminal digite
Código: [Selecionar]
lsusb

( tem que ser feito enquanto o hotsync esta rodando no palm.

voce vai ver as portas usb e pelo menos uma tem que estar com seu palm.

Exemplo:
Citar

Bus 003 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 001 Device 002: ID 0830:0070 Palm, Inc.
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000 


No caso do exemplo, meu palm está na porta usb1 ( em Linux começa tudo na porta zero )

Bus 1 = usb0
Bus 2 = usb1
Bus 3 = usb2

Agora fica mais fácil para voce.

Continue no terminal e digite
Código: [Selecionar]
cd /dev <enter>
ls <enter>

Procure um arquivo chamado pilot

Com o htsync acionado no pilot digite:

Código: [Selecionar]
$ cat /proc/bus/usb/devices

seu dispositivo estará aparecendo na listagem com algo como:

Citar
S: Manufacturer=Palm, Inc.
S: Product=Palm Handheld
S: SerialNumber=PalmSN12345678

Ok seu palm está instalado.


Evolution:

Eu utilizo o gnome pilot que está em => sistema =>Preferencias => Dispositivos PalmOS

Ele utiliza o Evolution como gerenciador de contatos

Ao fim da instalação não esqueça de habilitar os conduites pois eles vem desabilitados.

Clique com o botão direito na barra de ferramentas e escolha => Adicionar ao painel

Desça até encontrar pilot applet e coloque ele na barra ( ele tem o bug. )

Aí é só abrir o evolution e fazer o hotsync

Jpilot:

No jpilot, a informação de /dev/pilot não funciona.

Voce tem que escolher /dev/usb1 ou /dev/ttyUSB1 ( no meu caso veja exemplo )

Agora para que qualquer usuário possa utilizar a comunicação com essa serial se faz necessário setar o bit suid, dessa forma:

Código: [Selecionar]
    [root@localhost]# which jpilot
    /usr/bin/jpilot
    [root@localhost]# chmod a+s /usr/bin/jpilot

Em seguida, primeiro clique no hotsync do Palm e depois no hotsync do jpilot. ( Também tem o bug.)

Como eu nunca consegui utilizar o jpilot eu abandonei, mas tem wiki do jpilot na net.

Existe também o kpilot nos repositórios que voce pode experimentar.

Com isto eu acredito que voce vai conseguir sincronizar.



Poste aqui sua experiencia e se tudo der certo, edite seu post e coloque (Resolvido) para que outros com o mesmo problema possam encontrar informações.

Abraços
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: samuelbh em 24 de Agosto de 2007, 15:30
Muito bom este tópico! Também tenho um Tungsten E2, mas eu já havia conseguido fazer Hotsync antes.
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Leopoldo em 25 de Agosto de 2007, 13:59
Olá, pessoal!

Sempre ouvi falar que o melhor do linux é a comunidade. Estou começando a entender isso... obrigado a todos, pela ajuda. Bem, desisti to gnome-pilot, instalei o j-pilot e também não consegui muita coisa... Segui a dica e testei o kpilot... esse parece mais, digamos, amigável.... consigo fazer o sincronismo, com backup, e até encontrei a opção de instalar arquivos no palm. O que não consigo é entender como faço para, por exemplo, enviar um arquivo pdf para o palm.

Alguém pode socorrer, please.

Abraços,
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: AquaMan em 25 de Agosto de 2007, 14:23
Leopoldo,
tomando como base o ambiente Windows, instalar um PDF na Palm só pode ser feito no cartão de memória, pois a memória da Palm não "entende" esse tipo de arquivo. Como não conheço o kPilot, não sei se ele teria um espaço para você indicar que quer instalar alguma coisa no cartão, ao invés de na memória.

Estive fazendo uma pesquisa na internet sobre o assunto, e achei isso aqui:
http://people.fruitsalad.org/adridg/bobulate/index.php?/categories/2-KPilot
http://www.tuxmagazine.com/Syncing_a_Palm_to_KOrganizer
http://www.pilot-link.org/copying-pdf-palm

sendo que neste último tem um parágrafo que diz (desculpe, é em inglês):
Citar
You can, however, use pilot-link to copy PDF files to the external storage card on your T|X, via pilot-xfer's "-D" paramter. This will copy the PDF file to your SD card, where other applications can read it. Try that, I know other people use this approach already.

Espero que encontre a solução.
Aquele abraço!

PS: também fiquei fã do fórum pelo mesmo motivo.
 :)
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Tota em 25 de Agosto de 2007, 14:31
Olá, pessoal!

Sempre ouvi falar que o melhor do linux é a comunidade. Estou começando a entender isso... obrigado a todos, pela ajuda. Bem, desisti to gnome-pilot, instalei o j-pilot e também não consegui muita coisa... Segui a dica e testei o kpilot... esse parece mais, digamos, amigável.... consigo fazer o sincronismo, com backup, e até encontrei a opção de instalar arquivos no palm. O que não consigo é entender como faço para, por exemplo, enviar um arquivo pdf para o palm.

Alguém pode socorrer, please.

Abraços,

Fico feliz em saber que pelo menos agora seu Palm funciona.

Eu não utilizo o kpilot, mas sei que tem uma aba para instalar programas, pode ser que inserindo o PDF por ali ele faça a transferencia.

Outra opção, como já citada, é transferir seu PDF para o secure card, depois pelo pilot mova para a memória se for o desejado.

Quando voce conecta o Palm no computador ele não abre um icone do secure card na area de trabalho ?

Citar

citando AquaMan:

Instalação de aplicativos Palm
Quanto a instalação de programas, eu ainda não testei essa funcionalidade. Sempre que preciso instalar um programa, conecto a T5 e uso um aplicativo que vem com ela que a transforma num PenDrive. Nesta hora passo a ter o meu SD card como um disco que pode ser acessado naturalmente pelo Nautilus. Então copio para aí o programa que quero instalar, e depois do devido "unmount", na Palm, eu copio o programa para a memória e, pronto, está instalado. Não é uma forma elegante de se instalar um aplicativo, sem dúvida, mas ainda não testei o método normal, e pode ser até que funcione.



Bem o AquaMan foi mais rapido que eu, mas vai assim mesmo.... ;D

[],s
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Leopoldo em 25 de Agosto de 2007, 19:55
Olá, pessoal!

O problema está quase resolvido.  Segui a pista do comando pilot-xfer e descobri que utilizando a sintaxe abaixo é possível verificar a presença de cartão SD no Palm.

Código: [Selecionar]
pilot-xfer -p /dev/pilot -C
Ficou fácil copiar o arquivo para o cartão com o comando

Código: [Selecionar]
pilot-xfer -p /dev/pilot -i /Diretorio/Sub-diretorio/NomedoArquivo.pdf -D /Cart
Para entender direito tudo isso dê uma olhada em http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20060202.php (http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20060202.php)

Ficou agora apenas um problema: dessa forma o arquivo vai em pdf, como está no pc, impossível de ser lido pelo aplicativo no Palm.... a luta continua!

Obrigado, mais uma vez pela força,

[]s,
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: AquaMan em 25 de Agosto de 2007, 20:22
Leopoldo,
existe um aplicativo para Palm que le PDF nativo. Não é lá essas coisas, ok, mas também ler um PDF na telinha do Palm é uma desafio de qualquer forma.

Bem, o programa é o... PalmPDF! :)

Você pode encontrá-lo aqui (http://www.palmgear.com/index.cfm?fuseaction=software.showsoftware&PartnerREF=&siteid=1&prodID=115128). E, pra não sair muito do contexto, é gratuito!
 :P

Abs!
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Leopoldo em 25 de Agosto de 2007, 22:40
AquaMan,

obrigado por essa e por todas as dicas, mas acho que não é esse o problema. Tenho o adobe instalado no Palm e um outro aplicativo que lê doc e txt. Coloquei arquivos pdfe txt no cartão do Palm e eles simplesmente somem.... sei que estão lá porque quando listo os arquivos do cartão aparecem dois arquivos, mas ainda não sei como ler. Vou brigar um pouco com o palm e ver se descrubo alguma coisa.

De qualquer maneira vou testar o outro leitor.

Obrigado,

[]
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Mythus em 27 de Agosto de 2007, 12:13
Qual a mensagem de erro no Jpilot? O meu E2 munciona direito nele!

O do Gnome é pra munca mais! Da única vez que o usei ele modificou toda minha agenda de contatos:
algo do tipo:
Felipe Alexandre Cunha de Moura
Era:
Nome: Felipe Alexandre
Sobrenome: Cunha de Moura
Ficou:
Nome: Felipe
Sobrenome: Alexandre Cunha de Moura

O Jpilot só tem dois problemas:
- Não le as Anotações (mas faz backup delas)
- Ao sincronizar um contato com aniversário do computador com o palm, ele apaga a data do aniversário (já que nele não há registro)

Como é o Kpilot?
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Leopoldo em 31 de Agosto de 2007, 09:04
Mythus,

Não tenho problemas com a sincronização de agendas e outros no Kpilot, meu problema é sincronizar arquivos como pdf, doc e outros desse tipo. Leio muito no palm. Você faz isso normalmente no Jpilot?

[],

Leopoldo
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Mythus em 31 de Agosto de 2007, 10:00
Não tenho problemas com a sincronização de agendas e outros no Kpilot, meu problema é sincronizar arquivos como pdf, doc e outros desse tipo. Leio muito no palm. Você faz isso normalmente no Jpilot?

Eu uso um programa chamado Card Export (http://www.softick.com/cardexport/) que faz com que o palm seja reconhecido como pendrive, daí é só jogar os arquivos direto nos diretórios (pdf, pdb, mp3, prc, zip, doc, rtf, etc).

Já para jogar as coisas na memória interna do próprio palm, o Jpilot funciona tranqüilo, só tem aquele probleminha com data de aniversário. É só lembrar de apertar o HotSync no palm antes de mandar o Jpilot sincronizar (tem que dar tempo da porta /dev/pilot ser ativada pelo sistema.

Depois que o evolution bagunçou meus contatos do palm, morro de medo de testar outro programa hehehehe. (é muito chato restaurar backup).

Já que você usou os dois (Kpilot e Jpilot), podes dizer quais as diferenças entre um e outro?
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: AquaMan em 03 de Setembro de 2007, 08:09
Uma descoberta em relação ao gpilotd, que depois do sync fica consumindo CPU: assim que o sync termina, ainda está tudo bem; basta a Palm desligar sozinha que o gpilotd passa a tomar conta.

Não sei se no ticket de bugs do Ubuntu tem isso descrito, vou procurar ver como se acha essa informação, mas tenho a impressão que apenas pessoas cadastradas podem reportar bugs por lá.

Abs!
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Leopoldo em 03 de Setembro de 2007, 09:28
Citar
Eu uso um programa chamado Card Export que faz com que o palm seja reconhecido como pendrive, daí é só jogar os arquivos direto nos diretórios (pdf, pdb, mp3, prc, zip, doc, rtf, etc).

Pelo que entendi o card export roda apenas em windows... ou estou errado? De qualquer modo, quero agradecer mais uma vez a todos que coloboraram com a solução para meu problema, mas eu desisto, vou continuar usando o palm com windows mesmo... fico indignado com a falta de solução da própria empresa. O pda traz um disco de instalação para windows e outro para mac, mas nem o site responde ao linux.


[]s,
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Mythus em 03 de Setembro de 2007, 09:43
Citar
Eu uso um programa chamado Card Export que faz com que o palm seja reconhecido como pendrive, daí é só jogar os arquivos direto nos diretórios (pdf, pdb, mp3, prc, zip, doc, rtf, etc).

Pelo que entendi o card export roda apenas em windows... ou estou errado? De qualquer modo, quero agradecer mais uma vez a todos que coloboraram com a solução para meu problema, mas eu desisto, vou continuar usando o palm com windows mesmo... fico indignado com a falta de solução da própria empresa. O pda traz um disco de instalação para windows e outro para mac, mas nem o site responde ao linux.


[]s,

O Card Export funciona perfeitamente para Linux. Eu não precisei do Windows para instalar nada no Palm, isso inclui RealPlayer, Acrobat e todas as tranqueiras dele :)
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Leopoldo em 04 de Setembro de 2007, 09:13
Mythus,

Citar
O Card Export funciona perfeitamente para Linux. Eu não precisei do Windows para instalar nada no
Palm, isso inclui RealPlayer, Acrobat e todas as tranqueiras dele

eu inocentemente caí nas informações que o site dava... como ele só falava em windows. Bem, essa sua dica foi sensacional! Funciona realmente muito bem. Eu que praticamente havis desistido resolvi retomar as tentativas, valeu!

Para não perder o costume vou continuar chateando vocês, hehehe... eu entendi como colocar o arquivo  (pdf, doc) no palm, isso é fácil, mas ainda não entendi como converter os arquivos já que o palm não lê pdf ou doc.

Help, mais uma vez e superobrigado pela paciência.

[]s,
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: AquaMan em 04 de Setembro de 2007, 09:50
Para não perder o costume vou continuar chateando vocês, hehehe... eu entendi como colocar o arquivo  (pdf, doc) no palm, isso é fácil, mas ainda não entendi como converter os arquivos já que o palm não lê pdf ou doc.

Leopoldo,
como havia lhe falado aqui (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24357.msg138389.html#msg138389), existe um programa para Palm, gratuito, chamado PalmPDF, que lê arquivos .pdf nativos, sem necessidade de transformação prévia no PC. Mas, como já foi dito, os arquivos .PDF devem estar no cartão de memória, e não na memória principal da Palm.

Quanto aos arquivos .doc, as Palms novas, e isso inclui o seu modelo, já são vendidas com o aplicativos DocumentsToGo, que lê/grava arquivos .xls, .doc, .ppt. Procure ver se no CD de instalação você não possui esta suite que lida com arquivos da Microsoft. A única coisa chata é que você irá precisar do Windows para instalar este aplicativo no seu Palm  :(, pois ele possui um Setup.exe próprio, que cria diretórios no HD, altera configurações no HotSync, essas coisas.

Qualquer dúvida, fala!
Abs
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Mythus em 04 de Setembro de 2007, 12:41
Como o AquaMan falou, o PalmPDF lê o arquivo sem fazer conversão, o problema é que ele lê exatamente o que está no arquivo o que pode gerar a necessidade de desenvolver uma visão digna de Superman ou ser obrigado a fazer uso intenso do zoom. E as hardkeys 2 (contatos) e 3 (to do) são atalhos fundamentais. Para mim, ler PDF no Palm é algo sofrível e uma tarefa ingrata, seja pelo PalmPDF, seja pelo Acrobat. O processamento do primeiro é lento e as pesquisas do segundo são custosas demais. Por isso, é bastante comum a seguinte prática:

1)
$ pdftohtml arquivo.pdf

Nisso ele vai gerar 3 arquivos:
arquivo.html que contém um html com dois frames para serem carregados
arquivo_ind.html que contém o conteúdo do frame esquerdo, o índice das páginas
arquivos.html que contém o conteúdo do frame direito, o texto em si

2) Substituo os caracteres especiais de arquivos.html que está em UTF-8 para caracteres simples do iso8859-1 como:
“ por "
” por "
etc

Salvo-o com charset iso8859-1

3) Uso o plucker para ler o arquivo html e jogá-lo no Palm.

Para ler doc tem o DocumentsToGo que lê e edita, mas se você apenas quiser ler, recomento o PalmFiction que além de ler doc, lê txt, rtf, odt, pdb, entre outros.
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: AquaMan em 04 de Setembro de 2007, 14:15
Como o AquaMan falou, o PalmPDF lê o arquivo sem fazer conversão, o problema é que ele lê exatamente o que está no arquivo o que pode gerar a necessidade de desenvolver uma visão digna de Superman ou ser obrigado a fazer uso intenso do zoom. E as hardkeys 2 (contatos) e 3 (to do) são atalhos fundamentais. Para mim, ler PDF no Palm é algo sofrível e uma tarefa ingrata, seja pelo PalmPDF, seja pelo Acrobat. O processamento do primeiro é lento e as pesquisas do segundo são custosas demais. Por isso, é bastante comum a seguinte prática:

1)
$ pdftohtml arquivo.pdf

Nisso ele vai gerar 3 arquivos:
arquivo.html que contém um html com dois frames para serem carregados
arquivo_ind.html que contém o conteúdo do frame esquerdo, o índice das páginas
arquivos.html que contém o conteúdo do frame direito, o texto em si

2) Substituo os caracteres especiais de arquivos.html que está em UTF-8 para caracteres simples do iso8859-1 como:
“ por "
” por "
etc

Salvo-o com charset iso8859-1

3) Uso o plucker para ler o arquivo html e jogá-lo no Palm.

Para ler doc tem o DocumentsToGo que lê e edita, mas se você apenas quiser ler, recomento o PalmFiction que além de ler doc, lê txt, rtf, odt, pdb, entre outros.

Excelente dica, Mythus!

Comando pdftohtml anotado. Testarei quando chegar em caso.

Para ler HTMLs na Palm eu uso o iSilo, que comprei há um tempão atrás e é muito bom também.

Abs!
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Mythus em 04 de Setembro de 2007, 15:09
Eu já vi o iSilo, mas ele só tem para windows, né? O plucker, além de ser livre, tem nos repositórios da maioria das distros.

Já que é pra dar dicas, se você salvar o arquivo no OpenOffice como AportisDoc, ele poderá ser lido tranqüilamente pelo Easy Reader (ereader) como palmbook.

(Deu pra perceber o quanto eu uso esse treco para ler?) ;)
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: AquaMan em 04 de Setembro de 2007, 16:19
Eu já vi o iSilo, mas ele só tem para windows, né? O plucker, além de ser livre, tem nos repositórios da maioria das distros.

Já que é pra dar dicas, se você salvar o arquivo no OpenOffice como AportisDoc, ele poderá ser lido tranqüilamente pelo Easy Reader (ereader) como palmbook.

(Deu pra perceber o quanto eu uso esse treco para ler?) ;)

Mythus,
vivendo e aprendendo... Essa de salvar o documento como AportisDoc eu não sabia, show de bola!
 :D

Sim, o iSilo é apenas para Windows. Entretanto, eu posso passar para o cartão da Palm um documento .txt que ele lê, mas os do tipo HTML eu fiquei vendido mesmo, por causa da conversão que é preciso fazer no PC. Como tenho pouco tempo no Linux, eu não havia tido a necessidade de carregar coisas no iSilo. Mas agora vou mudar de rumo: EasyReader!

Valeu,
Abs!
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Mythus em 04 de Setembro de 2007, 16:23
Tente apt-get -y install plucker-desktop

Muito bom!
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: AquaMan em 04 de Setembro de 2007, 18:10
Uma descoberta em relação ao gpilotd, que depois do sync fica consumindo CPU: assim que o sync termina, ainda está tudo bem; basta a Palm desligar sozinha que o gpilotd passa a tomar conta.

Não sei se no ticket de bugs do Ubuntu tem isso descrito, vou procurar ver como se acha essa informação, mas tenho a impressão que apenas pessoas cadastradas podem reportar bugs por lá.

Abs!

A quem interessar, este é um bug reportado à equipe do Ubuntu, sob o número #29043. Maiores detalhes aqui (https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/gnome-pilot/+bug/29043).

Um outro bug interessante e também reportado é o fato do sincronismo não levar para o Evolution as categorias registradas na Palm (veja aqui (https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/gnome-pilot/+bug/109055)).

Abs!
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Leopoldo em 05 de Setembro de 2007, 11:11
Mythus, a dica é realmente boa, mas para um cara leigo como eu a coisa ficou complicada... UTF-8? iso8859-1?  ???

Citar
1)
$ pdftohtml arquivo.pdf

Nisso ele vai gerar 3 arquivos:
arquivo.html que contém um html com dois frames para serem carregados
arquivo_ind.html que contém o conteúdo do frame esquerdo, o índice das páginas
arquivos.html que contém o conteúdo do frame direito, o texto em si

2) Substituo os caracteres especiais de arquivos.html que está em UTF-8 para caracteres simples do iso8859-1 como:
“ por "
” por "
etc

Salvo-o com charset iso8859-1

3) Uso o plucker para ler o arquivo html e jogá-lo no Palm.

segui sua pista e na conversão do arquivo aparecem coisas como
Citar
Dissertação apresentada à Escola de
, acho que isso tem a ver com o charset que você falou.... você conhece algum tutorial sobre o assunto? Não há problema se estiver em inglês.

Um resumo do meu problema: quero ler pdf, doc e ou txt no palm. A coisa está quase resolvida, a dica do card export foi mesmo excelente. Consigo ler doc, já, tranquilamente... coloco o arquivo no cartão e o  documents to go abre na boa. Com relação ao pdf testei o PalmPdf indicado pelo AquaMan, mas é realmente muito sacrificante ler textos ali... preciso de algo próximo da solução do adobe reader.

Agradeço pela força!

[]s,

Leopoldo
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Mythus em 05 de Setembro de 2007, 13:37
Mythus, a dica é realmente boa, mas para um cara leigo como eu a coisa ficou complicada... UTF-8? iso8859-1?  ???
(...)
segui sua pista e na conversão do arquivo aparecem coisas como
Citar
Dissertação apresentada à Escola de
, acho que isso tem a ver com o charset que você falou.... você conhece algum tutorial sobre o assunto? Não há problema se estiver em inglês.

Um resumo do meu problema: quero ler pdf, doc e ou txt no palm. A coisa está quase resolvida, a dica do card export foi mesmo excelente. Consigo ler doc, já, tranquilamente... coloco o arquivo no cartão e o  documents to go abre na boa. Com relação ao pdf testei o PalmPdf indicado pelo AquaMan, mas é realmente muito sacrificante ler textos ali... preciso de algo próximo da solução do adobe reader.

Eu encorajo a testar o PalmFiction (http://palmfiction.sourceforge.net), porque o DocumentsToGo não lê rtf e a fonte do PalmFiction é configurada por você. Se quiser baixar o arquivo diretamente basta clicar aqui (http://prdownloads.sourceforge.net/palmfiction/PalmFiction-v.0.14t_BG_EN_DE_FR_RU_UA.zip?download).

Quanto a uma solução para leigos, eu posso gastar uns neurônios num procedimento automático sim, mas se o arquivo for de fácil conversão, basta abrir o HTML no Kate ou no Gedit e pedir para "Salvar Como" outro arquivo e indicar na codificação o ISO-8859-1 ou ISO-8859-15 (que é uma variação do primeiro). Infelizmente o A maioria dos programas para Palm não reconhecem UTF-8.

Eu comecei a elaborar um processo de automação aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24931.msg141475.html#msg141475

Mas posso pensar um pouquinho nele mais tarde.
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: jairSR em 05 de Setembro de 2007, 14:54
Citar
Com relação ao pdf testei o PalmPdf indicado pelo AquaMan, mas é realmente muito sacrificante ler textos ali... preciso de algo próximo da solução do adobe reader.

Leopoldo,
A solução clássica para ler bem os arquivos em pdf no palm é convertê-los. A melhor solução para mim é o repligo. Ele tem a função reflow de adobe mas funciona melhor.
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Mythus em 05 de Setembro de 2007, 15:31
RepliGo tem versão pra linux? É pago?

Fiz o primeiro script http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24931.msg141475.html#msg141475 pra fazer a conversão.

Depois é só usar o plucker para ler o arquivo no Palm

Para criar o script, basta copiar todo o conteúdo da caixa de código e salvar como utf2iso.sh, e depois executar o comando
Código: [Selecionar]
chmod +x utf2iso.shPara rodar o script, basta digitar:
Código: [Selecionar]
./utf2iso.sh norme_do_arquivo.pdfque ele vai criar um norme_do_arquivo.html
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: Mythus em 05 de Setembro de 2007, 15:35
A solução clássica para ler bem os arquivos em pdf no palm é convertê-los. A melhor solução para mim é o repligo. Ele tem a função reflow de adobe mas funciona melhor.

No PalmPDF tem um botão de zoom e nele existe a opção ReFlow, mas acho que meu script funciona melhor ;)
Título: Re: Tungsten E2
Enviado por: jairSR em 05 de Setembro de 2007, 18:38
É pago sim, e acho que não tem versão nativa para linux. Teria que ver se funciona no wine.